Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Marina Mendes 12/02/2021

Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem.

anaa 04/03/2021

Minha metade silenciosa - Andrew Smith
Se tornou uma das minhas leituras favoritas, apesar dos gatilhos.
Foi um dos amores mais puros que já senti lendo um livro, a relação do palito com o Bosten, a forma como nada afetava a relação deles de amizade e carinho.
E o apelido "palitoso" tudo pra mim.
Amei muito alguns personagens, apesar do autor não se aprofundar neles exclusivamente já que o objetivo principal eram os irmãos, foi lindo ver eles por eles, um carinho tão grande que nada afetava o amor que eles tinham um pelo outro, queria mais!!!
Além disso o livro foca em coisas bem interessantes também como o início da puberdade e os desejos sexuais, como o descobrimento e reconhecimento do próprio corpo.
Uma leitura rápida, com uma narrativa bem leve e tranquila, apesar dos assuntos retratados.
Recomendo muitooo e acho que todos deveriam ler, pois é extremamente necessário.
Obs: O livro possui alguns gatilhos, recomendo que se informe antes da leitura.

Vladia Castro 23/03/2021

Minha metade silenciosa (Andrew Smith) ****
Palito é um adolescente tímido. Se acha feio, pq nasceu sem uma orelha. Ele e o irmão são criados por pais problemáticos e q não demonstram amor. Eles e a mãe são submissos a um pai violento. Quando vão passar uns tempos com a tia da mãe, os garotos descobrem o que é conviver em um ambiente equilibrado. Ao voltarem para casa, o pai descobre que Bosten é homossexual e o coloca para fora de casa.

Paulinha - @ladaminhaestante 30/03/2021

Muitos gatilhos
Minha metade silenciosa é uma história maravilhosa, sobre 2 irmãos que são também melhores amigos.

Antes de uma vida decente, estes garotos passam por momentos terríveis de violência física, psicológica, abuso sexual, dentro da própria casa, que é de causar dor no leitor, saber que os próprios pais são capazes de tamanhas atrocidades. E mais ainda, que isso não fica só nas páginas de uma ficção, mas que acontece em muitos lares reais e grande maioria nem sabemos, para tentar auxiliar de algum modo.

Adorei que Bosten e Palito puderam contar, além de um com o outro, também com pessoas incríveis que pudessem dar a eles todo o amor e cuidado que eles mereciam.

Palito, apesar da pouca idade, mostrou-se tão adulto, tão corajoso. A história tem seu final feliz, o que é ótimo, mas antes disso, muita coisa ruim tende a acontecer. E fico imaginando os traumas psicológicos que uma vida dessa pode deixar numa criança, ou adolescente.

AmyLivros 02/04/2021

Eu não gostei muito do final do livro, mas ainda assim, entendo que isso é subjetivo. A leitura é muito fluída e suave, logo no início já sabia que iria favoritar o livro. São todos temas muito pesados, e embora existam muitos gatilhos, isso foi o que tornou o livro ainda melhor pra mim, pois ele não é um livro raso, todas essas coisas realmente acontecem e o final não é 100% perfeito, exatamente como a vida real é. Palito é um personagem incrível, você vê que embora tenha 14 anos, ele é maduro enquanto ao mesmo tempo é de alguma forma, inocente.

Débora 03/04/2021

Realidade dura
Uma história que se faz sustentar no amor entre irmãos e em como um é o pilar do outro. Uma história de abuso sexual, homossexualidade, suicídio, descobertas, drogas, familia. Forte,mas impactante e comovente.

Kira 13/04/2021

As melhores histórias estão na simplicidade!
Essa obra não é aqueles livros famosos e tão conhecidos que só de ler seu nome já sabemos e lembramos da história, não não.
Esse livro não marca a sua mente, ele marca a sua alma. O nomeio em uma palavra: simplicidade; porém tão exuberante em sentimentos, personagens marcantes, veracidade e uma história tão envolvente que você se sente parte daquilo tudo. Simplesmente simples

Tuísh 13/05/2021

Bastante decepcionante
Meio decepcionada! Até quase o final o livro estava indo tao bem, cheio de emoções, drama, e profundidade. Mas pelo jeito o autor não sabe escrever finais porque se perdeu totalmente, deixando a história corrida e bem sem graça ?

vannybs 20/05/2021

História bonita sobre um adolescente que nasceu sem uma orelha e seu irmão que passam por problemas familiares.

