As Espiãs do Dia D

As Espiãs do Dia D Ken Follett

Resenhas - Jackdaws

Alexandre.Aranha 08/12/2021

Aventura heróica
O romance é de tirar o fôlego! Flick é uma moça de muita fibra e coragem. O livro passa a vontade de entrar na história e dar uns tapas na cara do Dieter, Stephanie e cia. Vale a leitura.

Alexsandro9 06/10/2023

Excelente livro
Para quem gosta de Segunda Guerra, este livro noa deixa nada a desejar. Te prende desde o início ao fim. Segundo livro que leio do Ken Follett e não deixou nada a desejar. Um suspense muito bem escrito e valeu a pena cada página lida.

Givaldo.Medeiros 10/12/2023

Uma das características do kenn Follet é a forte mistura de ficção, romance e história real. Confesso que achei as 300 primeiras páginas um pouco difíceis de ler, mas as 200 últimas foram eletrizantes

Marcos 19/06/2021

Primeiro livro do autor que leio e a impressão foi de um livro impactante, com suas reviravoltas constantes e o apego aos personagens que são verdadeiros heróis. História muito bem detalhada, mostrando que o autor sabe sobre o assunto da 2a grande guerra. É como estivesse naquelas películas sobre guerra e torcesse pelos mocinhos a cada instante. Já penso em comprar mais livros do autor.

Fernanda 27/07/2021

Guerrear também é um ato de resistência feminina
Mistura de romance, traição, os horrores da guerra, um resistência francesa, a fúria do terceiro Reich, invasões, um suspense baseado em fatos reais sensacional, de tirar o fôlego. Felicity ao lado do marido, lideram a resistência francesa, e em diversas reviravoltas, encontros e desencontros, transcorrem-se os fatos. Territorialmente entre a França e Inglaterra, ocorre uma guerra sangrenta, e cada país em busca de seus "ideais", pessoas são mortas a troco de nada, lugares onde as injustiças são bem comuns. Uma história comovente e ao mesmo tempo empolgante, a coragem de várias mulheres, que eram vista na guerra para "apenas prestar serviços de assistência médica", guerrear também é um ato de resistência feminino. Livro arrebatador, totalmente inspirador. Quantas Felicity não existiram e existem em guerras? Quantas morreram lutando e que nunca foram reconhecidas historicamente? Muitas, milhares.

Diogo Matos 31/07/2021

Ótima ficção histórica
Minha primeira leitura do autor. Escrita leva, história envolvente e personagens interessantes.

A história nos prende do início ao fim, um virá páginas frenético.

Com certeza vale a pena!!

Mari 02/08/2021

As espiãs do dia D
As espiãs do dia D é um romance histórico que reconta/reescreve um pedaço pequeno da história da Segunda Guerra Mundial. Livremente inspirado em fatos, dá voz, autonomia e força às mulheres que também fizeram parte dessa parte da história, mas que nunca ganharam o protagonismo.
É um livro interessante justamente por isso, por trazer mulheres combativas e colocar em papel de liderança alguém que habitualmente não vemos.
Um livro com bastante ação e boa dose de violência. Talvez uma pessoa mais sensível se incomode com uma cena que fica mais gráfica, mas acredito não ser nada gratuito.
Um livro com diversidade.

fdelrio 10/10/2011

Cinematográfico
O livro mais parece um filme, e muito bom, filme diga-se de passagem. Ele tem um começo explosivo e com o passar da trama ele consegue ficar ainda mais explosivo, muito suspense, aventura e ação, espionagem da melhor categoria, a segunda Grande Guerra fica como pano de fundo para os personagens tão reais e seus conflitos. Prenda a respiração e tente parar de ler, essa sim uma missão impossível...

Daiane539 20/12/2022

Girls Power
"Ninguém está certo o tempo todo, mas numa guerra quando um líder se engana pessoas morrem."

"As espiãs do dia D"é um suspense baseado em uma história real da segunda guerra mundial, mulheres inglesas foram enviadas à França como espiãs e algumas morreram na missão. Apesar do tema pesado, a escrita de ken Follett te provoca várias emoções, risadas, tensão sexual, apreensão; uma escrita envolvente, leve e fluída.
A história se desenvolve com várias surpresas do início ao fim.
O livro foi baseado em uma história real, mas se trata de um enredo de ficção, no entanto contém várias técnicas da resistência na guerra, ele descreve algumas características do modus operandi deles/delas.
Pra mim um livro que te prende é aquele que você não quer dormir até terminar, mesmo faltando um número considerável de páginas, foi isso que me aconteceu com este livro.
Ele é feito de mulheres com personalidade forte, há os personagens odiosos também.
Tem amor, traição, ação, digno das telas de cinema (mesmo que o filme nunca se iguale ao livro).

yasmin 06/11/2022

um livro sensacional, com um contexto histórico ideal
muito bem desenvolvido todos os passos da operação, mas poderia ter explicado melhor e mais detalhado o contexto da guerra, porque é um contexto que eu amo muito e queria ver um pouco mais?

