O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

May | @vidadaleitora 16/10/2023

Tenho certeza que vc ja ouviu falar em Poe! Nessa edição temos o conto em inglês e traduções mais lidas de "O corvo". Apesar de ter ilustrações lindíssimas, logo vc pode se cansar da linguagem técnica demais sobre como o poema foi geniosamente escrito. Para estudantes de Letras ou aspirantes a poetas, os ensaios técnicos podem ser de grande valia. Mas não fará falta alguma se vc apenas considerar o poema. Por isso pode ser aquela leitura "de uma sentada".

Jack Ketch 27/09/2023

Nunca mais...
E disse o corvo:
_Nunca mais.

Essa frase seria facilmente o meu epitáfio, quem sabe assim alguém publique isso em fotos bizarras minhas bebendo assim como fazem com Bukowski e seu icônico (e idiota) epitáfio "don't try".

Esse conto para mim é o melhor do Poe, a forma como ele desenvolve a eloquência e suas referências sobre o império romano e a mitologia grega, a obscuridade e o misticismo envolvido nesse evento específico é surpreendente.
Consigo ver a dor e o luto do referido, consigo sentir, é quase tangível... O sentimento de perda é sofrível, ainda mais se você já tiver passado por algo semelhante na sua realidade.
Acho que se um corvo entrasse voando porta a dentro, antes de ele falar qualquer coisa já teria levado uma vassourada, ainda mais com uma morte recém ocorrida, parece mesmo um mau presságio.
A repetição de "nunca mais" fixa bem em minha cabeça e me atormenta durante toda a leitura, uma angústia que sobe do peito a garganta até que exploda em um descarrego de palavras sem sentido, ou com muito sentido.
Uma leitura rápida que entrega uma insatisfação pessoal semelhante a um orgasmo interrompido abruptamente pela sua mãe entrando no seu quarto sem bater na porta, é satisfatório mas ao mesmo tempo traumático.
Para você que busca se incomodar com uma resolução insatisfatória (masoquista), recomendo fortemente esse conto.

Fabi 17/09/2023

Li, reli e li de novo e quando achei que estava bom li mais uma vez e vou reler mais mil vezes.

Adorei os textos de apoio dessa edição - pra quem estuda ou para quem é apenas um curioso (como eu kkkk), os textos são muito bons e escritos de forma bem tranquila para entendimento.

Tem duas traduções que são do Fernando Pessoa e do Machado de Assis e apesar de te entregar a história do poema, o original te da a experiência completa e insubstituível? Vale a pena! (Não tem como ?Nunca mais? soar tão bem quanto ?Nevermore? aqui?)

Nicolas 14/09/2023

Nunca mais.
Marquei o áudio livro só pq foi a edição mais curta que encontrei, enfim!! AMEI!!
Li 3 traduções, e as melhores são definitivamente do Machado de Assis e do Fernando Pessoa. As rimas que o Machado faz são muito boas e o Pessoa é bem mais objetivo na hora de escrever, enfim, perfeitas as traduções. É um poema curto, fala sobre um cara que perdeu a amada e recebe uma "visita" muito tarde da noite, mas quando ele abre a janela quem entra é um corvo. Aqui o Edgar fez história!!!! Muitos significados e várias interpretações, "O Corvo" é uma obra prima.

Gigihvs 14/09/2023

Três estrelas
A leitura foi bem rápida, mas não faz muito o meu estilo de leitura mas achei bem interessante, e recomendo se vc gosta de livros o tema mais Dark

estantedogabs 12/09/2023

Li por indicação e por ser uma leitura mais rápida. Não faz muito meu estilo, mas até que achei bastante interessante. Acredito que os interessados pelo estilo, gostarão bastante.

AMANDA3038 03/09/2023

O conjunto de poesias e narrativas é instigante, tenso e lindo. Eu acho maravilhoso e um clássico da literatura, um marco para a minha estante!!

Malylyi 03/09/2023

Lidos para a escola
Foi a mesma situação do Annabel Lee, nos foi dado apenas alguns trechos da história, o que acabou deixando momentos sem nexo, então fui procurar o conto inteiro, acabei gostando mais do que eu esperava, mesmo que em português a história não faça tanto sentido, pois pela tradução os trocadilhos acabam sendo perdidos. Foi interessante e diferente do que eu esperava.

Annah12 02/09/2023

Vigésimo quarto livro acabadoo
Nesta edição do poema "O corvo" de Edgar Allan Poe, encontramos não somente versos hipnotizantes de apenas uma tradução do mesmo, mas sim de várias feitas com maestria por vários escritores ao longo dos tempos após sua escrita original em 1845.
A leitura fluida, o ambiente lúgubre, as falas pessimistas do personagem, a tristeza pela ideia de não poder partir, e a esperança ao ouvir a frase dita pelo Corvo, fazem o enredo se encaixar em uma bela, triste e aterrorizante história de perda.
Poe ficou marcado na história como uma das pessoas mais influentes da literatura tanto em sua época, quanto nos dias de hoje, a forma como expressava seus pensamentos e sentimentos através das palavras o fizeram ser aclamado por milhões, e "The Haven" como no livro original, é mais uma prova do incontestável legado deixado por Poe nessa era incandescente e notória que foi o mal do século.

Emi Diggory 31/08/2023

"Vida e morte coexistiam naquele pequeno ser. As portas da eternidade foram abertas pela força das palavras e até hoje ele vive entre nós."

steven. 20/08/2023

Nunca mais!
Gostei as ilustrações dos desenhos e tô ansioso pra assistir a série que netflix ia lançar (lerei outros em breve e mike flanagan, to rezando que seja tão incrível quanto hill house e bly manor ?

Théo 15/08/2023

É uma genérica leitura do gênero do "Medo Clássico". Edgar Allan Poe revolucionou a literatura na época que ele vivia através desse e de outros livros. Mt bom

Estante da Leonina 04/08/2023

Eu sabia que O corvo era um poema longo, quando vi o livro achei que era o livro inteiro e so lendo descobri que é so umas dez paginas e todo o resto é uma análise critica? mas tudo bem.