E o Vento Levou

E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

NatAlia.Zangirolymo 14/10/2021

Ranço de Scarlett O'Hara
O livro é maravilhoso, sem dúvida. O meu sentimento em relação a Scarlett O'Hara foi de puro ranço no começo, depois passou o resto do livro alternando entre ranço e admiração e terminou da maneira como começou. Ela é uma personagem extremamente egoísta, mimada e inconsequente, e apesar de sua evolução em vários sentidos ao longo da história isso não muda, pois está em sua essência, mas achei admirável a sua capacidade de se adaptar as mudanças, isso foi o que tornou a personagem realmente memorável pra mim. Não acho que o livro mereça o título de maior romance de todos os tempos, no sentido romântico, pois a obra não se foca no romance e sim na história da Scarlett e dos personagens que passam pela sua vida. O final extremamente melancólico me deixou triste, pois acaba destoando do restante do livro, que apesar de se passar em grande parte durante a guerra, ainda assim tem um tom mais otimista do que o final, além de momentos cômicos que somem nas últimas 200 páginas.

Diegue 11/10/2021

E o vento mais uma vez me levou..
Um calhamaço que não deixa a peteca cair em nenhuma de suas quase mil páginas.
Parece que a cada releitura, descubro uma nova camada de Scarlet O'hara. E meu fascínio por Melanie com sua doçura e fidelidade cresce ainda mais. E, ainda, a personalidade maternal e delicada de Helen O'hara e não posso deixar de citar a grandiosa Mammy, o grande pilar de força e sabedoria de Tara. Mulheres fascinantes e que considero as mais marcantes da literatura.
Outro ponto fascinante é a descrição impecável dos ambientes, roupas, alimentação da época. Tudo sem ser enfadonho, cansativo.
Uma saga apaixonante pela Guerra Civil Americana que com certeza me acompanhará ainda por muitas releituras ao longo da vida.

letAcia101 05/10/2021

Scarlett O'Hara
Livro mais que perfeitooo !!! Amei conhecer a Scarlett O'Hara , apesar de muitas vezes querer bater nela pela suas ''maldades '' .Todos os personagens que eram mencionados , sua história de vida também eram , ou seja não eram só jogados do nada ali , gostei disso .
Rhett Butler me desapontou duas vezes nesse livro
:( . Eu acho que Ashely não merecia a Melanie , de jeito nenhum e eu nem sei o que Scarlett viu nele , sério mesmo .
A guerra foi toda bem tratada aqui , a fome , as pessoas perdendo tudo que tinham , o depois da guerra , foram momentos difíceis da leitura .
Enfim fiquei alguns meses lendo E o vento levou e agora só consigo sentir falta da leitura ...

Carol 22/09/2021

Eu simplesmente não sei.
Eu não vou fazer um resenha literária ou um resumo do livro, porque sou péssima em escrita kkk.
Eu vou tentar falar no velho português mesmo, como se estivesse em uma mesa de bar.

Esse livro é simplesmente um dos melhores que eu já li e o que eu mais odiei também!

Um dos melhores porque a história é MARAVILHOSA!
Você imagina paisagens belíssimas do Sul!
Você ri em uma página, chora em outra, senti muita raiva, dó e etc!
Aprende um pouco e fica indignada com a história da escravidão Norte Americana e a Guerra da secessão.

E eu simplesmente odiei cada da página desse livro porque TODOS os personagens são CRUS, são HUMANOS!
Eles erram, não aprendem com o erro e continuam errando
A maioria deles são insuportáveis, do mais gentil ao mais maléfico
Foi o primeiro livro que eu terminei de ler sem ter uma preferência de personagem!
Porque eu simplesmente me vi em TODOS eles.
Na minha opinião esse livro FALA DA VIDA E FALAR DA VIDA DÓI!
A vida nos da segundas chances e vários caminhos alternativos, basta segui- los ou não.

Gabi 19/09/2021

Um dos romances mais conhecidos, E o Vento Levou chamou logo minha atenção pela sinopse. Infelizmente, a história não cumpre tudo o que promete. Pra começar, eu não fiz ideia do quão racista a história é, isso faz com que seja doloroso ler certas cenas, diversas vezes pensei em abandonar. Outra coisa que não atende às expectativas é a protagonista. A sinopse promete alguém que evolui, mas Scarlett termina a história tão irresponsável quanto no começo. Admito que ela se torna um pouquinho (quase nada) menos fútil, mas honestamente não vi nenhuma evolução além disso. O livro tem seus bons momentos, mas não compensa os lados ruins. O final agridoce é parte mais legal, mas fora isso não consegui gostar de nada na leitura. Não recomendo.

