Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Patricia 17/10/2015

Stark "Palito" McClellan tem uma vida de merda com praticamente nada que o traga felicidade. Os únicos dois pontos positivos de sua vida são sua amiga Emily e principalmente seu irmão mais velho, Bosten. Os pais de Palito e Bosten não são simplesmente omissos, eles são cruéis. Eles não sabem sequer como é a dinâmica normal de uma família. Palito, ao longo de seus 13 anos, sempre imaginou que o que ocorre na sua família de certa forma ocorre em todas as outras.

A vida dos dois é limitada à inúmeras regras estipuladas pelos seus pais, que quando não cumpridas levam a punições severas. Para ter uma ideia, o quarto do Palito é no porão…
E se não bastasse essa merda toda, Palito nasceu sem a orelha direita, o que o transformou em um alvo para bullying na escola. Inclusive quando era pequeno, ele chegou a passar anos frequentando as chamadas classes para "retardados".

Palito se considera feio, não desejado e um estorvo para vida de seu irmão mais velho, que também é seu herói. Tudo que o Palito tem é Bosten e tudo que Bosten tem é Palito. A união entre os dois é linda demais. A amizade, companheirismo e amor de um pelo outro é extremamente emocionante. Ambos sabem que seus pais não os amam e os desejam, assim como imaginam que o mesmo se aplica para o resto do mundo. Mas eles sempre tiveram um ao outro e para eles isso basta.

Mas como eu disse anteriormente, Palito também tem uma amiga, uma melhor amiga. E embora ele não ame Emily do mesmo jeito que ama o seu irmão, Palito sabe que sua vida seria muito pior sem ela. Mas as coisas estão começando a mudar entre ele e Emily, isso porque ele está crescendo e começa a ver a sua amiga com outros olhos. E em meio a tantas mudanças hormonais, ele se vê enfrentando outras mudanças em sua vida, principalmente relacionadas ao seu irmão.

Seu maior medo é que seu irmão o deixe sozinho, que ele vá embora. Ele sabe que não conseguiria viver sem seu irmão, mas viver dentro daquela casa está se tornando cada vez mais difícil e perigoso para ambos.

A estória de Palito e Bosten é uma das mais lindas que já li. Geralmente esse gênero de livros sempre mostram um amor no sentido romântico como tábua de salvação de um inferno vivo. Mas nesse livro é diferente, o amor fraternal é o que o mantêm os dois vivos e seguindo em frente. Vê essa interação, esse relacionamento entre os dois é lindo. O livro irá te tocar do início ao fim. Você vai amar tanto Palito quanto Bosten, irá querer levar ambos para a sua casa e enfiar a porrada nos pais deles. O amor deles foi muito melhor do que qual romance poderia ser.
Vocês devem estar se perguntando: "ei, com um livro tão emocionante essa resenha deveria estar recheada de citações!" Sim, eu anotei várias partes do livro, mas não, eu não vou colocá-las nesse resenha. Isso porque eu não quero retirar nem um pouquinho da emoção de vocês ao ler essa estória. Quero que tenham a oportunidade de ler tais frases no momento certo, para que sintam todo o seu impacto dentro do devido contexto.

A narrativa do livro é determinante para fazer esse livro tão bom, você passará o dia todo o lendo sem nem ao menos perceber. Uma coisa interessante é o fato de as frases serem expostas como Palito as ouve, como houvesse uma pausa no meio. Isso dá um toque especial.

Finalizando, é desnecessário dizer que esse livro entrou na minha lista de favoritos, certo? Vou me lembrar desse livro durante muito tempo e vou ficar na torcida para que um dia vire filme.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Tammy 18/09/2015

Este livro, foi um daqueles que despertou a minha curiosidade pela capa, em primeiro momento, achei simples e bonita, até ler a sinopse. O seu significado me fez achar mais bonita ainda. Primeiro, o ângulo da foto que permite olharmos somente uma das orelhas do personagem. Segundo, a orelha do próprio livro, que só tem do lado esquerdo. Junto a tudo isso, o tema bullying, também contribuiu para a escolha. Não deu outra, levei o livro para casa.

Essa é a história de Stark, mais conhecido como Palito. Palito é um garoto que nasceu sem uma das orelhas e está prestes a completar 14 anos. Não tem muitos amigos, a não ser seu irmão Bosten e a vizinha Emily. Durante sua vida, sempre lidou com olhares discriminatórios por causa de sua aparência, e por isso, sempre preferiu passar desapercebido. Na escola, também não era diferente, o bullying sempre esteve presente, o que fazia com que palito sempre lembrasse do seu "defeito" e até achava que era digno de toda a chacota que sofria. Aliás, como iriam gostar dele, se ele era feio! Mas não foi somente a escola que contribuiu para esses sentimentos que palito carregava, em casa, Palito não tinha um modelo de harmonia familiar, o amor não era presente por parte dos pais, ao contrário, as agressões e as severas punições por parte de seu pai violento e uma mãe que não fazia nada para mudar a situação. Para Palito, essa realidade era comum em todos os lares.

Sempre que o Bosten me chamava de Palitoso eu sabia que ele estava planejando alguma loucura. Era nosso código, a única coisa que nossos pais nunca tinham descoberto. (SMITH, 2014, p.20)

Mas o lado bom, era que Palito sempre podia contar com Bosten, o seu irmão mais velho de 16 anos, o típico irmão protetor, que sempre se mete em confusão para proteger o irmão das infinitas zoações que sofre, mesmo que no final, o resultado seja a punição do pai, não se importa, desde que Palito fique bem. A relação dos dois é muito emocionante, cativa e envolve o leitor com a delicadeza desse relacionamento. Um, é o porto seguro do outro, quando estão juntos, enfrentam qualquer situação, a dor, o desespero, o sofrimento e também momentos perigosos de alegria. Não havia como Palito enfrentar a vida que tinha, sem estar ao lado do seu irmão e melhor amigo. E ainda tem Emily, uma garota doce e divertida com quem Palito gosta de passar horas conversando. Com ela, ele não se preocupa com a sua aparência ou os olhares que lhe são direcionados, ele consegue estar em plena "normalidade" ao seu lado.

Minha Metade Silenciosa é um livro emocionante e reflexível com alta carga de realismo, são vários os pontos abordados que levam o leitor a analisar toda a situação em que Palito vive. A descoberta do primeiro amor é abordado de maneira simples e pura, o que trouxe leveza a narração, ao contrário de outros pontos que deixam o leitor completamente desconfortável durante a leitura, como no caso do casal McClellan, com atos abusivos praticados principalmente pelo pai e a total falta de amor deles com os filhos.

As coisas não mudam quem você é
E as coisas não apenas acontecem.
(SMITH, 2014, p.166)

O fato de Palito passar por todos esses problemas, não fez com que ele crescesse revoltando, uma ponto a mais à maneira ingênua de ver o mundo, conseguimos identificar a sua força, mesmo quando ele não tem noção disso. Tudo o que viveu, lhe trouxe esperança para seguir em frente e mesmo tendo pouca idade, adquiriu maturidade para não seguir por um caminho que muitos jovens seguiriam em sua situação. A narrativa carregada de inocência pela visão de Palito, faz com que o leitor se envolva completamente com a sua história e torça para que tudo termine bem. Para que ele consiga ser feliz, amado e livre.

Foi uma coisa maior, uma coisa pura que, ao mesmo tempo, não tinha nada de mais, mas também continha mais palavras do que eu conseguiria aprisionar na minha cabeça. Fechei os olhos. (SMITH, 2014, p.174)

Andrew Smith está de parabéns pela obra, abordando vários assuntos polêmicos, ele teve a maestria de conduzir a cada um sem deixar pontas soltas. Colocou como centro não os problemas que Palitoso e seu irmão sofriam, mas sim, a luta dos personagens em passar por tudo isso juntos, claro que as consequências estavam presentes, para um muito mais do que para outro, mas no final, o amor entre eles foi a fortaleza para enfrentar todas as situações. A diagramação do livro também foi bem feita, em alguns momentos conseguimos identificar à maneira de Palito escultar o mundo e os pensamentos que ficam presos em sua metade silenciosa.

O livro merece ser indicado, com toda a certeza. Então, se você tiver a oportunidade, não deixe de conhecer a história dos irmãos McClellan.

site: http://www.livreando.com.br/

Thayse 08/09/2015

Sobre amizade, coragem e esperança.
Minha Metade Silenciosa conta a história de Stark McClellan, conhecido como Palito, um garoto de 14 anos, alto, magro e com apenas uma orelha. Como é de se esperar no meio da vida adolescente, a deformação de Palito faz com ele sofra bullying constantemente. Como se não bastasse, Palito e seu irmão Bosten vivem em um lar hostil e sofrem constantes abusos de seus pais. Seu irmão mais velho é única referência amorosa que Palito possui, sendo seu grande amigo e protetor.

