Ansiedade - como enfrentar o mal do século

Ansiedade - como enfrentar o mal do século Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século

Sol 16/07/2022

...
Por se tratar de um tema tão comum que está afetando a tantas pessoas, principalmente em tempos de pandemia, esperava um pouco mais.

Mas sempre tiro algo bom de qualquer livro, seja ele ruim, razoável ou ótimo.

Então:

" Ser livre em nossa mente é libertar o imaginário, inovar, ousar e propor novas ideias."

FlAvia926 12/07/2022

Pela escola
Comecei a ler devido a escola, mas tive uma surpresa até que positiva. A escrita é mais infantil e isso dificultou algumas vezes na vontade de continuar, mas a história até que é divertida.

Nanda 03/07/2022

Livro conforto.
Como sempre a escrita do Cury é muito rápida e fluída, geralmente é voltada para pessoas leigas e não para o tratamento mais técnico do assunto.

Acho que esse livro é mais um livro conforto, é uma maneira de mostrar e apontar alguns pontos de que se você se identificar com os exemplos você precisa voltar mais a atenção para a tua vida e quem sabe, procurar ajuda profissional.

Talvez seja até uma maneira de mostrar que o que você sente é real e não frescura, ou talvez, pra dar aquela desacelerada mesmo, pois hoje é normal as pessoas valorizarem muito mais os aparelhos digitais, o trabalho e o dinheiro.

Se você tá esperando que seja abordado algo extremamente técnico e científico, ou uma receita para curar ansiedade, não leia. É mais um levantamento de observações onde você pode se identificar e por conta própria melhorar aspectos de sua vida, ou, em um nível mais preocupante, procurar a ajuda de um profissional.

Nathi 02/07/2022

Ansiedade, como enfrentar o mal do século ?
" Tudo o que cremos nos controla, se o que cremos é doentio, poderá nos deixar enfermos a vida toda."

Pedro_henriquee 30/06/2022

Mau do século
O autor nesse livro ele focou em pensamentos automáticos que é um dos piores causadores da ansiedade, achei um pouco confuso algumas páginas mas mesmo assim da para entender o mais importante. A humildade precisa evoluir e aprender com os erros e não se cobrar de mais.

Camila 29/06/2022

Ansiedade
Livro maravilhoso, mesmo não sendo um livro que conta uma história, me senti imersa nele, me identificando em vários momentos, achei que Augusto usa uma linguagem fácil e tem uma escrita fluída. Acho que todos que sofrem com ansiedade deveriam ler

rebeccasegolin 28/06/2022

Simplesmente incrível!
Esse livro é muito bom, e me ajudou na prática a gerenciar minhas emoções! Só não levou 5 estrelas porque no momento que Augusto fala sobre os de SPA, como eu não estou no contexto de trabalho, não consegui me identificar com nenhum nível, mas fora isso me identifiquei com tudo kk minha gratidão ao autor

DSV - Flávio 28/06/2022

A ANSIEDADE É ALGO TRATÁVEL
Este livro ele mostra mais afundo sobre a ansiedade. Aonde você aprende sobre o inicio dela em nossas vidas.

O Augusto ele mostra algumas dicas interessantes em como resolver determinadas situações da sua crise de ansiedade.

Gostei e recomendo.

Maria 26/06/2022

Adorei a escrita do autor
Um livro com uma linguagem simples e levemente divertida -adorei a escrita do Augusto Cury- que explica não só como funciona a ansiedade no nosso corpo, mas também fala de todo o contexto social, onde as pessoas na era da tecnologia estão ficando ansiosas desde novas.

Alexandre 20/06/2022

Encheção de linguiça e auto propaganda
O livro não fala nada que pessoas ansiosas não saibam.
O que mais me incomodou é a arrogância do autor. Cito aqui um trecho sem edição:
"A construções do pensamento não é unifocal, mas multifocal não dependendo apenas da vontade consciente [..] essa [minha] tese já é suficiente para demonstrar que a mente humana é mais complexa do que postulam a psicanálise, as teorias comportamentais, as teorias cognitivas, as teorias existencialistas, as teorias sociológicas e as psicologias psicolinguisticas"

O primeiro ponto que fica claro aqui é a encheção de linguiça. Após "que postulam", o autor poderia ter resumido a lista, mas desnecessariamente cita um monte de áreas de conhecimento, algumas pouco relacionadas!
Segundo. A impressão que dá é que o autor acredita que desbancou todo o conhecimento humano até então. Não, né.
A ideia de que o pensamento "não depende apenas da vontade consciente" é conhecido há milhares de anos. Controlar esse pensamento inconsciente faz parte de ritos de meditação desde antes da escrita!
Freud dedicou a vida a tentar entender o inconsciente!

