Após o anoitecer Haruki Murakami

Resenhas - Após o anoitecer

poly 03/11/2023

Que viagem. (as usual)
O que esperar do autor que tem fama de ser doidinho das ideias e que tem mania de deixar final em aberto??? Esse livro me deixou bastante interessada na primeira metade, e devo confessar que achei que iria favoritar.
Mas a partir da metade tudo ficou tão repetitivo e louco (não há outra descrição) que eu perdi um pouco a conexão com o que estava acontecendo.

Mas eu ainda vou ler tudo que esse homem escreveu.

Dezwith (Capítulo 18) 26/10/2023

Um livro surpreendente
Abri esse livro sem nenhuma grande expectativa. Mas que boa surpresa. Em um leque bastante sucinto de cenários e personagens, o autor consegue nos prender do início ao fim. Livro para ser devorado rapidamente.

Maria.Eduarda 20/10/2023

Após o anoitecer
Esse é meu segundo livro do Murakami. Comecei a procurar mais obras dele depois que li "Sono" (muito bom por sinal, recomendo bastante)

"Após o anoitecer" é cheio de significado e profundidade. Receio ser ignorante demais para ter percebido todas as singularidades apresentadas nesse livro, mas o pouco que eu consegui assimilar me impactou bastante. Acho que foi isso que mais me cativou na história. A forma com que ele consegue te levar a pensamentos totalmente profundos de forma "leve" e "despreocupada" é realmente impressionante. Você está lendo o livro, preocupado com determinado personagem X e do nada...PÁ, surge a crise existencial. É como se você se inclinasse na toca do coelho e o autor te empurrasse buraco a dentro. Lê isso é uma loucura.
Acho que esse livro poderia ser classificado em suspense/livro de auto ajuda. Mas um livro de auto ajuda bom (porque odeio livros de auto ajuda).

Enfim, acho que tô enrolando muito. O que tô querendo dizer é que, sem dúvida é uma das minhas melhores leituras desse ano e estou planejando comprar todas as obras dele. Kskskskksks a fatura do cartão que me mate mês que vem.

Sales 25/08/2023

Definitivamente entrega algo, mas talvez não tanto.
Esse foi meu primeiro contato com murakami. coloquei expectativa demais e acabei achando a trama meio fraca. apesar de personagens cativantes, o ?drama? prometido é beeeeem levinho, sem muitas reviravoltas ou fatos que te prendam na narrativa.
gostei muito dos diálogos que a mari tem durante a madrugada, mas o final aberto me pegou muito, odeio.
enfim, o ritmo é bem gostoso. por se passar inteiro em uma madrugada, os fatos da história tem uma continuação bem direta e interligada, o que da vontade de ler tudo bem rápido.
pretendo ler outras coisas do autor, já que adorei a escrita, mas a história em si deixa a desejar.

rafa 24/08/2023

Após o anoitecer
Não entendi muito bem o enredo ou o final, mas o Murakami tem dessas de deixar o final dm aberto. No mais, eu simplesmente adoro as recomendações de jazz que ele trás durante as páginas e recomendo que escutem assim que ele colocar. Ademais, a narrativa também foi muito interessante de ser lida e me vi bem imerso na leitura, principalmente por causa dos diálogos.

Aline.Sacramento 12/08/2023

Gostei bastante,achei fácil de ler,e me prendeu logo no início. É uma leitura leve,mas que te faz pensar. Eu gosto do estilo do Murakami e esses finais que algumas pessoas reclamam não me incomodam.

Felipe688 29/06/2023

A escrita do murakami me faz devorar seus livros, mas fiquei um pouco decepcionado com a história de após o anoitecer, o suspense foi fraco e o desenvolvimento da história faltou a desejar.

anabeatriiii 27/06/2023

Após o anoitecer
Me tirou de uma ressaca literária de 2 anos. Os personagens são muito bons e é uma leitura rápida, te prende bastante

Alanis 20/06/2023

Esse é o primeiro livro que leio do murakami e posso dizer com toda certeza de que foi uma excelente escolha.
que leitura suave, a história é tão bem construída que foi muito fácil me enxergar pelas madrugadas de tokyo, acompanhando tudo de perto.
eu criei todo um espaço enquanto lia, ouvindo jazz, tomando chá, e claro, li durante as madrugadas.
essa leitura foi uma experiência muito boa, mal posso esperar pelas minhas próximas leituras by murakami.