Após um trágico acontecimento, Bosten decide fugir e acaba deixando Palito sozinho pela primeira vez na vida. Palito sente a falta do irmão como a falta de um pedaço seu e decide encontrá-lo custe o que custar.

O livro é narrado em primeira pessoa, na visão de Palito. O fato de estar “na cabeça” de Palito influenciou a forma da escrita do autor, que se utiliza se espaçamentos e alinhamento para indicar a forma como Palito escuta. Você vai achar estranho no início, mas isso vai te ajudar a não esquecer quem Palito é.
Adorei todos os personagens do livro, mas Palito é o meu favorito. Mesmo sendo obrigado a viver em um mundo de bullying e abuso, Palito não é um menino chorão. Ele aceita as coisas como elas são e continua vivendo sua vida da maneira que aprendeu. Ele é um garoto bom, mesmo com exemplos paternos tão ruins.

Apesar de quase sempre viverem debaixo de julgamento e sofrimento, Palito e Bosten também encontram pessoas boas no decorrer do caminho, pessoas que lhes dão o amor que jamais pensaram que receberiam, e sem exigir nada em troca. Minha Metade Silenciosa é o tipo de história que apesar dos obstáculos nos dá um gostinho de esperança.

O abuso sexual, a sexualidade e o uso de drogas são temas tratados de maneira muito sutil. Confesso que gostaria que o autor tivesse explorado mais os temas, falando abertamente sobre tais questões.

Dá pra perceber que a edição do livro foi pensada com muito carinho. Para começar, o título brasileiro dá mais significado a história que o título original, que é somente “Stick” (palito em inglês). Além da diagramação, espaçamento e alinhamentos diferenciados para representar a audição de Palito, o livro propositalmente não tem a orelha direita, assim como o personagem. Legal, né?

Um livro para ler, reler, indicar pra família, amigos e desconhecidos. ENFIM, amei amei amei!

site: https://horaadocha.wordpress.com

jota 29/07/2015

Stark & Bosten
Num certo trecho de Minha Metade Silenciosa, o garoto Palito - ou Stark McClellan - diz que desconhecia O Apanhador no Campo de Centeio, livro que ele encontra num abrigo para jovens de rua em Los Angeles.

Os pais de Stark, controladores como eram, não permitiam que ele lesse certos livros, mas acho que fazê-lo citar a obra de Salinger foi assim uma espécie de homenagem do autor, Andrew Smith. Foi justamente O Apanhador... que me veio à cabeça quando comecei a ler o livro de Smith, muito antes dessa menção.

Nos dois casos o protagonista é também o narrador; Palito nos fala praticamente das mesmas coisas que Holden, os problemas que ocorrem com todos os jovens na adolescência, que dizem respeito a família, escola, amigos, garotas, sexo etc. Não faz diferença que um tenha vivido nos anos 1950 e o outro seja nosso contemporâneo.

O mesmo amor que Holden tem por Phoebe, a irmã, Palito tem pelo irmão Bosten – amor um pouco mais acentuado pela situação familiar que os garotos vivem -, e da mesma forma que no livro de Salinger, se Holden tem problemas com os pais, os de Stark e Bosten com os deles são muito mais graves do que apenas simplesmente conflito de gerações.

De muito diferente é que Palito passa por situações em que corre perigo ou é ameaçado, não apenas quando se aventura a fugir de casa à procura do irmão, mas dentro do próprio lar. Isso faz com que Minha Metade Silenciosa seja um livro sempre interessante, que nos cativa enormemente e em certas passagens chega a nos comover pelo tratamento desumano que os irmãos recebem, às vezes mesmo dos colegas de escola.

Alto demais para sua idade, um tanto desengonçado, com características que os outros interpretam como certo retardamento mental, e ainda por conta de um defeito físico, Stark se sente ou é constantemente humilhado grande parte do tempo. Isso faz com que a empatia entre personagem e leitor se estabeleça imediatamente: é impossível não torcer por ele e pelo irmão, por um final feliz. É quase impossível deixar o livro de lado quando Stark sai à procura de Bosten.

