Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Victor Dantas 05/06/2020

Familia? Pai e mãe?
Na presente obra, iremos conhecer o Stark, ou melhor, o palito, assim como é conhecido por todo mundo. Palito tem 13 anos, 1,80m de altura (daí já entendemos o porquê do apelido), e, não possui a orelha esquerda. Isso mesmo, ele nasceu sem a orelha esquerda.
Anotia, o que causa isso.

O palito, vive em Washington (EUA), com seus pais e seu irmão mais velho, Bosten.
Os dois irmãos são muito unidos, no entanto, a relação deles com os pais não é das melhores. Em meio as regras de etiquetas que eles têm que enfrentar diariamente dentro de casa, ainda têm que lidar com o fato de que seus pais são fumantes, e, violentos. A afetividade maternal e paternal não existe na vida deles, e isso faz com que eles supram essa ausência na amizade e no amor que eles têm um pelo outro.

O livro conta partir do olhar de palito, o dia a dia dessa família, tendo um enfoque muito mais nas experiências de palito ao longo de toda trama. O clímax da história ocorre quando em uma determinada situação o irmão de palito, Bosten, acaba fugindo de casa, e, palito então, decide procurá-lo embarcando sozinho em uma “aventura” por três estados do oeste dos EUA.

A escrita do autor é muito fluida, os diálogos são bem formados e os personagens foram bem construídos. O autor toca em assuntos como amizade, bullying, violência doméstica, romance LGBT, drogas, abuso sexual, e o mais importante, a definição de família.
Somos levados a questionar sobre a maternidade e a paternidade durante toda a leitura.

O Palito é um menino incrível, que faz o leitor rir, se emocionar, em alguns momentos, e claro, sentir uma grande admiração pela personalidade dele. Ele tem uma sensibilidade e uma coragem que nos toca profundamente, e, o mais interessante é que, apesar de ter 13 anos, Palito sempre consegue ver as coisas com outros olhos que, muitas das vezes os adultos não conseguem.

O final, é aquele final que faz o leitor ter esperança de que as coisas sempre encontram uma forma de melhorar, e, talvez isso signifique renunciar a algumas outras.
E que, provavelmente, uma tragédia, antecede um novo começo.
Jaguatirica 05/06/2020minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de ler esse livro, que até então era desconhecido pra mim

Victor Dantas 05/06/2020minha estante
Que bom Bia, eu recomendo muito. É um livrão.
E ta com um preço bom na amazon também.
Espero que leia um dia :)

Jaguatirica 05/06/2020minha estante
Coloquei em minha lista de compras. Na próxima leva de livros ele vai pro carrinho

LSS 26/02/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro. Uma amiga me indicou.

Victor Dantas 26/02/2021minha estante
Oi LSS, esse livro é fantástico!
Sua amiga foi certeira.
E reforço a indicação! Boa leitura :)

Leo freire 13/09/2017

Minha metade silenciosa
Até que ponto podemos acreditar em uma família perfeita? Muitas nos parecem felizes,corretas e unidas, mas só dentro de casa que a verdade se revela e as mascaras caem. De onde um pré adolescente encontra forças pra superar o buling, com quem contar? O amor fraternal esse sim prevalece esse sim salva. Amigos, anjos enviados por Deus para q a caminhada seja mais leve, mais doce e quem sabe mostrar que nem sempre o q vivemos em casa com nossas famílias eh o correto. Um livro maravilhoso que aborda um tema atual, forte e profundo. Com uma escrita fácil e uma história involvente. Um livro para refletir se prestamos atenção nas pessoas q nos rodeiam e que convivemos no dia a dia.
Esdras 13/09/2017minha estante
Eu amei esse livro. Que bom que gostou também! ^^

Mateus 13/09/2017minha estante
Que resenha linda

Achei a história perfeita

Obrigado Mateus

Leo freire 13/09/2017minha estante
Esdras não tem como não amar neh, q história, que lição de vida.

