E o Vento Levou

E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Eliane 23/01/2023

Um livro intenso e arrebatador como seus protagonistas, tendo como pano de fundo, a devastação da guerra de secessão, a fome, a pobreza, a morte incontável dos jovens, senhores e crianças do sul e o julgamento mordaz de uma elite em queda que se agarra aos velhos costumes como tábua de salvação incontestável a seu orgulho destroçado... Scarlett O'Hara, seu temperando tempestuoso e sua luta, diante de uma sociedade onde mulher deve ser resignada, ardilosamente feminina, emolduradora da existência de seu homem, sua recusa a este papel, sua condenação social e aqueles que a amaram e a quem, por ser quem era, ela decepcionou e que também a decepcionaram e a quem amou como tempestade que hidrata mas também arrasta e destroe... Impactante!!! Não se lê este livro impunemente!!

Gabriela 09/01/2023

Isso não é um livro, é um tijolo. Demorei dois meses para ler, não só por causa do tamanho, mas porque a leitura fica muuuuuito chata as vezes. Não sei se devo recomendar, mas quem gosta de livros grandes e cheios de história devem gostar desse. Especialmente os que gostam de livros realistas.
No geral, achei muito pesado e realista. A personagem principal sofre que nem escrava (se liga na ironia), e ela é praticamente insensível, não ama ninguém.
Acho que seria um livro melhor se resumissem um pouco a história, desse jeito é meio chato.

Benicio 27/12/2022

Um verdadeiro melodrama
Ler esse livro é passar por uma montanha russa de sentimentos. Ao mesmo tempo que temos uma das melhores protagonistas femininas já escrita, temos uma história datada e com viés extremamente racistas, não quero entrar em debates sobre isso pois creio que há melhores pessoas para discutir o assunto, oq posso dizer é leia e tire suas próprias conclusões sobre esse livro.

Natelli Almeida 24/12/2022

O vento carrega tudo...até o amor
Um dos livros que mais marcou minha alma...A crueldade e infantilidade de Scarlatt...a ideia errada que tive do Capitão Butler, um homem que no fundo tinha um coração cheio de amor e foi torturado por isso. Uma obra que transpassa as areias do tempo e que se encaixa nos dias atuais.

Fernanda.Coelho 18/12/2022

E o vento levou
Uff, meu Deus que leitura incrível, primeiro eu quero engrandecer a escrita dessa escritora sensacional porque a maneira como ela escreveu essa obra foi surreal, com muita clareza , rica em informações históricas, muito limpa e sem enrolação.
Em e o vento levou , conta a história da protagonista Scarlett O?Hara, uma Sulista jovem e mimada acostumada a ter tudo o que deseja , criada com muito zelo e dentro dos costumes sociais da sociedade da época , ela nutre um amor platônico por Ashley Wilkes, e fica decepcionada quando o já esperado e arranjado casamento dele acontece com sua prima Mellanie. Ao contrário do que muitos pensam esse livro não é de fato um romance, pois ele foca muito em questões sociais, econômicas e culturais da época,deixando o romance em segundo plano ao longo da leitura.
Quando o casamento de Ashley está prestes a acontecer ela decide revelar a ele seus sentimentos a fim de que Ashley desista do noivado, não contando que um convidado não desejado Rhett Butler, ouve toda a conversa, furiosa por sua declaração não ter surtido o efeito que desejava Scarlett , decide por vingança casar-se com o pobre Charles Hamilton irmão de Mellanie, sentindo que o tiro saiu pela culatra ela se arrepende de ter se precipitado em ter se casado ao se deparar com a realidade do casamento com um homem jovem demais e que ela não amava, do qual teve seu primeiro filho não desejado, após o casamento de Scarlett, inicia -se especulações de uma possível guerra entre os povos do Norte os Ianques é os confederados do Sul dos Estados Unidos , no qual o Norte industrializado lutava pelo fim da escravidão e pela separação dos Estados Unidos. Ao iniciar -se a guerra a vida de Scarlett , sofre uma mudança brutal , pois fica viúva muito jovem e as consequências trazidas pela guerra vem acompanhada de muitas perdas, miséria, fome desespero e muito sofrimento. Em contrapartida, Scarlett percebe que em meio ao caos e possível recomeçar ter esperanças e reconstruir o que foi destruído pela guerra inesperada. Nesse livro acontece muita coisa fala sobre a relação e a forma como eram tratados entre escravos e seus senhores , sobre a Ku Klux Klan que foi uma organização formada por sulistas brancos com o intuito de perseguir e promover ataques contra afro-americanos e defensores dos direitos desse grupo. Fala sobre costumes e forma de viver da sociedade da época que se comparado aos tempos atuais nos da margem para muitas reflexões sobre como a sociedade era auto ponitiva, com aquele que se desviava dos padrões sociais da época .
Fala sobre amizade , respeito lealdade e RECOMENÇOS. As páginas finais dessa história sensacional são páginas muito dolorosas e carregadas de muita tristeza, confesso que depois de tantas tragédia , eu esperava um final mais feliz , mas nem por isso essa história perdeu seu esplendor. ? ? ? ? ? ?.