Minha Metade Silenciosa é comovente, convincente e bastante perturbador também. Andrew Smith foi professor de adolescentes em situação de risco na Califórnia, sabe muito bem sobre o que escreve. Ele nos entrega aqui uma história marcante que, sem causar a mesma sensação que o livro de Salinger causou décadas passadas (os tempos são outros), pelo menos deve permanecer na memória do leitor por um bom tempo.

Lido entre 26 e 29/07/2015.

Karen229 15/06/2015

Ameeeeeeeeeeeeeei S2

Lorenna 22/05/2015

Esse livro é sensacional. Fazia um tempo que eu não me apegava tanto a dois personagens como o Palito e seu irmão, Bosten; e também fazia tempo que não torcia tanto pra algo dar certo quanto a vida desses dois. O autor conseguiu transmitir vários problemas que giravam em torno do personagem e nos fazer sentir o quanto ele estava sendo afetado por aquilo. Uma base familiar estruturada é tudo, e era o que mais faltava para Palito. O problema que seu irmão estava enfrentado refletiu totalmente nele, que já era um pouco triste com uma coisa que enfiaram na cabeça dele (o fato de não ter uma orelha), e percebemos toda a fragilidade de uma criança tendo que enfrentar coisas de adulto. Foi sensacional.
A escrita fluiu muito rápido, e apesar da história ser triste, é parte de uma realidade que infelizmente está presente. Não dei cinco estrelas pelo final. Não que eu não tenha gostado, mas acho que torci tanto pelos dois que queria ter visto um pouco as coisas dando certo.
Palito é um personagem que te cativa, é inteligente e principalmente: MUITO corajoso. E em nenhum momento eu senti que ele era um coitado, e sim vontade de dar um abraço e dizer que ele é incrível. Óbvio que chorei... Os outros personagens não são tão bem explorados, mas mostram claramente que existe gente boa e ruim no mundo, algumas dispostas a te ajudar e outras não, algumas que você percebe as intenções logo de cara, e outros são incógnitas. Indico muito essa leitura.

Rosália 13/05/2015

A história de um garoto que não mede esforços para encontrar o irmão.
Stark McClellan tem 13 anos, quase 14. Ao contrário das outras pessoas, o garoto nasceu sem uma das orelhas. Por ser muito alto e magro, o garoto tem o apelido de Palito, e prefere ser chamado assim.
Se já não bastasse o bullying que sofre na escola, Palito e seu irmão mais velho, Bosten., enfrentam os pais nada carinhosos, que os castigam violentamente sempre que podem. Tendo esse tipo de tratamento desde pequeno, o fez acreditar que esse tipo de “criação” é normal.
Palito e Bosten, de 16 anos, são simplesmente inseparáveis. O irmão mais velho sempre o protege de todos os abusos contra ele, seja na escola e até mesmo se sacrificando por ele casa, com os pais. Palito não sabe como poderia viver sem o irmão, sua única força para continuar aguentando os constantes maus tratos.

Esse livro é um verdadeiro soco no estômago. Teve momentos que tive vontade de gritar, de tanto atordoada que fiquei. Há momentos que você ri, sorri, se emociona, sofre junto, se sente bem de alguma forma... Ou seja, esse livro é uma montanha russa.
O mais legal do livro, é a esperança do Palito. Mesmo passando por coisas tão dificieis, o garoto ainda sonha com uma vida boa. E da importância que o garoto dá a coisas simples como, um abraço, uma palavra, um beijo, podem melhorar radicalmente sua vida.
Os personagens em relação ao garoto me conquistaram completamente. Emily, uma grande amiga do Palito, é uma garota doce, inteligente, sem preconceitos e tão inocente, de uma forma que me fez derreter por ela. Bosten é, além de Emily, o personagem mais incrível - que me recordo - já ter "conhecido". Ele realmente não mede esforços para proteger o irmão. Sério, gente, eu não tenho nem palavras para descrever esse garoto. Só sei que ele é incrível! Também há os primos dos irmãos, que os acolheram lindamente. E a tia deles então.... Acho que ela foi a única pessoa em que os irmãos se sentiram amados.
Mesmo o livro sendo essa lindeza toda, o autor me decepcionou muito com o final. Foi um final "sem sal", um final sem o menor profundamento nas palavras. Senti como se ele já estivesse cansado de escrever ou perdeu o foco. Não entendi o motivo de um livro tão incrível, tão cheio de emoções, ter acabado desse jeito tão seco.
Mesmo me decepcionado muito com o final, me emocionei bastante com o livro. Os personagens são tão bem construídos, que você acaba sentido a dor e a felicidade deles. Se você torce o nariz para livros desse gênero, é melhor parar de criancice, pegue esse livro e se surpreenda com um garoto de apenas 13 que soube retribuir tudo o que o irmão mais velho fez por ele e que sabe dá valor as pessoas que ele ama.
Mais que recomendado!

