As Espiãs do Dia D

As Espiãs do Dia D Ken Follett

Resenhas - Jackdaws

Gustavo Rodrigues 08/03/2022

Tudo sobre guerra, principalmente a segunda, me deixa muito interessado. Sendo o segundo livro que leio do Ken Follett que se passa nesse momento histórico, creio que já posso considerá-lo como um dos autores que sempre terei um livro por perto.

As Espiãs do Dia D é um ótimo livro pra quem gosta do tema. Mescla ação, estratégia e até um pouquinho de romance.

Gosto muito de entender sobre as estratégias que ambos os lados usavam na guerra. Seja pra conseguir comunicação segura, ou pra conseguir enviar suprimentos/apoio pra equipes em campo, tudo sempre era minuciosamente pensado. Acho que o autor consegue retratar isso muito bem, de uma forma que o leitor entende a importância de cada decisão, por menor que fosse.

Acho que algumas coisas acontecem de maneira um pouco forçada, pra história ir por um determinado caminho, e é por isso que tiro 1 estrela.

Pra quem gosta de ficção histórica é um prato cheio!
jusousan 08/03/2022minha estante
ficção histórica é comigo mesmo ou seja vou atrás de ken follett

Dani 08/03/2022minha estante
Já encomendei o meu! Mas nunca li nada desse autor? ?

Gustavo Rodrigues 08/03/2022minha estante
Podem ler sem medo, vão gostar ??

FádioDS 08/03/2022minha estante
Está na minha TBR de 2022.

Greyjoy 25/12/2023minha estante
Foi um prazer ter sido apresentado à Ken Follett através deste livro, Gustavo. Acabei de terminá-lo.

Uma das melhores leituras que tive e a melhor de 2023

Greyjoy 25/12/2023minha estante

Uma das melhores leituras que tive e a melhor de 2023

Rosangela Max 28/01/2023

Eletrizante.
É uma história que tem como pano de fundo a guerra (tema que me interessa demais), mas sobre a guerra em si pouco se fala.
É mais sobre a perseguição de ?gato e rato ? do casal de protagonista. Mesmo assim, gostei muito.
Flick e Dieter são parecidos em alguns aspectos, apesar de serem oponentes na guerra. O principal deles é a obstinação que eles tem de fazer o que for necessário para levar seus planos adiante e cumprir suas missões. Curiosamente, em alguns momentos simpatizei mais com o ?vilão? do que com a ?mocinha?. Obviamente, não em relação a causa que eles defendiam, mas pelo tipo do personagem.
O enredo aborda um tema importante: o papel crucial de algumas mulheres durante a Guerra e que não receberam o devido reconhecimento.
As histórias de Ken Follet são sensacionais, seja escrevendo romances históricos, seja escrevendo histórias de ação.
Recomendo a leitura.
Xikaum 28/01/2023minha estante
Show ????

Jhaze 29/01/2023minha estante
Com certeza ótimo trabalho de Ken Follet.

Vivi.Montarde 29/01/2023minha estante
Rosângela, já leu A chave de Rebecca? Tb é de ação dele, fininho assim tb. Mas achei a história muito mais interessante.

Bruno.Santos 29/01/2023minha estante
Os livros do Ken Follet são bons demais, a imersão do período histórico é fascinante, mas ainda falta um pouco em comparação com Bernard Cornwell.

Rosangela Max 29/01/2023minha estante
Vivi, ainda não li ?A chave de Rebecca?, mas tenho aqui e já estou ansiosa pela leitura. ?

Rosangela Max 29/01/2023minha estante
São estilos diferentes, mas amo mais a escrita do Bernard Cornwell. Todas a histórias que li dele foram fantásticas! ?

Gabriel1994 06/02/2023minha estante
Gostei muito desse livro! Ken Follett mandou muito bem em As Espiãs do Dia D ?