Marjory.Vargas 19/09/2021

"A fome lhe corroía o estômago vazio novamente e ela disse em voz alta: - Com Deus por testemunha, os ianques não vão me vencer. Vou superar isso e, quando acabar, jamais sentirei fome novamente. Nunca, nem nenhum dos meus. Mesmo que tenha de roubar ou matar, que Deus seja minha testemunha, jamais sentirei fome novamente."
Se no início do livro eu só revirava os olhos e passava raiva com a Scarlett, ao final virei fã dela e torço pelo seu final feliz. Uma menina - ela tinha 16 anos no início do livro - que diante dos horrores da guerra se tornou uma mulher forte, guerreira, o pilar da família. Nem sempre concordei com suas atitudes controversas, mas entendi cada uma das decisões que ela tomou.
E o que falar de Rhett Butler... Visto por muitos como um salafrário, uma pessoa de má índole, mau caráter, aquele que não presta... Mas um homem realmente apaixonado, dono de um grande coração. Não isento ele da culpa pelos acontecimentos finais, mas entendo por que ele já estava tão cansado de lutar por um amor que parecia que nunca seria correspondido...
E o final... Ah, o final!!! Finalizo este texto chorando só de lembrar da parte final dessa história. Os anos da guerra tiraram tudo e fortaleceram Scarlett, mas o período pós-guerra foi o que ensinou a ela o que é sofrer. E é por isso que eu torço tanto por um final feliz para Scarlett O'Hara - e para o Rhett também. Apesar de teimosos e orgulhosos, eles merecem ser felizes. Juntos!!!
PS: soube que há uma continuação, escrita por outra autora, pois Mitchell morreu alguns anos depois de concluir E o vento levou. Estou procurando a obra, porque eu preciso de um final "redondondinho" pra essa história.

Kilvia - @trecbooks 13/09/2021

Já é um calhamaço da vida
Nunca pensei que leria esse livro e que gostaria tanto! Ponto para as LCs que têm me ajudado a encontrar narrativas fantásticas!

Marcela.Borges 09/09/2021

Scarlet chatona.
No volume I até que eu tinha uns momentos de simpatia com a Scarlet. Já no Volume II, isso fica impossível.

Scarlet tomada pelo medo e incertezas quanto ao futuro, mostra suas piores facetas para se manter longe da pobreza. A questão é que sua personalidade, claro, se transforma para alcançar esse objetivo. Foi aí que perdi certa identificação com a personagem principal e acabei torcendo para outras mulheres do livro.

iamdudis 02/09/2021

As voltas que o mundo dá!
Resumindo:

Pontos positivos: Desenvolvimento de personagens e suas complexidades; a narrativa rica em detalhes e marcante: o enredo político; informações sobre a Guerra de Secessão; as consequências dos atos dos personagens.

Pontos negativos: o racismo muito explícito pela autora; a romantização dos confederados; a falta de sensibilidade com o povo negro.

O livro de forma geral é emocionante e marcante, mas passei muita raiva e nojo com o racismo que nenhum momento é tratado como crítica e sim um forte sentimento da autora de racismo de sua época.

Melhor personagem desse livro é o Rhett Butler! Ele é o maior canalha que já li na vida e gosto dele justamente por isso. A Scarlett O'hara não consigo odiar, mas não sinto pena das consequências que ocorreram por conta de suas escolhas, porém ela é uma personagem muito bem escrita e complexa.
Tomás Chiaradia 08/10/2023minha estante
Muito bom!

Laiz 01/09/2021

passar raiva é bom demais
- a escrita é muito envolvente, mas aviso: a scarlett é uma protagonista detestável, fútil e tudo o que você vai ter vontade é de descer o sarrafo nessa escrota
- pra você que já morou em cidade pequena, vai se sentir em casa: todo mundo nesse muquifo é fuxiqueiro, passam o dia todo falando da vida alheia (de forma não edificante) e acham estranho quando alguém se interessa por qualquer manifestação cultural
- eles são escravagistas e patéticos e me incomoda o tanto que esse livro omite o tratamento vil, indigno e desumano que as pessoas escravizadas tinham (eles dizem que não, porque ia "danificar a propriedade", mas a gente sabe que existem outros meios de causar sofrimento sem ferir fisicamente)
- guerra é fome, morte, miséria e não deve ser tomada como uma aventura
- no começo eu não estava preparada pra ter dó de confederado e não tive, quem não amputou pé gangrenado/não morreu virou membro da kkk e eu quero mais é que supremacista morra
- tive vontade de colocar todos os personagens pra morder o meio-fio, comer vidro, lamber facão
- final triste e plausível
Laiz 01/09/2021minha estante
é sobre a guerra civil dos EUA, mas é tudo menos chato! recomendo viu

Júnior Montarroyos 01/09/2021minha estante
"Passar raiva", resumiu bem o sentimento ao ler esse livro kkk

Bruna 01/09/2021

Eu estou tão sem palavras... São muitos sentimentos diferentes que esse livro me causou. É definitivamente uma experiência de leitura única e todo leitor que gosta de clássicos e História deveria viver.
Eu esperava um livro chato e enfadonho, encontrei uma história complexa, cheia de camadas com personagens elaborados e que não seguem padrões de heróis e vilões. É um livro que traz tantas mas tantas discussões sobre a vida, sobre tudo que com certeza me enriqueceu. De fato, tem muitas partes racistas que me deixaram extremamente revoltadas enquanto ia pois a autora escreveu as partes da guerra e da escravatura pelo ponto de vista dos sulistas. Mas até isso nos serve de lição para entenser melhor a ideia que a sociedade daquela época tinha e como enxergavam as coisas. Uma leitura que me surpreendeu demais e que nos últimos capítulos foi uma montanha russa de emoções que eu preciso de tempo pra absorver.

Nara 25/08/2021

Foi uma explosão...
Minha mente explodiu tamanha contradição que esse livro provocou em mim. Apesar de todo nojo que sentia quando percebia o racismo naquelas pessoas, de vez em quatro me pegava torcendo por elas. Não me arrependo um minuto por ter lido. Incrível, não me lembro do filme, mas posso dizer... uma grande vilã!