Vih 21/09/2022

O Dia D está muito próximo e para que a ação seja bem sucedida é necessário agir para que os nazistas tenham dificuldades de comunicação.
Felicity Clairet, Flick, atua na Resistência Francesa e tem a missão de destruir a central telefônica alemã de Sainte-Cécile. A primeira tentativa da missão falha, então Flick tem a ideia de usar um grupo de mulheres que entraria no castelo disfarçadas de faxineiras.

O começo tem muitas informações e me deixou um pouco perdida, acabei demorando a engatar a leitura, mas no decorrer da história fiquei bem envolvida.
O livro tem uma tensão crescente e desde o começo os alemães parecem estar um passo a frente, então a todo momento esperamos que eles sejam pegas.
A disputa entre Flick e Dieter é impressionante e traz ainda mais suspense e ação a história.

Flick é uma líder incrível para Jackdaws e compensa um pouco da chatice de outras personagens.
Algumas cenas são muito forçadas, como se a atitude e características de certas personagnes não fizessem sentido com suas atitudes.

O final é bem pensado e da um desfecho claro a todos os personagens.

Elisabete Bastos @betebooks 01/08/2018

Eletrizante
É minha primeira leitura do autor Ken Follet. A primeira impressão, um livro sem fôlego, um roteiro perfeito e de uma linguagem cirúrgica.
A temática espião, resistência, estratégia e 2ª Guerra.
A major Flick, britânica, é agente secreta no teatro de operações na França ocupada e ajuda os franceses da resistência a dar suporte de operações na França e até ataques em pontos sensíveis de comunicação do nazismo.
Em 1944, Flick entrará novamente na França com um grupo diminuto de mulheres, num prazo exíguo, para cumprir uma missão altamente perigosa..
E aí...?
Só lendo o livro para se emaranhar nos acontecimentos de pura adrenalina.
Excelente romance.

daniela.Paulo 04/02/2020

As Espiãs do DIA D
Primeiro livro que leio da Ken Follett, confesso que me surpreendi. Uma leitura instigante, de uma forma envolvente ela consegue conciliar relatos da 2ª Guerra Mundial com conflitos cotidianos dos personagens, recomendo!

Fabio451 28/10/2021

Irrepreensível
Acabo de finalizar a leitura desse delicioso romance histórico. Levei um pouco mais de tempo que o normal porque o meu leitor de livros digital sofreu uma avaria que infelizmente encurtou sua vida útil e precisei encontrar alternativas para seguir com a leitura. Mas, ao final deu tudo certo e pude apreciar o romance sem problemas.

Falando do livro, trata-se da segunda ou terceira obra que leio do autor, bastante famoso e conhecido especialmente pelo sucesso Queda de Gigantes (que está em minha lista e devo ler no ano que vem, junto de toda a Trilogia do Século), e como a maioria de seus livros, este também se utiliza de um fato histórico real como pano de fundo para desenrolar de seu romance. NO caso de ?As Espiãs do dia D?, o autor narra a tensão existente nos dias que antecederam a invasão aliada na França e a consequente virada na guerra, culminando com a derrota dos países do Eixo.

Romances tendo como cenário histórico a segunda guerra mundial não são novidades, este (infeliz) fato histórico é provavelmente o tema mais utilizado em livros, filmes, series e documentários desde então, mas a capacidade do autor Ken Follett em ambientar detalhadamente os seus personagens neste recorte histórico é de se aplaudir. A história flui perfeitamente no meio dos fatos históricos apresentados, dando uma perspectiva humana e mais próxima do que foi verdadeiramente aquele momento, permitindo a pessoas que, como eu, nascidas mais de 50 anos após o término do conflito possam entender o que de fato foi uma guerra mundial e todo o sofrimento envolvido.

