The 100

The 100 Kass Morgan

Resenhas - Os Escolhidos

Bea 30/05/2016

The 100- Os Escolhidos
Comentário: Não sei se esse livro é uma trilogia ou uma série,esse livro é uma distopia, confesso que demorei um pouquinho para concluir a leitura de Os Escolhidos. Mas a história é muito boa e emocionante, o final pede realmente um segundo livro urgente!!

Vamos ao que interessa, resenha: The 100 é narrado em primeira pessoa por quatro jovens, sim isso ficou estranho vou explicar melhor. Em cada capítulo um desses quatro adolescentes narra o que acontece a sua volta, no seu ponto de vista. O nome desses adolescentes são: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Cada um com um papel diferente e um modo de viver diferente, mas suas vidas acabam se conectando de algumas maneiras.
Bem, esse livro trata-se de uma distopia onde a civilização da Terra (ou seja, nós) causou o que seria uma Terceira Guerra Mundial, onde o oxigênio e tudo mais no nosso planeta tenha ficado tóxico com a radiação recebida pelas explosões nucleares. Algumas pessoas conseguiram fugir em uma nave projetada para esse acontecimento, ela é divida em três classes; classe baixa, classe média e a classe alta. Essa nave fica agora no espaço a milhares de quilômetros do nosso planeta.
Uma das regras agora é que qualquer um pode ser preso independente de sua idade, se você tiver menos de 18 anos é claro. Se algum adulto cometer qualquer delito ele é executado; executado assim: você recebe um "veneno" no braço e morre, fim. Pois bem, se você for preso antes de completar dezoito anos você será julgado e provavelmente terá uma segunda chance de viver ou será morto ao completar a maioridade. Clarke é um dos prisioneiros e antes de completar dezoito anos é informada de que irá em uma missão de recolonização da Terra com mais 99 outros prisioneiros. O único problema é que ninguém sabe se a Terra já está apropriada para seus antigos moradores, pensando bem: ou eles terão uma segunda chance de recomeçar a sua vida, agora na Terra, ou irão morrer.
Cada um desses quatro adolescentes tem os seus segredos (assim como os outros adolescentes), os quais fizeram com que fossem presos.

Comentário: O bom desse livro é que deixa você curioso para saber quais são as coisas que os personagens escondem uns dos outros; algumas coisas não me surpreenderam muito e acho que foi isso que influenciou na demora da leitura mas estou um tanto curiosa para saber o que aconteceu com os personagens mais para o final do livro.
Na minha estante do Skoob dei quatro estrelinhas para esse livro, mas não o favoritei.

site: http://labirintosecretodepalavras.blogspot.com.br/2015/07/the-100-os-escolhidos.html

Thais645 16/04/2016

"The 100 - Kass Morgan"
Conheci o livro através da série, que já falei um pouquinho sobre em outro post. Gostando da série, fui atrás do livro e ansiosa, já estou doida para o segundo, "Dia 21". O terceiro se chama "De volta".
O livro conta a história de cem adolescentes considerados rebeldes no meio em que vivem, uma nave com os humanos sobreviventes da radiação que a Terra sofreu anos atrás. Com suas duras regras, Clarke se encontra no meio desses cem escolhidos para serem mandados ao planeta natal, tudo para se certificarem de que a Terra já pode ser habitada, mandando o restante da tripulação da nave. Controlados por uma pulseira capaz de saber tudo sobre seu organismo, os cem precisam aprender como sobreviverem naquele lugar desconhecido e aparentemente maravilhoso que encontram.
Junto com Clarke, vai o filho do Chanceler, Wells, seu ex-namorado que quer salvá-la a todo custo. Para isso, ele é capaz de fazer coisas fora da lei e agora na Terra, tenta reconquistar a garota. Vocês vão se apaixonar por ele, mas as vezes também esperar mais dele... é meio confuso mesmo! Tudo isso, pois ainda tem o Bellamy na jogada.
Bellamy é outro que foi para a Terra a procura de salvar alguém, sua irmã, Octavia. Eles possuem uma relação muito bonita e fiel, fazendo com que Bellamy seja super protetor, nos deixando suspirar. Apesar do jeito valentão dele, sua história é tocante e você se envolve com ele rapidamente, torcendo para que ele pense nele em algum momento e não só em Octavia. Clarke está ai para isso... Um triângulo amoroso no qual realmente fico dividida no livro, na série sou totalmente Bellarke! *--*
Tem também a história de Glass, uma personagem não retratada na série, mas no livro ganha bastante foco. Suas idas e vindas amorosas com Luke são fofas, mas as vezes acho meloso demais. Glass conseguiu escapar da missão á Terra, continuando na nave, então ela quem nos informará como as coisas estão se desenrolando por lá.
Então é isso: a história é narrada em terceira pessoa na visão desses quatro principais personagens (Clarke, Wells, Bellamy e Glass). Os capítulos não são tão extensos e as vezes intercalam na ordem, as vezes trocam... A leitura não é pesada e Kass usa uma linguagem bem jovem em quase tudo.
Acho a trama do livro bem bacana, toda essa questão de terem que sobreviver na Terra pós-radiação, enquanto outros continuam numa nave querendo notícias. Porém, acho que você possa classificar como um pouco parada e sem ação, as vezes um pouco lenta a curiosidade por ficar trocando de tempo; as vezes narra o presente e de repente faz um flash back, em quase todo capítulo. Tirando isso, vale muito á pena ler! O final mostra como o segundo livro deve nos levar a cenas mais misteriosas e com mais ação, pelo menos eu acho, ao me recordar dessa parte narrada na série.

"Ela riu, e Bellamy tinha quase certeza de que fora pela primeira vez na Terra. Sentiu uma surpreendente centelha de orgulho por ter sido a pessoa a causar aquilo."

Há algumas boas grandes diferenças entre a série e o livro, talvez um dia eu poste comentando mais a fundo isso. Mas basicamente, da para se gostar dos dois.

site: http://rascunhosaraujo.blogspot.com.br/2016/02/resenha-100-kass-morgan.html#comment-form

Jaíne 29/03/2016

Não me conquistou
The 100, Os Escolhidos, nos apresenta a um mundo pós apocalíptico, onde, após uma guerra nuclear que transformou a terra em um poço de radiação, os humanos sobreviventes se viram obrigados a abandonar a Terra e ir morar em naves no espaço.
Uma coisa não mudou, assim na terra como no espaço, há uma divisão de classe sociais. As pessoas com mais status moram em Phoenix, e as pessoas com menos status, moram em Walden e em Arcadia. Uma coisa bem rico vs pobre.
E a comunidade espacial está enfrentando um problema, os recursos estão acabando e eles precisam saber se a terra já está segura para recebê-los novamente, 3 séculos após o desastre nuclear.
Mas, quem é que quer se arriscar em voltar a terra e ver que ela ainda é um poço de radiação, não é? Então, porque não unir o útil ao agradável e mandar a Terra os condenados?
Condenados? Sim, mesmo no espaço, eles tentaram criar um código constitucional, e se alguém o infrigisse, se maior, era condenado a morte e se menor, aguardava completar 18 anos para ou ser perdoado ou ser morto pela sua infração.
E assim foi feito, 100 prisioneiros/adolescentes são selecionados para a missão. E aí dá-se início a história.
Esta, por sua vez, é narrada de 4 pontos de vista diferentes:
Clarke, a aprendiz de médica de Phoenix;
Wells, filho do Chanceler, também de Phoenix;
Glass, também de Phoenix;
(mais pontos de vista dos "ricos" que dos pobres, olha que injustiça social!)
Bellamy, de Walden;
Além de ser narrada sob 4 pontos de vista, a narrativa se alterna entre presente e passado dos personagens.
Agora a minha opinião sobre tudo isso: sem sal, nem pimenta, nem açúcar, nem nada.
O enredo não conseguiu me ganhar, não despertou meu interesse, o que é mais destacado ao longo das páginas, são os romances dos personagens entre si, e num mundo pós apocalíptico em que os humanos vivem em naves, não é romance que eu quero que seja destacado. Aí você pode me dizer: mas ocorrem diversos outros fatos na história, além dos romances! E eu te respondo: Sim, ocorrem, mas todos eles interligados aos romances dos personagens. TUDO interligado aos romances.
Pode ter romance em qualquer história? Pode! É até essencial na maioria delas! Pode ser bom esse romance? Pode.
Mas os romances contidos nessas páginas, não me ganharam.
Resumindo, na MINHA opinião, a história não conseguiu me ganhar.
Não me despertou sequer o interesse de ler a continuação. Talvez eu leia uma hora, mas está lá pro fim da minha meta de leitura.

E você, leu esse livro? O que achou? Minha opinião é essa, leia e descubra a sua. Ou não leia, porque eu não recomendo, haha!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Isadora 10/03/2016

Interessante, mas diferente da série
Gênero: Romance, Aventura, Distopia

Livros da série: Dia 21 (Livro 2), Homecoming (Livro 3)

Contexto da história: Estamos anos à frente de nossa época atual. As pessoas moram no espaço pois a Terra foi devastada devido as guerras nucleares que destruíram o ambiente natural, tornando-o tóxico.

Essa história lembra muito as várias distopias que tem sido lançadas atualmente. Adolescentes que se tornam a esperança da sociedade tem atraído um grande público nos últimos anos.

Acompanhamos a narrativa de quatro personagens, intercalando presente e passado. A medida que a história avança, deciframos alguns mistérios que eu não achei nem um pouco impactantes ou surpreendentes, diga-se de passagem.

Em sintase, somos apresentados a vida de pessoas que precisam lidar com os problemas de se morar no espaço, sem muitos recursos e, também, acompanhamos a "recolonização" da Terra, por adolescentes "criminosos".

O livro, em minha opinião, não se leva muito a sério. Acho que o romance mal trabalhado acaba por tirar um pouco da seriedade política e social que permeia o universo do livro. Não consegui engolir certas atitudes que os personagens tomam. Um deles, em particular, achou mesmo que valia a pena sacrificar a vida de quase todas pessoas do Universo, em prol de um sentimento egoísta. Fala sério!

Além disso, eu acho que se eu estivesse num lugar possivelmente MORTAL, precisando encontrar um meio de comer e de SOBREVIVER, eu não ficaria pensando no fracasso ou sucesso de minha vida amorosa. Iria ter outras prioridades.

Então, se a abordagem fosse mais politica e menos romântica, poderia ter me conquistado um pouco mais.

Para quem se interessa, pode ser uma boa leitura.

Lê Golz 04/03/2016

Poderia ter sido melhor
The 100 - Os escolhidos, publicado pela Galera Record, é o primeiro volume da série The 100 e inspirou a série de televisão com o mesmo nome. Mesmo não começando a leitura com muitas expectativas, The 100 não foi muito o que imaginei. Minha curiosa em ler o livro seguiu-se pelo interesse em ver a série. Foi uma leitura mediana, portanto, de nenhuma forma foi uma leitura ruim. Vamos saber o que eu achei?

Depois de uma guerra nuclear que tornou a Terra um lugar impróprio para a vida humana, a humanidade passou a viver em espaçonaves no espaço. Mas depois de séculos, os recursos estavam começando a se esgotar e como forma de saber se a Terra havia se recuperado da toxidade, cem prisioneiros são enviados para o planeta. O fato é que ninguém tinha absoluta certeza se a Terra ainda poderia apresentar perigo e se a missão era na verdade suicida.

Os capítulos são divididos entre os personagens, destacando os acontecimentos envolvendo cada um deles, mas a narrativa permanece em terceira pessoa durante todo o livro. A escrita de Kass é leve e ágil, portanto é uma leitura gostosa de fazer, onde o leitor avança as páginas rapidamente. Apesar de não terem me cativo 100%, gostei bastante dos personagens que a autora criou. Todos eles tinham agido de alguma forma que eu não concordei, mas acredito que isso os tornou mais interessantes e reais. Os defeitos e as diferenças entre eles é o que torna o convívio mais desafiante, e claro, mais estimulante para o leitor.

O que me frustou na leitura foi a falta de um melhor desenvolvimento da obra. Quando conta-se uma história em um mundo distópico já imagina-se que pode haver muitas coisas improváveis, mas a existência de uma nave que está no espaço a trezentos anos não me convenceu nenhum pouco. A questão foi o tempo que a nave estava lá, levando-se em conta a quantidade de pessoas, alimento e principalmente oxigênio. Podem me criticar se quiserem, mas é meu ponto de vista.

