Fui uma boa menina?

Fui uma boa menina? Carolina Munhóz

Resenhas - Fui uma boa menina?

Roberta Galdino 02/03/2017

O diário de uma malcriada!!!
Então galera, ultimamente estou numa vibe, de ler contos, isso porque tenho pensado seriamente em estudar análise literária (aprofundar meus parcos conhecimentos). Coincidiu nesses dias de uma amivra, por quem tenho muito carinho e que sempre sugere ótimas dicas literárias, postasse uma resenha sobre um livro “O inverno das fadas”, e tendo me interessado por ele, fui pesquisar sobre a autora e vi que ela escreveu esse conto.
A princípio pensei que fosse um conto natalino, desses comoventes com uma lição implícita, e mesmo fora de época e com muitos livros na pilha para serem lidos, resolvi disponibilizar uns 20 minutinhos para lê-lo, já que é bem curtinho.
A capa é bem simples, mas muito bonita, eu particularmente acho a neve linda, e esse efeito da neve nos cabelos da mocinha da foto, só contribuiu para que eu de fato achasse ser um livro comovente.
Contudo, o conto me surpreendeu negativamente, sabe os 20 minutinhos? Infelizmente foram perdidos... Hunf!!! Eu não gosto de ser tão severa quando critico algo que não tenha gostado em uma leitura, ainda fico procurando algo positivo, pra ver se consigo me apegar a esses detalhes e não condenar a obra, mas não teve jeito.
Os personagens são fantasiosos demais (até pra mim que amo fantasia), a protagonista é rasa, egoísta, irritante, mimada e pretenciosa... Além de ser do contra.
A escrita inicia em primeira pessoa, mas não se sustenta, de uma maneira rustica muda-se para terceira pessoa.
O enredo é completamente sem noção, não tem pé ou cabeça, nunca ninguém jamais iria imaginar uma história como essa sendo a de um dos personagens mais famoso no mundo inteirinho. Os motivos sobre a “tragédia”, pela qual passa a personagem protagonista são ridículos, ela meio que difama a personagem pela qual ela sente raiva (sei lá se é raiva, despeito ou falta de educação mesmo)... risos!!! Por fim, as birrinhas ridículas da garota são resolvidas de maneira bem corrida, e cria-se um final feliz tão fantástico (negativamente), do qual nunca vi na minha vida. Ou seja.... gente, deu ruim!!!
Que fique claro que a minha critica não é em relação à autora, ainda vou ler o livro “O inverno das fadas”, para poder ter melhor opinião, pois como já vi muitos coments sobre ele, pode ser que ela tenha sido apenas infeliz nesse conto, ou que quisesse alcançar um ângulo do qual me passou despercebido, vai ver seria este um conto para os que não gostam de natal, peru e papai Noel... risos!!! Se bem que nada disso tem foco no conto... Na verdade, deveria ser esse um conto sobre uma garota mesquinha e sem educação, a pobre menina rica carente de atenção e que com isso consegue ferir mortalmente, quem o tempo todo só queria-lhe muito bem. Não gosti... Nota 02... e nem vou dizer que recomendo... mas seria bom, assim corroboram ou argumentem essa critica tão ruim. 
Milena 31/03/2017minha estante
Não gostei de inverno das fadas... Achei fútil, se me permite usar a palavra... Na minha opinião o primeiro livro da autora ("A Fada") foi o melhor que li dela... Gostei de terem aproveitado alguns personagens de A Fada em O Inverno das Fadas... Mas só rsrs
Já comseguiu ler O Inverno das Fadas?