Flávia Menezes 01/09/2022

UMA SAÍDA DA ZONA DE CONFORTO, COM MUITO DESCONFORTO.
?As Espiãs do Dia D?, do escritor britânico Ken Follett, foi publicado em 2001, e é um suspense baseado em uma história real sobre as cinquenta mulheres inglesas que foram enviadas à França como agentes secretas durante a Segunda Guerra Mundial. Recriando cenários e dando vida à personagens que pudessem incorporar da melhor forma toda a bravura que essas mulheres tiveram para realizar tamanha tarefa, o autor reconta a história através do seu olhar.

Confesso que esse não é muito o meu tipo de leitura, mas como esse foi um presente, eu me permiti sair da minha zona de conforto dos romances sulistas norte-americanos, para me lançar em uma escrita bastante diferente, que não posso negar, me causou bastante desconforto.

Ken Follett é um autor consagrado pelos seus thrillers e romances históricos, mas confesso que não me identifiquei em nada com a sua escrita, e por mais que em momento algum eu tenha pensado em abandonar essa leitura, também não posso dizer que foi muito fácil terminá-la.

O começo da história parecia bastante promissor, com esse estilo que me lembrava o primeiro filme de ?Missão Impossível?, trazendo à tona a questão da espionagem, mas foi só os personagens começarem a ser apresentados para que meu desconforto tivesse início.

Quando se fala sobre escrita criativa em desenvolver personagens com traços reais, isso é um ponto crucial não apenas para que possamos nos identificar com eles, mas para que exista diferenciação entre um e outro. Afinal, na vida real, mesmo irmãos gêmeos univitelinos possuem personalidades diferentes. E esse foi um ponto bastante desestimulante, pois todos os personagens eram frios, indiferentes, e sem nenhum traço que pudesse diferenciá-los. O que tornou muito difícil acompanhar os diálogos sem se perder em quem estava falando.

Outra questão ainda voltada para os personagens, é que o autor força uma situação que não sentimos durante a leitura, como é o caso de querer promover a protagonista como uma mulher altamente interessante, a ponto de todos ficarem perdidamente apaixonados por ela. Porém, não é algo que sentimos por algum gesto ou comportamento do personagem. Os homens se jogam aos pés dela, mesmo ela sendo alguém fria, desinteressante, e com falas totalmente sem graça.

Sem contar que a história tem início com uma operação fracassada, na qual ela estava sob o comando, porém, magicamente, ela não precisa sequer prestar contas do ocorrido, e ainda continua sendo considerada altamente qualificada para outra operação bastante arriscada e que poderia colocar a vida de outras mulheres em risco. Mas que tanta qualificação era essa, se ela só falhava e não apresentou nenhum grande plano de ação? Senti que faltou um pouco mais de conhecimento do autor para desenvolver melhor essa parte.

Outra regrinha básica que o autor desconsidera é: ?não fale, mostre?. E esse é um erro que o Ken Follett cometeu bastante. Como é o caso de situações em que os personagens, ao invés de interagir para descobrir determinadas coisas (tal como um segredo, ou até um traço de personalidade), eles simplesmente olhavam um para o outro, e do nada, o segredo (por exemplo) aparecia em sua mente. Isso foi extremamente surreal, mostrando bastante imaturidade no desenvolvimento da cena.

E falando em personalidades, essa parte foi a que me deixou mais incomodada, porque ver um alemão, nazista, exímio torturador, agindo como um garotinho apaixonado e impressionável, e tendo uma reação exageradamente emotiva a uma determinada situação (que até poderia ser dolorosa, mas para um alemão nazista e torturador?) é simplesmente ridículo.

Sem contar esse perfil das espiãs. Eu chegava a ficar confusa, porque se são mulheres que foram recrutadas sabendo que não apenas podiam perder suas vidas, mas passar por torturas inimaginavelmente dolorosas, como é que o autor as descreve em cenas perigosas como mulheres cheias de medo, e emocionalmente abaladas? Como uma mulher iria atirar com precisão estando apavorada?

Aliás...como é que a espiã que dirigia a operação podia ficar se perguntando se era certo ter matado o inimigo, e se fazer aquilo não era errado e a faria se transformar em um ser humano abominável? Mas meu bem, o que você pensou que seria essa operação? Algum tipo de Esquadrão da Moda? Ou uma transformação radical no visual? Impossível ler essa parte sem ficar revirando os olhos.

