Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Miriã 16/03/2024

Minha metade silenciosa
Meu Deus, o que foi isso que eu li?
Eu comprei esse livro despretensiosamente para dar o valor de uma compra que eu havia feito, pois bem, assim que chegou decidi ler e eu não havia visto nada, nem lido do que se tratava, me surpreendeu completamente, eu não tinha lido nada como esse livro antes, eu senti uma raiva descomunal em muitos momentos, fora que ele é bem pesado e os assuntos tratados nele são bem delicados de se tratar, o autor prendeu a minha atenção do início ao (quase) fim... A escrita é envolvente, o autor conseguiu de forma muito inteligente prender o leitor pra saber logo o que vem a seguir, porém do meio pro final eu fiquei bem desapontada porque parece que ele teve de correr pra dar um desfecho, na última página e pensei "Ta, e o que mais?" Porque assim, foi UMA página pra um livro inteirinho, um livro que você ficou completamente imerso (que foi o meu caso) pra no final falar "Ah, que bom que terminou desse jeito pelo menos", achei bem estranho mas tudo bem.
Eu achei muito bom, muito bom mesmo mas pensaria bem antes de recomendar para alguém pois pode dar muitos gatilhos, e como disse foi um livro completamente diferente do que eu já li em toda minha vida, e isso foi uma coisa muito interessante de notar.

Nota final: 4.5/5

milena1171 07/02/2024

Minha opinião sobre esse livro
Minha metade silenciosa é mesmo o nome perfeito pra uma história como essa. eu gostei muito dessa leitura, de verdade. apesar de sentir pouco aprofundamento em algumas partes, fiquei feliz por ler uma história tão? diferente. tem muitos clichês aqui também, mas muito bem feitos e muito sutis, nada que atrapalhe a leitura. enfim, acredito que essa é uma ótima pedida pra você que não sabe o que ler.

Lara 01/02/2024

Ganhei esse livro da escola que estudava, na época tinha 14 anos. Lembro que me identifiquei bastante com o personagem, meio ?outsider?, sem se encaixar muito nos padrões. Meu eu de 14 anos ainda não entendia que um pouco do ?fora do padrão? do livro, era também da minha parte. Bom, deve ter sido por isso que me presentearam este livro. Vale a pena a leitura

Raissacardoso_jr 29/12/2023

"As coisas mudam"
Livro perfeito, puta merda. Como a história de desenvolveu rápido, mas com um enredo que prende. Apenas achei que em algumas partes foi rápido demais ao ponto e em outras enrolou muito como se só estivesse enchendo páginas, mas é muito bom.

Arthur 25/11/2023

Amo o palito. Com uma infância triste e perturbadora ele ainda conseguiu ser um menino de bom coração e sem maldade. O livro trás uma infância triste e o amor incondicional de irmãos.

Patricia.Pinzan 13/11/2023

Arrebatador...
Leitura incrível, cheia de gatilhos, porém incrível. Os personagens são muito cativantes, você de fato torce por eles, sofre por eles. A temática é de extrema importância e colocada de forma muito real pelo autor. Favoritado!

Luan 19/05/2023

RESENHA | MINHA METADE SILENCIOSA - ANDREW SMITH
Minha Metade Silenciosa, escrito por Andrew Smith, é uma obra excepcional que mergulha profundamente nas complexidades da vida e da relação entre dois irmãos. Com uma narrativa emocionante e personagens incrivelmente cativantes, o livro nos leva a uma jornada repleta de altos e baixos, revelando a importância do amor e do apoio mútuo em meio a um ambiente abusivo.

A história gira em torno de Stack e Bosten, irmãos que enfrentam um ambiente familiar tóxico e repleto de abusos físicos e emocionais. Seus pais são negligentes e cruéis, impondo regras absurdas e mostrando pouco ou nenhum afeto por seus filhos. Andrew Smith retrata habilmente os horrores desse cenário, explorando a dor e a angústia vivenciadas pelos protagonistas.

Eles se amam e se apoiam incondicionalmente, especialmente por se considerarem "erros". Stack nasceu com uma deformação na cabeça, faltando-lhe uma orelha, enquanto Bosten veio ao mundo quando seus pais ainda eram jovens, alterando completamente seus planos de vida.

No entanto, em meio a toda a escuridão, a força do amor e da união entre Stack e Bosten surge como uma luz brilhante. Eles se apoiam mutuamente, enfrentando os desafios e as adversidades com coragem e determinação. O vínculo entre os dois é verdadeiramente inspirador e é o coração pulsante da narrativa. É por meio de uma jornada hilária, triste e cheia de descobertas que os irmãos buscam encontrar seu verdadeiro lar.

