The 100: Os Escolhidos

The 100: Os Escolhidos Kass Morgan

Resenhas - Os Escolhidos

Léo 11/04/2014

Bem diferente da série
Meu interesse inicial por The 100 surgiu logo depois de ouvir falar sobre a série, que seria lançada esse ano na nova MTV. Fui buscar mais a respeito da produção e acabei tropeçando no livro, que não fazia ideia da existência. A Galera Record foi super rápida em trazê-lo para o Brasil e ainda me deu a oportunidade de lê-lo antes do lançamento.

Se você, assim como eu, já é fissurado no seriado The 100 e quer ler o livro, esqueça tudo o que já viu na série. A série foi baseada no livro, então é claro que tem algumas semelhanças, mas a maior parte do enredo é nova, o que é super normal quando se trata de adaptação de livros para a TV.

Para quem ainda não conhece, The 100 se passa num futuro pós-apocalíptico. A Terra foi dizimada por uma guerra nuclear e os poucos sobreviventes embarcaram em uma nave para orbitar o planeta até que ele estivesse habitável novamente. Essa nave se subdivide em três estações: Phoenix, Arcadia e Walden. Phoenix representa a Capital, onde vivem as pessoas com melhores condições de vida e que não precisam racionar mantimentos, pois têm tudo de sobra. Arcadia e Walden fazem parte do subúrbio, sofrendo de grande escassez de diversos produtos e usufruindo de água corrente por apenas uma hora por semana.

De acordo com a lei na nave, qualquer crime é punido com execução. Os menores de 18 anos vão para o Confinamento até que atinjam a maioridade. Assim que isso acontece, eles passam por um novo julgamento, podendo ser absolvidos ou finalmente sentenciados à morte

A nave está passando por problemas e não tem muito mais tempo de vida, colocando em risco toda a raça humana. Assim, o Conselho decide enviar 100 jovens delinqüentes para a Terra, numa tentativa de saber se o planeta pode ser habitado novamente. Os 100 já estavam condenados mesmo, talvez assim pudessem ter uma nova chance, já que, se tudo corresse bem, todos os seus crimes seriam perdoados.

The 100 se divide em quatro pontos de vista. Inicialmente somos apresentados à Clarke. Ela era estudante de medicina e foi presa acusada de traição depois de seu namorado, Wells, entregar o projeto secreto de seus pais para o seu próprio pai, o Chanceler. Os pais de Clarke foram executados e a menina, ao tentar defendê-los, foi acusada de ser cúmplice, indo parar no confinamento até seu aniversário.

Wells se arrepende mortalmente do mal que causou a Clarke. Ao saber que ela será enviada na missão para a Terra, o garoto dá um jeito de ser confinado, pois tinha algumas regalias por ser filho do Chanceler, para partir junto com ela e tentar reconquistá-la.

Bellamy já tem 20 anos e não cometeu nenhum crime, mas quer embarcar para a Terra a todo custo. Sua irmã, Octavia, foi presa e estará na missão. A menina é tudo para Bellamy, que está acostumado a protegê-la desde criança. Na nave é preciso pedir autorização para se ter um filho e a mãe de Bellamy conseguiu esconder a gravidez de Octavia até o fim. Porém, quando foram descobertos, as crianças foram enviadas para lares de custódia diferentes em Walden e sua mãe executada. Agora Bellamy tem nas mãos a chance de recuperar sua irmã. O problema é que, para embarcar, ele faz o Chanceler de refém, que acaba baleado, fazendo com que o garoto fique em maus lençóis.

Glass é a melhor amiga de Wells. Demoramos bastante para descobrir o motivo de sua prisão, só sabemos que ela precisou dizer adeus ao namorado cruelmente, para que poupasse sua vida. No meio da confusão causada por Bellamy, Glass consegue escapar da nave que ia para a Terra e vai se encontrar com Luke, seu ex-namorado. O problema é que agora ele está com outra garota e tem um ódio muito grande por ela. Agora Glass tentará refazer sua vida na nave sendo uma fugitiva.

A viagem para a Terra foi muito melhor no livro do que na série. Durante a queda, os passageiros passam por diversos problemas. A nave se parte e vários são arremessados no ar. Quando finalmente pousam, os 100 já foram reduzidos e contavam com vários feridos. Boa parte dos mantimentos foi comprometida, inclusive os remédios, dificultando alguns tratamentos.

