Arqueologia da violência

Arqueologia da violência Pierre Clastres




Resenhas - Arqueologia da Violência


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Paulo Medrado 05/09/2021

A contemporaneidade de Clastres
Embora prevaleça o rigor acadêmico e a objetividade cientifica, a leitura do Clastres pela contemporaneidade e método de exposição de suas ideias, mesmo um leigo (como eu) em etnologia ou na metodologia cientifica, é prazerosa e esclarecedora.
Fundamentado em observações em campo de anos de convivência com comunidades tradicionais e uma crítica rigorosa a estudos anteriores, Clastres expõe suas teorias de forma avassaladora, nos obrigando a descartar ideias que tínhamos como verdades inquestionáveis: conceito de sociedades primitivas; atividades de subsistência em contraste com a abundância; a filosofia do guerreiro; o comércio; e principalmente a guerra.
Debruçar sobre tais conhecimentos nos faz repensar nossa atual civilização e nosso comportamento como integrante na sociedade contemporânea cada vez mais complexa. Leitura obrigatória, e porque não afirmar, deveria ser incluída nos currículos escolares.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR