Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Fer - Mato Por Livros 09/09/2014

Amor, Diversão e reflexão!
Rafa tem obsessão pelo garoto da mochila xadrez desde que tinha 11 anos. Hoje com 21 anos, terminando a faculdade e com a futura carreira de jornalista pela frente, ela tem muitas outras coisas com o que se preocupar, mas mesmo assim não consegue esquecer aquele garoto e aquele breve olhar de 10 anos atrás.

Rafa consegue um estágio maravilhoso no melhor jornal de Minas Gerais, mas vai precisar enfrentar um problema enorme se quiser se sair bem.

O problema tem nome, um rosto e um corpo maravilhoso, uma língua ferina e parece não simpatizar com Rafa desde o primeiro momento.

Bernardo é o repórter mais prestigiado da área jornalística investigativa, e por isso recebe a responsabilidade de ajudar Rafa nessa sua nova jornada. Ele detesta a incubência que o deram, e promete fazer da vida de Rafa um verdadeiro inferno até ela desistir do estagio. O que ele não esperava era que Rafa pudesse ser uma ótima profissional e mexer com seus nervos mais do que ele esperava. Ele é tão rabugento com Rafa, que ela da o apelido carinhoso de cria do satã para ele, vocês tem noção de como eu ri muito com esses dois?

Pronto, a batalha está armada. Esses dois vivem brigando, e eu adoro, acho muito divertida as situações de Rafa, e mais divertido ainda que Bernardo acabe sempre salvando ela dos seus tropeços.

Os personagens secundários são maravilhosos, e muito bem delineados, os irmãos de Rafa deviam ter um livro só para eles, gente como eu ri e me apaixonei por aqueles doidos, rs.
A equipe de trabalho da Rafa tirando Bernardo, claro também é um amor, dei muitas risadas com eles também.
E claro, temos as amigas de Rafa, bem nem todas muito amigas, porque eu queria mesmo dizer umas poucas e boas para a Gisele, tudo bem que a Rafa tinha sua parcela de culpa, mas nossa que garotinha insuportável essa Gisele, muito assanhada, não serviria com certeza para amiga minha, muito antes do que ela fez. E claro que eu queria dar uns bons tapas no Bernardo também. Humpf!

Olha, sinceramente eu não sei como esses dois conseguiram não se matar no decorrer da história, e tem mais, que dupla mais incrível trabalhando juntos, vocês podem não acreditar, mas mesmo com todas as brigas eles formavam uma equipe investigativa de tirar o fôlego.

E Marina foi incrível ao dar um toque de adrenalina na história, pessoal que aflição que eu passei com a doida da Rafa, que estupidez e que coragem! (vocês vão ter que ler para saberem do que eu estou falando).

E o garoto da mochila xadrez? Onde será que ele entra nessa história? Será que um dia Rafa poderá esquecê-lo? Será que ela conseguirá deixar para trás 10 anos de esperança, em que ela sempre esperou por ele e acreditou que ele seria o seu príncipe encantado?

"... Melhor viver de uma ilusão e ser feliz do que encarar a fúria da realidade e me estrepar."

Enfim o livro tem uma pegada bem leve, com menos romance, e mais diversão, claro que a parte do romance é muito fofa, mas eu adoro quando a autora faz isso, e deixa tudo mais leve, colocando personagens secundários que fazem toda a diferença na história. Assim não ficamos tão cansados de acompanhar somente um acontecimento, que gira em torno somente do desabrochar do amor entre o casal. Não em Azul da Cor do Mar, temos muito mais que isso, temos, amizade, amor fraternal, companheirismo, família, e um assunto muito importante: marginalização social.
Eu simplesmente adorei esse toque de reflexão que a Marina muito bem expressou no livro. Ela foi perfeita ao conseguir colocar um assunto mais sério, de uma forma tão leve e mesmo assim nos fazer refletir.
Para mim aquele trabalho foi uma lição de vida. É engraçado como nos acostumamos com determinadas situações a ponto de parar de refletir sobre elas. Na nossa concepção pré concebida a partir dos estereótipos definidos pela sociedade -, bandido é bandido, mocinho é mocinho. Bem assim, separados, em lados opostos. Mas a linha divisória entre esses dois mundos é tênue, permitindo outras classificações...

Eu tenho um sério problema com isso, não que eu saia em defesa de todos os atos errados e criminosos da pessoa, mas pelo fato de sempre exercer trabalhos sociais, e já ter dado aulas em um presídio, sei um pouco como são os dois lados da mesma moeda. E por incrível que parece sei como nossa sociedade pode ser cruel, e esquecer que alguns problemas começam muito antes que o ato errado e praticado em si. Começa antes não só com o nosso governo, mas como toda nossa sociedade que prefere fechar os olhos, a enxergar todos os problemas que nos cercam, sendo assim, é mais fácil apontar um dedo mais tarde e dizer: - Ele já não é mais uma criança e sabia muito bem o que estava fazendo.

Enfim esse é um assunto muito complicado e acho que não cabe no momento, mas eu gostei de ver esse toque de reflexão em um livro tão doce e divertido. Marina é perfeita e merece uma salva de palmas, ela consegue nos conectar á história e nos fazer sentir, pensar, sonhar...

A capa é simplesmente PERFEITA, a diagramação é linda, em todo o livro encontramos detalhes da vida de Rafa como jornalista, um celular, uma carta, um computador, gente é tudo tão fofo, que só de abrir o livro ficamos encantados. A Marina é tão cuidadosa que no inicio de cada capitulo ela coloca trechos de manuais de jornalismo, um detalhe a parte. O livro é mesmo um encanto.

Eu indico esse livro a todo mundo, não tem como não gostar de Azul da Cor do Mar, tem romance, muitas risadas, adrenalina, amadurecimento dos personagens, mistério, tem um pouco de tudo, com certeza um livro que me rendeu ótimos momentos.

E claro não deixem de conferir os outros livros da Marina são todos maravilhosos.

site: http://www.matoporlivros.com.br/

Larissa3491 14/09/2014

[RESENHA] AZUL DA COR DO MAR MARINA CARVALHO
Um livro nacional apaixonante. SANTOS, Larissa.

Marina tem o dom de unir diversos gêneros em uma única história; em Azul da Cor do Mar nos deparamos com romance, ação, aventura, mistérios do passado, implicância desmedida, e uma série de outras coisas.
Confesso que em alguns momentos eu me via gritando (mentalmente, claro) com a Rafaela com algumas coisas que ela fazia; também ficava me perguntando por que o Bernardo era daquele jeito (mas, no segundo seguinte, já estava suspirando por aquele homem). Ah, os irmãos da Rafa são risadas à parte, e apesar de serem uns malas em alguns momentos (oras, qual irmão mais velho não é?) eles também sabem como ser carinhosos e amorzinhos gostei muito deles. Os colegas de trabalho da Rafa também me arrancaram boas risadas. As amigas dela: umas fofas com ressalvas, claro.

Avaliação geral: gostei, gostei, gostei, quero tê-lo em minha estante (li emprestado), a Marina é demais, o Bernardo é um lindo, a profissão de jornalista é um tanto arriscada, amores de infância são especiais e fofos.

site: http://cahblack.blogspot.com.br/2014/06/resenha-dupla-azul-da-cor-do-mar-marina.html

Thai 04/12/2020

Favorito
Sem dúvidas um dos meus livros preferidos, o modo como a história se desenrola... Tudo ??

Rosana - @tudoquemotiva 23/04/2015

Leitura leve, bem água com açúcar.
Rafaela viveu uma infância bem feliz passando as férias de verão em Iriri, e foi em uma dessas férias que ela conheceu, apenas de vista, os mais belos olhos azuis já vistos. O dono desses olhos era um garoto que aparentava uns 14 anos e usava uma mochila xadrez. Desde então, Rafaela fica fissurada por esse menino e pelo mistério que o cerca.

"Foi nesse momento que seus olhos se ergueram e pararam nos meus. Eram azuis. Lindos. (...) Quando dei por mim, estava obcecada pela figura do misterioso garoto da mochila xadrez."

Rafaela, passou a escrever todos os dias sobre o menino misterioso, ela nunca o esqueceu. Assim ela descobriu a paixão pela escrita e pelos mistérios. Anos se passam e ela sempre mantém o diário secreto sobre o menino, e também dessa forma ela cria toda uma fantasia como ele é ou como poderia ser, exatamente por isso ela nunca consegue de apaixonar ou se entregar totalmente à alguém.

Ela é aluna de jornalismo se inscreve a uma vaga de estágio do jornal Folha de Minas. Ela acaba conseguindo a vaga e está toda feliz achando que vai ser a melhor coisa da sua vida, mas o que ela não podia esperar era que seu companheiro de edição fosse alguém egoísta, mal humorado, arrogante - e lindíssimo - também dono dos mais belos olhos azuis. A partir daí, a antipatia entre dois cresce cada vez mais e para ajudar Rafaela sempre se mete em encrenca, seja editando textos sem autorização ou apenas sendo estabanada.

"Senti o sangue ferver - na verdade, borbulhar - dentro das veias. Agora mais essa. Cria de Satanás era um elogio para Bernardo. Ele era o próprio Satã, camuflado com uma linda pele de cordeiro."

"É óbvio que não estou apaixonada por ele. Isso é impossivel; nem que ele fosse o último representante masculino da face da Terra"

O QUE EU ACHEI: O livro é bem leve e tem um enredo bem fofo, próprio para ler no verão, pois a leitura é fácil e rápida. Entretanto, achei o livro repetitivo e cansativo em algumas partes. A Rafaela irrita com essa obsessão pelo garoto da mochila xadrez, por isso no momento em que ela esquece o rapaz é um alívio e tanto.

A narrativa da autora é bem bacana, os personagens são até que bem estruturados. Rafaela possui uma personalidade forte e com uma presença bem marcante e divertida, Bernardo é encantador, provocante e indecifrável, ao longo do livro você consegue perceber quem ele realmente é. Os personagens secundários tem uma presença até que bacana, as amigas da Rafaela, os irmãos (que moram com ela), Marcelo (que acho que deveria ter ficado com uma das amigas da Rafa)

O que eu achei mais legal, foi que em cada começo de capítulo há trechos do manul de redação da Folha de São Paulo, os textos são bem produzidos, comoventes e são voltados ao garoto da mochila xadrez. Ah! Adorei o fato da Rafa usar o toque de seu celular a música tema de "O Fantasma da Ópera", um toque de classe e de que ela é alguém divertida.

Eu gostei do livro, mas não fiquei apaixonada. Desde o começo achei o livro previsível e apesar de ter gostado muito dos personagens não achei que a estória tenha me cativado tanto. O livro é um bom chick-lit e não deixa de ser clichê, mas ainda assim, vale a leitura. A autora escreve muito bem e tem personagens bem sólidos, para quem gosta do gênero recomendo.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/01/azul-da-cor-do-mar-marina-carvalho.html

isabstyle 11/05/2015

Azul da cor do mar
O livro começa com a Rafaela de 11 anos, relatando como eram suas férias em Iriri, em Espírito Santo. Ela era a mais nova dos 4 irmão, sendo a única mulher, ou seja, protegida e também, perturbada por eles. O que mais acontecia era ela ficar na casa da praia enquanto seus irmãos se divertiam, já que ela não tinha com quem sair. A coisa mais emocionante do seu dia era quando via o garoto da mochila xadrez, um menino, aparentando ter 14 anos, passava em frente a casa. Ela não conseguia ver seu rosto, não sabia nada sobre ele, mas todo dia o observava. Não pensem que com 11 anos ela estava apaixonada, só queria desvendar o mistério que era aquele garoto. O que carregava na mochila? Por qual motivo estava sozinho? Então um dia ela foi andar pela praia com sua avó, quando a avó encontrou uma amiga e começaram a conversar. Rafaela apenas se distrai e caminha para molhar os pés na praia e … vê o garoto. A cena se passou assim: ele pegou um envelope que estava na mochila, mergulhou no mar e saiu sem o envelope, pegou suas coisas e deu de cara com Rafaela. Ela notou seus olhos azuis, virou a cara com vergonha e quando olhou de novo era tarde demais.

Não tornou a ver o garoto novamente, mas nutriu secretamente por 10 anos um fascínio por ele, escrevendo um diário desde que tinha 11 anos até os seus atualmente 21, praticamente todos os dias.

Ela é uma moça centrada, com valores, muito inteligente e apaixonada por jornalismo investigativo. Está prestes a se formar em Jornalismo e logo no começo ela está na sala de espera da Folha de Minas, esperando ser entrevistada para ser estagiária. Sim, ela passou, vai para sua área preferida, no jornal que ela queria, porém, logo no momento da entrevista, ela é apresentada ao seu mentor, e se assusta com a personalidade grosseira dele, Bernardo.

– A Rafaela vai ser uma espécie de sombra sua. Aonde você for, ela vai junto. Quero que ela sinta na prática investigativa através de alguém como você, inquieto, questionador, cabeça-dura.
Bernardo começou a gargalhar.
– Você só pode estar brincando – disse ele enxugando os olhos de tanto rir – Maurício, você me conhece. Não nasci para ensinar, mas para fazer. Como acha que vou dar conta do meu trabalho com essa… garota na minha cola?

Acontece que ele é uma pessoa muito rude, grosso, chato e muito irritante. Ele a destrata um pouco, mas Rafaela é forte, apesar de muito desastrada, quando eu digo muito eu realmente exagero. Entretanto, ainda que houvessem poucas conversas civilizadas entre eles, ela aprende bastante com seu profissionalismo e técnicas. E mesmo com todas as brigas e discussões, ela, inconscientemente, sempre se negando, nutre uma paixão por ele (isso não é spoiler porque é uma coisa muito explícita entre a leitura). O que será que acontece hein?

Ocorrem várias coisas interessantes na história, como também ocorrem coisas um tanto exageradas. O que eu gostei bastante foi a originalidade. Pelo menos para mim, já que não tinha lido nenhum romance cujo cenário fosse em meio ao Jornalismo, a correria, consequência de ter lido o livro em apenas um dia . Digamos que não foi o único motivo. Minha empolgação com a história também se deu pelo fato de eu estar adorando a minha primeira leitura brasileira de um livro young adult.

São poucas as coisas que não gostei, como a repetição de coisas como “enésima” e “diga-se de passagem”. Também não gostei de ter tantas descrições exatas de vestuário. E muitas descrições deixaram o livro parecer uma das histórias escritas por garotas que eu lia em comunidades no orkut. Não que isso seja ruim, eu gostava disso, mas é aí que está a questão. Os escritores e leitores daquele tipo de história eram praticamente crianças, ou seja, mesmo não sendo, certas partes no livro apresentaram uma imagem infantil.

Fora isso, eu gostei muito mesmo do livro, super recomendo. A história é maravilhosa, o decorrer dela é totalmente viciante, tem tensão sexual, tem reviravolta, tem muita coragem, cenas engraçadas, cenas apreensivas, é muita emoção. Fiquei parecendo uma louca ao ler, soltando gritinhos, falando sozinha, vibrando, chamando de burra, aquela coisa toda que todo mundo adora.

site: https://withmyjournal.wordpress.com/2015/04/18/livro-azul-da-cor-do-mar/

Bia 04/04/2021

"Azul da cor do mar" é daqueles romances cercados de clichês que todos amamos. A leitura, se você foi uma pessoa mais madura ou não tiver muita paciência para romantismo demais, pode ser um pouco cansativa, mas não pela escrita, que é boa, mas sim pelo contexto das situações.
Rafaela é uma personagem principal engraçada, mas que irrita um pouco algumas vezes, no entanto, isso não deixa o livro ruim. É ótimo para sair de ressacas literárias e aquecer o coração, quando precisamos daquela dose básica de romantismo. Eu gostei bastante do livro, e já o li duas vezes, sendo que na segunda leitura alguns pontos não me agradaram muito, mas nada que deixasse a experiência ruim! Recomendo bastante!

site: https://caleidoscopiioliterario.blogspot.com/2021/02/azul-da-cor-do-mar.html

Milla 30/07/2015

Eu preciso ser bem honesta com vocês: a autora Marina Carvalho produz histórias que me arrebatam, me fazem rir, vibrar, torcer e suspirar. E são livros que recomendo para quem está chegando agora nesse universo literário: as histórias são leves, engraçadas, com uma linguagem acessível, com tiradas engraçadas e personagens doces, que conquistam fácil o leitor.

O outro livro (Simplesmente Ana) tem uma trama clichê, que me agradou e desagradou simultaneamente. Novamente, foi isso que aconteceu. Apesar de eu ter devorado ambos os livros. Vou explicar cuidadosamente o que aconteceu, além de estabelecer algumas comparações nas tramas da Marina Carvalho.

Eu não sou velha nem li tantos livros assim, mas já sou um pouco chata e seletiva no que consumo. Marina Carvalho tem muito talento, mas sinto que ainda falta um tanto de maturidade e criatividade nas suas elaborações, tanto pela construção da trama quanto dos personagens. Pensando em público alvo, ela é perfeita.

Se Simplesmente Ana era extremamente parecido com O diário da princesa (não há como negar), este [Azul da cor do mar] me fez lembrar A moreninha. E, logo do começo, já dá para perceber os rumos que a história vai tomar (bem, digamos que eu já tenho um tanto de experiência para identificar clichês).

No mais, chick lits e romances juvenis sempre têm tantos clichês que não podemos desmerecer uma obra por causa disso, é preciso atentar para como o autor age em cima desse fato. E Marina Carvalho se sai bem, ela tem uma mão boa, na minha opinião.

Agora deixando as aleatoriedades para lá...

Quando criança, durante umas férias em Iriri, Rafaela se encantou ao avistar um rapazinho um pouco mais velho que ela entrando no mar com um envelope. No auge dos seus dez anos e sendo a caçula e única menina de quatro filhos, claro que ela nem tinha como saber quem era o rapaz... tudo bem tudo bom, problema que Rafaela cresceu especulando e fantasiando a respeito do Menino da mochila xadrez e escrevendo obsessivamente para ele em um caderninho.

Agora, prestes a se formar em Jornalismo na PUC-Minas, ela está passando por um processo de seleção para uma vaga de estagiário na Folha de Minas, o de maior circulação no Estado. Aprovada, ela vai trabalhar ao lado de Bernardo, um excelente jornalista investigativo, mas uma pessoa completamente intratável, arrogante, mal humorada, que não sabe de forma alguma trabalhar em grupo e que está determinado a transformar o sonhado estágio em um completo inferno.
Paralelamente, um jornalista gatinho da editora de esportes está caidinho pela estagiária novata. Mas ela não consegue se envolver com ninguém por causa do rapaz da mochila xadrez que não sai da sua cabeça... Agora está na hora de Rafaela se decidir sobre o seu passado, deixar para trás ou ir atrás?

Rafaela é uma personagem super tranquila! Dá para levar numa boa sua obsessão com o rapaz da mochila xadrez, é mais um amiguinho imaginário que ela idealizou e para quem escreve, desabafa e tudo o mais. Algumas coisinhas minúsculas nela me incomodaram, como o excesso de vaidade, mas são coisas que ela mesma justifica, afinal, ela é a única menina entre três meninos, a vaidade é uma marca do seu lado feminino incentivada pela mãe. Ou seja, ela sempre está descrevendo a roupa que está usando, sempre falando em marcas e se dizendo a fashion. Outro aspecto que me chateou nela foi a infantilidade e ingenuidade para algumas decisões. Bernardo é um homem daqueles! Difícil de lidar, com um humor ácido, lindo e... irresistível! Sim porque aos poucos ele vai demonstrando algumas qualidades.

Novamente, a autora passa por algumas coisas de forma superficial: tipo aquele sequestro, tudo se resolve de um jeito quase fantasioso! No romance, a autora repete a fórmula: o afeto entre os personagens vai surgindo aos poucos, eles vão se descobrindo, se encantando, se conhecendo, negando e se rendendo. E também em outro momento que as coisas estão aparentemente indo super bem, ela coloca uma dificuldade descabida para dificultar a história. O mais lindo desse livro é que os protagonistas aprendem um com o outro, eles amadurecem juntos, eles se transformam.

É mais um daqueles romances docinhos, com momentos de aventura, para dar boas risadas e sonhar com um grande amor, nem grandes dramas nem grandes tramas...

Por fim, deixo aqui o link de uma entrevista que a autora cedeu para o blog Magia Literária, falando principalmente sobre Simplesmente Ana e falando por alto sobre "O garoto da mochila Xadrez". Sim, esse título combinaria mais com a história, mas ficam aqui meus cumprimentos para quem quer que tenha evitado isso.

Ana 15/04/2021

Um livro hom, que te prende, com uma história boa e cativante. Recomendo para quem gosta de um romance leve.

Eduarda.Oliveira 18/04/2021

Tipo de clichê favorito ?
Qdo eu comecei a ler achei meio bleh, quase parei, aí o enredo foi ficando mais emocionante. Enfim, me apaixonei, preciso urgentemente reler.

Wendy 28/12/2015

Divertido e Apaixonante s2
Hey pessoal sabe quando você pega um livro para ler, mas que você não põe grandes expectativas? Pois bem, não estava achando que esse livrinho aqui, é esse mesmo que “atende “pelo nome de Azul da Cor do Mar fosse me encantar tanto, mexer com as minhas emoções e no fim ser uma das leituras mais despretensiosas, porém, apaixonante do ano para mim, melhor de tudo é quando você é surpreendida… Ahh o Amor é tão lindo e a forma como ele é tratado nas páginas desse livro é doce, instigante, e por que não arrebatador?

Tudo começa quando Rafaela relembra os momentos incríveis das férias que havia passado em Iriri/ES, aos dez anos de idade, sabe o que a nossa mocinha aqui não esquece? Um certo garoto de olhos azuis, cabelos bagunçados e com a sua tão peculiar e inseparável mochila xadrez, ela fazia questão de sempre admirar o rapaz de longe, oras, não poderia ser diferente, visto que ela era super protegida pelos três irmãos mais velhos e pentelhos da vida, rsrsrs.

Mesmo que tenham passados 11 anos, ela nunca pôde esquecer as memórias daquele rapaz que a atormentam desde então, fazendo com que ela escreva sobre ele por todos esses anos, o mais engraçado é que Rafa nunca sentiu uma conexão tão forte por outro alguém, além é claro do misterioso garoto da mochila xadrez.

Agora aos 21 anos, estudante de jornalismo, sem uma vida amorosa a vista, Rafa só enxerga a carreira que quer construir e logo consegue o estágio dos sonhos no jornal mais importante da sua cidade, ah tá parecendo fácil demais a vida dela né? Lendo engano pessoal, de repente ela encontra dois homens lindos, Marcelo o cara incrível e de sorriso fácil e Bernardo, um tipo rabugento que faz de tudo para tornar a vida da nossa mocinha um inferno no jornal, gente é ai onde eu dei muitas gargalhadas, ela literalmente o chamava de a cria do bicho ruim, vulgo Satanas, kkkkkkk, garanto para vocês, ri alto agora só de lembrar de certas cenas protagonizadas por esses dois, isso tudo porque Bernardo não a quer trabalhando com ele, e bem ele não vai facilitar para ela, e aliado a isso, tem as reportagens que eles fazem juntos.

“Senti o sangue ferver – na verdade, borbulhar – dentro das veias. Agora mais essa. Cria de Satanás era um elogio para Bernardo. Ele era o próprio Satã, camuflado com uma linda pele de cordeiro.”

Quem ai colocaria o toque do seu celular com a música de O Fantasma da Opera? Oi, rsrsrs, a Rafa é claro, que não é nada convencional, não posso deixar de acrescentar que ela é uma pessoa que tem os dois pés esquerdos, o que resulta numa grande desastrada, omg, acontece cada uma com ela, só lendo pra morrer de rir e torcer muito para ela sair de algumas confusões em que ela se mete.

Ah, ela tem três amigas, não pera, duas na verdade! Uma ela literalmente pôs na lista negra e eu sinceramente nem vou contar o motivo, vocês tem que ler, LEIAM!!!!

O que eu posso acrescentar a tudo isso? Muitas risadas, algumas lágrimas, sim tem um draminha minha gente, tem personagens muito bem construídos, tem o nosso mocinho lindo, não vou contar, não vou contar quem é, kkkk, mas garanto, eu o amei mesmo quando ele foi um tosco, irmãos protetores e lindos, amigas maravilhosas, pais amorosos, uma mocinha divertida e incrível e quem será o tão misterioso garoto da mochila xadrez? Será que a Rafa um dia poderá encontrá-lo, ou simplesmente desistir dele e seguir em frente e enxergar alguém muito especial logo ali… Ok, ok, vou dar uma super pista: Romance fofo, não foi do tipo, “te olhei e me apaixonei”, foi aos poucos e foi lindo. Eu já disse para vocês o quanto eu Amei esse livro?!

“Foi durante aquele abraço que minha ficha caiu. Na verdade, parecia que uma tela de proteção bem opaca havia sido retirada abruptamente dos meus olhos. Até que eu tinha resistido bastante a me permitir enxergar. Contudo, naquele momento, eu soube: estava apaixonada.”

Leitura mega recomendada, estória envolvente, divertida e apaixonante, esse foi meu primeiro contato com a autora Marina, mas posso garantir que foi amor à primeira vista, já quero ler os próximos livros dela, não posso deixar de mencionar que a diagramação do livro está incrivelmente linda, e no mais, apreciem sem moderação e se deixem levar pela brisa leve desse romance fofo e divertido, não vou negar, eu imaginei ele numa telona, e eu claro, me acabando de rir das peripécias da Rafa. Ah é muito amor envolvido e mais um Favorito do ano.
Karen229 28/12/2015minha estante
Putz esse tá na lista faz tanto tempo... Mas depois desse coração e das cinco estrelas com certeza vou ler já em janeirooo *-*

Wendy 28/12/2015minha estante
E me chame pra rirmos juntas, é muito divertido, kkkkkkkkk, só de lembrar já estou aqui com um sorriso idiota no rosto^^

Karen229 28/12/2015minha estante
Aaaaaaah já querooo, vou só terminar os dois que faltam da minha meta e partirei pra ele!!! E com certeza chamarei simmmmm *-*

Wendy 28/12/2015minha estante
Ebaaaaaaaaaaaaaa s2

Nati 29/12/2015minha estante
E essa capa??? s2 s2 s2

Wendy 29/12/2015minha estante
Capa do tipo fofaaaaaaaa toda vida, kkkk!!!!!!!!

