As Cidades Invisíveis

As Cidades Invisíveis Italo Calvino

Resenhas - As Cidades Invisíveis

gabriel.a.brumatto 26/10/2022

Criativo e bom.
Já vou começar esta resenha dizendo que adorei este livro!! É de uma criatividade gigantesca, pois Calvino explora os mitos, o misticismo e a literatura fantástica. Juntando todos estes aspectos, tinha tudo pra dar errado, mas, deu super certo!!
O livro é super interessante, cheio de detalhes sobre as cidades, com uma escrita muito bonita e personagens interessantíssimos!! Recomendo à todos a leitura deste livro.

sophi :) 12/10/2022

filosófico e "epifânico"
havia lido esse livro para o clube do livro da minha escola e só depois de discuti-lo percebi o quanto eu gostei. no decorrer da leitura, estava achando bem monótono. esperava apenas pelos momentos de diálogo entre marco polo e o imperador (inclusive, por mais que pequenos, bastante filosóficos). ao notar que na verdade as cidades poderiam não ser cidades, isso tornou a minha experiência lendo muito mais divertida e de certa forma, me identifiquei com algumas delas, em especial clarisse. resumindo, é um livro bom para quem gosta de filosofia e epifanias. acredito que as pessoas que o lerem podem até não gostar do conteúdo, mas que em certo momento da narrativa vão acabar se identificando com algo que foi dito ou alguma cidade em si. para concluir, queria dizer que pretendo relê-lo no futuro e que senti que tava precisando lê-lo durante aquele período da minha vida.

ArnaldoJr 25/09/2022

55 cidades efêmeras
Foi meu primeiro contato com a obra do renomado escritor italiano Ítalo Calvino. Por vezes, fiquei encantado. Por outras, entediado. É um livro lindo e o último parágrafo é arrebatador. No entanto, é também muitas vezes monótono e disperso.

Will 09/09/2022

Escrita linda, belas descrições, mas não consegui captar a obra como um todo como outras pessoas relatam. Talvez o livro exija mais calma ou um método de leitura diferente. Teve bons diálogos filosóficos entre os personagens, mas alguns capítulos de descrições eu implorava pelo fim.
Algaier 09/09/2022minha estante
Adorei a sinceridade haha

Will 09/09/2022minha estante
Imagina meu estado mental pra chegar num desabafo desses. Isso em dois dias de leitura...

Brenda 08/09/2022

Que livro, que viagem, que experiência.
Calvino desnuda cidades, pessoas e almas nessa narrativa de Marco Polo. É lindo, poético, onírico, tudo narrado com a sensibilidade de um poeta, e não como o mercador/embaixador do nosso imaginário sobre essa figura histórica. As cidades são, de fato, invisíveis; existem não no estado de coisas, mas na complexidade vivida em cada comunidade: o caos dos grandes centros urbanos, a impessoalidade dos populosos ajuntamentos, entre outras questões que refletem tantas e tantas vivências da vida em sociedade. Ansiosa para ler mais coisas desse autor.

Samara 24/08/2022

Ítalo Calvino merece reconhecimento!
No início, senti dificuldade com a linguagem, por que é um texto que requer muita concentração e interpretação. Vale muito a pena ler devagarinho, entendendo o significado por traz de cada história de cada cidade invisível. Ele retrata os sentimentos, os transtornos, as deficiências, as falhas, as ações, os costumes, os medos e angústias humanas. É um livro riquíssimo e inteligente! Lindo, lindo, lindo.

Wanderreis 24/08/2022

Simetria
Pouquíssimos livros podem ser classificados como perfeitos. Este é um delles. Contém uma linguagem riquíssima e profundas simbólicas reflexões.

Laura 19/08/2022

Leitura intensa e reflexiva que exige um nível de atenção alto no processo. Acabei de ler com o sentimento de que preciso ler novamente pra absorver mais o que não consegui absorver nessa primeira leitura.

Rodriguinho @literario.rojo 14/08/2022

“As suas cidades não existem. Talvez nunca tenham existido. Certamente não existirão nunca mais. Por que enganar-se com essas fábulas consulatórias ?”
O viajante Marco Polo descreve de forma onírica as inúmeras cidades que visitou para o imperador Kublai Kan, o enredo desse fantástico livro se inicia dessa forma simples, mas através da leitura o autor te conduz para uma viagem filosófica reflexiva que após término da leitura você se permite revisitar uma das 55 cidades que Marco Polo descreve, e por quê eu digo isso ?
As cidades de Italo Calvino deixa de ser um conceito geográfico para se tornar símbolos complexos e inesgotáveis da nossa existência, um livro todo filosófico onde temos uma relação afetiva com o espaço tanto de forma positiva quanto negativa e a noção que temos com o espaço e como nos projetamos com o meio e da forma que a cidade nos influencia e como podemos influenciá-la pela nossa presença inserida nesse espaço, através da visão do personagem Marco Polo pensamos sobre essas relações cidade pessoa.
Um exemplo de um capítulo que me marcou foi da cidade de Zora.
“Zora, cidade que quem viu uma vez nunca mais consegue esquecer. Mas não porque deixe, como outras cidades memoráveis, uma imagem extraordinária nas recordações. Zora tem a propriedade de permanecer na memória ponto a ponto, na sucessão das ruas e das casas ao longo das ruas e das portas e janelas das casas, apesar de não demonstrar particular beleza ou raridade…Mas Zora foi esquecida pelo mundo, desfez-se e sumiu.”

Martony.Demes 15/07/2022

São cidades ou são seus sentimentos! Que livro legal! Esse Ítalo Calvino é genial!!!

Uma jornada por várias cidades e que na verdade é uma jornada pela mente e que cada um vai entender de forma diferente cada cidade, como é de fato nossa imaginação!

Viny 21/06/2022

Do que é feito uma cidade além do que está visível para quem nela anda? É sobre isso esse livro, sobre o que constrói uma cidade em seus habitantes e também naqueles que a visitam e que muitas vezes veem a cidade na qual vivemos com um olhar mais cheio de frescor e por um novo ângulo do qual somos incapazes de olhar.

Anthony 08/06/2022

Viagens
Calvino nos convida olhar para lugares distantes e nos mostrar o que está perto, muitas vezes, dentro de nós.

Marcio 07/06/2022

Imaginação é muito bonita
Parabéns a Ítalo Calvino, ao descrever, de forma poética, as cidades ao Khan, leitura muito válida. Diferente.

Fernanda 27/05/2022

As cidades invisíveis Italo Calvino
Marco Polo conta a sua visão das cidades que visitou para o Khan. Acabamos viajando junto com Marco Polo conhecendo as cidades que ele visitou através dos relatos ao Khan. Em meio a muitas narrativas fantásticas, tentamos descobrir o que é real e o que é fantasia de Marco Polo.
Um livro bem interessante, porém achei um pouco cansativo, mas nada que comprometa a leitura.