Clarke logo assume o papel de médica. Sua melhor amiga, Thalia, está muito machucada e os mantimentos perdidos poderiam salvar sua vida. Bellamy é o caçador. Embora um pouco esquentado, ele mostra conhecer bastante sobre a floresta e é um exímio atirador de flechas. Wells tenta ser o pacificador, mas por ser quem é, perde muito crédito com todos os jovens que seu pai condenou à morte.

Ação é o que não falta em The 100, mas senti que o romance ficou um pouco a desejar. Clarke e Wells tem uma relação conturbada, podemos ver que ela ainda é apaixonada por ele, mas seu ódio afoga o sentimento no seu íntimo. A menina se aproxima bastante de Bellamy durante as buscas pelos mantimentos, iniciando algo que pode se tornar um romance. Sim, o triângulo amoroso está formado.

A escrita de Kass Morgan é excelente. Cada capítulo segue um ponto de vista e a maioria conta com flashbacks dos narradores para compreendermos o porquê de suas ações. A narrativa flui deliciosamente. Tudo bem que o livro é curto, mas só consegui largar depois de virar a última página, que teve um final de matar, digno do piloto da série morram de curiosidade, hahaha.

Os personagens principais foram muito bem desenvolvidos, mas enquanto na série temos vários personagens coadjuvantes, no livro só temos o foco nos principais e em Octavia. Outro que aparece bastante é Graham, um valentão que tenta a todo custo se aproveitar dos outros e só pensa em se dar bem na Terra. Mas só.

Octavia é minha personagem favorita na série, porém no livro é só uma criança. Muito chata às vezes, por sinal. Personagens que brilham na série, como Finn, Jasper e Atom, não aparecem no livro e alguns personagens do livro, como Graham e Glass, não existem na série.

Como disse no início da resenha, sou apaixonado pela série. Se conseguir separar um do outro, você vai amar os dois. Se não, escolha um só, para evitar decepções. Eu recomendo sim o livro, acho que deve ser lido por todos, mas não espere que seja como a série, que ainda é minha favorita.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2014/04/ta-na-estante-100-204.html
Laís M. 13/04/2014minha estante
Uau! Eu descobri a série por causa do lançamento do livro, mas como estava sem dinheiro e ainda não estava vendendo na minha cidade, comecei a ver o seriado. Assisti os 3 primeiros episódios de uma vez só, já que eram os únicos lançados naquele momento, e me apaixonei! Que pena que não é parecido com o livro, mas isso é de se esperar em quase todas as adaptações para a TV. Adorei a sua resenha, pois explica bem como é a história sem dar 'spoilers'. Continue assim e boas leituras ;)

Anya 16/04/2015minha estante
Meu Deus, como assim sem o Finn? Fiquei toda encantada com a série, e estava toda animada. Meu personagem favorito já era o Finn, agora que comecei a leitura e descobri que o Finn não vai estar lá, fiquei meio perdida! Pelo visto vou amar muito mais a série do que o livro. Mas pelo menos já encontrei alguém que assim como eu é fã da série! rsrs. Ainda estou no começo, mas eu realmente já amei!

Letícia 09/04/2020minha estante
Adorei sua resenha, bem explicativa. Só que no livro, a mãe de Bellamy e Octavia não é executada, ela se suicida. :)

Lena 30/04/2020minha estante
Concordo plenamente, só acho que um vício de linguagem da autora me incomodou um pouco, eu li depois de assistir a série e fiquei muito decepcionada pelo livro não se aprofundar na personagem da Octavia minha personagem preferida.

Gi 28/06/2020minha estante
Como faz pra ler?

Mel 02/05/2021minha estante
Só pelo resumo que você nos proporcionou já decidi que não vou ler o livro, toda vez que eu leio um livro e depois eu vejo a série ou filme, ou vice versa, eu acabo esquecendo da série oudo filme, mas principalmente porque eu não gosto do Welld

Mel 02/05/2021minha estante
*Wells

Ju 29/06/2021minha estante
Anos atrás resolvi ler o livro por conta da serie kk meu erro, mas dai iniciei e vi o quanto era diferente e abandonei. Agora, anos depois, depois da serie já ter finalizado me deu a oportunidade de reler e ir até o fim, sabendo separar ambos... Confesso que estou amando a Glass e queria ela na série. Comi queria que o triângulo amoroso do livro tivesse o Finn envolvido. E tivesse o Murphy, Jasper, Mounth, Raven... Fora esses personagens tops não existirem, o livro é muito bom .

