Mundo de Tinta

Resenhas - Mundo de Tinta - Contos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ina 12/01/2022

Uma viagem
Que delícia voltar pra dentro desse mundo que a Cornelia criou. Li essa trilogia quando era bem jovenzinha e não lembrava de tudo e todos os personagens, mas mesmo assim é incrível de ler e imaginar o mundo de tinta.

Lembro que quando li, o que mais interessava na trilogia era a capacidade da autora de transportar a gente para aquele mundo, assim como os língua encantada faziam na história, e isso continua nesse livro! É incrível como mesmo depois de tanto tempo eu fiquei encantada com esse mundo.

Os contos são curtinhos e gostosos de ler - principalmente o último - e deixam uma enorme vontade de quero mais. Espero que tenham continuação, mas se não tiver, ainda deixam uma sensação de que a história continua sem que ninguém precise escrever ou dar voz a ela, que para mim é o que essa história significa.

Lays 16/07/2021

Um conto
Um conto recheado de informações sobre os livros anteriores, mesmo não tendo terminado o ultimo livro gostei de ler sobre certos personagens que fizeram parte e marcaram a minha infância.
Em poucas palavras? nostalgico.

Maria1691 15/12/2022

O terceiro conto é ótimo, conta de onde vieram os Língua Encantadas. Mas não há resolução para o primeiro e o segundo? Não entendi isso. Cadê a Meggie, ela só foi citada, só isso!
Acho que dava muito bem pro livro ser só o último o conto, não precisava dos dois primeiros se fosse para começar e ao acabar assim desse jeito.

Danniki 29/09/2020

Desnecessário
Mundo de tinta foi um dos poucos livros em série difícil de ler, mas que valeu a pena ler e concluir a trilogia. No entanto, esse conto me deixou um quê de desnecessário. A autora é muito criativa, sabe elaborar uma história, mas eu não vi necessidade desse conto.

Serve para passar tempo, apesar do conto ter apenas 35 páginas.

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki/

Jazz 10/01/2021

Mundo de Tinta
Contos rápidos que podem facilmente serem lidos em uma tarde.
Li a trilogia há alguns meses e tive um pouquinho de dificuldade de lembrar os acontecimentos e alguns personagens já que não há uma "lembrança" do que ocorreu.
São contos que claramente preparam terreno para mais um livro com finais em aberto.

Gabriel Dummer 02/02/2021

Vislumbre
Interessante na medida que traz um vislumbre do Mundo de Tinta criado por Cornelia Funke. No entanto, talvez um sentido maior se manifeste em sua leitura àqueles que já leram os demais livros da autora.

Wal 13/10/2020

Contos para quem tem saudade do Mundo de tinta
Amo tudo relacionado ao Mundo de tinta, pois é de longe a minha trilogia preferida.
Foi muito bom poder ler contos que trazem um pouquinho dos personagens depois do fim do terceiro livro. Pude "matar a saudade" de vários deles.

Clarividente 14/02/2021

Para um livro de contos, está muito bom. Porém, os contos têm finais em aberto e eu necessito de um próximo livro pra saber o que acontece!!!! Alguém sabe se a Cornelia Funke vai escrever continuação?

Laris 27/12/2013

Mais Mundo de Tinta
Anos após o fim da "Trilogia Mundo de Tinta" Cornelia Funke nos presenteia com "Mundo de Tinta Contos".

Mesmo sendo um livro pequeno, as expectativas eram grandes afinal, faz anos que não tínhamos notícias de nossos amigos de Ombra.
Cornelia, mais uma vez, mostrou porque ela é uma das minhas escritoras preferidas. O que eu tanto amei na Trilogia estava presente nos contos, que foram divididos em três, cada um sob um ponto de vista diferente.

Conto 1: Orfeu
O primeiro fala do Orfeu, o ganancioso plagiador, que foi banido do Mundo de Tinta, mas acaba encontrando um refugio na fria Tyrola, um lugar que não foi incluído em Mundo de Tinta, sendo assim, não foi criado por Fenoglio. Escondido nesse lugar horrível, Orfeu planeja seu plano. O Cara de Queijo quer vingança, principalmente de seu herói de infância, Dedo Empoeirado. Porém, Orfeu não sabe ao certo como vai dar cabo aos seus desejos malignos, uma vez que seu dom de Língua encantada não esta mais funcionando. Dado momento, Orfeu descobre que em Tyrola há uma nova forma de dar vida às palavras sem precisar dizê-las em voz alta: Bruxas.
As Bruxas não estão presentes no Mundo de Tinta; não foram criações de Fenoglio, por tanto estão fora do alcance de suas palavras. Orfeu sabe que elas vão ser a peça chave em sua vingança e decide encontrá-las.