Karen229 29/12/2015minha estante
Perfeita s2

Gi 16/02/2016

Lindos olhos azuis
Romance leve e super fofo
Rafaela conhece um garoto aos 11 anos, na cidade onde sua avo mora. Ela fica encantada pelos lindos olhos azuis da cor do mar.
10 anos depois e sem nada saber sobre o garoto, rafa escreve textos sobre ele.
Rafa decide se tornar jornalista e consegue um estagio em um grande jornal e BH. Lá ela conhece Bernardo o mau humorado, que consegue sempre deixa -la louca.
Mas essa raiva vai se tornar em algo mais, e o garoto dos olhos azuis, será que Rafa vai tira-lo da cabeça??

Eliane Maria 15/04/2016

O que eu achei do romance.
Não gosto de começar a ler um livro, e já imaginar nitidamente o que vai acontecer.
Fui até o fim para tirar a prova dos nove, e acertei todos os pontos misteriosos, que para mim não teve mistério nenhum.
Mas apesar de não ser o meu forte esse tipo enredo, cotidiano esmiuçado dos personagens, conseguir rir em algumas passagens, principalmente do modo estabanado dela. rsrsrs.
O tema é bem leve, gostei muito por não é apelativo, tendendo para ser meloso demais.
Aconselho esse livro para leitores juvenis, ou adultos que queiram ler um romance que não precise pensar muito, pois não existem personagens complexos, tudo previsível, mas dá para descansar a mente, por exemplo se você tiver terminado de ler um livro denso.

May 01/07/2016

Surpresa
Este livro... nossa a vida deles a muito para ensinar eram apaixonados desde crianças so não sabiam que ao se tornarem adultos este amor de criança teria frutos no futuro Mas a vida é assim você sonha e o destino se encarrega do resto

Mika 06/09/2021

Azul da cor do mar.
Eu me interessei pelo livro porque se passava em Minas Gerais e sou de Divinópolis MG. Foi muito bom ler e indentificar a localização de onde a personagem estava, sentia que estava na história.

Rafaela é nova e está finalizando a faculdade de jornalismo. Ela sempre sonhou em trabalhar na Folha de Minas e se vê prestes a realizar esse sonho. Mas quando conhece seu mentor, o tal sonho parece que não valer toda a grosseira na qual foi recebida. E a história se desenvolve de acordo com a convivência e o drama que essa nova etapa tem na vida da Rafa.

De forma geral eu gostei da história. Convenhamos que 90% dos problemas da Rafa seriam resolvidos com diálogo e terapia. Ela está tão presa a um passado que sonhou viver, que sua vida amorosa está estagnada e ela não consegue resolver questões simples da vida e nem desenvolver-se pessoalmente. Isso me dava nos nervos, queria pegar ela da uns tapas e falar AMIGA, VAMOS DE TERAPIA. EU TÔ COM VOCÊ.

Quanto ao Bernardo, eu não teria a paciência da Rafa. Mulher não é centro de reabilitação, e ela não precisava aguentar os maus tratos dele. Entendi que ele tinha um passado, mas era outro que precisava de terapia e diálogo. Nada que ele passou justifica como ele era com ela. Apenas com ela.

Eu vejo que o maior aprendizado que o livros nos traz é ter sempre diálogo. Então conversem. Se não se sentem a vontade com alguém conhecido, conversem com um terapeuta/psicólogo. Lembrem-se sempre: pessoas confusas machucam pessoas incríveis. E toda problemática do casal é justamente por estarem confusos e presos a acontecimentos passados não resolvidos e por isso acabam se machucando tanto.

A leitura vale cada palavra. Há momentos que sentimos que vamos enlouquecer com os dois, mas passa e a gente supera. Leiam sem medo de se arrepender, porque isso não vai acontecer.

Josii 10/01/2022

Previsível, mas indispensável
Azul da cor do mar é um romance estilo cão e gato, um pouco previsível, mas muito envolvente.
É uma leitura indispensável para aqueles que gostam do gênero.
A escrita da Marina é daquelas que te fazem devorar o livro inteiro em um só dia, é simples, clara e direta.
Adorei,
Recomendo