Uma das características mais marcantes de Minha Metade Silenciosa é a capacidade do autor de nos colocar na pele dos personagens e nos fazer sentir suas emoções. A escrita de Andrew Smith é poderosa e envolvente, transportando-nos para dentro da história e nos fazendo vivenciar cada momento junto com os protagonistas. Rimos, choramos e torcemos por eles em suas jornadas de autodescoberta e superação.

O livro aborda temas sensíveis e importantes, como abuso, descoberta da identidade sexual, suicídio e uso de drogas. Smith trata essas questões com delicadeza e profundidade, oferecendo uma visão perspicaz sobre os desafios enfrentados por jovens que lidam com tais problemas. Ao mesmo tempo, ele também nos presenteia com a presença de amor, amizade e esperança, mostrando que há sempre uma possibilidade de encontrar felicidade e seguir em frente, mesmo diante das adversidades.

A única ressalva que posso fazer é que a reviravolta prometida na sinopse acontece praticamente no final do livro, faltando apenas cem páginas para o término. No entanto, o desenvolvimento primoroso dos personagens e da trama compensa esse detalhe, conduzindo o leitor até o ponto culminante da história.

Embora a narrativa seja comovente e bem executada, algumas partes do livro podem ser desafiadoras para leitores mais sensíveis, devido à intensidade das emoções retratadas e à temática delicada abordada. No entanto, é essa abordagem honesta e realista que dá força à obra, tornando-a uma leitura profundamente impactante.

Minha Metade Silenciosa é uma obra-prima literária que nos faz refletir sobre a importância do amor, da resiliência e da busca pela felicidade, mesmo em meio a circunstâncias difíceis. Andrew Smith nos presenteia com uma história poderosa e inesquecível, repleta de momentos de ternura, dor e redenção. Recomendo este livro a todos que desejam uma leitura intensa e significativa, capaz de tocar profundamente o coração e a alma.

site: https://lendoferozmente.blogspot.com/

Elias 28/03/2023

Cuidado! GATILHOS!
Eu já tinha lido esse livro, há nove anos atrás, e decidi por reler essa história. Eu lembrava que era algo "triste", mas não lembrava que era tanto.
Putz, que livro pesado, recheado de gatilhos, mas que se mantém em tratar de assuntos importantes, como: sexualidade; violência; abuso; abandono parental, de forma magistral.
Minha Metade Silenciosa, vai nos contar todas as facetas da vida de dois irmãos, e como eles são negligenciados por aqueles que deviam cuidar e amar, e como que, o que as outras pessoas acham pode ditar nosso comportamento e até nossas opiniões.
Um livro emocionante, onde mostra o amadurecimento do personagem principal, e como que o amor fraternal supera tudo.
Impossível ler esse livro sem ficar com um choro na garganta nas partes 'cinzas' do livro, ou até mesmo com um quentinho no coração nas partes 'ensolaradas'.
Tudo isso, sob uma ótica de um menino de 13 anos.
INCRÍVEL

gabriela nagel 20/03/2023

Gostei muito da leitura e das temáticas abordadas. Simplesmente não conseguia parar de ler.
No entanto, não dei cinco estrelas porque achei que o final poderia ter sido um pouco mais desenvolvido.

Martins Mo 17/03/2023

Adorei!
Um livro que traz temas sensíveis como abuso, sexualidade e violência com uma narrativa diferente já que a história é contada por um pré adolescente.

Aliás, adorei a narrativa! Acabei de ler bem rápido e me apeguei aos personagens Bosten, Palito - Emily e tia Dahlia também! Vou sentir saudade.

Certeza que eu leria um continuação da história só pra me deliciar com os irmãos sendo felizes para sempre depois de uma infância tão sofrida.

sociallyawkard 12/03/2023

Jurídico bosten e palito
Bosten e Palito são personagens que apesar de tudo o que acontece na vida deles, te deixam com o coração quentinho por você saber que eles têm um ao outro.

os assuntos tratados em "Minha Metade Silenciosa" definitivamente não são fáceis de serem lidos, desde drogas à abusos. mas definitivamente é uma leitura viciante na qual você só quer proteger esses dois irmãos.

Gabriel1083 20/02/2023

Incrível, me estressei, emocionei, amei, é cativante e muito sentimental, sem deixar de ser realista, isso é o ponto alto, tratar os assuntos de forma realista, cético e lindo.