Milena 31/03/2017minha estante
Conseguiu*

Roberta Galdino 14/04/2017minha estante
Oi Milena, não miga nem li... mas está na lista, quem sabe um dia... risos

Milena 18/04/2017minha estante
undefined

Milena 18/04/2017minha estante
Boa leitura XD

Ju 12/01/2014

Fui uma boa menina?
Só um breve comentário sobre a minha leitura. =)

Não dá para falar muito sobre o conteúdo do livro, ou eu acabaria soltando um spoiler. Conhecemos uma garota que sonha com um Natal como o que ela imagina que todas as outras crianças do mundo tenham: com desejos realizados e a família reunida. Escreve sobre a raiva que nutre por esse dia e sobre todas as suas frustrações em seu diário, carinhosamente chamado de Rosebud. É um tanto quanto triste este diário ser a única oportunidade de desabafo que a garota tem. Mas não, não é uma história triste e deprimente, do jeito que eu gosto e muitos de vocês não. No fim, presenciamos um legítimo milagre de Natal. *-*

Foi meu primeiro contato com a escrita da Carolina e gostei bastante, achei uma delícia ler a história.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/12/read-thon-br-3-leitura-fui-uma-boa.html
Karinne 12/01/2014minha estante
Linda a capa! Já que é um conto rapidinho,vou ler! Beijinhos

Juh 14/01/2014minha estante
Olá Ju!
Parece ser um ótimo conto!! Principalmente pelo fato de ser natalino!!!
Gostei da capa!!!

Beijos!

meudiariojk.blogspot.com.br

Sarah 10/02/2014minha estante
Que bacana ver mais autores brasileiros despontando por aí! Também não conheço esta autora. Legal por ser um conto, dá para fazer uma leitura rápida!

Dani 21/02/2014minha estante
Adoro contos de Natal, sempre nos emocionam bastante e nos deixam com mais esperança! Parece ser mesmo uma leitura bem rápida e cativante! :)

Nathi 03/04/2020

Foi só isso?
Não foi um completo desperdício de tempo (se bem que terminei ele em 10 minutos), mas sério,foi só isso?!
Esse livro vai contar a história de uma menina que escreve no diário dela, até aí ok, mas então ela fica reclamando, reclamando e então a história entra na perspectiva de terceira pessoa e pronto. Fim do livro.
Tinha um ótimo potencial, tenho certeza que se a autora tivesse desenvolvido melhor os personagens teria ficado bem legal, mas quando chegou nas últimas páginas ela simplesmente correu com o final!
Não me agradou, porém não foi um total desperdício de livro, pois é super curtinho e dá para ler rapidamente, ótimo para passar o tempo. Só esperava mais...
Guilherme.Goncalves 08/04/2020minha estante
Talvez é um "piloto" e não foi pra frente. Sei lá. Que estranho.

Nathi 08/04/2020minha estante
Eu também achei super estranho! Foi tão rápido e correram tanto no final...

Emily santos 23/08/2018

Eu até que li, mais foi como uma amostra dai meio que não entendi ou me confundi mais... Por ele. Ser muito pequeno!

E tbm queria que saber onde eu posso baixar esse livro, pois não encontro pra baixar em PDF
SSandes 17/04/2019minha estante
No site do lelivro deve ter...mas é só um conto, com 24 páginas mesmo, caso vc estaja achando que é só uma amostra.

Emily santos 18/04/2019minha estante
Aahhh,obgd ??

Ana Luiza 21/03/2014

Resenha do blog Mademoiselle Love Books
Rosebud é a testemunha, o confidente e o diário de uma garota. Em suas páginas nos deparamos com os relatos, em sua maioria sofridos, dessa adolescente que é, ao mesmo tempo em que não, como qualquer outra. Em nenhum momento conhecemos seu nome, mas através de suas palavras aos poucos vamos desvendado sua história, sua personalidade e principalmente seus segredos. No início, a protagonista aparenta ser apenas uma garotinha mimada e reclamona com a clássica mania da idade de culpar os pais por tudo. Entretanto, conforme aprofundamos mais nas páginas desse diário vemos que talvez as reclamações da garota não sejam tão injustas assim. É véspera de Natal e ela está sozinha. A mãe morreu e o pai, um homem sempre distante e ocupado, está bem longe cuidando da sua vida. Mas será que as coisas continuarão assim? Ela sabe que até o final da noite algo irá mudar, mas será que para melhor ou para pior?