Marcos.Rodrigues 24/05/2021

Minha metade silenciosa
Hoje, trazendo uma resenha fresquinha pra vocês morrerem de curiosidade e vontade de ler esse livro MARA que marcou meus 16 pra 17 anos. ??

Estou falando de: Minha metade silenciosa de Andrew Smith (ganhador de muitos elogios por suas sete obras juvenis, incluindo essa aqui, é claro). E vamos láááááá ?

Stark McClellan é um garoto de 14 anos que nasceu deformado (sem uma orelha??) e muito magro, e por esse motivo, sofre bullying por pessoas que o rodeia.

Seu porto seguro é seu irmão mais velho, Bosten, que o defende de todas as pessoas que o insulta e o humilha. Os dois sempre tiveram uma relação forte, tanto que a Stark considera seu irmão como uma de suas metades ?
Crescendo em um lar desestruturado, os dois se juntam a cada dia mais. Porém em um dado episódio, Bosten se desentende com seu pai devido um segredo que guardava a sete chaves ??????? (e é aí que entra um dos maiores problemas que as famílias estão enfrentando atualmente), e acaba saindo de casa, sumindo no mundo deixando Stark sozinho. ?

O irmão, por se sentir "vazio", decide partir a procura do irmão mais velho. Conhecendo pessoas boas e também más ele se arriscará para achar seu irmão, conhecendo a si próprio e também a sua metade silenciosa ?

Foi uma leitura prazerosa e confesso que demorei apenas dois dias pra lê-lo (pois precisava comer, durmir e banhar rsrs ???), e quando eu fechei a última página, percebi que as pessoas não são aquilo que vemos, ou julgamos, e foi nesse ponto que as cinco ????? se acenderam e eu automaticamente sentenciei esse livro com essa classificação.

@gugugb 28/06/2021

O autor quase falhou ali na metade final, mas já estava sensibilizado o bastante.

Jeff 11/07/2021

Sensível. Doloroso. Engraçado. Li aos 16 anos e toda vez que releio parece a primeira vez. História incrível e personagens bem construídos.

Nathan Soares 17/07/2021

Stark nasceu sem uma das orelhas. Isso sempre foi um problema pra ele, menos em alguns momentos em que ele se sentia privilegiado por não poder ouvir coisas ruins que aconteciam em sua casa. Palito e seu irmão Bosten são mais que irmãos, são cúmplices e confidentes. Juntos, eles tentam sobreviver em meio a uma familiar negligente e abusiva. Um livro maravilhoso, um romance tão real quanto os fatos cotidianos de inúmeras pessoas mundo a fora. Um livro sensível com uma mistura de sentimentos pela visão de uma criança de 14 anos.

GianL 29/07/2021

Inesquecível
O primeiro rapaz com quem tive um tipo de relacionamento (foi à distância) me indicou o livro. Eu não conhecia, fui atrás e achei em um shopping de um bairro do Rio de Janeiro. Logo comecei a ler, e logo a história já me cativou imensamente. É tudo tão poético, tão triste e tão bonito. Muito, muito especial. A releitura está em meus planos há um tempo.

LS0 05/11/2021

Muito bom.
O livro é muito bom, gostei da escrita do autor e do jeito que ele explicou os acontecimentos. É um livro que trata de diversos assuntos que infelizmente acontecem todos os dias.

Palito tem 13 anos, e eu achei ele super fofo tentando entender algumas coisas, ele tem um jeito meio infantil ainda (ja que está na pre adolescência), - que da vontade de entrar no livro e explicar as coisas pra ele.Também achei ele bem maduro e responsável, e a amizade dele com o irmão é surreal.

O único ponto que me incomodou (mas só um pouquinho), é que na Sinopse da a entender que o livro todo vai ser sobre o Palito indo procurar o seu irmão, mas esse fato só aconteceu depois da metade do livro.

Mas no fim, eu gostei muito da leitura, me surpreendeu. É meu primeiro livro desse autor, e com certeza vou procurar ler mais algum dele.