Enfim, por mais que se trate de um suspense baseado em uma história real, confesso que nada nesse livro funcionou para mim. Nem a trama, nem a narrativa que é bastante lenta, nem muito menos os personagens que não achei nenhum pouco cativantes. E confesso que não me sinto muito motivada a conhecer outras obras do autor.

Porém, por ter sido um presente que recebi com tanto carinho, tem um aprendizado aqui que levarei comigo para as outras leituras, que é me permitir embarcar em uma leitura sem olhar tanto para essas falhas na escrita, e todos esses pontos de incômodo. É interessante o exercício de ler, sem levar tudo tão a sério. Apenas ler, e deixar que o autor nos conte a história até o fim.

E quer saber? Por mais que eu nem sequer goste tanto desse tema, quando vi que outra escritora e jornalista, Sarah Rose, lançou em 2019 o livro ?As Mulheres do dia D?, trazendo a mesma história real desse livro, contada também através de uma narrativa de suspense, porém mais focada em trazer detalhes da vasta pesquisa realizada pela autora, eu fiquei muito interessada em voltar ao tema e me aprofundar nele.

Afinal, é uma história real sobre o heroísmo de mulheres comuns, que sabotaram os nazistas e ajudaram os Aliados a vencer a guerra. Quer uma motivação melhor do que essa para querer saber mais do assunto? Acho que só isso já vale muito a pena, não é mesmo?
Sophia Loren 01/09/2022minha estante
Ótima resenha como sempre, Flávia! A gente sempre consegue retirar algum aprendizado, mesmo não sendo uma boa leitura!
Você no final comentou sobre como é interessante as histórias das mulheres neste período (e concordo!). Se quiser uma recomendação, teve uma mulher chamada Irena Sandler, a mãe as crianças do holocausto, que como o nome já diz, resgatava crianças judias e as tirava da Alemanha! Tem um livro biográfico e um filme sobre a história dela :)

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Obrigada, Sophia. E realmente?acho que são lições importantes, até pra se aventurar mais. Obrigada pela dica, viu? Vou procurar. Até porque biografias inspiradoras é algo que eu amo.

Francisco 01/09/2022minha estante
Excelente resenha!!. Estou com "Os Pilares da Terra" do Follettpara ler.

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Olá, Francisco! Obrigada! Essa obra dele, ?Os Pilares da Terra? é sem dúvida um livro longo dele, e bem aclamado. Acompanharei suas impressões quando o ler!

Geovana 01/09/2022minha estante
Admiro sua paciência com livro ruim e irritante. Eu já teria largado esse rs

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Geovana, mais essa foi a única vez, porque eu sou igualzinha a você! ?????

Luiz Souza 01/09/2022minha estante
É de aventura esse livro?

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Luiz é um suspense baseado na história real de mulheres espiãs que ajudaram a derrubar os nazistas na Segunda Guerra Mundial

Jéssica | @jehbreda 22/05/2021

Suspense histórico incrível
É uma delícia essa mistura de Segunda Guerra e suspense, não poderia ter me cativado mais!

A personagem principal é ótima e a densidade da trama é suficiente para te deixar apaixonada por um ou outro personagem!

Além do mais, mulheres na linha de frente da Guerra é uma delícia, não?
Ronaldo Pereira 22/05/2021minha estante
Nunca li nada do Follett... ??

Jéssica | @jehbreda 23/05/2021minha estante
Foi uma das minhas primeiras leituras e acho que comecei bem!

LucAlio.CAmara 07/02/2024

Sobre o que achei:

?????
Finalizado

28 de Maio de 1944 - 1945

Flick é escolhida para recrutar umas mulheres inglesas que falem o francês para uma missão para explodir uma central telefónica na França que está sobre o domínio dos alemãs.

Dieter é um carasco que marca juntinho e exercer seu papel de nazista do qual ele gosta de ser.

A trama é emocionante, cheia de suspense e reviravoltas. Os personagens são cativantes e a ambientação na Segunda Guerra Mundial é incrivelmente detalhada. É uma leitura envolvente que os amantes de histórias de espionagem e drama vão apreciar.

