As Espiãs do Dia D

As Espiãs do Dia D Ken Follett

Resenhas - Jackdaws

Arthurcm 02/12/2021

Guerra, espionagem e romance!
Gostei bastante do livro. Enquanto aborda uma guerra mundial com seus horrores, tramas e maquinações, Ken Follet consegue incluir uma pitada de política, feminismo e diversidade de gênero na narrativa, tudo em uma época onde algumas dessas questões eram tratadas como absurdas.
A protagonista da história, Leoparda, é uma mulher forte é inteligente, capaz de encantar os homens não só com sua beleza, mas principalmente com o seu jeito imponente.
Por outro lado, o maior antagonista representa um ser humano no meio do regime nazista: Dieter é um homem capaz de cometer as atrocidades da tortura - e se ver muitas vezes enojado por ter que praticar tais atos, mas também capaz de amar e proteger.
O embate entre a protagonista e o antagonista é brilhante, pois ambos são muito inteligentes e estão dispostos a fazer tudo para saírem vitoriosos, cada um com seus motivos. Podemos entender o lado humano de cada um e como eles devem se tornar mais frios e cruéis em diversos momentos para conseguir seus objetivos.
A trama ainda é recheada por romances em meio à destruição trazida pela guerra e o autor retrata bem os sentimentos de cada personagem e as consequências disso para cada uma e para a história como um todo.
O autor foi capaz de retratar tudo em um livro muito bom que retrata uma grande história de guerra!

Poliana Lira 27/02/2020

Gostei muito desse livro , apesar dos vários pontos irritantes que ele tem, a história é boa.
Recomendo!

Ana 19/02/2022

Ken Follett é um mestre
Já tinha lido a trilogia o Século e Pilares da Terra e terminando agora esse livro só para confirmar mais uma vez que Ken Follett é um mestre em construir narrativas históricas, misturando fatos reais com ficção de forma que a leitura seja absurdamente fluida e interessante. As personagens são maravilhosas, de forma que você se envolve e torce por cada uma. Mesmo tendo uma tendência a escrever verdadeiros calhamaços, você nem vê o tempo passar quando mergulha num dos livros do autor.

Joana 14/12/2020

Para dicas de leitura, siga @maisumlivropralista

Muito bom! Ken Follett não decepciona nunca.
Cheio de suspense, ação e mulheres pra lá de fortes e inteligentes. Recomendo!

Adriana 31/05/2021

de roer as unhas
Ai meu Deus! Voce fica tão nervosa....
o vilão ta sempre chegando....
Eu gostei por que o autor pega leve em tudo...
Nada de muita tortura, de muito romance, de maldade...Tudo na medida.
E o final...melhor parte!!!!!

Luciano Otaciano 14/05/2022

Livro espetacular!
Ler sobre guerras sempre é uma experiência que vai além do texto, pelo menos para este que vos escreve. No caso dos romances, escolher colocar o leitor na posição vulnerável de um mero espectador sujeito aos eventos futuros de um cenário caótico e extremamente perigoso é um papel que pode ser certeiro ou catastrófico. No caso de Ken Follett em As espiãs do dia D, a segunda opção não acena nem de longe.
Em poucas páginas, o autor – conhecido pela trilogia O Século e pelo sucesso Os Pilares da Terra – prende a atenção e vai entregando aos poucos o que vem a ser um excelente livro de ação. O calhamaço passa das 520 páginas na edição Pop Chic da Arqueiro, mas o leitor nem sente de tão fluida e envolvente que é a leitura.
Através de uma narrativa cronológica marcada pelos dez dias da missão principal, a trama se desenrola entre os diversos personagens, mas principalmente entre Felicity “Flick” Clairet e Dieter Franck. Ela é uma espiã inglesa à frente da organização que quer atacar a maior central telefônica da Europa. Ele é um oficial alemão de uma das tropas e está tentando acabar com a Resistência Francesa a todo custo.
O jogo de gato e rato entre estes dois personagens permanece até as últimas páginas do livro e são desenvolvidas com maestria por Follett, que consegue ser cruel e despertar gatilhos fortes no leitor quando escreve pela perspectiva de Dieter, e extremamente calculista e dinâmico quando os olhos estão voltados para Flick.
Para além e do conceito de certo e errado, Follett também se aprofunda nas raízes mais dolorosas e sujas não só da 2ª Guerra Mundial, mas também de cada personagem. Dieter é responsável por prender, torturar e até matar muitos inocentes para conseguir mínimas informações. Despindo-o da posição de oficial alemão, Dieter tem duas crianças e uma esposa em casa, a qual trai com uma francesa por quem está se apaixonando aos poucos. Flick sonha em terminar seu doutorado, ter filhos, conhecer Nova York… mas a guerra a fez tomar uma responsabilidade que não esperava. O casamento não vai bem, seu marido a está traindo com outra mulher da Resistência e ela está começando a ter sentimentos por outro homem também. Bem, seres humanos.
A ação está presente do início ao fim e é capaz de abalar e surpreender em diversos momentos. Bombardeios, planos que caem por terra, espionagens de ambos os lados, pessoas capturadas e cenas de tortura são alguns dos elementos utilizados pelo autor e que fazem a história não ter uma pausa sequer. O que parecem meses, na verdade, são apenas dez dias. Em resumo, AS ESPIÃS NO DIA D é uma ótima recomendação para quem busca um livro tenso, rápido e envolvente, uma vez que, a obra não deixa a desejar em nenhum quesito!
Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Emilia.Reis 25/10/2021

