Após o anoitecer

Após o anoitecer Haruki Murakami

Resenhas - Após o anoitecer

Mayra 22/02/2023

Primeiro livro do Murakami que eu li e fiquei obcecada, simplesmente não conseguia parar de ler!!! Gostei demais desse livro, me lembrou um pouco a vibe de fallen angels. Gostei demais dessa temática de explorar dilemas de personagens são diferentes e complexos durante uma única madrugada, ainda mais com as histórias se entrelaçando aos poucos. Também gostei dessa atmosfera meio surrealista que ronda a noite na narrativa, como se ela fosse um território meio mágico e desconhecido, em que as fronteiras de realidade e sonho se confunfissem e tudo de doido pudesse acontecer. Por último, achei um charme os relógios que ficam desenhado no canto da página quando começam o capítulo e indicam a hora que ta acontecendo aquele episódio na trama!

eduarda2470 20/02/2023

Após o Anoitecer
Ótima leitura pra ser feita em um dia. Achei rápida e instigante, gosto muito desse mistério sobrenatural que o Murakami escreve sempre nos livros dele.

Leticia1871 13/02/2023

Um livro interessante mas sinto que faltou enredo.
A escrita do livro é muito interessante, ele narra cenas em que parece que você é a pessoa que está no ambiente quase como um diretor de filme, porém em alguns momentos senti que o autor não soube juntar os acontecimentos e algumas histórias ficaram perdidas e sem nexo. Boa escrita e bom aproveitamento mas eu particularmente adicionaria mais coisas.

Beatriz.Varela 07/02/2023

Após o Anoitecer - Haruki Murakami
Mari passa a madrugada vagando por Tóquio com seu livro. Ela não quer dormir, mas sua irmã mais velha se encontra em um sono prufundo já há dois meses. À medida que as horas se passam e Mari se envolve em um caso de agressão que ocorre em um motel, algumas mudanças acontecem no sono de Eri, sua irmã. A madrugada parece ser um mundo à parte.

Murakami sempre inclui algum aspecto surrealista em sua narrativa, aqui representado pelo sono misterioso de Eri. Conforme Mari conhece e se aproxima de outras pessoas durante a noite, vamos conhecendo um pouco mais sobre a relação entre as irmãs e o que pode ter contribuido para que Eri fugisse de sua realidade dessa forma, de forma voluntária ou não.

O final é bem aberto, mas eu gostei disso. Lendo atentamente e fazendo anotações é possível recolher as pistas deixadas pelo escritor e criar várias teorias. Acho que pode ser uma boa porta de entrada para quem quer conhecer o Murakami, já que traz vários aspectos presentes em seus outros livros.

Amiúde 04/02/2023

7:53 AM
A leitura é bem tranquila e fluida. Finalizei e confesso que irei tentar ler em outra oportunidade, não entendi muito bem qual o objetivo.

mari909 30/01/2023

Que livro incrível, a escrita, a história, tudo nele é perfeito.
Me senti dentro da história interagindo com os personagens, MARI VOCÊ É PERFEITA ENTEDA!! Se vocês tiverem a oportunidade de ler as obras do Murakami se joguem de cabeça!!!!! :)

Clara2471 24/01/2023

subjetivo demais
meu primeiro murakami, não sei se é da escrita do autor, mas senti falta de uma explicação dos elementos fantásticos.. não necessariamente uma explicação lógica, mas algo que explicasse de maneira mais objetiva e clara a simbologia desses acontecimentos
sobretudo é um livro tranquilo de ler, com diálogos e acontecimentos interessantes e que te mantém curioso