Willian 15/06/2023

O simples que funciona
Leitura leve, gostei dos personagens e da forma que o Murakami foi ambientando toda a história. Tudo foi na medida certa, sem elementos excessivos ou desnecessários

Rafael2157 10/06/2023

O mito da noite
?Enquanto isso, as ruas entre os edifícios ainda estão envoltas numa sombra fria. Nessas ruas ainda restam, intocadas, muitas das lembranças da noite que se foi.?

Que livro gostoso! Essa espécie de suspense místico com a escrita mt boa do autor me lembrou ler ?Noites Brancas? no sentido de vibrar junto as diferentes vidas e experiências durante a noite de cada personagem. (e que personagens!!!!!!!! vou ler mais coisas do Murakami com certeza)

Mas que broxante eh esse final, entendi a proposta mas? nao!!! só nao!!!!!

Jacy.Antunes 04/06/2023

A playlist do Murakami
Murakami é um fenômeno pop. Seus livros batem recordes de venda , são adaptados para o cinema ( Drive my Car ganhou um Oscar em 2022 ), as capas tem um design gráfico moderno, e o Spotfy tem uma playlist com todas as musicas citadas nas dezenas de livros do escritor. Apesar do clamor do seus seguidores, ainda não ganhou o Oscar de literatura .

O enredo é simples e esquematico pronto para mais uma adaptação para o cinema : entre as 23:55 e 6:52 h acompanhamos a jornada de Mari Assai na madrugada de Tokio. Ela está em uma lanchonete onde pretende passar a noite lendo, estudando, fumando e tomando café para não dormir.
Mari é tímida e solitaria, e não quer voltar para casa onde a sua irmã, tal qual a Bela Adormecida dorme há dois meses.
Na madrugada ela se envolverá com outros personagens todos, como ela solitários e com segredos a esconder.
O livro é bom, mas Homens sem Mulheres é melhor. Ele pode ser lido em uma madrugada com uma taça de vinho ou uma xícara de cafe e ouvindo a playlist do Spotfy que é muito boa.
dani 05/06/2023minha estante
Não sabia da existência dessa playlist! Ainda não finalizei esse livro, mas gostei do começo. Pensei que seriam contos independentes e me surpreendi quando vi que estavam interligados.

Disotelo 09/06/2023minha estante
Indo agora no Spotfy pra conhecer a lista?

Ana 20/05/2023

Murakami é o autor que mais consegue prender minha atenção de todos os demais. Eu bloqueio totalmente o externo e fico absorta na leitura, devorando página por página. Em "após o anoitecer" não foi diferente. Haruki, como sempre magnífico, transporta o leitor para cada personagem e trabalha cada um deles com uma intensidade singela e ao mesmo tempo arrebatadora. O final é lindo e poético. Recomendo demais.
B.norte 21/05/2023minha estante
Amo murakami, já li alguns livros dele e tenho vários outros na prateleira esperando hehehe

Ana 21/05/2023minha estante
É o tipo de autor que sabe ser leve msm qd determinado contexto não o é. Vc fica ali presa na leitura. Lindo!

B.norte 21/05/2023minha estante
Sim!

losermonologue 02/04/2023

Curtinho e fluído, com uma escrita e uma narrativa bem diferente do outro livro do murakami que eu li. é um livro beeeem subjetivo. livrinho legal e rapidinho de ler.
foi uma boa experiência e me deixou pensativa sobre as pessoas na madrugada e como tudo muda nas horas mais escuras da noite.
gostei principalmente do narrador que é apenas um "ponto de vista" que não pode interferir