O homem invisível

O homem invisível H. G. Wells

Resenhas - O Homem Invisível

Lorelay 29/06/2020

A história é muito interessante e diferente das ficções científicas convencionais. Aqui, parece que o autor foca mais nos personagens e nas consequências da tecnologia sobre eles. Também gostei bastante das reviravoltas na narrativa; o livro começa cômico e bem humorado e evolui para quase um suspense.
Recomendo muito a leitura.

Mfarits 12/03/2021

Diferente.
Não se deixe levar pelo tamanho curto do livro.
O Homem invisível rende muito. A narrativa muda de cenário e se constrói bem.
Não vou mentir: é bem diferente do que eu estou habituado em narrativa, mas eu gostei muito.

Wilza.Alves 10/01/2022

Finalizei por ser um clássico da ficção científica, mas o personagem principal é quase detestável. A trama é interessante, mas muito se fala e pouco de faz, achei que fosse uma leitura de um dia, mas quase abandono na metade.

Lilian_89 19/12/2020

Instigante
O homem invisível do livro é Griffin, um cientista que dedicou-se à pesquisa em sistemas óticos e inventa uma maneira de mudar o índice de refração de um corpo para que ele não absorva nem reflita a luz e, assim, torna-se invisível. Ele realiza com sucesso este procedimento em si mesmo, mas falha em sua tentativa de reverter o processo e acaba passando por maus bocados enquanto se encontra invisível para o mundo ao seu redor.

Tendo que ir para outra cidade mais remota e com menos movimento, após passar aperto tentando sobreviver na grande cidade estando invisível, Griffin chega a`cidade de Iping, vestido de roupas quentes que deixam que vejam seu rosto, cheio de ataduras, e hospeda-se na pousada "The Coach and Horses". A figura enigmática, de óculos escuros, luvas; e grande chapéu, causa um grande estranhamento no pequeno povoado. Griffin mostra-se um homem rude e de poucos amigos. Então, para não ser incomodado enquanto busca a fórmula reversa da invisibilidade, pede para não ser procurado em seu aposento. Porém, os moradores da cidade ficam desconfiados com o forasteiro.

No período de sua estadia na pousada, diversos estabelecimentos da cidade começam a ser roubados. Estes acontecimentos são novidades para a pacata Iping. Com isso, as suspeitas caem sobre a cabeça do novo hóspede. Estavam certos. O cientista, desprovido de recursos por estar naquela situação, começa a saquear a cidade a fim de conseguir terminar o antídoto.

Sob forte pressão do povoado, afetado por sua situação, o cientista surta e revela a sua invisibilidade. Joga suas roupas fora e começa a fugir da polícia, consegue escapar e refugia-se pela estrada. Conforme os capítulos avançam, mais louco Griffin fica, até chegar a um ponto em que se torna cruel e vingativo.

Ao final, Griffin retorna sua visibilidade porém de forma nada agradável a ele e a história do homem invisível passa a ser contata por um pobre homem que fora usado por ele em suas trapaças enquanto homem invisível e seus livros e diários contendo as formulas da invisibilidade são mantidos em segredo, mantendo-se a ideia de que sumiram, se perderam.

Uma leitura maravilhosa e instigante até o final, recomendo demais a leitura.

Queilinha 30/05/2021

O Homem Invisível...
Esse foi o primeiro livro do Wells que leio. Sendo bem sincera, o começo foi um pouco lento.

O homem invisível é extremamente arrogante, grosseiro e desequilibrado.

Teve momentos durante a leitura que eu gargalhei, de verdade, kkkkk. Ele consegue se meter em cada enrascada, que em partes, bem merecidas.

A leitura começou a me prender do meio pro final. Gostei muito do desenrolar da história e acredito que até consegui entender um pouco do gênero explosivo do Homem Invisível.

O final não foi exatamente como eu esperava, mas, mesmo assim, gostei bastante.

Um clássico que já tinha um bom tempo que queria ler e que mesmo com o início conturbado, conseguiu superar as minhas expectativas.

Eloiza Cirne 09/02/2020

O Homem Invisível
O Homem Invisível além da ficção científica faz-nos pensar em solidão, desamor e incompreensão. Interessante.

Rafael Mussolini 01/04/2020

O homem Invisível
O homem invisível do aclamado escritor H.G.Weels (1866 - 1946) é uma leitura deliciosa. Brinca com o fantástico e com a ciência para conceber uma história quase crível e com alguns ingredientes que prendem o leitor. A possibilidade de invisibilidade toca fundo na nossa imaginação e é impossível não se pegar pensando nas coisas que a gente faria se pudesse andar por aí sem sermos vistos.