Ceile.Dutra 25/01/2014

"E não há amor na minha casa, somente regras."
Você pode ler a sinopse de Minha Metade Silenciosa e relacioná-lo com outros livros, mas eu já adianto que ele é diferente. O protagonista não tem mais a inocência de uma criança, apesar de ainda estar descobrindo muitas coisas. A vida que ele leva é cheia de regras impostas pelos pais - ele não sabe o motivo, as coisas só são assim. As punições são absolutamente severas e desumanas e, apesar de incômodo e inquietação, Palito acha que a vida em família é realmente assim, afinal, esse é o jeito que a dele sempre foi. E a narrativa é isso: a vida de Palito como ela realmente é, sem a perspectiva de intervenção externa.

"Eu me movia com cuidado para onde quer que fosse. Não conseguia ouvir nada que eu mesmo fazia, mas me perguntava o quanto eu deixava o mundo deles barulhento, já que eles tinham duas orelhas e tudo."

É até complicado falar que este é um livro lindo, porque, bem, a história não é exatamente feliz, sabe. Diante da realidade dos personagens, algumas coisas são animadoras, como a amizade entre Palito e Emmy e o afeto da família dela com ele. Mas, no geral, a história é dolorida. Me senti com as mãos atadas , numa situação que eu só podia observar e lamentar. O que agrava esta sensação é saber que esta história não é tão ficcional quanto parece: muitas crianças e adolescentes passam pelas mesmas coisas dentro de casa e a gente só observa. Deve haver tanto barulho em meio ao silêncio, não? Como eu queria pegar este menino no colo e falar que está tudo bem, porque parece que é exatamente isso que falta.

Um beijo, uma porrada, um abraço. Coisas inéditas na vida de Palito - o garoto que está entrando na adolescência e tendo descobertas, experimentando coisas novas, sensações que o deixam constrangido, mas são inevitáveis. Tudo parece tão confuso, mas ele não tem com quem conversar sobre isso. Quem vai responder tantas perguntas? Há uma devoção entre os irmãos que é reconfortante. Bosten tem mais que aquele cuidado de irmão mais velho - ele suporta coisas que Palito nem imaginava -, ao mesmo tempo em que conta com o apoio do irmão - seja para se divertir ou guardar segredos.

"E a minha janelinha,
e o nosso jeito secreto de fugir,
e tudo o que Bosten e eu tivemos na vida foi um ao outro."

O livro é rodeado de símbolos - seja no acúmulo de habilidades do protagonista (tem que ler para entender do que ele é capaz) ou quando, algumas vezes, as falas são espaçadas assim e o texto é alinhado à direita. É o mundo pelos olhos e ouvido direito de Palito.

Como eu já esperava, a resenha não saiu como eu gostaria, mas não é assim que ficamos com livros que gostamos muito? Queremos falar tudo, mas não queremos estragar a história. Há tanto para se dizer, mas não dá pra colocar em palavras, entende? Este é o tipo de livro para ler uma vez e pensar sempre. Não por alguma possível lição que este possa passar, mas porque ficamos íntimos dos personagens - são como conhecidos nossos, alguém de quem ouvimos uma história e queremos encontrar novamente, nem que seja para saber se está tudo bem. Ou, no caso do Palito, se ele ainda usa a camisa da Sex Wax.

"E nada do que aconteceu conosco fazia sentido se eu não deixasse os verdadeiros monstros que nadavam em minha cabeça aflorarem e mostrarem seus dentes. E não há amor na minha casa, somente regras."

site: www.estejali.com
Felipe Castilho 30/01/2014minha estante
Essa frase que você usou no título, foi uma das que mais me tocaram no livro :(

Bela resenha! o/

Daniela 01/10/2014minha estante
essa frase resume meu pensamento a respeito do livro

Fabiana.S 17/02/2016minha estante
Bela resenha! Graças a ela será minha próxima leitura :)

Grazy 03/09/2016

ILUDIDA PELA SINOPSE
Nota pessoal 1: Interessei- me pelo livro ''Minha metade silenciosa'' após ler sua sinopse, ato que geralmente não costumo fazer. A ideia vendida era de uma leitura envolvente, que despertaria em mim um mix de sentimentos. Algo que não aconteceu. Como criei muitas expectativas, fiquei decepcionada ao término das suas 304 páginas.