Eu mergulhei em "As Espiãs do Dia D" de Ken Follett, por ser uma história de coragem e intriga. A narrativa me prendeu a cada página, por também acabar revelando o papel crucial das mulheres na luta contra o nazismo.

RECOMENDO!
Vcs já leram esse livro?
Andre.Vieira 07/02/2024minha estante
Esse livro é sensacional, foi o primeiro do Follet que eu li.

LucAlio.CAmara 07/02/2024minha estante
O primeiro dele que li foi "A chave de Rebecca". ???

Andre.Vieira 08/02/2024minha estante
Ainda não li, está na minha lista.

Ju 26/05/2010

Muito bom!
Tenho este livro desde 2003 e por várias vezes iniciei a leitura mas não consegui passar do primeiro capítulo. A insistência valeu a pena!

Embora tenha achado o início pouco interessante o restante do livro me surpreendeu, uma narrativa envolvente sobre um grupo de mulheres que se infiltrou na França ocupada durante a 2ª Guerra Mundial com o objetivo de destruir um alvo importante para a estratégia nazista.

A trajetória da agente Flick e suas colegas demonstra o papel que muitas pessoas anônimas desempenharam no desenrolar da guerra e como este momento influenciou o destino das nações envolvidas, desde seu governo até a população mais simples.

Cristiane 13/07/2022

As espiãs do dia D
Este livro foi inspirado em uma história real. Muitas mulheres assumiram missões extremamente perigosas durante a segunda guerra mundial. Neste livro conheceremos um grupo de cinco delas que precisam explodir uma estação telefônica. Lideradas pela experiente Leoparda, o grupo tem nove dias desde seu recrutamento, treinamento para entrar em um prédio fortemente vigiado. Muita ação, suspense e um pouco de romance. Leitura envolvente. Ótima para curar uma ressaca literária.
DANILÃO1505 14/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Jon 10/07/2021

Empolgante
É tiro certo. Leitura boa. Inspirado em fatos reais, esta estória é cativante. A ambientação é excelente, os personagens também. Período da 2° guerra mundial, um grupo de mulheres embarca em uma missão para desmobilizar a ocupação alemã na França. A tensão do retrato histórico é o charme desta obra. A personagem principal chama atenção, uma mulher linda, doce, sensual, justa e ao mesmo tempo fria e implacável. A "leoparda" é uma grande líder e empolga bastante o leitor. Tem ação, suspense, drama, romance, além de muita história.. é um prato cheio para os amantes de ficção histórica. Parabéns para Ken Follett, obra sensacional, recomendo fortemente. Este é o terceiro livro que li dele, e o que mais me empolgou até agora.
Lenas 10/07/2021minha estante
Já queria muito ler, agora quero mais ainda (se for possível).

Jon 10/07/2021minha estante
É sucesso. Entretenimento garantido..

Amanda.Riselli 10/07/2021minha estante
Esse livro está na minha wishlist! Amo livros ambientados na Segunda Guerra Mundial Sua resenha me deixou com mais vontade de lê-lo! Excelente dica, Jon!

Jon 10/07/2021minha estante
É uma baita leitura Amanda.. em alguns momentos me senti dentro da história. Que bom que curtiu a resenha, espero que aprecie o livro também.

Erilane.Rocha 25/05/2023

Baseado em uma história real, o livro conta a história de Flick Clairet, a major inglesa que é uma das mais importantes integrantes da resistência francesa, junto com seu marido Michel, líder da resistência.

Durante a segunda guerra mundial a França, tomada pelas tropas alemãs, está a beira de um ataque dos aliados contra os nazistas e Flick recebe a missão de explodir a central telefônica no palácio de Sainte-Cécile, afim de interromper as comunicações alemãs e para isso ela reúne um grupo de seis mulheres, as Jackdows, para entrar na central disfarçadas de faxineiras.

Porém, quase nada acontece como planejado pois, Dieter um agente e torturador nazista, parece está sempre um passo a frente dos seus planos e tenta a qualquer custo impedir que Flick execute seu plano.