A história de mulheres que foram esquecidas
Um romance de tirar o fôlego, o enredo traz muitas referências à momentos da segunda guerra. Através dessa história envolvente, somos apresentados à heroínas inspiradas em mulheres reais, que tiveram participações importante na vitória dos aliados. Talvez o começo assuste um pouco por ter muita informação e deixar o leitor perdido, mas no decorrer da história é difícil não se envolver e sofrer pelos personagens. Momentos de paixão e amizade deixam o texto mais leve.
Como assim não fizeram esse filme ainda!?
Sani Melo 25/10/2021minha estante
Suas resenhas estão ficando perfeitas ?

Emilia.Reis 25/10/2021minha estante
??

Caique.Nascimento 06/04/2021

As mais rejeitadas das mulheres ajudam a vencer a guerra
Meu primeiro livro do Ken Follet. Sempre via seus exemplares nas estantes até que finalmente escolhi meu primeiro.
Estou surpreso. O livro é um daqueles que se imagina no cinema, perfeitamente preparado e desenvolvido pra se tornar roteiro.
Os personagens são amáveis, até os mais detestáveis. É errado torcer pelo sucesso dos vilões só pra história continuar naquele ritmo? Prefiro acreditar que torci pro antagonista subir bem alto pro tombo ser maior rs.
A história empodera as mulheres, mostra o quanto elas são decisivas e subestima-las é um erro que o antagonista não comete. O autor explana a desorganização e a constante briga por poder no regime nazista, achei isso cartada genial.
O livro não é propositalmente um diário, mas respeita uma cronologia que ajuda a aumentar a tensão e o suspense da história. O sentimento de prazo apertado e inviabilidade é constante, e a cada imprevisto que desfalca os recursos da equipe ficamos mais incertos de como será o desenrolar da missão.
Sendo um livro sobre segunda guerra mundial é óbvio que teremos muitos elementos de época, e isso também enriquece a curiosidade do leitor sobre a realidade da França ocupada e a austeridade da Inglaterra em guerra. Sai satisfeito com toda essa ambientação. A vontade é se aprofundar mais.
E lógico. O livro é mega inspirador. Um livro de época com mulheres a frente do seu tempo. A protagonista é uma verdadeira líder, mas também tem medos, que as pessoas mais comuns compartilham. Me vi muitas vezes em suas frases de insegurança, o que é incrível. Ver heróis compartilhando das mesmas inseguranças de nós civis rs é motivador.
Não gostei muito do epílogo, apesar de concordar que alguns leitores o consideram 100% necessário, e vou dar a razão a eles.
Leia. Saio dele mais do que satisfeito. Esperava muuuito menos, e essa é a sensação mais recompensadora para um leitor.

Marcia 09/04/2022

Minhas impressoes sobre o livro.
"As espiãs do dia D" de Ken Follett
Livraço!!!!!👏👏👏👏👏👏👏
Uma história emocionante baseada na história real das espiãs que trabalharam arduamente com os aliados na Segunda Guerra Mundial.
Muita adrenalina e derramei lágrimas em alguns momentos. Um livro que prende nossa atenção com uma escrita fácil e prazerosa.
As espiãs existiram, não essas do livro, mas as que inspiraram o livro, e são um grande exemplo de força, coragem e determinação.
Mulheres inteligentes e guerreiras.
Recomendo muito esse livro.
Ken Follett é um escritor incrível e todos deveriam conhecer seus livros. Eu só tinha lido um livro dele que não tinha gostado e esse eu adorei! Em breve lerei outros livros dele.
Valeu!!
Sinopse: As espiãs do Dia D é um thriller de ritmo cinematográfico i... Segunda Guerra Mundial. Na fúria expansionista do Terceiro Reich, a França é tomada pelas tropas de Hitler. Os alemães ignoram quando e onde, mas estão cientes de que as forças aliadas planejam libertar a Europa.