Resenha: ''Minha metade silenciosa'' é narrada pela visão de um garoto de apenas 14 anos, chamado Stark McCellan. Ele nasceu com anotia, ou seja, não tem uma das orelhas. O que é na escola motivo de bullying.
A obra foi classificada como sendo similar ao livro "Extraordinário" da autora R.J. Palacio. Agora,você deve perguntar- se qual a relação entre os dois livros. Bom, na minha percepção não vejo nenhuma.
Diferentemente do August que tem uma base familiar sólida- com pais que preocupavam- se com seu bem- estar e que a todo momento demonstravam o amor que sentem pelo filho- o mesmo não pode ser dito pelo Stark. Ele sobrevive em um lar totalmente destruído e desequilibrado. Seus ''pais'' agem com ele e com seu irmão mais velho, o Bosten, como se fossem dois estranhos morando sob o mesmo teto.
Conversar tranquilamente? Dizer eu te amo? Abraçar? Isso não pertencia a família McCellan. No dicionário dos perturbados ''pais'': conversar significava bater num dos filhos até ficar com vergões nas costas, enquanto o outro era forçado a assistir toda a violência, sendo que depois o irmão agredido era colocado em um quarto escuro e sem nenhuma higiene.
Se eles tinham regras, uma casa, comida na mesa, do que mais poderiam querer? Abraçar, é envolver o corpo de outra pessoa com os braços. Não é mesmo? Mas... esse não era o papel das roupas? O senhor e a senhora McCellan não passariam por esse constrangimento, a não ser que fosse necessário interpretar na frente dos ''amigos'' uma família feliz e unida, algo que definitivamente NÃO eram... Pois bem, esse é o lamentável pensamento daqueles que deveriam proteger e amar seus filhos e não tornarem mais um inimigo a ser derrotado.
Enfim, o Bosten arrumava com certa frequência brigas na escola. A diretora ligava para seus pais e informava sua suspensão. No caminho de volta para casa, já sabia o que o esperava. Seria alvo de mais uma sessão de torturas. Se aquele era o castigo por defender seu irmão caçula, não importava. Aguentaria fortemente a dor das surras para manter seu irmão são e salvo. Apesar de acreditar que já estava na hora do Stark defender- se dos garotos da escola.
Após mais uma briga do Bosten com seu ''pai'', ele decidiu não continuar mais naquela situação. Então, fugiu de casa na calada da noite. Mas, como fora tudo de última hora, partiu sem ao menos levar seu irmão ou despedir- se dele.
Ao amanhecer, Stark notou que algo estava errado. Começou a procurar pelo Bosten, mas não o encontrava. Após olhar por toda a residência, ele enfim percebeu que seu irmão fugiu de casa e agora estava sozinho.
Como sentia muita falta do irmão, Stark decidi ir procura- lo. Mas, ele nem ao menos imaginava que ao tomar essa decisão muitas coisas mudariam, não só sua vida como também seus sentimentos.
Durante essa ''aventura'' muitos foram os perrengues que o Stark passou até descobrir o paradeiro do seu irmão.
Será que algo terrível aconteceu com Bosten? Se sim, o que será? Se não, após o reencontro, eles voltarão para a casa dos pais e se sujeitarão às sessões de tortura? E durante todo esse tempo, onde ele estava?

Nota pessoal 2: Bom, ao ler ''Minha Metade Silenciosa'' essas perguntas foram respondidas. Em contrapartida algumas interrogações criadas em minha mente enquanto lia o livro ficaram sem respostas. Infelizmente, considero que algumas cenas importantes deveriam ser concluídas e exploradas pelo autor.
Apesar de ficar claro o meu desapontamento por esse livro, o recomendo. Pois, como todos sabem, um mesmo livro pode ser lido por milhares de pessoas e cada uma ter sua interpretação. Quem sabe assim que você lê- lo não terá uma ideia diferente da minha e amará a leitura?

site: http://amantesliterarios.wixsite.com/livros/single-post/2016/09/03/Resenha-Minha-metade-silenciosa-de-Andrew-Smith
Renata 04/09/2016minha estante
Traga o mesmo sentimento pelo livro, infelizmente. :(

Renata 04/09/2016minha estante
Trago o mesmo sentimento pelo livro, infelizmente. :(

IsaMads 03/08/2022

E estamos indo para o mar
Creio que essa foi uma das leituras mais doidas que já li. Livros que abordam temas como infância e família são bem importantes para mim.