Outro ponto, e talvez o principal para me fazer dar três estrelas, é que a trama só gira em torno da vida pessoal dos personagens e seus conflitos amorosos ou familiares. Conhecê-los não é um problema, mas achei que se tratando de uma distopia teria muito mais ação, e senti uma imensa falta disso no livro, afinal, a premissa da obra é interessantíssima.

O final ficou em aberto e foi preparado para deixar o leitor bastante curioso pelo próximo livro. Eu estava até imaginando que o livro acabaria assim e espero ler em breve "Dia 21", segundo volume da série.

Enfim, não foi uma leitura de toda ruim, apenas não foi a melhor distopia que li. A escrita de Morgan é envolvente e prende o leitor, mas The 100 é um livro que poderia ter sido melhor desenvolvido e algumas coisas melhor explicadas. De qualquer maneira, não deixo de recomendar o livro, principalmente para quem gosta do gênero. Ainda pretendo ler os próximos volumes e certamente assistir a série.

Quanto à parte gráfica está muito confortável, e adoro essa fonte da Galera Record. As páginas são amareladas e a capa em perfeita sintonia com a história. Notei alguns poucos erros de revisão, mas nada que atrapalhasse o andamento da leitura.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/02/resenha-100-os-escolhidos.html

Our Brave New Blog 25/02/2016

RESENHA THE 100 - OS ESCOLHIDOS - OUR BRAVE NEW BLOG
Pode-se dizer que eu sou (ou já fui) uma grande fã da série de TV The 100. Então, quando descobri que a mesma tinha sido baseada em um livro, fiquei muito felizinha e quis logo comprar. Após ter realizado minha compra às pressas na Black Friday (de 2014), descobri que a série e a obra original não eram muito semelhantes, o que me deixou meio desconfiada... mas tudo bem né?! Ser diferente não significa algo ruim. Depois vieram outras descobertas a respeito da obra de Kass Morgan: a existência de muito mais romance e a inexistência do maravilhoso Finn. Isso aí, meus amigos, me abalou um pouco, e acabei adiando a leitura por mais de um ano. Finalmente tomei coragem e decidi encará-la para tirar minhas próprias conclusões. O que foi, digamos assim, meio triste.

Imaginem um livro, com 287 páginas, que serve somente de introdução. Esse é The 100 — Os Escolhidos, onde Kass parece apenas criar o cenário e nos apresentar aos personagens. As coisas só começam a ficar interessantes na página 245, faltando menos de cinquenta (!!!) para o final. A autora jogou todos os acontecimentos importantes para a continuação.

Na história, temos quatro personagens principais, dos quais três viajam à Terra e um consegue escapar dessa situação, permanecendo na nave (não é spoiler, tá na orelha do livro). Cada capítulo é narrado em terceira pessoa partindo do ponto de vista de cada um desses quatro, sendo assim, podemos ver como funcionam as coisas aqui na missão de recolonização e também lá no espaço, dentro da Arca. E isso foi... legalzinho. Não mais que isso, pois como dito anteriormente, nada importante ocorre durante toda essa jornada de quase 300 páginas, somente no fim. Sem contar também que, muito do que se passa lá em cima, contado por Glass, diz a respeito de seu romance com Luke. Confesso que eu esperava que o mimimi dos dois fosse me irritar HORRORESSSS e nem foi tanto assim vai, mas eu preferia ter lido sobre outras coisas.

RESENHA COMPLETA NO SITE!!

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/the-100-por-kass-morgan

CaroolS 22/02/2016

THE 100 no OUR BRAVE NEW BLOG!!
"Antes de ler, eu pensei que odiaria com todas as forças. Quando comecei, senti um alívio: as coisas ruins que eu tinha imaginado, não eram tão ruins assim. Em seguida, comecei a encarar como uma leitura que em nada acrescenta, mas que serve para passar o tempo. Ao finalizar, veio uma frustraçãozinha. A série é um milhão de vezes melhor e dói dizer isso."