site: http://blogfolheandomundos.blogspot.com.br/

Jussier 07/05/2015

Minha metade silenciosa
Minha metade silenciosa é um ótimo livro do gênero jovens-adultos. Não tem muita apelação em relação aos sentimentos apresentados na narrativa, mas conta de uma forma um pouco crua as circunstâncias que Palito passa e como ele digere as informações e toma as suas decisões. Sexualidade, drogas e problemas familiares são alguns temas abordados no livro. Vamos falar um pouco sobre a história! Stark é um garoto de 14 anos, que nasceu com apenas uma orelha. Este fato parece incomodar mais ele do que as pessoas que estão ao seu redor, tanto, que na verdade o que define Stark entre as pessoas mais chegadas a ele, é a sua característica muito magra e alta, fazendo ele ser apelidado de Palito. Ele e seu irmão mais velho, Bosten, são amigos inseparáveis. Uma das coisas que fizeram eles terem esse laço tão forte, foi a forma abusiva que os seus pais os criaram. Posso dar o prêmio de piores pais de todos os tempos a eles, pois eles merecem muito esse título. No meio da história temos uma reviravolta, uma revelação que muda a vida de Bosten e Palito para sempre. Nada será como antes, mas Palito não desistirá de ter o seu irmão ao seu lado.

site: https://instagram.com/oqueli_/

João 08/11/2015

Simplesmente um livro fantástico!
Palito é um personagem carismático,que faz o leitor se encantar com ele da primeira página à última página do livro.
Excelente leitura!

elivelton.monteirocorrea 19/01/2015

Perfeito
Stark é um menino de 14 anos, é chamado de "palito", por ser magro e alto demais para sua idade e o principal motivo por mexerem com ele, é o fato de ter apenas um orelha. Mora com seus pais e seu irmão Bosten de 16 anos, o qual é seu ponto seguro, uma vez que em sua casa é uma "ditaduta", uma casa cheia de regras e maus-tratos. Palito se vê obrigado a deixar sua casa e sair a procura de seu irmão, após uma briga entre Bosten e seu pai. Um livro perfeito que envolve o leitor do começo ao fim, cheio de drama familiar, drogas e amor incondicional.
É simplesmente Maravilhoso *--*

Maiah 07/12/2014

Maravilhoso!
Não posso deixar de começar essa resenha declarando para vocês o quanto esse livro mexeu com meus sentimentos. A forma como eu me conectei com o personagem e com seus problemas e situações do dia a dia, foi incrível. Eu me apaixonei completamente por tudo nele, a história, os personagens, a narrativa, a edição.

Stark McClellan, mais conhecido por todos como Palito, é um garoto de 14 anos que nasceu sem uma das orelhas, o que o faz ser alvo constante de Bullying. Apesar de sofrer vários maus tratos por parte dos colegas de escola, Palito nunca revida e age sempre de forma muito passiva, o que acaba fazendo com que seu irmão Bosten o defenda.
A relação entre Palito e Bosten é muito linda e muito bem trabalhada pelo autor. Palito tem Bosten como seu herói, pois o irmão sempre o defende de tudo, inclusive dos próprios pais.

Os Pais de Palito e Bosten, tratam os dois muito mal, não dão a mínima atenção para nenhum dos filhos e os batem e castigam por qualquer motivo, eles mantém em casa inclusive, um quarto que é nomeado pelos garotos como quarto de São Fillan, esse quarto é usado como forma de castigo para os irmãos, onde eles ficam presos, sem luz, sem roupa ou comida, pelo tempo que os pais acharem necessário.
Palito, que é inocente com relação a várias coisas acha que tudo que eles passam é normal, que todas as famílias são assim e que todos os pais batem em seus filhos. Afinal, essa é a realidade com que ele tem que conviver desde sempre.