Karoline88 31/08/2022

No começo do livro eu fiquei tentada a desistir, são muitos detalhes, a história é muito bem contada, então acaba se estendendo um pouco, mas depois eu vi que isso era preciso pra eu poder entender bem o que tava acontecendo. Até metade eu li bem devagar, foi mais difícil, mas depois da metade tudo começou a ficar muito empolgante e eu não consegui parar de ler.

Indico muito, a Flick retrata o papel de uma mulher valente e esperta que consegue ser muito melhor do que um homem, muito astuta e inteligente, tudo isso dentro do contexto da segunda guerra mundial.

Vitor.Benvindo 11/01/2019

Análise literária
Esse foi o meu primeiro livro desse autor, fui levado pela curiosidade da sinopse e por ser baseado no fato real, nunca cheguei a ler nada da segunda guerra, então decidi ler e minhas impressões.
Ao terminar esse livro fiquei muito contente com minha primeira escolha com relação ao autor, livro bastante envolvente, de fácil leitura, te leva a querer saber o que acontecerá no próximo capítulo. A trama que se estabelece entre a personagem principal e o vilão é de impressionar, a briga de inteligência/estratégia de ambos chama muita atenção na história.
O fato do autor entrelaçar a parte fictícia com a real é surpreendente.
Mas nem tudo são flores dentro da história, senti falta de um trabalho melhor com alguns personagens no livro.
Algumas decisões no livro achei um pouco sem necessidade, mas é um livro excepcional.
Que venham os próximos livros dele.
Rebeca Silva de Souza 15/01/2019minha estante
Confesso que gostei muito do vilão. Realmente muito inteligente. Em alguns momentos até parecia que minha torcida estava com ele, mas aí lembrava quem ele era e o que ele representava...

Vitor.Benvindo 19/01/2019minha estante
Tive o mesmo pensamento que você, fiquei naquela pensando "como ele conseguiu isso tudo, com tão pouca informação", esse vilão é muito bom.
E eu achei o final dele bem digno.

Andre.S 09/04/2021

Baseado em história real
Será? Faltam dados que comprovem isso, fora uma pequena nota nos final do livro. Depois de me deliciar quando adolescente com ?O Buraco da Agulha ? , recentemente decidi me aprofundar na obra de Ken Follett, e esse já é o segundo que leio e não me agrada. Novamente , falta de aprofundamento histórico, personagens fraquinhas e muita embromação visando engrossar o livro. Não gostei dos envolvimentos amorosos das personagens, totalmente desnecessários para a trama, e também não gostei do ritmo arrastado do livro. Tinha tudo para ser excelente! Uma pena.

Giovana.Tamanini 23/02/2023

Suspense, romance e parte histórica: o combo perfeito pra eu gostar. Não conseguia parar de ler no final

Renata.Orlando 01/08/2021

Envolvente e bem escrito
Eu adoro a mistura de fatos históricos com ficção que o autor propõe, quebrando paradigmas machistas, colocando boas doses de ação e tensão. Adorei essa história, Flick é uma personagem incrível!

Mirna 17/01/2022

Pra variar, Ken Follett me deixando sem ar
Esse homem nasceu pra escrever, impressionante. Não tem um livro ruim pra contar história (dos seis que eu já li). Como sempre, um livro carregado de embasamento histórico e personagens envolventes, dentre os quais à Ruby faço aqui uma menção honrosa mesmo sendo apenas uma coadjuvante.

As descrições das variadas técnicas de tortura aplicadas pelos nazistas foram um tanto... torturantes de se ler. Nesse livro, Follett se aprofunda muito mais nesse tema do que em O Inverno do Mundo, no qual ele descreve a Segunda Guerra de maneira mais ampla e generalizada, sem se deter tanto nos detalhes das várias operações realizadas ao longo da guerra. Contudo, em Espiãs do Dia D, Follett se propõe justamente a contar - sem nos poupar dos detalhes mais sórdidos - especificamente sobre a operação Jackdaws realizada por espiãs inglesas infiltradas em uma fortaleza da Gestapo.

Além disso, me diverti com o recrutamento das espiãs e como o autor conseguiu desenvolver personalidades fortes e únicas para cada uma delas. Como eu disse, a que mais me cativou foi a Ruby. E você, já leu? Qual foi sua espiã favorita?