O que mais me pegou na narrativa foi o fato dos meninos terem "amor e carinho" de todos ao redor deles, menos de quem eles mais precisavam que eram os pais. E como essa falta de amor paternal foi suprida, em grande parte, pelo amor fraternal que os meninos tinham.

A maneira que eles se apoiam e ajudam é linda e angustiante ao mesmo tempo porquê me pegava pensando como seria se eles não tivessem um ao outro.

Quando os meninos vão para a casa da Dahlia, só queria que nunca mais voltassem para Point No Point e esquecessem que um dia já foram de Washington.

A Dahlia foi a verdadeira mãe deles em poucas semanas: deu amor, carinho, compreensão, beijos, abraços e falou que amava eles.

Infelizmente, o amadurecimento do Stark foi muito precose mas foi emocionante acompanhar; principalmente quando ele descobre que a deformidade dele tem nome e a partir daquele momento é como se de fato ele passasse a existir e ser "normal".

O livro foi maravilhoso, incrível e emocionante, mas senti falta do desenvolvimento do Bosten, em certo ponto ele é esquecido e só volta a ter relevância na história quando o Stark vai buscá-lo em L.A mas já é o final do livro... Queria ter visto mais sobre ele.

Recomendo demaiss a leitura.
Thaís 03/08/2022minha estante
Gosto muito desse livro também

IsaMads 03/08/2022minha estante
Esse é o tipo de livro que queria que tivesse uma continuação... mas ao mesmo tempo teria medo do que o autor inventaria :')

VinnyRibinno 02/03/2018

Quero maissss... É um ótimo livro!
Olha, não sou aquele tipo de pessoa que faz resenha... Me desculpem se caso sair algo de errado! ^^

A escrita do autor é fantástica, você vai se apaixonar, é uma pena ter poucos livros do autor no Brasil.

Me identifiquei muito com o personagem principal como também com o irmão dele. É uma leitura super tranquila de se pegar pra ler.
É certo que em alguns momentos da história você vai se deparar com coisas surreais e inacreditáveis. Pais completamente incrédulos e escrotos.
Você já se imaginou preso dentro da sua própria casa?
Você já se imaginou discutindo com seus pais?
Você já se perguntou o que pode acontecer durante uma busca?

É tanta coisa pra se falar desse livro que não sei dizer com as palavras certas.
Faz tempo que li esse livro, mas as memórias das coisas que li ainda continuam acesas na minha cabeça. Sabe aquela história que você lê sem pressa e fica torcendo para que aja mais um capítulo para que continue a história esse é o caso de "Minha Metade Silenciosa"
Espero que gostem desse maravilhoso livro
Wn 02/03/2018minha estante
aaaaaaaaaahh, esse é um dos meus livros favoritos

Alefe Sousa 25/05/2018minha estante
undefined

Rose 18/02/2015

Starck McClellan tem 14 anos. Seu apelido é Palito, por ser muito alto e magro. Seu irmão Bosten, de 16 anos, sempre o defende das maldades que fazem com ele por conta da falta de uma das orelhas. Os dois são inseparáveis e o amor que os une é uma das coisas que o fazem suportar a vida dentro de casa.

Eles são constantemente maltratados e espancados pelo pai. A mãe também é conivente com tudo isso.

O engraçado é que todo mundo de fora acha que os pais deles são perfeitos, mas eles conhecem a verdadeira face de ambos.

Além de Bosten, Starck conta também com Emily, sua única e fiel amiga. Bosten também tem um grande amigo, Paul.