Lêticia Lopes 13/12/2022

Peguei spoilers e ainda valeu a leitura
Eu amo esse livro! Uma das melhores leituras do ano, como confirma o coraçãozinho. Scarlett é ao mesmo tempo odiável e muito real. Você se apega a ela, mesmo sabendo que ela é muito como uma anti-heroína. Sem falar no Cap. Butler, o cara é uma joia rara da literatura. Se a Margaret Mitchel fosse dessa geração, esse livro estaria repleto de cenas eróticas, podem anotar isso. Alguém escreveu uma versão dessa história um pouco mais explícita? Alguém poderia recomendar, caso haja?
Rayanne 03/01/2023minha estante
Tbm pensei o mesmo haha
Se não tivesse sido escrito numa época mais conservadora, com certeza teria muitas descrições hot no livro kkk

Lêticia Lopes 05/01/2023minha estante
Claramente! Quase que a autora escorregava a caneta e acrescentava detalhes picantes, aposto!

@elvira_leitora 07/12/2022

Tadinha dessa moça
Com a construção do romance, o ódio se iguala ao amor pela Scarlett. Eu não consigo assimilar esse final, precisava de uma continuação.
Torço muito para que ela tenha conquistado Rhett outra vez, porque desde o começo fica claro seu afeto por ele, apesar do costume de amar o outro.

Coração quentinho. Uma meta de leitura realizada ??

Gabriela 26/11/2022

Não tenho palavras
Foi uma leitura difícil, não consigo dar 5 estrelas porque se eu disser que gostei estarei mentido, mas entendo a importância desse livro, entendo o contexto histórico, entendo o posicionamento da autora e entendo como hoje em dia é um livro problemático ao mesmo tempo tão atual.

Eu não consegui entender como a autora enrolou tanto no início na parte 1 e 2,tantas coisas que poderiam ter sido removida e na parte 5 ela simplesmente acelerou tudo e terminou o livro pela metade. No final, não foi uma leitura satisfatória.

Isabela 17/11/2022

Ficção histórica sobre a Guerra Civil Americana. A Scarlet, personagem principal, é uma mulher muito determinada e de temperamento forte. Na época em que se cobrava todo um comportamento de uma ?dama?, Scarlet faz tudo às avessas. Durante o livro eu fico MORTA de raiva, porque ela é extremamente egoísta e gananciosa. Ela faz tudo ao seu alcance para conquistar dinheiro e conforto, mesmo que ela tenha que pisar nas pessoas que a amam. Mas ao mesmo tempo eu refleti sobre essas atitudes e pensei quão diferente eu seria se estivesse no lugar dela. Na verdade, quão ruim todos nós somos quando não há um padrão moral sobre nós. PQP as vezes, todos somos pessoas horríveis.
É isso que os livros clássicos fazem: explodem sua mente.?

wmoreira 14/11/2022

Sobre a Scarlet
Uma aventura, a leitura deste livro. Ufa! Já tentei ver o filme duas vezes, o sono sempre me venceu. Preciso tentar novamente. O livro é extraordinário, apesar de longo e absolutamente centrado em Scarlet Ohara, não cansa. Aprendi muito sobre a Guerra Civil estadunidense, que lhe serve de pano de fundo. Scarlet Ohara passa a ocupar, em minha opinião, o posto de personagem mais ranhenta de toda a literatura: chata, egoísta, deslumbrada, infantil, grossa, insensível, cruel, insuportável, enfim ? mas, ainda assim, ou por tudo isso mesmo, muito interessante.

Elen 20/11/2022minha estante
Vc é perfeita! Passei raiva demais com esse livro, 3 ??

Gouveia 07/11/2022

Sem palavras.
Caramba, não esperava que o livro fosse tão justo, estava com medo de como iria ser o final mas me surpreendeu.

Amei a história, os personagens, acompanhei tanto a vida da Scarlett que vou sentir falta ?. O livro me tirou muitas risadas, e por ser um livro um pouco (?) grande, tem algumas partes que vc fica esperando a ação, mas quando acontece alguma coisa ?.

Luvanor N. Alves 24/10/2022

Que final!
Acabei a leitura sentindo um gosto amargo na boca. Quanta dor! Quando força em uma personagem cruel e confusa!

Aline 22/10/2022

E o vento levou mesmo....
Que livro senhoras e senhores!
Essa é a história de vida de Scarlet O'Hara, uma adolescente mimada, acostumada a ter tudo que quer, e, quando seu desejo de não ter um único homem caindo aos seus pés, se sente com o orgulho ferido e a partir daí decide que vai fazer de tudo para tê-lo... E daí que ele vai se casar com outra? Se ele vai casar, ela casa também só pra fazer ciúmes nele...
Só que chega a guerra, que aí mesmo vai afastar e unir esses dois até o fim...
Minha gente, essa história é contada até os 28 anos dela, e eu acho é pouco o sofrimento dela viu... É uma víbora, e ela vai matar, mentir, enganar, roubar e fazer tudo pra conseguir o que quer...
Adorei o final dela! Só falei assim: bem feito!

Peter.Molina 18/10/2022

Épico!
Depois das mais de 1000 páginas de leitura ,termino com o sentimento de quanto valeu a pena. A reconstituição da época da guerra, a construção das personagens, os dramas em sequência, tudo muito bem narrado pra não pararmos de ler. Cabe uma ressalva aqui pois o livro descreve a guerra de secessão pela visão sulista, com sua ótica racista e escravocrata. Para lermos precisamos deixar isso de lado e nos concentrarmos na história. Essa infelizmente foi a visão de uma época, assim como várias outras obras do passado. No entanto o livro é primoroso, uma viagem no tempo e Scarlett O'Hara é tão egoísta e impulsiva que nunca passa despercebida. Excelente!