A edição que tenho em mãos é bem antiga e estava em minha estante a algum tempo. Foi lançada pela editora Francisco Alves numa época onde os editores não achavam relevante colocar data e nem ficha catalográfica, então não faço ideia da data de publicação. Ainda assim gosto muito da capa, pois remete ao clima ao mesmo tempo clássico e rústico que perpassa toda a obra. Gosto muito de capas antigas de livros de ficção científica. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a história da Editora Francisco Alves que está em atividade desde 1854. No fim do texto vou deixar o link de uma matéria interessante sobre sua história e importância para a literatura nacional.

A história do homem invisível já serviu de inspiração para algumas adaptações cinematográficas de sucesso e não por acaso. Na linguagem do cinema a premissa de um homem invisível também funciona muito bem. A possibilidade de ter alguem invisível a sua volta é assustadora e a de ser o próprio invisível tem lá sua atração. A história serviu de inspiração para o cinema no ano de 1933 com The Invisible Man que talvez seja a adaptação mais fiel ao livro de Wells. Em 1940 foram produzidos mais dois filmes, o The Invisible man Returns e The Invisible Woman. Em 1942 lançaram o The Invisible Agent e em 1944 o The Invisible Man's Revenge. Essas produções foram uma espécie de sequência por conta do sucesso do primeiro filme. Em 2008, The Invisible Man foi selecionado para ser preservado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América. No ano 2000, já com um roteiro completamente diferentes, mas partindo da invisibilidade como tema tivemos o bem sucedido O homem sem sombra que chamou bastante atenção pelos efeitos especiais. E em 2020 outra obra interessante apostou na fantasia do homem invisível com uma história completamente nova chamado O Homem Invisível e com a participação da atriz Elisabeth Moss.

Diferentemente dos filmes, principalmente os mais atuais, que apostaram mais no homem invisível como um perseguidor assassino e vingativo, no livro é explorado também as muitas dificuldades de não poder ser visto e de manter coisas essenciais para sobrevivência como se proteger de frio e calor, se alimentar, transitar sem chamar atenção de bichos e pessoas. Na história de Wells os prós e os contras são equalizados e contribuem  muito com a narrativa e com os motivos que levaram o personagem a se tornar invisível.

Muitas das descrições do livro, das cenas de fuga, ataque ou sustos são memoráveis. Conseguimos entrar no clima de tensão tanto do ponto de vista do homem invisível que também se vê em situações de vulnerabilidade, como de quem está assombrado com sua existência que ganhar ares de entidade por conta de todo o mistério.

A descrição da própria aparência do homem invisível, ao chegar em uma estalagem logo no começo do livro é um ingrediente que nos faz comprar a história e ficar ansioso pelo que está por vir. Imagine uma figura humana fechada em um grande sobretudo, com botas e luvas, um grande chapéu que cobre seu rosto, bandagens a envolver todo o crânio como uma pessoa acidentada ou desfigurada com apenas fiapos de cabelos escapando  e uma ponta de nariz rosado aparente. É curioso e fantástico e pega leitores e personagens da história.

"O homem invisível" nos faz refletir sobre o que esconde a natureza humana e o poder das convenções sociais para evitar a barbárie. Até onde pode ir o desejo do ser humano de viver em plena e total liberdade e livre das consequências dos próprios atos? Ao longo da leitura vamos descobrindo o quanto essa liberdade e impunidade são ilusórias mesmo para um homem invisível. É impossível viver sem estabelecer o mínimo de regras e códigos, principalmente quando estes vão de encontro à vivência de terceiros. A história vai colocando esse grande poder da invisibilidade como um grande passo para a loucura e para a perdição.

Felipe Augusto 11/10/2022

Muito bom livro, em boa parte assustador só de pensar os aspectos de vida de um homem invisível e a loucura que isso pode proporcionar, uma grande obra de H. G. Wells.

Dayane| @portas_de_papel 17/10/2022

O homem invisível
É um livro incrível , misto de ficção científica e humor , neste livro vamos conhecer um jovem cientista que descobre a fórmula da invisibilidade e por mais que no início seja divertida ele acaba enfrentando muitos desafios , um homem sozinho , com frio , fome e sede , onde quer que passe visível ou invisível incompreendido .
Uma história fascinante que nos faz estudar a fundo o gênero humano e como a sociedade reage ao diferente , o pânico e medo ao desconhecido em um lugar onde o tolo tem muitos amigos mas o gênio é sempre temido .

Rafael 01/02/2021

Livro de ficção ok. Nem muito bom nem muito ruim. Algumas partes são boas, outras são mais ou menos. Mas continuo com a minha opinião geral sobre os primórdios da ficção científica, falar de homem invisível, viagem no tempo, robôs, viagem pra outro planeta hoje é fácil, mas fazer isso no fim do século 19 era outra coisa. Os caras eram totalmente diferenciados!!