Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Mar 05/12/2021

Recomendo a todos!
Me deram essa obra prima dizendo que era o seu livro favorito e eu simplesmente o devorei
Toda a história, a forma como é narrado e como é desenvolvido faz com que o leitor não queira largar mão dele por nenhum segundo!

Alediane 12/03/2022

Gostei
A história foi boa, apesar que esperava mais. Achei que o final ficou enrolado e poderia ter melhorado a conclusão.

Beamaced0 18/06/2022

O personagem Palito é muito autêntico, quando o livro acaba dá uma sensação que não deveria ter acabado, acho que poderia ter uma continuação de onde parou pra contar mais sobre a vida do Palito.

Mel 29/07/2022

Um soco no estômago
Esse livro pra mim foi um turbilhão de sentimentos, a maioria deles bem ruins. Como foi difícil ver o Stark vivendo aquela criação abusiva com os pais, como foi difícil ver ele reconhecer que o pai era um monstro e que aquele tipo de relacionamento entre pais e é filhos não é o normal. Eu me vi um pouco nele apesar de não ter sofrido nem 1% do que ele é o Bosten viveram, não há como negar que quando se você em um lar abusivo é um choque quando convivemos com outras famílias e passamos a notar as diferenças.
O Stark era um garoto que tinha absolutamente tudo pra dar errado, exceto o irmão e o amor que eles sempre tiveram um pelo outro, e conta todas as probabilidades e com uma certa sorte de encontrar o amor da tia avó no momento mais crucial, ele deu certo; até mesmo Bosten que com todas as razões e por ter sofrido ainda mais que Stark me pareceu ter encontrado seu caminho.

Jaguatirica 03/08/2022

"As coisas mudam. Às vezes, as coisas se consertam"
Que jornada...
Este livro é uma preciosidade tão linda. É uma história de traumas, dores, abusos, medo, dor e marcas profundas. Dois irmãos que cresceram em um lar abusivo e sequer entendiam o que significava serem amados, só tinham um ao outro, Bosten e Stark (Palito) contra o mundo.
O livro é narrado por este, Stark, o mais novo dos irmãos que, aos 13 anos, faz a gente se apaixonar por sua humanidade. Stark é tão humano em meio a tanta merda ao seu redor que faz dessa história, tão bruta, algo "digerível". Há momentos engraçados e leves e há coisas horríveis que vemos pelos olhos desse garoto. É no amor de amigos e da tia, Dahlia, que eles descobrem o que é família, afeto e carinho.

Crescendo em um lar cheio de regras, repressões e torturas físicas e psicológicas eles não foram abraçados ou acarinhados. Poderiam ter crescido iguais aos pais, dois monstros, mas eram o oposto disso. Bosten, que veio primeiro, sofreu mais e, por trás do menino selvagem, brigão e duro na queda havia quem chorava escondido e escondia traumas pesadíssimos. Stark, apesar do bullying que sofria, da falta de amor e etc, chorava e não tinha medo de se expressar, aprendeu a dizer não e não odiava ninguém; é um menino muito sensível e nisso está sua força. Aprendemos com Palitoso que o mundo é bruto e é um sertão deserto e silencioso de caos mas que também pode ser gentil. O quanto eu chorei com esse livro! O quanto desejei proteger esses meninos! O tanto que agradeci por Dahlia ter aparecido!! Que mulher linda, que ser humano fascinante, repleta de bondade, compreensão e doçura! Uma leoa.

É um livro de superação pela força do amor, sem dúvida alguma. O final foi esperado e isso é bom. A gente nota que os meninos estão crescendo e vão sobreviver. Bosten, em especial, vai demorar mais a se recuperar, mas o livro te dá esperança.

Lindo livro! Li por conta da resenha de um moço no Skoob então só tenho a agradecer.

Heloisa 09/08/2022

Pesado em sua leveza
O livro tem uma construção lenta e ótima, trás para visão de um adolescente se descobrindo toda uma confusão seja da própria vida ou das pessoas que o rodeiam. O final achei um pouco corrido, mas tudo antes disso foi ótimo.

fernanda 16/09/2022

gostei bastante da leitura, mas esse livro foi difícil pra mim, não consegui ler de forma rápida, do jeito que eu normalmente leio. eu fiquei muito agoniada e angustiada em vários momentos e tive que parar várias vezes.
no decorrer do livro me afeiçoei tanto com os irmãos, que minha vontade era botar eles num potinho e proteger de tudo. Stark e Bosten merecem amor e somente amor. fiquei com sentimento de que teria mais coisa no final, mas tudo bem.