A amizade entre eles cresce e se fortalece a cada dia. Starck começa a notar sentimentos diferentes conforme vai entrando na adolescência. Com os hormônios nas alturas, ele não sabe lidar muito bem com as próprias mudanças e descobertas da vida.

Em uma época de feriado, os irmãos foram despachados para a Califórnia na casa de uma tia que nunca viram. É justamente com Dahlia que os meninos conhecem o lado simples e descomplicado da vida. Onde a única regra mesmo era ser feliz e viver.

Mas a verdadeira vida deles não era na Califórnia, e eles tinham que voltar para a triste e fria realidade de Washington. Mal sabiam eles que a vida deles estava prestes a mudar tragicamente.

Se as coisas dentro de casa já não iam bem, pioram drasticamente quando os pais se separam e eles são obrigados a viverem com o pai. Sem falar que o pai acaba descobrindo o grande segredo de Bosten. As coisas realmente complicam, e Starck não entende porquê as pessoas criam tanta confusão diante dos sentimentos enquanto coisas mais séries acontecem com todo mundo.

Sozinho, longe do irmão que acabou fugindo de casa, Starck sabe que só voltará a viver mesmo quando tiver seu irmão novamente ao seu lado.

Sem tempo a perder e contando apenas com a própria esperança, o apoio de Emily e a força que ela e seu irmão sempre depositaram nele, Starck parte em busca de seu irmão.

Ele precisa acreditar a todo custo nesta força se quiser lutar por sua vida e pela vida daquele que ele mais ama: Bosten.

Há muito tempo que eu queria ler este livro, e quando a Camis falou que poderia me emprestá-lo fiquei mega feliz.

Ao longo da leitura meu coração foi ficando apertado. Eu temia o que poderia acontecer com os irmãos. Ficava o tempo todo lembrando dos meus filhos e de quanto eles são grudados um no outro. A união deles é a mesma destes dois personagem, então sei muito bem como eles se sentiam diante do sofrimento um do outro. Por conta disso, queria a todo custo protege-los do que poderia vim nas páginas seguintes.

Uma leitura tensa e emocionante. Um drama familiar que é a realidade de muitas casas. Uma história onde é notória que apenas o amor fraterno e a bondade existente nas pessoas será capaz de salvar estes irmãos... E ficamos torcendo para que isso aconteça...

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com
Mariza 21/02/2015minha estante
ADOREI.BELA ABORDAGEM DAS FALSAS REALIDADES QUE MUITAS FAMILIAS VIVEM.PRESENCIEI ALGO PARECIDO.ESTOU CURIOSA PARA SABER QUAL O SEGREDO?SERA QUE ELE É GAY? SANTA CURIOSIDADE.

Clarice.Castanhola 15/04/2015minha estante
Olá,
Esse livro é tão bom, que não tenho o que falar,um dos fatores que mais me chamou a atenção no livro foi o modo como o autor retrata o abuso sofrido pelos meninos. Bosten apanha diversas vezes do seu pai e, pra piorar, sofre abusos sexuais. O autor faz uma brilhante crítica à hipocrisia e podridão humana, já que o pai de Bosten não aceita de jeito nenhum sua sexualidade, mas comete diversos abusos com o filho...a leitura realmente é muito tensa e emocionante...

Cíntia Costa 03/03/2019

É um YA forte
É um livro YA com muito impacto. Coisas fortes demais acontecem. Algumas partes são bem pesadas mesmo: drogas, cenas de violência, pais totalmente cruéis com os filhos. Tem até assassinatos. Muito uso de drogas. Achei tudo isso pesado para dois adolescentes de 13 e 16 anos. Achei aquela parte dos assassinatos totalmente desnecessária na história. Parece que ficou fora de contexto.
Mas dei 4 estrelas porque na maior parte do livro ele aborda temas muito sérios como bullying, como aceitação, traumas, amizades, volta por cima. E o livro te prende do inicio ao fim.
Amei conhecer a tia Dahlia.
Marília 28/07/2023minha estante
O que é YA?