Vi tanta coisa ruim nesse livro... Querem saber mais? Resenha completa no nosso blog: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/the-100-por-kass-morgan

site: ourbravenewblog.weebly.com

Nina @vicioseliteratura 05/02/2016

A mais de 300 anos no espaço...
A mais de 300 anos no espaço, a Colônia tem servido de moradia para três gerações de pessoas. Com o passar do tempo, naturalmente, a população aumentou e agora já passavam de 2.000 habitantes no espaço. A nave era dividida em três estações, Arcadia e Walden (onde viviam os menos afortunados e a classe operária) e Phoenix (onde ficava a classe rica sobrevivente do Cataclismo). Para controlar a população, todo e qualquer crime era penalizado com a morte e apenas os delinquentes menores de 18 anos ficavam presos e tinham direito a um julgamento, mas, nos últimos tempos, nem os delitos mais bestas estavam sendo perdoados.
A Colônia foi lançada antes da guerra nuclear que devastou o planeta Terra, assim como tornou a vida lá impossível. E agora, depois de tanto tempo, chegou a hora de voltar. Mas como ter certeza de que a Terra é habitável novamente?

A Colônia é controlada pelo Chanceler Jaha e sua equipe de conselheiros, todos eles eleitos através de votos. E são eles quem tomam todas as decisões, por piores que sejam. E é assim que 100 delinquentes juvenis são escolhidos para uma missão -praticamente suicida- afim de descobrirem se o planeta Terra é habitável. Para não gerar caos na população, a noticia permanece apenas entre os envolvidos, mas Wells, filho do Chanceler, descobre o que está havendo e dá um jeito de estar entre os 100 para proteger sua amiga Clarke.

Na hora do lançamento, uma confusão é gerada por um garoto com uma arma e dá a deixa perfeita para um dos passageiros condenados fugir. Dando a ambos a oportunidade de ficarem com aqueles que amam.

Quero começar dizendo que só fui ler os livros porque comecei a assistir a série de TV e amei, tem até um post no blog sobre ela. Mas achei o livro bem mais fraco, e um tanto chato, comparado com a série. O livro é bem lento e se passa entre poucos dias, eu diria que deve ser um período de duas semana, ou três semanas. Tudo se foca na missão da Terra, no que está ocorrendo simultaneamente na Colônia e no passados dos personagens. O livro é narrado em terceira pessoa, e cada capitulo é focado em um personagem, ao todo são quatro história paralelas que formam a história principal. Os personagens são Clarke, Bellamy, Wells e Glass. Enquanto os três primeiros estão na Terra, Glass são nossos olhos no espaço e, apesar de ter achado a história da Glass bem desnecessária, entendo que ela é parte fundamental por ser a única ainda dentro da nave, mas digamos que qualquer um poderia contar essa história.

Leia mais no blog!

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2016/02/eu-li-100.html

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 01/02/2016

Mais uma distopia
Comecei a ler achando que seria igual a todas as outras distopias que já li, mas tive uma surpresa muito boa, os personagens são bem explorados e lutaram contra o sistema imposto a eles durante toda a vida !
Assim que são enviados para a terra as coisas começam a se complicar uma vez que todos são"criminoso" e querem ser os novos líderes dessa civilização. Uma leitura envolvente , você realmente torce pelos seus personagens favoritos !

Luiz 23/01/2016

Boa tarde leitores, hoje eu vou falar um pouco do livro The 100 da autora Kass Morgan, não lembro muito bem o motivo de eu ter comprado esse livro, talvez tenha sido por causa da série ou eu tenha assistido a série por que comprei o livro? Impossível saber. O fato é que eu li The 100... e gostei, mesmo tendo abandonado a série de TV. É uma história com personagens únicos eles tem desafios e vontades diferentes de tudo que eu já li, talvez o ambiente "espacial pós fim do mundo" não seja tão inovador, mas o fato é que a autora escreveu uma brilhante história.

O livro se divide em 4 personagens principais, todos com ligações entre si e ligações com outro personagens secundários que também são importantes na história. A câmara de vácuo está com problemas para levar o ar para as 3 divisões da nava, por esse motivo o governo decide mandar os 100 detentos presos na nave para um missão: recolonizar a Terra.

Bellamy decide arriscar tudo e não mede esforços para proteger sua irmã que é uma das detentas selecionadas para a missão.
Glass se aproveita de um passo em falso e foge segundos antes de ser mandada para a Terra, sem saber que sua vida na nave (ao lado do seu grande amor) pode ser tão arriscada quanto ir a essa missão.
Wells, filho do chanceler da nave decide abrir mão um futuro promissor para ficar ao lado da garota que ama, mesmo depois de perder a confiança da mesma.
Clarke foi presa por traição e mesmo não sendo realmente culpada irá pagar participando dessa missão suicida.