Além do irmão, Stark tem ainda, uma grande amiga chamada Emily. Emily nunca se importou com o fato de Palito ser diferente e é a única garota que ele conhece que nunca gozou dele. Palito é encantando pela amiga, e ao longo de toda a história, nós acompanhamos o crescimento dessa linda amizade entre os dois.

O livro é todo narrado em 1° pessoa pelo Palito, o que nos faz compreender bem o personagem. É muito interessante entender como o jovem se sente e como ele escuta o mundo ao seu redor. Logo de início nós percebemos que o fato de não ter a orelha, faz com que ele se sinta feio e até mesmo que se sinta um fardo para a família.
Eu adoro livros narrados em 1° pessoa, porque nós conseguimos sentir um pouco das alegrias, angustias, medos e de todos os outros sentimentos que o personagem sente durante toda a história.

Após uma briga com o pai, Bosten foge de casa, e Palito foge também para procurá-lo, pois ele não consegue se imaginar no mundo sem o seu amado irmão. Na busca pelo irmão, Palito vai passar por várias situações difíceis, e vai aos poucos amadurecendo e aprendendo algumas coisas sobre o mundo que ele nao conhecia.

Esse livro tem uma história muito tocante do início ao fim, e que despertou em mim diversos sentimentos durante toda a leitura. Eu senti tudo que o personagem sentiu, desde a alegria compartilhada com o irmão ou a melhor amiga, até o desespero e o medo que ele sente quando Bosten foge.
O autor soube trabalhar de maneira única e realista assuntos pesados como violência, uso de drogas, abuso sexual e a falta de um lar, equilibrando sempre com momentos e personagens muito positivos que fazem da vida do Palito uma vida mais feliz.
O ponto alto desse livro sem sombra de dúvidas é a relação de Bosten e Palito. É maravilhoso acompanhar uma leitura onde a principal história de amor é entre dois irmãos. E o autor trabalhou tudo de uma maneira maravilhosa e muito emocional.

Recomendo demais para vocês esse livro, que se tornou um dos meus favoritos da vida. É um livro perfeito para quem gosta de livros que trazem assuntos pesados, de uma maneira simples e que tem como foco principal o amor fraternal.

site: http://www.livrosesonhos.com/2014/11/resenha-livro-minha-metade-silenciosa.html

Edna 07/11/2014

alguém especial
Palito, um garoto de 13 anos vivendo as angústia de ser um adolescente diferente; marcado pelo destino por ter nascido com uma deficiência "amotia", luta pela aceitação e sobrevivência já que junto com seu irmão Bosten de 16 anos que o protege sempre que pode; vivem o drama de ter pais abusivos de varias maneiras desde os seus direitos como seres humanos até à violência sexual.
Quando algo se rompe dentro da gente é como se não existisse algo capaz de colar, de sanar de vez aquela ruptura que se abriu perdendo o controle e nos leva a caminhos não muito saudáveis na maioria das vezes.
Bosten num determinado momento após tanta violência, resolve fugir de casa e se junta a outros garotos onde as drogas é o reino. Palito vai em busca de seu irmão e juntos lutam e recomeçam a vida que nunca tiveram.
Uma lição por amor e pela vida e juntos decidem que querem escolher viver.

Nando 28/09/2014

Descrição do livro 22/09/2014
Descrição do livro 22/09/2014

Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é deformado, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto com o agravante de se achar uma aberração , o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem. Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. Com um texto emocionante, personagens tocantes e situações realistas, não há como não se identificar e se envolver com este poético livro.

MINHA OPINIÃO: Gostei muito desse livro.
Em Minha Metade Silenciosa você encontrará o mundo em sua pior realidade, e como isso pode nos afetar profundamente. Andrew Smith tem o dom de te prender aos personagens de uma forma intensa e perigosa, assim, em um piscar de olhos você já pertencerá à história e viverá toda a trama.
Assim, com toda certeza darei 5 estrelas para Minha Metade Silenciosa que entrou para minha lista de favoritos, com certeza irei reler esse livro...
Como eu já havia comentado adorei a escrita, o autor consegue prender o leitor de tal forma que não dá vontade de para de ler, adorei os personagens, não queria que o livro terminasse.
É um livro que eu recomendo, leiam.

