Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Alana N. 07/05/2022

"[...] Bosten me explicou que não são as coisas que deixam as pessoas do jeito que elas são. Ele disse que não era como pegar um resfriado ou coisa assim. Você simplesmente é de determinado jeito."
"Minha metade silenciosa" foi uma releitura tranquila e incrivelmente satisfatória (mesmo que muito triste).
Acho que a primeira coisa que devo elogiar aqui é como o autor conseguiu nos entregar um protagonista ADOLESCENTE. Sei que muita gente vai pensar que existem trocentos personagens adolescentes em livros, mas o Palito é diferente. Por muitas vezes nos deparamos com personagens muito próprios para as situações pelas quais eles vão passar e esse não é o caso aqui. Stark é um adolescente comum, como qualquer um que você vai encontrar por aí. E, justamente por sempre criarem personagens "diferentões", essa normalidade faz com que ele se destaque.
Outra coisa elogiavel, é que o drama presente aqui não é do tipo que QUER te fazer chorar. Simplesmente acontecem coisas e pode ser que as mesmas te façam chorar, mas fica claro que esse não é o objetivo do autor, é apenas uma consequência.
Mas como nem tudo são flores, uma coisa que me incomodou um pouco é que, tirando o Stark e o Bosten, os outros personagens são incrivelmente unidimencionais. Fica claro que eles são importantes, mas não são desenvolvidos, então o todo deixa uma sensação de estar faltando algo.
Além disso, o final é muito abrupto. Toda a resolutiva do problema apresentado dura uma página e o livro acaba sem grandes explicações. Basicamente, nos é entregue uma questão, demora um terço do livro para chegar até ela, mas o autor leva apenas seis páginas para resolvê-la e encerrar a trama.
Enfim, continuo amando esse livro, e foi uma experiência ótima relê-lo, mas, pelos problemas citados, acabei diminuindo uma estrela. No geral, indico a leitura para todo mundo. Sério. Vale super a pena.
Hebert Braz 07/05/2022minha estante
Livro mais injustiçado de todos, apenas.

Alediane 12/03/2022

Gostei
A história foi boa, apesar que esperava mais. Achei que o final ficou enrolado e poderia ter melhorado a conclusão.

Mar 05/12/2021

Recomendo a todos!
Me deram essa obra prima dizendo que era o seu livro favorito e eu simplesmente o devorei
Toda a história, a forma como é narrado e como é desenvolvido faz com que o leitor não queira largar mão dele por nenhum segundo!

LS0 05/11/2021

Muito bom.
O livro é muito bom, gostei da escrita do autor e do jeito que ele explicou os acontecimentos. É um livro que trata de diversos assuntos que infelizmente acontecem todos os dias.

Palito tem 13 anos, e eu achei ele super fofo tentando entender algumas coisas, ele tem um jeito meio infantil ainda (ja que está na pre adolescência), - que da vontade de entrar no livro e explicar as coisas pra ele.Também achei ele bem maduro e responsável, e a amizade dele com o irmão é surreal.

O único ponto que me incomodou (mas só um pouquinho), é que na Sinopse da a entender que o livro todo vai ser sobre o Palito indo procurar o seu irmão, mas esse fato só aconteceu depois da metade do livro.

Mas no fim, eu gostei muito da leitura, me surpreendeu. É meu primeiro livro desse autor, e com certeza vou procurar ler mais algum dele.

GianL 29/07/2021

Inesquecível
O primeiro rapaz com quem tive um tipo de relacionamento (foi à distância) me indicou o livro. Eu não conhecia, fui atrás e achei em um shopping de um bairro do Rio de Janeiro. Logo comecei a ler, e logo a história já me cativou imensamente. É tudo tão poético, tão triste e tão bonito. Muito, muito especial. A releitura está em meus planos há um tempo.

Nathan Soares 17/07/2021

Stark nasceu sem uma das orelhas. Isso sempre foi um problema pra ele, menos em alguns momentos em que ele se sentia privilegiado por não poder ouvir coisas ruins que aconteciam em sua casa. Palito e seu irmão Bosten são mais que irmãos, são cúmplices e confidentes. Juntos, eles tentam sobreviver em meio a uma familiar negligente e abusiva. Um livro maravilhoso, um romance tão real quanto os fatos cotidianos de inúmeras pessoas mundo a fora. Um livro sensível com uma mistura de sentimentos pela visão de uma criança de 14 anos.

Jeff 11/07/2021

Sensível. Doloroso. Engraçado. Li aos 16 anos e toda vez que releio parece a primeira vez. História incrível e personagens bem construídos.

@gugugb 28/06/2021

O autor quase falhou ali na metade final, mas já estava sensibilizado o bastante.

Marcos.Rodrigues 24/05/2021

Minha metade silenciosa
Hoje, trazendo uma resenha fresquinha pra vocês morrerem de curiosidade e vontade de ler esse livro MARA que marcou meus 16 pra 17 anos. ??

Estou falando de: Minha metade silenciosa de Andrew Smith (ganhador de muitos elogios por suas sete obras juvenis, incluindo essa aqui, é claro). E vamos láááááá ?

Stark McClellan é um garoto de 14 anos que nasceu deformado (sem uma orelha??) e muito magro, e por esse motivo, sofre bullying por pessoas que o rodeia.

Seu porto seguro é seu irmão mais velho, Bosten, que o defende de todas as pessoas que o insulta e o humilha. Os dois sempre tiveram uma relação forte, tanto que a Stark considera seu irmão como uma de suas metades ?
Crescendo em um lar desestruturado, os dois se juntam a cada dia mais. Porém em um dado episódio, Bosten se desentende com seu pai devido um segredo que guardava a sete chaves ??????? (e é aí que entra um dos maiores problemas que as famílias estão enfrentando atualmente), e acaba saindo de casa, sumindo no mundo deixando Stark sozinho. ?

O irmão, por se sentir "vazio", decide partir a procura do irmão mais velho. Conhecendo pessoas boas e também más ele se arriscará para achar seu irmão, conhecendo a si próprio e também a sua metade silenciosa ?

Foi uma leitura prazerosa e confesso que demorei apenas dois dias pra lê-lo (pois precisava comer, durmir e banhar rsrs ???), e quando eu fechei a última página, percebi que as pessoas não são aquilo que vemos, ou julgamos, e foi nesse ponto que as cinco ????? se acenderam e eu automaticamente sentenciei esse livro com essa classificação.

vannybs 20/05/2021

História bonita sobre um adolescente que nasceu sem uma orelha e seu irmão que passam por problemas familiares.

Tuísh 13/05/2021

Bastante decepcionante
Meio decepcionada! Até quase o final o livro estava indo tao bem, cheio de emoções, drama, e profundidade. Mas pelo jeito o autor não sabe escrever finais porque se perdeu totalmente, deixando a história corrida e bem sem graça ?

Kira 13/04/2021

As melhores histórias estão na simplicidade!
Essa obra não é aqueles livros famosos e tão conhecidos que só de ler seu nome já sabemos e lembramos da história, não não.
Esse livro não marca a sua mente, ele marca a sua alma. O nomeio em uma palavra: simplicidade; porém tão exuberante em sentimentos, personagens marcantes, veracidade e uma história tão envolvente que você se sente parte daquilo tudo. Simplesmente simples

Débora 03/04/2021

Realidade dura
Uma história que se faz sustentar no amor entre irmãos e em como um é o pilar do outro. Uma história de abuso sexual, homossexualidade, suicídio, descobertas, drogas, familia. Forte,mas impactante e comovente.