Jéssica Maria 30/09/2022

Todo mundo merece uma Tia Dahlia
A história de Palito é uma história muito dura, mais do que a adolescência costuma ser. Ele nasceu com anotia, então se sente completamente "anormal", mais do que é comum a todos os jovens. Sua relação com os pais é péssima, assim como sua vivência na escola. O que o salva da violência física, emocional e do bullying é sua relação com seu irmão Bosten e com sua amiga Emily.

A história se desenrola de uma forma muito fluida. Cada capítulo foca na relação de Palito com um dos outros personagens e no meio disso toda a sua efervescência de sentimentos. É muito fácil ler esse livro, a não ser pela violência física, emocional e até sexual (fiquei bem chateada de não ter recebido esse aviso de gatilho antes, foi bem desagradável essa "surpresa") e pelos constantes relatos de ereção (um menino de 13 anos tem ereção o tempo todo ou o autor é viciado nesse tipo de descrição?).

Eu achei que a parte introdutória, onde conhecemos os personagens é muito boa, mas depois que ele começa a viajar eu fiquei com alguns incômodos de continuidade de enredo, de tal forma que o final deixou diversas coisas em aberto, ao mesmo tempo que foi uma grande enrolada até o desfecho acontecer.

É um livro triste. Leia sabendo disso, mas não deixa de ser uma boa história, mesmo com os seus pesares.

Marcos 27/11/2022

Fala galera, tudo beeeeeem? ?
Hoje, trazendo uma resenha fresquinha pra vocês morrerem de curiosidade e vontade de ler esse livro MARA que marcou meus 16 pra 17 anos. ??
Estou falando de: Minha metade silenciosa de Andrew Smith (ganhador de muitos elogios por suas sete obras juvenis, incluindo essa aqui, é claro). E vamos láááááá ?
Stark McClellan é um garoto de 14 anos que nasceu deformado (sem uma orelha??) e muito magro, e por esse motivo, sofre bullying por pessoas que o rodeia.
Seu porto seguro é seu irmão mais velho, Bosten, que o defende de todas as pessoas que o insulta e o humilha. Os dois sempre tiveram uma relação forte, tanto que a Stark considera seu irmão como uma de suas metades ?
Crescendo em um lar desestruturado, os dois se juntam a cada dia mais. Porém em um dado episódio, Bosten se desentende com seu pai devido um segredo que guardava a sete chaves ??????? (e é aí que entra um dos maiores problemas que as famílias estão enfrentando atualmente), e acaba saindo de casa, sumindo no mundo deixando Stark sozinho. ?
O irmão, por se sentir "vazio", decide partir a procura do irmão mais velho. Conhecendo pessoas boas e também más ele se arriscará para achar seu irmão, conhecendo a si próprio e também a sua metade silenciosa ?
Foi uma leitura prazerosa e confesso que demorei apenas dois dias pra lê-lo (pois precisava comer, durmir e banhar rsrs ???), e quando eu fechei a última página, percebi que as pessoas não são aquilo que vemos, ou julgamos, e foi nesse ponto que as cinco ????? se acenderam e eu automaticamente sentenciei esse livro com essa classificação.

verô 19/12/2022

Essa história me conquistou de uma forma que eu não esperava. A vontade de acolher os irmãos me acompanhou do início ao fim. Não tem como não se emocionar com toda a jornada que esses jovens tiveram que enfrentar para finalmente ter uma vida digna.

sa36 15/01/2023

esse livro tem vários gatilhos.

achei o livro bem interessante e algumas partes desnecessárias. ele mostra temas que realmente acontecem e muito, infelizmente. teve horas que eu queria cometer um crime e outras que os irmãos estivessem bem. queria um pouco mais no final?

Marie 24/01/2023

Estamos indo para o mar
Quando terminei de ler esse livro, eu só queria poder abraçar o Palito e o Bosten. A adolescência é um período em que parece que tudo que fazemos é errado e que nós somos errados de maneira geral.

Esse livro fala de vários assuntos como a violência, o abuso sexual, as drogas e a puberdade de maneira forte, mas ao mesmo tempo com a inocência de um adolescente de 13 anos.

Um livro espetacular, com um final perfeito.

Gislaine Feitosa 26/01/2023

Muito bom!
Gostei bastante do livro, a forma como o autor tratou a sexualidade, alguns temas bem pesados, a diagramação e estética na narrativa. Mas houveram ressalvas, pois achei o tema da sexualidade, importante, mas ao mesmo tempo, exagerado e contraditório no personagem, pois ele é inocente para coisas simples e muito inteligente para outras bem mais complexas que precisam de uma espécie de (saber bastante do tema, vivência ou esperiência) para entender. Acho que ele entendia fácil demais, sei lá. Em relação ao final, achei, novamente, rápido e com muitas pontas soltas.