Fabricio~Raito 09/09/2014

Tocante e efetivo
• Há certos livros que deveriam conter na capa o aviso de que a leitura é acompanhada de textura, gosto e cheiro. Minha Metade Silenciosa, além de ser uma imersão na difícil passagem da infância à adolescência, traz uma textura áspera, um gosto amargo mas nos brinda com um cheiro de esperança e coragem.

• Stark McClellan tem 14 anos, é muito alto e muito magro. Sofre constantemente bullying na escola com o apelido de Palito e, para aumentar mais ainda a dor do garoto, ele nasceu apenas com uma orelha. Tal fato faz "Palito" se sentir uma aberração, um erro da natureza, incitando extrema baixa estima e timidez. Sua referência de atitude e determinação é seu irmão mais velho, Bosten, que o defende das agressões e por quem nutre um amor incondicional. Ambos sofrem abusos e massiva pressão emocional em casa, com pais violentos que aplicam castigos violentos quase todos os dias.

• Porém, além de toda a hostilidade e escuridão, Palito encontra na amizade a força para lutar e seguir adiante com sua vida. Em sua jornada, enquanto descobre as mudanças da puberdade e é forçado à adotar uma postura adulta, ele contará com ajuda de pessoas que são como sopro de ar fresco e esperança, acolhendo com amor e carinho (e para nós, leitores, tais passagens funcionam também como encorajamento para prosseguir a leitura, que traz uma faceta cruel da vida, realidade de vários outros jovens).

• Com uma mensagem e lição de vida incríveis, Andrew Smith narra de forma fluida e coloquial, transmitindo a impressão de que é um adolescente contando sua história. A Editora Gutenberg realizou um trabalho efetivo, com capa e tradução positivas. Recomendo a todos que frequentemente estão a reclamar de pequenas coisas do dia a dia, e que tiveram a graça de não viver em um lar onde não há amor e respeito, apenas regras e o frio.

Emanuel 13/08/2014

Minha Metade Silenciosa, por Andrew Smith
Assim que li a sinopse, eu já tinha a certeza de que esse livro ia ser uma leitura incrível, mas não fazia ideia de quão devastador ela poderia se tornar. Minha Metade Silenciosa é mais do que apenas uma história bonitinha sobre dois irmãos, é uma história de superação e do verdadeiro significado da palavra irmandade. Então se prepare para se apaixonar por esses dois que tirarão seu sono, porque depois que você começar a ler, não conseguirá mais parar.

Stark nasceu sem uma das orelhas e isso trouxe muitas complicações para sua vida. Quando digo isso não falo só pelo fato de atrapalhar sua audição, mas também porque as crianças são cruéis e zombam o tempo todo dele. Mas chamem-no de Palito — ou Palitoso —, porque ele também é o menino mais alto entre os outros da sua idade. Mas, se você achou que parava por aí, isso não é nada comparando ao que ele terá que enfrentar ao chegar em casa. Seus pais são totalmente prepotentes e opressores, com regras que devem ser cumpridas e caso não sejam, serão brutalmente castigados. Mas em meio ao caos, Palito tem Bosten, seu irmão mais velho que faz e ainda fará de tudo para que ele tenha uma vida melhor. Ninguém machucará Stark enquanto Bosten estiver por perto.

Se houver uma maneira de amar menos os irmãos, Stark e Bosten, me avisem porque eles são tão cativantes e especiais que você simplesmente não consegue não amá-los. Stark está entrando na adolescência, saindo assim da inocência infantil e começando a descobrir os prazeres e desprazeres que a vida têm a oferecer. Já Bosten é o irmão mais velho, superprotetor, impulsivo e engraçado. E juntos, você vê claramente a cumplicidade entre eles, o afeto, a compaixão, a necessidade. O autor domina essa área de criar personagens, ou seja, você também se apaixonará pelos outros personagens, o também impulsivo Buck, a doce e gentil Emily, a amável tia Dahlia, os irmãos Evan e Kim. Cada um com seu jeitinho e com sua forma de encarar os diversos tipos de situação, farão com que qualquer um se encante com eles.

+ leia mais no link do blog.

site: http://eomundoterminouemlivros.blogspot.com.br/2014/08/minha-metade-silenciosa-de-andrew-smith.html