Conto 2: Cinco Anos Depois
O segundo conto já mostra Fenoglio, apreciando seu Mundo de Tinta, 5 anos após os acontecimentos em "Morte de Tinta". As coisas parecem bem e tranquilas ao longo desses anos, mas então veio a noticia que vai desestabilizar a paz de Fenoglio: Orfeu fora visto em uma apresentação de Dedo Empoeirado, provavelmente já com seu plano de vingança em execução. Alarmado, o Tecelão de Tinta vai ao encontro de Dedo Empoeirado lhe avisar do perigo iminente.

Conto 3: O Livro de Prata
O terceiro conto é o mais interessante, pois fala sobre como nasce um Língua Encantada. Um homem (a quem Cornelia não deu nome) encomendou um livro e pediu pra ser encadernado em prata. Oculto na capa prateada, há um encanto que faz com que quem o toque receba a capacidade de dar vida às palavras. Esse livro foi roubado de seu dono original, mas ele o conseguiu de volta. O Livro de Prata deixou um legado de 14 Línguas Encantadas, incluindo Mo, sua filha Meggie e Fenoglio.

Um detalhe interessante, é que no fim do conto O livro de prata, há uma menção ao Fenoglio e o livro de prata, cujo aparência lembrava um espelho. No prefacio escrito por Cornelia, ela afirma que esteve viajando nos últimos 5 anos por outro mundo e que fora um espelho que a transportou para la. Estaria ela falando do Livro de prata?
Sem duvidas, esse livro é um grande presente aos fãs dessa maravilhosa trilogia, mas o livro deixa muitas perguntas em branco: Orfeu consegue sua vingança? Como Dedo Empoeirado vai impedi-lo? As bruxas vão ser a nova ameça aos Linguas Encantadas? Essas são só as primeiras perguntas que passaram pela minha cabeça.

Resta esperar (e rezar) para Cornelia nos agraciar novamente com mais Mundo de Tinta.
Carol 28/12/2013minha estante
Na verdade, o espelho a que ela se refere diz respeito à outra série de livros que estão sendo escritos pela autora, a série Reckless :)

Laris 28/12/2013minha estante
Aaah eu nao sabia que era dessa serie, ainda nao a li. Agora faz muito mais sentido o que ela disse no prefacio. Obrigada Alassë ((:

Thaís 13/07/2014minha estante
Será que foi só eu, ou os contos meio que não tem desfecho?? Achei estranho e com um gostinho gigante de mais histórias do meu lindo Mundo de Tinta!

Alice.Justo 27/01/2016minha estante
Andei procurando pelo livro físico e não achei, só tem em versão digital?

Luana 03/05/2020

É um livro lindo!! Pra quem já leu a trilogia do Mundo de Tinta, vai relembrar esse mundo tão bonito e cheio de personalidades fortes que Cornelia Funke criou. Vale muito a pena.

Camirota 12/01/2021

Muitos futuros
Eu imaginava que os contos teriam um final, talvez eu não tenha gostado tanto por ter essa outra ideia antes de ler, o meu preferido foi sobre a origem dos ?Línguas Encantadas? que me fez ter vontade de pesquisar a história e de fato traz um pouco de magia para o mundo real.

Sabendo que um 4º livro será lançado, as pontas soltas e o começo de uma nova história para Orfeu com as bruxas me preocupa e me faz pensar se esse próximo livro não vai ficar ?cheio de coisas? e assim acabe ficando denso...

Só resta esperar o lançamento e ler para tirar as conclusões finais.
leticia_s2 12/01/2021minha estante
Acho que n vai ter mais nenhum n

Fê Galego 15/10/2020

Atando as pontas soltas
O complemento perfeito para a trilogia de coração de tinta.
O livro em alguns poucos contos fecha algumas das pontas soltas que o terceiro livro da trilogia havia deixado, mantendo a mesma essência dos personagens e até intrigando mais ainda o leitor para como é o "mundo além das palavras de Fenoglio"

Guilherme 17/10/2021

Abrindo possibilidades
Separados em 3 contos, a autora mostra um pouco da vida dos personagens, e como eles ainda não estão seguros. Além de apresentar uma possível conexão com outros livros dela, através de uma contextualização maior da origem do dom dos Línguas Encantadas.

Luciana 31/12/2020

Fábula sobre o poder da escrita
História em fábula sobre mundos diferentes, criados pelos homens, e as consequências lindas e outras nem tanto das palavras escritas. O poder das palavras!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6