Cíntia Costa 28/07/2023minha estante
Marília, significa Young adult (jovem adulto). Livro jovem.

Priscila - @entretdsleituras 02/07/2019

Sei lá, senti que falto, vários algos
Não é um livro ruim, afinal de contas ele aborda temas importantes, porém na minha opinião eles não foram bem trabalhados, ao meus ver eles só foram expostos e ficaram por isso mesmo, o que me desapontou para caramba.

Stark, que todo mundo chama de palito, nasceu com uma anomalia no corpo, ele não possui uma das orelhas, para completar ele é bastante alto para sua idade e além do mais é bastante magro, apesar de ainda ter mãe e pai, Palito só pode contar com seu irmão, Bosten, e pra mim foi um protagonista com zero carisma (desculpem).

Bosten e Palito, convivem com um ambiente familiar extremamente rigoroso e sem amor, onde um cobre as costas dos outros, quando eles decidem quebrar as regras e são descobertos, porém na maioria das vezes quebrar a cara de alguém que faz bullying com seu irmão, pode ser motivo de uma bela surra quando seu pai toma ciência desse fato, isso porque palito, por conta da sua aparência, vez ou outra é alvo de piadinhas, que Bosten, se ouvi não engoli calado e desce a mão.

Ambos tem seus melhores amigos, Palito tem Emily, a garota que nunca ligou para sua aparência e que o encoraja a reagir as piadas que sofre, e Bosten tem Paul, que podemos dizer que é mais que um amigo e companheiro de maconha.

Bom a história não tem nada de importante ou interessante, são apenas dois garotos que tem pai fodidos e complexados, que arruma qualquer motivo para puni-los, como qualquer adolescente, dão suas escapadinhas pra aprontar, tem seus segredos, e quando a corda arrebenta, sempre pesa ou sobra mais para um lado, e é basicamentemente isso.

O livro aborda, mas não trabalha direito o bullying, violência doméstica, abuso sexual, vício em drogas e homossexualismo.

E quando eu digo que os assuntos acima não são trabalhados, é porque os temas são simplesmente jogados na história, e ficam por isso mesmo, não há desenvolvimento dos problemas, é só uma história de adolescente de dois meninos vivendo ou melhor sobrevivendo a uma adolescência problematica, até que um anjo aparece para resgata-los.
Ezeq 19/07/2019minha estante
Exatamente!!! acabei de terminar o livro e seu comentário descreve bem oq eu achei. A história acaba sem responder nem explicar direito um monte de coisas! E também não senti nenhum carisma no Palito, na verdade achei que ele foi ficando mais chato ao longo da história, e pra mim ele era tarado demais. Credo. kkkkkk Odiei o fato de ele ficar falando que amava a Emily e mesmo assim passar o livro todo querendo beijar todas as mulheres que ele via, sem contar que a quantidade de vezes que eu li "fiquei de pinto duro" foi enorme! Affff

Monique Nóbrega 02/04/2014

Minha Metade Silenciosa - Extraordinário
Stark MecClellan é um menino alto e magro e, por isso, seu apelido é Palito. Ele tem um irmão (Bosten) e uma melhor amiga (Emily) os quais ele ama muito. Palito e o irmão vivem com os pais que os controlam com mãos de ferro. As regras da casa são abusivas e qualquer deslize atrai surras e noites no quarto do castigo. Além de sofrer em casa, Palito também sofre bullying na escola por ter nascido sem a orelha direita. Por tentar defendê-lo, Bosten vive arrumando brigas. Um dia a coisa fica muito séria e tudo muda. Bosten foge de casa e Palito parte em busca do irmão.

Cara, esse livro foi totalmente inspirado por "Extraordinário" de R.J. Palacio. O tema e os problemas são muito parecidos, mas este livro é mais pesado: não trata só de bullying na escola. Trata de Abuso sexual, pedofilia, preconceito, drogas e descobertas. Recomendo.
José Augusto 28/05/2014minha estante
Olá Monique, permita-me apenas discordar quando você diz ter este livro sido inspirado por "Extraordinário", pois "Minha metade silenciosa" é anterior.