“Fui uma boa menina?” é um conto de dezesseis páginas, para se ler em meia hora mesmo. Ele foi mais um dos meus achados entre os e-books grátis da Amazon, mas já tinha ouvido falar dele anteriormente. A trama, apesar de bem curtinha, é intrigante. Verdade que lá pela metade já tinha ideia de qual era o segredo da protagonista, o que não tirou nem um pouco a surpresa quando tal revelação foi feita. Entretanto, senti que faltou algo no conto, aquele “algo a mais” que o tornasse especial. A ideia central da história em si foi muito boa, mas o desenvolvimento desleixado. A história parece vazia de verdadeira inspiração ou dedicação, como se estivesse sido escrita em um momento de tédio ou às pressas. Ao terminar de ler “Fui uma boa menina?” fiquei com aquela sensação de “E daí? Para que eu li isso mesmo?”. A quase lição de moral no final não tem qualquer efeito, o desfecho é bobo e óbvio. Os personagens não são convincentes, a protagonista não amadureceu ao longo da trama e continua parecendo uma garotinha mimada. A escrita de Munhóz é realmente boa, mas se perde no conto sem sal. “Fui uma boa menina?” é o tipo de conto rápido para se ler na fila do supermercado ou na sala de espera do médico quando não se tem mais nada em mãos.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-conto-fui-uma-boa-menina.html
Thamires Oliveira 08/08/2014minha estante
Sua resenha disse tudo.

Ana Luiza 08/08/2014minha estante
Obrigada Thamires!

Bjs

Silvio 31/03/2016

Conto Dramático
Um conto dramático, mas que não deixa de ser fantástico. Para ser ler no final do ano e refletir nas nossas ações e como isto atinge o próximo. Bem formalizado e bem curioso até o último parágrafo. Vale a pena ler.
Gislaine 12/03/2017minha estante
undefined

Lene Colaço 25/03/2014

Fui uma menina chata? Sim.
Eu pensei que esse seria mais um conto de Natal daqueles que emocionam. Eu gosto dos clichês, mas também gosto de inovação. Gosto de ambos quando bem feitos.

Me deparo com uma moça escrevendo em um diário. Seria lindo, se ela não escrevesse no diário mais da metade do conto. Seria lindo também se ela não reclamasse tanto.

Reclama, dá voltas na historia, fica repetitivo, força um suspense chato... E no final, quando parece que a coisa vai melhorar, aparece um diálogo com tudo meio subentendido, e acaba.

Uma historia curta que passou a sensação de um livro de 300 páginas. Não por ter um bom conteúdo, mas por ser muito chata.

site: www.veja-comoeuvejo.blogspot.com.br
Erika 06/07/2014minha estante
Eu concordo com sua resenha.

SahRosa 20/12/2013

Atormentada pela chegada da data que mais odeia no ano, a jovem escreve em seu diário toda a sua raiva e dor por essa comemoração. Ela sempre odiou esse dia e desde que a tragédia a abateu, o repúdio ficou ainda maior. Mas não era somente a data que ela detestava, ele também estava incluído, foi por conta dele que a pessoa que ela mais amava tinha morrido...

Tanta dor e lágrimas, ela sabia que ele iria encontra-la, havia chegado a hora e isso ria traze-lo, ele precisava dela, afinal, aquela que sempre esteve ao seu lado, tinha partido eternamente...

Mas será que era o momento para tanta mágoa? Conseguiria finalmente se reconciliar com ele? Era preciso um milagre, e ele era perito nesse assunto, principalmente naquela época do ano.

Com pouco mais de 10 páginas, Fui uma boa menina? da autora Carolina Munhoz, é um convite para o perdão e esperança; Um conto rápido, mas fofinho, que combina bem com essa data tão mágica que estamos nos aproximando. Com um final bonito e reflexivo, este conto é uma boa opção para quem procura uma leitura simples, mas encantadora.