bela 20/01/2023

Após o anoitecer foi a minha primeira leitura do Murakami, primeira a literatura japonesa primeira com esse toque de realismo mágico. O conjunto da obra me deixou cheia de opiniões e tão confusa, que é a primeira vez que eu sinto essa necessidade de escrever uma resenha tão grande e detalhada, porque nenhum livra antes me despertou TANTA vontade de interpretar suas camadas e tentar entender toda sua complexidade.
Já de início, o cenário que é pintado é encantador e eu não consigo nem imaginar o como deve ser lindo ler esse livro na sua língua original. Principalmente por usar de ferramentas tão diferentes pra se estruturar, que inclusive lembra muito a um cenário cinemático, como se o narrador quisesse que a história fosse lida enquanto se passam por trás todas as imagens.
De conteúdo em si, acho que não tem nem como falar de forma linear, das minhas impressões no início meio e fim do livro. Ironicamente, mesmo que tudo se passe em uma só madrugada, a impressão é que as páginas vão se mesclando da mesma forma que a personagem principal. A parte obvia desse livro é a intenção de apontar como os caminhos se misturam em possibilidades infinitas, e você nunca sai de uma relação sem ser impactado por ela. Se formam teias infinitas de conexões que até as últimas paginas do livro, por mais que muito menores que as anteriores, ainda estão se formando.
O que mais me deixou duvida e me levou até a tentar achar explicações de outras pessoas foi qual era o real significado do sono da irmã de principal, Eri. Parecia uma história completamente desconexa, e eu só consegui ter uma visão realmente depois de pensar muito em como caralhos aquilo tinha relação com o resto. E realmente parece que é uma interpretação mais difícil, e eu cheguei até a ver pessoas falando como faziam alusão a sociedade de consumo. Particularmente, acho que o sono de Eri representa seu estado mental e todos os problemas que ela tem em sua relação consigo mesma e com a irmã, o muro que elas construíram entre si. Dentro desse estado de prisão mental, o homem na televisão nós representa (a visão do Outro, do mundo, do leitor) e a entrada de Eri na televisão, que ela se sente capturada e incomodada enquanto nós estávamos tranquilos, é essa "redoma de vidro" que a Mari diz que gostaria de guarda-la, onde ela é reduzia unicamente a sua aparência física, tornando-a vazia alem disso.
Acredito que enquanto Mari vai sendo impactada pelos outros, Eri continua ali, e por mais que tudo o que ela escuta faça diferença na relação com a irmã, ela ainda volta com a mente confusa, na transição de uma crença para a outra. A crença que as condena senda mostrada com essa fala da Mari sobre a redoma de vidro e a crença que as salva sendo mostrada quando Mari beija Eri e sente que está beijando a si mesma, colocando as duas como iguais. Acredito que o final do livro consista nessa ambiguidade, Eri dormindo e querendo despertar, vidas ainda se entrelaçando e pessoas ruins não sendo responsabilizadas pelas suas ações, o dia amanhecendo com a certeza de que irá anoitecer novamente. A vida segue sem conclusão.
Dito isso, acho que a intenção era realmente a interpretação ser pessoal e diversa, mas essa fez muito sentido pra mim.
Nunca escrevi tanto sobre um livro nem acho que vou escrever de novo tão cedo, mas espero que as próximas leituras desse autor também deixem uma sensação parecida com essa hehe

clarinha 14/01/2023

após o anoitecer
Uma experiência única. Nunca li nada igual! Primeira vez lendo murakami e me surpreendi muito. É bemmm diferente de tudo que eu leio, mas ainda assim fiquei totalmente viciada na leitura. Amei o jeito que é escrito, principalmente nas partes do quarto da Eri em q tudo é descrito do ponto de vista de uma câmera. Gostei muito dos diálogos entre os personagens e toda a atmosfera do livro. Só queria que esse final fosse um pouquinhooo mais fechado, sei q é a proposta ter um final aberto mas eu senti meio largado. Amei muito e recomendo!

livrosmortificados 14/01/2023

encontros e desencontros
a solidao da noite, cada pessoa carrega com si uma historia diferente.
o narrador onisciente percorre sobre Toquio e nos mostra diversas pessoas e historias que não parecem ter nada em comum mas ao mesmo tempo se complementam.
a atmosfera do livro e como o Murakami descreve os lugares, as luzes, as musicas, vc realmente se sente naquele lugar, é tudo muito melancolico e frio assim como a escuridão da noite.

Dani Scheibler 02/01/2023

Sobre os diversos tons de cinza
Após terminar a leitura, precisei de um tempo pra digerir o que eu havia lido.
Assisti um video resenha que me fez enxergar outros pontos de vista, o que me ajudou a compreender melhor o livro, que as vezes parece meio confuso.

Os livros do Murakami tem muitas coisas não ditas, nas entrelinhas, sobre coisas do cotidiano, mas que falam sobre sentimentos bem profundos e íntimos.

A idéia de que não existe somente preto ou branco. Não existe somente dia e noite, bom ou mal, mas existem diversos tons de cinza entre eles. De que as pessoas, são mais do que aparentam ser, e que todos tem seus problemas e traumas, e lidam com eles de formas diferentes.

É o terceiro livro que leio dele, e as histórias sempre me trazem um sentimento de estranheza, porém uma estranheza que me faz querer ler sempre mais.