Crislane 02/03/2015

Perfeito...
Só digo uma coisa: gostaria que esse livro fosse infinito!
Estou completamente apaixonada por Palito e seu irmão. Não consigo encontrar palavras para descrever a emoção, a paixão e até mesmo o sofrimento que foi despertado em mim durante a leitura. Super recomendo a leitura!
Igor Bruno 15/03/2015minha estante
Concordo, não era pra ter fim, Andrew Smith está sendo um dos meus melhores escritores!

Alana N. 07/05/2022

"[...] Bosten me explicou que não são as coisas que deixam as pessoas do jeito que elas são. Ele disse que não era como pegar um resfriado ou coisa assim. Você simplesmente é de determinado jeito."
"Minha metade silenciosa" foi uma releitura tranquila e incrivelmente satisfatória (mesmo que muito triste).
Acho que a primeira coisa que devo elogiar aqui é como o autor conseguiu nos entregar um protagonista ADOLESCENTE. Sei que muita gente vai pensar que existem trocentos personagens adolescentes em livros, mas o Palito é diferente. Por muitas vezes nos deparamos com personagens muito próprios para as situações pelas quais eles vão passar e esse não é o caso aqui. Stark é um adolescente comum, como qualquer um que você vai encontrar por aí. E, justamente por sempre criarem personagens "diferentões", essa normalidade faz com que ele se destaque.
Outra coisa elogiavel, é que o drama presente aqui não é do tipo que QUER te fazer chorar. Simplesmente acontecem coisas e pode ser que as mesmas te façam chorar, mas fica claro que esse não é o objetivo do autor, é apenas uma consequência.
Mas como nem tudo são flores, uma coisa que me incomodou um pouco é que, tirando o Stark e o Bosten, os outros personagens são incrivelmente unidimencionais. Fica claro que eles são importantes, mas não são desenvolvidos, então o todo deixa uma sensação de estar faltando algo.
Além disso, o final é muito abrupto. Toda a resolutiva do problema apresentado dura uma página e o livro acaba sem grandes explicações. Basicamente, nos é entregue uma questão, demora um terço do livro para chegar até ela, mas o autor leva apenas seis páginas para resolvê-la e encerrar a trama.
Enfim, continuo amando esse livro, e foi uma experiência ótima relê-lo, mas, pelos problemas citados, acabei diminuindo uma estrela. No geral, indico a leitura para todo mundo. Sério. Vale super a pena.
Hebert Braz 07/05/2022minha estante
Livro mais injustiçado de todos, apenas.