Ao chegarem na terra eles se deparam com uma aparência totalmente contrária do que esperavam, o ar não é mais tóxico, a água é em abundancia e potável, por um momento se cogita a chance de uma nova geração na terra, onde os 100 são a esperança de um novo futuro.

site: http://estantedoluiz.blogspot.com.br/2016/01/resenha-2-100.html

Joao Pedro 12/01/2016

The 100
Fiz um post no meu blog com as principais diferenças entre o livro e a série de TV: http://entrelivroos.blogspot.com.br/

site: http://entrelivroos.blogspot.com.br/

Gislane Molleri 28/12/2015

Os Escolhidos
Uma guerra nuclear dizimou a Terra, e devido à radiação os poucos sobreviventes foram enviados ao espaço e passaram a viver embarcados em uma espaçonave que orbita o planeta.
A nave se compõe de três estações, cada uma abriga uma classe social, e no geral, as condições de vida não são boas. Os recursos são escassos, há controle de natalidade e os crimes são punidos com a morte. Somente os menores infratores ficam presos, aguardando a maioridade e com isso o julgamento que decidirá se vivem ou morrem.
Phoenix é a capital, seus habitantes são os governantes, médicos, engenheiros, cientistas, e os recursos não são racionados. Arcadia e Walden têm condições bem diferentes.

site: http://www.hipermetropiafashion.com.br/livros/eu-li-os-escolhidos/

Douglas.Augusto 19/12/2015

Lento mas...
Esse livro eu aconselho alguem quer uma simples historia de distopia e saber um pouco mais sobre a série The 100 que e perfeita, o livro e lento mais tem seus atributos que podem garantir até uma boa leitura

Resenhando Com Luke ® 14/12/2015

A Radiação Acabará Com A Terra?
Você já sentiu tanta raiva de algum livro que quis jogá-lo no chão, pular em cima e pisoteá-lo?
Eu fiquei com essa raiva quando terminei o livro.
Calma pessoal, a história desse livro é tão boa que quando você percebe que a história vai terminar sua ansiedade te vence e você não para até ver o que lhe aguarda na próxima página.

Kass Morgan porém foi mais além pois o Clímax Máximo do livro ocorre na última página. Isso mesmo você tem uma leitura maravilhosa de uma história que te envolve completamente e no final você descobre que a história não terminou ali.

Normalmente os livros que tem continuações (Sagas ou séries) costumam nos mostrar que terá uma continuação, mas esse "pós final" você só conseguirá ler assim que adquirir o Vol. 2 da série que graças a Deus já foi lançado e tem o título de: Dia 21.

Vamos a história:

O que gostei é que o livro aborda um mundo totalmente diferente do nosso.
A Terra foi devastada pela radiação, milhares de pessoas morreram, porém um grupo de humanos conseguiu se salvar e fugir, conseguiram isso levando os sobreviventes a uma Espaçonave que abrigou todos os humanos que conseguiram ser salvos e lançados ao espaço onde o plano era aguardar até que a Terra se tornasse habitável novamente.

Na nave eles teriam regras rígidas para que a humanidade pudesse continuar pois os recursos eram escassos e o plano era ficar apenas alguns anos na Nave. Porém as décadas se passaram e logo o "Novo Governo" teria de tomar uma decisão.

Porém um "incidente" causado na espaçonave obriga o "Governo" a enviar um grupo de jovens delinquentes para que verifiquem se a Terra está habitável para que todos os humanos possam voltar. Esse grupo fica conhecido como: Os 100.

Logo eles descobrem o que a Terra ainda tem a oferecer...

Resumindo eu Super recomendo o livro e até dou uma dica: já esteja com o volume 2: Dia 21 em mãos para ler assim que terminá-lo, pois tenho certeza que vai querer lê-lo no mesmo instante que terminar o The 100 - Os Escolhidos.