Apesar de ser uma história curta, eu adorei poder ter lido, foi uma experiência diferente e magica. Eu achei a ideia central do enredo muito criativa e que surpreende em seu final. Um conto modesto, mas bonito e que vale a pena conhecer; E o melhor de tudo: Fui uma boa menina? pode ser baixando gratuitamente pelo Amazon e ser lido em qualquer aparelho eletrônico, como computadores, celulares, tablets e afins, basta ter o aplicativo do Kindle e se encantar com esse presente de natal da autora, para seus leitores.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Mari 27/12/2013

"Aprendi a deixar de lado qualquer dor ou culpa por ir contra os princípios de todos ao meu redor."
Resenha postada originalmente no dia 24/12/2013 em: http://www.magialiteraria.net/2013/12/resenha-fui-uma-boa-menina-carolina.html

Ontem, ao entrar no Facebook, tive uma grande surpresa: a autora Carolina Munhóz estava anunciando que ela e sua nova casa editorial, a Rocco, tinham um grande presente para os leitores: um conto de natal grátis na Amazon. Eu corri para garantir o meu e não me aguentei de curiosidade e li ontem mesmo, antes de dormir. Como não podia deixar de compartilhar minhas impressões com vocês, hoje venho falar desse conto super especial.

No conto "Fui Uma Boa Menina?", Carolina Munhóz nos apresenta a uma adolescente que parece com muitas outras: cheia de conflitos com si mesma e buscando a atenção do pai. Ele é um homem muito importante que é conhecido em todo o mundo, admirado por todos seus funcionários e principalmente por sua esposa. Ele é um homem que consegue alegrar a todos ao seu redor, mas não percebe que a única pessoa que realmente precisa de sua atenção, nunca a a tem: sua filha. Ela se sente sozinha, odeia a cidade onde mora e odeia ainda mais o clima do local.

Ao longo das poucas páginas deste conto, Carolina nos apresenta os pensamentos de sua personagem, que são escritos pela mesma em um diário (que ela apelidou gentilmente de Rosebud). Ela se questiona sobre os seus próprios atos e os de seus pais, e sente falta de uma pessoa que perdeu no último Natal. A partir de um certo momento da história a menina precisa parar de escrever em seu diário, e a narrativa em terceira pessoa se torna presente, nos mantendo informados dos acontecimentos que seguem.

Carolina mantém um suspense até a última página do conto e nos deixa encantados com tanta criatividade. Logo nas primeiras páginas começamos a nos questionar o porquê de o pai da personagem sempre estar tão ocupado e durante todos esses anos não poder nem passar um Natal em família. Também nos questionamos sobre a identidade da menina e de sua mãe, e sobre os acontecimentos do último Natal. Carolina escreveu tudo de uma forma tão impressionante, que nos deixa atentos a cada palavra em busca de detalhes que nos revelem a identidade de cada personagem e mesmo que já tenhamos nossas suspeitas, o final não deixa de ser surpreendente e emocionante.

Carolina Munhóz escreveu um conto que, mesmo em poucas páginas, e com a presença de suspense e fantasia, consegue nos lembrar a importância da família no Natal, e como a simples presença de alguém importante pode ser muito significativa. "Fui Uma Boa Menina?" é um conto que fará com que os leitores de Carol matem a saudade de sua escrita e fiquem ainda mais ansiosos para saber o que vem por aí em sua trilogia que será lançada pela Rocco no próximo ano.