Analu 22/07/2018

A soma perfeita de um livro muito bom com a falta de expectativa
Stark McClellan tem cerca de 1,80m, é magro, e tem apenas 13 anos. Seu apelido? Palito ("Stick", em inglês). Ah, outra coisa que você talvez queira saber sobre o Palito é que ele não tem a orelha direita. Ele nasceu assim, nessa família composta por ele, seu irmão mais velho, Bosten, e seus pais. Os McClellan por fora parecem uma família perfeita, mas dentro de casa somente eles sabem o que acontece. Todos tem regras, e nessa casa não se pode assistir televisão, ou falar no telefone por mais de 5 minutos. Os meninos devem sempre usar uma camiseta branca por baixo da camisa, e a camisa deve ser colocada para dentro da calça. Não pode usar gorro ou boné dentro de casa. Os cabelos devem ser cortados assim que se atinge 1cm. Todos os dias devem dizer "boa noite" antes de ir se deitar. E qualquer coisa que se faça fora do comum, como entrar em brigas ou falar palavrões, deve ser punido. Como? O quarto de São Fillan. Após apanharem e sentirem dor em todos os seus ossos enquanto o irmão é obrigado a assistir, o punido fica preso nesse quarto no fim do corredor com apenas uma cama, um balde para necessidades e completamente sem roupa. É assim que todas as casas funcionam, certo? Na cabeça dos meninos McClellan sim.
A história construída por Andrew Smith é arrebatadora. Narrada por essa criança que vive um mundo disfuncional, não conhece muitas coisas e acredita que aquele pesadelo é comum, vemos uma ingenuidade pura e palpável. Em uma narrativa fluida, gostosa, calma, e, ao mesmo tempo, desesperadora, acompanhamos as mudanças que ocorrem em sua vida. O garoto sofre bullying no colégio devido à anotia, sua única amiga, Emily, é a garota mais perfeita que ele conhece, seu irmão e melhor amigo vive se metendo em encrencas para lhe defender, e tudo o que ele conhece é a dor.
Vemos uma trajetória de superação, de crescimento e de autodescobrimento. Novas experiências, pessoas e conhecimento são apresentadas à Palito enquanto ele tenta assimilar tudo ao mesmo tempo.
O livro trata de assuntos complexos com muita sutileza e sem forçar uma situação que não existe. Eu costumo ter medo de livros narrados por crianças em que os autores as fazem agir e falar como se fossem mais velhas. Não acontece isso em "Minha metade silenciosa". Aqui vemos uma criança genuína, com todos os dilemas e pensamentos.
Foi uma surpresa muito boa para um livro que eu não tinha mais vontade de ler, e que peguei para ler simplesmente porque estava na estante. É difícil colocar em palavras quando gostamos muito de um livro, e eu espero ter conseguido fazer com que mais gente queira conhecer essa história incrível, sobre um personagem incrível, que vive no mesmo mundo que nós e, ao mesmo tempo, em um mundo completamente diferente.

site: https://www.instagram.com/nalureads/
Analu 22/07/2018minha estante
Para quem não sabe, eu tenho um instagram literário onde posto todas as resenhas. Me acompanhem por lá também https://www.instagram.com/nalureads/

Saulinho 20/09/2014

Minha metade silenciosa, de Andrew Smith.
Já depois que li a sinopse, eu já me liguei em qual era o assunto, mesmo assim fui adiante. Achei o livro muito legal, olhando pela capa.
O livro fala sobre um adolescente de 14 anos que sofre Bullyng, e o seu irmãos mais velho, Bosten, o protege em qualquer situação, até mesmo de seus pais abusivos.
No decorrer na história nos deparamos com várias situações que nós, quando adolescentes passamos.
O jeito como o autor descreve as ações de Stark, __ Mais conhecido como Palito, por ser alto e magro. __ Nos leva a um mundo diferente, principalmente na parte em que Bosten some, e Palito corre atrás dele, enfrentando todas as situações.
Andrew Smith, o autor desse livro, nos fez lembrar como pensávamos quando éramos adolescentes, o quanto nos achávamos adultos. São só fases, me deixou boas lembranças.
Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/09/2014minha estante
Olá, Saulo!

Que resenha legal, cara!
Parabéns pelo livro e pela belíssima resenha!

Abraços!

Daniel Moraes

Ricardo 05/08/2014

Resenha
Me identifiquei muito com este livro. Logo nas primeiras páginas neste livro, quando estava lendo na livraria, já me chamou a atenção e fui logo compra-lo. Quando tinha 14 anos, também tinha um apelido por ser alto e magro, as pessoas me chamavam de "Girafa". Já sofri bullying nas escolas e também tenho dificuldade em ouvir melhor, não que eu esteja faltando algo no meu corpo, ainda bem! Esse problema é de nascença mesmo, hoje uso aparelho auditivo, hoje não sou tão magro assim, mas ainda continuo alto, gosto da minha altura, apesar de ter desvantagens mas a vida continua e feliz, sempre. Depois de eu terminar de ler este livro que já estou quase terminando, vou comprar outro livro, gostei de me identificar com um livro, quero mais!
Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/09/2014minha estante
Olá, Ricardo.

Que livro legal! Com certeza irei ler também!
Acho bacana um livro tratar de bullying, pois como você também já sofri com preconceito, aliás, todos nós sofremos diariamente, basta deixar que se torne comentário tolos.

Parabéns pela leitura e pela resenha! :)

Abraços!

Daniel Moraes