Como sempre o Ken constrói ótimos personagens e uma narrativa excelente. A forma como ele usa sua personagem principal para ser uma mulher extraordinariamente forte, independente e inteligente também é um ponto muito forte do livro.

Mas, tenho que confessar que não é um dos melhores livros do Ken que eu já li. Algumas partes me pareceu um pouco repetitiva e isso me levou a demorar um pouco para terminar a leitura.

Porém, no geral, é uma ótima leitura. E apesar de ter alterado muitas coisas da história original, deu pra sentir toda tensão e terror que foi a Segunda Guerra Mundial.

Bia 31/10/2021

As personagens mais incríveis
Uma história de guerra, com protagonistas femininas. Um enredo cativante, inteligente e cheio de referências históricas. Uma das melhores leituras do ano.

Gustavo.Fortes 24/01/2024

Empolgante
Livro maravilhoso, empolgante, cheio de ação e perseguição.
Pra quem gosta do tema espionagem e Segunda Guerra, é um prato cheio. Se é feminista então vai ser o livro da vida.
Independentemente dessa questão da mulher, que convenhamos, é bem ficcional se levarmos em conta a época, trata-se de um livro muito sagaz, com personagens extremamente bem construídos. Daria um bom filme.

Sani Melo 25/10/2021

Demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura, e eu realmente não sei se o problema é comigo ou a forma que autor escreve. Mas depois eu realmente mergulhei de cabeça na história, o autor não enrola, muitas vezes a leitura ficava frenética, a ponto de eu quase ter um treco. Esse livro é maravilhoso, recomendo sem medo!
Emilia.Reis 25/10/2021minha estante
hahaha pode ser falta de costume à escrita dele, mas agora que você já foi iniciada, será um caminho sem volta!!!
Já tenho recomendações, claro!

Lilian.Cava 24/11/2021

Surpreendente e empolgante
Meu primeiro contato com a escrita do Ken Follett e agora entendo porque ele tem uma legião de fãs.

Confesso que achei o começo um pouco descritivo demais e também bem arrastado, mas tudo isso serve de base pra nos ambientar e nos apresentar os personagens.

Uma vez que a trama começa a acelerar, ela não para mais.

Achei muito bacana como ele traz representatividade em uma trama se passando na segunda guerra mundial, o que é mais bacana ainda.

Tive alguns problemas com alguns esteriótipos que o autor insiste em usar, mas nada que atrapalhe a experiência.

Já quero ler mais coisas dele ?

Ana Claudia 20/09/2023

Felicity Clairet sonhava em dar aulas de literatura francesa em qualquer universidade britânica e poder viver bem com seu marido Michel, também professor. As circunstâncias fizeram Flick ser uma agente da Executiva de Operações Especiais. Ela arrisca sua vida todos os dias cruzando as fronteiras da França que foi tomada pelos nazistas. Michel é líder de uma das células da Resistência Francesa e Flick é uma das agentes de comunicação entre os rebeldes franceses e o governo britânico.

Quando a Resistência ataca uma central telefônica nazista ,o ataque não dá certo. Michel é ferido e Flick arma um plano bem arriscado para acabar com a central. Ela precisa montar uma equipe de mulheres em um curto espaço e tempo. Acaba por recrutar uma aristocrata, uma prisioneira, uma mentirosa, uma arrombadora de cofres e um engenheiro alemão vestido de mulher.

Sem saída, ela começa a treiná-las para dias bem perigosos que estão por vir. Enquanto Flick as treina, Dieter é um major da Inteligência do Exército alemão e também torturador que está com a missão de descobrir informações sobre a Resistência Francesa. Mas o que se torna seu principal objetivo é saber mais sobre a agente britânica que chamou a sua atenção por usa beleza.

A história se passa em Reims, na França, e em um período de 10 dias e com uma narrativa em terceira pessoa com mulheres fortes e determinadas e com personalidades bem marcantes.

Fabio.Barbosa 27/04/2022

Muito bommm
Um dos melhores que li desse autor a história e muito bem retrata, os detalhes te fazem realmente viajar na ocasião