O autor também tira o crédito de diagnósticos sérios como ADHD e lança um novo diagnostico 'Sindrome do pensamento acelerado', e diz que '80% das pessoas do mundo sofrem desse mal'...outras estatísticas surgem sem nenhum embasamento durante o livro.
ADHD é um diagnostico real que está sendo estudado por milhares de médicos sérios. Experimentos científicos são feitos para tentar entender essa condição.

Desculpa o desabafo. Eu gostava desse autor quando lia na adolescência e fiquei decepcionado com esse livro.

Vitor Hugo 15/06/2022

Ansiedade é mais séria do que você imagina...
Aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade (dados da OMS). O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo, levando em consideração aqueles que em algum momento, resolveram procurar ajuda profissional. Com essa introdução, já podemos imaginar, o motivo do Augusto Cury ter tido a iniciativa de realizar estudos sobre o tema, assim surgiu o seu livro, um dos mais famosos: “Ansiedade”.
Com formação na área da saúde, o psiquiatra Cury, nos apresenta informações mais assustadoras em seu livro. Ele afirma que 80% da sociedade sofre com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), e com base nisso, ficamos mais ansiosos, ou seja, viramos pessoas cada vez mais imediatistas, em busca do prazer a qualquer momento.
O autor explica as causas desse pensamento acelerado e como controlar essa triste situação, que afetam crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentemente de sexo, raça, etc. Segundo Cury, esse problema começa ainda na infância, onde os estímulos são cada vez mais acelerados, sem respeitar a evolução do ser humano.
Eu imaginava um livro bobo, raso, com poucos ensinamentos teóricos e práticos sobre o tema, pelo contrário, em 150 páginas, foi explicado de maneira didática os problemas causados pela nossa mente. Augusto Cury explica que aprendemos sobre muitas coisas na vida, menos sobre o funcionamento do nosso cérebro, que aliás, é um tema pouco estudado pelos especialistas da psicologia e psiquiatria.
Não é um livro de autoajuda, não vai te mostrar os “10 passos” ou receitas infalíveis, mas tenha certeza: vai ensinar como podemos administrar melhor nossas emoções, fazendo com que essa SPA - Síndrome do Pensamento Acelerado, o grande causador da ansiedade, possa ser diminuído.
Se você é uma pessoa impaciente, alguém que coloca os áudios e vídeos em velocidade 2x, que está sempre atrasado, nunca relaxa, fica minha recomendação do livro. Vai fazer você refletir sobre seus hábitos e rotinas.
OBS: O livro NÃO SUBSTITUI o acompanhamento por um psicólogo ou psiquiatra!!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Eledir Gonçalves 05/06/2022

Quem vence sem riscos triunfa sem dignidade.
Como sempre o autor nos traz dados reais que validam a sua teoria do SPA. De forma simples mas muito instrutiva, ele fala o quanto isso vem nos afetando na atualidade e nos dá dicas para superar da melhor maneira.

Thaila.Ranny 31/05/2022

Livro de leitura fácil, leve, terminei rapidinho. De início achei que não gostar, e paguei com a língua, o livro me surpreendeu, obtive grandes aprendizados que me esforçarei para colocar sempre em prática e levar para vida.

Lavinia.Maira 31/05/2022

Boa leitura para os jovens que precisam de autoconfiança e autoconhecimento. E também para influencia-los a engatar no mundo da leitura.

Fiquei muito curiosa para conhecer a Floresta Viva se ela realmente existisse e para me aventurar em um passeio ao ar livre para me desconectar um pouco das redes.

Camila 27/05/2022

Todos somos traidores!
Este livro me fez pensar bastante sobre como estou tendo qualidade de vida.
Se estou vivendo ou só vendo o tempo passar.
Pesado saber que damos valor ao que não nos tem valor, enquanto deixamos de lado as pessoas que amamos e o principal, a nós mesmos.