Além de tudo, a forma utilizada pelo autor para narrar a história, ora na perspectiva de uma espiã inglesa que dá apoio militar e logístico à resistência francesa no combate aos nazistas em território francês, e ora vemos os fatos pelos olhos de um oficial nazista responsável por identificar e desabilitar todas as células da resistência francesa, utilizando-se de técnicas de tortura e intimidação, mas também muita inteligência e perspicácia. É bastante interessante como as duas narrativas são entrelaçadas e vão se desenvolvendo até o momento em que se encontram. Temos ainda o fato de tocar em um ponto extremamente sensível ainda nos dias de hoje: a igualdade de gênero e o respeito às habilidades das mulheres, personagens essenciais em todos os momentos da história, mas constantemente desprezadas ou esquecidas nos registros oficiais. A equipe de espiãs descritas pelo autor é diversa, dinâmica e inteligente, contando com personalidades distintas, indo desde uma aristocrata inglesa, passando por uma presidiária assassina e inteligentíssima, até uma travesti alemã buscando vingança pessoal contra os nazistas. Todas a seu modo contribuem diretamente para a realização da missão que foi apresentada: explodir uma central telefônica nazista na França para dificultar a reação alemã à invasão aliada.

Um romance longo (são quase 500 páginas) do jeito que eu gosto: muito bem escrito, dinâmico, instigante, que nos prende e nos faz identificar com os personagens e proporciona uma imersão no cenário quase como se tivéssemos vivido aquele tempo. Eu particularmente nunca havia me tocado realmente para as questões como racionamento de comida e bebida nos tempos de guerra e os impactos para a população civil destas restrições durante a batalha. Meu olhar quase sempre foi para os horrores do nazifascismo e seus campos de concentração, ou na destruição causada pela bomba atômica e os seus impactos na geopolítica mundial. Este aspecto mais humano e rotineiro foi sempre deixado um pouco de lado e o autor me permitiu conectar com este ponto tão importante em um conflito dessas proporções, me fazendo refletir verdadeiramente como seria viver um momento tão intenso e extremo como foi a Segunda Guerra mundial. Um romance irrepreensível e indicado a todos, particularmente a quem se interessa por suspense e história mundial. Nota 4,5 de 5. Não ganha nota máxima porque essa só reservo aos meus livros favoritos, mas este mereceu a nota máxima disponível em meu ranking.

Claudinei 19/11/2021

Épico! Nota 10
As espiãs do dia D ? Editora Arqueiro ? Selo Pop Chic 2015.
Romance muito bem escrito por Ken Follet ambientado no período mais conturbado da história do século passado, o período da 2° guerra mundial. Apesar de ser um período triste, é de onde se é possível extrair as melhores histórias sobre heroísmo, coragem e bravura, como é o caso aqui, que claro, é uma ficção, mas foi inspirado em um episódio ocorrido com bravas mulheres dias antes do dia D.
Essa história foge um pouco dos conflitos principais da guerra e foca mais no segundo plano, o lado dos agentes secretos, que formavam pequenos grupos de resistência e agiam como sabotadores contra os nazistas em vários lugares da Europa, e é na cidade de Reims na França que se passa a missão atribuída a uma dessas células de resistência, de destruir a maior central de comunicação nazista, que após um primeiro fracasso, uma das líderes do grupo decide não se dar por vencida, e após alguns insights em sua fuga, tem um novo plano, ousado, que se der certo contribuirá para o avanço da invasão dos aliados à França ocupada pelos inimigos, mas que se der errado colocará a perder não somente a vida de suas lideradas, mas também a possível vitória da guerra na mão dos alemães. Com pouco tempo a seu dispor, a protagonista Flick Clairet , precisará convencer seus superiores a autorizarem a missão, além de recrutar e treinar mais 05 mulheres para a investida que tem tudo para ser suicida, os desdobramentos desse período se passam em 10 dias e Ken Follet entrega uma história intrigante, e tensa, como toda história de espionagem deve ser, com muitas reviravoltas e o famoso jogo de ?gato e rato?, a disputa de estratégias e habilidades de liderança na qual Flick faz com o antagonista da trama, o major alemão Franck Dieter , um agente dono de uma inteligência fria e aguçada, especialista em tortura, que prefere atacar a mente dos adversários ou invés do corpo. Cenas muito bem construídas pelo autor, seja de ação, lugares, sentimentos e personagens sem ser maçante, dando um bom ritmo ao livro. Os personagens secundários também são muito carismáticos, cada um com seu plot sendo introduzido na trama, e de certa forma com aquele carisma de conquistar o leitor. Com um final eletrizante, cheio de reviravoltas, Follet faz jus a sua fama e entregou algo épico que com certeza o garantem entre os melhores livros que li esse ano.