C. Aguiar 13/01/2014

Essa foi uma das minhas últimas leituras de 2013, e confesso que esperei um pouco mais mesmo sabendo que se trata de um conto.
Nesse conto conhecemos uma garota que não se sente muito confortável com o natal e tenta relaxar escrevendo seus pensamentos em seu diário que ela chama de Rosebud.
Nessa época do ano todas as suas frustrações e medos ficam aflorados e ela tenta levar a vida da melhor forma possível, mas ela sabe que não pode fugir para sempre "dele".
É um conto bem pequeno que eu criei expectativas e achei bem sem graça. Claro que tem todo aquele lance de milagre de Natal", coisas boas e perdão, bla bla bla. No entanto esse conto disse tudo e nada ao mesmo tempo, foi muito curto e não tão elaborado a ponto de me prender pelo curto tempo de leitura.
É um conto com um ambiente de fantasia, que creio que o leitor não deve ir com muita sede ao pote.
Para quem curte coisas curtinhas e não muito profundo esse é uma bela pedida, mas confesso que achei superficial demais a história para gostar.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

Raffafust 07/02/2014

Difícil resenhar esse conto sem soltar um spoiler, porque a grande charada da história quando é desvendada dá o ar de graça do livro - e ok, não vou contar - então vamos ver como resenhar algo curto sem estragar as surpresas. Conhecemos uma menina que sabemos que se sente abandonada por seu pai, que vive ocupado principalmente nos finais de ano, ela odeia o Natal , por ela nem existiria, a menina chega a dizer que se pudesse dormiria e acordaria após o Natal.
Ela é infeliz com a data mais fofinha do ano - pelo menos para muitos! - através da narração dela também sabemos que perdeu sua mãe, e que optou por deixa de morar com seu pai que de acordo com ela sempre quis um filho menino para continuar seu trabalho e não ela, que nem suporta acompanhá-lo no mesmo
Aos poucos o mistério vai sendo desvendado, quem afinal é aquela menina que se diz tão diferente dos demais? Que tem pais tão distantes no Natal?
A graça da descoberta é bacana, o texto flui deliciosamente mas o final deixa a desejar, uma pena, pois a autora criou um mundo bem legal que no final parece que faltou tempo para terminar ou criatividade, mesmo assim vale muito a pena dar uma lida.

Vicky 22/02/2014

Fui uma boa menina? de Carolina Munhóz
Um pequeno conto de natal, no qual uma menina (em nenhum momento sabemos seu nome) escreve na véspera de natal em seu diário, apelidado de Rosebud, sobre sua família e sentimentos sobre o natal.

Desde o inicio, sabemos que o natal não traz boas lembranças à menina, pois no ano anterior uma tragédia familiar ocorreu durante a festividade e isso afetou muito sua relação com o pai. E ao decorrer da narrativa, vamos descobrindo o que realmente aconteceu.

Nossa! Como odeio esse dia. Na verdade, é incrível como sempre odiei tudo que envolvesse essa comemoração antiquada, não apenas a estupidez do atual momento. Mas, como você bem sabe, tentei respeitar tudo isso por muitos anos. Você deve pensar: pobre garota rica e obediente em um ambiente familiar severo. Ambiente familiar! Brincadeira, né? Não sei nem como consigo colocar a palavra família em uma frase sobre aquelas pessoas. Não tenho mais família desde aquele dia. Desde esse dia, para falar a verdade.

Como é escrito em forma de diário, o livro começa sendo escrito em primeira pessoa. No entanto, a parte final da história é escrita em terceira pessoa. Essa mudança de narrativa não me agradou, preferia que a história fosse toda narrada em primeira pessoa.

O livro não conseguiu despertar empatia pelos personagens e é totalmente previsível. Inclusive, achei a personagem principal completamente irritante. O final da história foi meio corrido, parece que as coisas resolveram-se muito facilmente, o que não me deixou satisfeita.

Esse foi o meu primeiro contato com o trabalho da Carolina Munhóz e confesso que fiquei decepcionada com esse conto, mas pretendo dar uma nova chance para a autora nacional com o livro O Inverno das Fadas.

Para mais resenhas, acesse:

site: http://voltaaomundoemlivros.blogspot.com.br/