Outra coisa bem legal é que o livro também rendeu uma série homônima que pode ser assistida na MTV ou até mesmo em alguns sites da Internet.
Assisti ao primeiro episódio e foi fiel ao livro, tenho certeza que assistirei a todos os episódios assim que terminar o 2° livro.

site: http://resenhandocomluke.blogspot.com.br/

Ana Carol 08/12/2015

Mais cru do que a série, tão bom quanto!
The 100, conta a história de um futuro distópico onde a raça humana procurou abrigo nas estrelas após o nosso mudo ter sido assoldo pela guerra nuclear e biológica. Os humanos restante vivem há quase trezentos anos em uma grande espaçonave a vários quilômetros da Terra, aqui por motivos óbvios o controle populacional é estritamente controlado, e qualquer crime por menor que seja pode te levar a morte. Acho que muitos aqui conhecem a série homônima inspirada no livro, foi uma experiencia interessante ler o livro depois de já ter visto duas temporadas da série,
geralmente é ao contrário, vou tentar fazer aqui uma resenha independente da série, é claro que um referencia aqui e ali não vai faltar mas vamos lá.

A espaçonave onde os humanos vivem é dividida em três setores Phoenix: onde as pessoa mais importantes e abastadas vivem, e Walden e Arcadia: onde os pobres vivem. Essa diferença é sempre latente em todo momento narrado na nave,
rola um preconceito dos dois lados e a autora se preocupou em destacar a grande separação que há entre as pessoas por causa disso, cada setor tem a sua própria moda, suas próprias gírias e até seus próprios sotaques!

O grande fator que impulsiona a história é a situação da que nave já esta muito avariada, talvez não aguente muitos anos mais, então uma expedição experimental é organizada para testar se a Terra pode ser habitada novamente, 100 jovens que estavam presos por qualquer delito que seja grande ou pequeno, lembrem qualquer coisa te leva pra cadeia aqui, e esperavam seu rejulgamento aos 18 anos (leia-se executamento) são escolhidos por livre e espontânea pressão para fazerem parte dessa primeira expedição.

Primeiramente preciso comentar sobre a Glass, uma personagem que não existe na série mas que aqui é de importância vital para o leitor. Ela, junto com Clarke, Bellamy e Wells compõe o nosso quadro de personagem principais, cada um narrando a história em capítulos alternados.
Por ser a única personagem com poder narrativo que fica na nave, ela se torna nossos olhos e ouvidos para o que está acontecendo lá em cima, papel que na série é desempenhado pelas "figuras de autoridade", enquanto que os outros três nos apresentam a visão da Terra que está sendo redescoberta pelos jovens.

O livro apresenta vários flashbacks, sério tipo em todo capítulo tem um, que explora o passado de cada personagem principal e as circunstancias que os levaram onde estão hoje, lembram que são todos jovens condenados então não é um passado cheio de flores, para quem acompanha a série é interessante ler sobre aspectos não explorados do passado de alguns personagens, mas é claro aqui temos mudanças drásticas, enquanto que a motivação e personalidade dos personagens que já conhecemos na tv permanecem os mesmos o passado dado a eles é um muito mais cru, sombrio e pesado contado em detalhes durante os flashbacks, interessante apontar que a fonte da letra que muda quando a narrativa se passa no presente ou quando é um flashback, eu achei muito melhor do que o itálico que as vezes encontro em alguns livros.

Nem todos os quatro personagens principais se conhecem, Bellamy por ser de Walden não teve contato anterior com três jovens de Phoenix, mas mesmo sem se conhecerem nos observamos as suas histórias se entrelaçarem com essa premissa como pano de fundo e incrivelmente não fica chato.
Por cada capitulo ter um narrador diferente nós sempre temos um ponto de vista diferente para nos apoiarmos em alguma questão, e estar na mente de cada personagem e entender os seus motivos, combinado com uma descrição muito bem feita, se torna uma experiência muito interessante e as vezes até angustiante.

O modo de vida dessa civilização e as suas leis teve um grande impacto no passado desse personagens, Wells que acredita que a democracia e as leis são o único modo de se prosseguir, Clarke que já não acredita tanto nas leis, Bellamy que se sente injustiçado por esse sistema, Glass que se vê vítima das distinções sociais.
Menção honrosa para a história que foi dada para Glass, uma personagem que eu não dava nada mas nossa a história dela me pegou de surpresa.

Recomendo esse livro para os fãs da serie que vão achar muito interessante esse novo olhar na história, e observar onde ela se encontra e se separa do universo televisivo.
E recomendo esse livro para aqueles que não conhecem a série, é uma ótima distopia com uma ótima premissa e vale muito a pena.