dudamaisdemais 19/07/2022minha estante
UAU
é incrível, amei
nada como eu esperava porém super bacana

Debora 17/08/2022minha estante
O livro tem 2 parte

Tarumim.Villanueva 08/06/2023minha estante
Ok preciso ler

Mah 21/05/2022

Iniciei esse livro por gostar bastante da série, não estava com muitas expectativas após saber que muitas coisas seriam diferentes, mas no fim gostei da leitura.
O livro é narrado em terceira pessoa com o ponto de vista de quatro personagens diferentes, deste modo conseguimos acompanhar diversos acontecimentos e em locais distintos, tornando a leitura mais rápida e fluída. Logo de início gostei bastante dos personagens (bom, talvez isso seja por influência da série), alguns são diferentes do que eu esperava, mas não necessariamente ruim. Glass e Clarke são minhas favoritas até o momento, o restante não me cativou nadinha. A história contém alguns flashbacks para podermos entender melhor os acontecimentos que levaram cada personagem até a situação em que estão atualmente, confesso que essa parte dos flashbacks me confundiram um pouco, acabei misturando o passado e o presente e fiquei perdida (mas em defesa do livro isso foi culpa minha, não prestei tanta atenção nisso).
Como vocês já devem saber esses 100 delinquentes são enviados à Terra para saber se o planeta pode ser habitado novamente, mas quando chegam lá as coisas fogem um pouco do controle e incidentes acontecem, no pouso forçado muitos suprimentos são perdidos, e vidas também. Os jovens precisam lutar para sobreviver nesse ambiente novo e inexplorado, tendo que ajudar uns aos outros mesmo não querendo. O enredo foca na vida desses quatro personagens principais, nos mostrando seu passado e o presente, três deles estão na terra e um continua no espaço, sendo assim conseguimos acompanhar os acontecimentos desses dois lugares. Gostei muito de conhecer o passado dos personagens, suas histórias são interessantes e consegue manter o leitor concentrado em todo momento, vale a pena.
Só para finalizar, apesar de o livro não ser como eu esperava gostei demais da história e da forma como tudo aconteceu, tenho certeza que se eu não tivesse sido influenciada pela série amaria essa leitura, então recomendo.
xoxoanalu 21/05/2022minha estante
preciso terminar esse livro!!! fiquei tão triste quando tava lendo e descobri a Glass, é uma pena q cortaram ela da série, eu teria a adorado no seriado?

Aline Michele 12/12/2020

Diferente
O livro é bom, apesar de eu achar a série melhor. Talvez por isso eu tenha sentido falta de alguns personagens que vi na tv. Mas gostei dos que são exclusivos dos livros.
A trama envolvendo a Glass e o Luke por vezes era mais interessante do que a que se passa na terra.
Pensei que o livro nós daria mais informações sobre o tal cataclismo, mas nesse primeiro livro eu achei superficial, como na série.
Ficou bem evidente para mim, que o jeito humano (e tão errado) de quem tem mais dinheiro ou influência, tem mais chances de sobreviver em situações ruins. E que a vida do próximo não vale muito se a sua estiver na reta. Ou de alguém que você ama muito.
Bellamy é meu personagem favorito na série e
aqui é até mais fácil gostar dele. ?
É uma leitura fácil e gostosa de fazer.

Thainara.Beatriz 24/01/2021

Já assisti a série baseada nesse livro e ao longo da leitura me deu vontade de assisti novamente, apesar da série ter muita coisa diferente do livro. Mas os dois são ótimos

Após uma guerra no clear a terra se torna inabitável, e a humanidade passa a viver em espaçonaves formando uma colônia com regras muito rígidas para q a humanidade continue existindo. Tem a nave de Walden, Phoenix e Arcadia, q são interligadas por pontes suspensas. Walden e Arcadia são inferiores a Phoenix, portanto, os moradores acabam passando mais dificuldades.

Após trezentos anos morando no espaço, a situação na nave vai ficando precária em relação a comida, água e a estrutura da nave esta se deteriorando. Com isso eles tomam a decisão de mandar para a terra 100 prisioneiros juvenis com a intenção de recolonizar a terra.

O livro é narrado na terceira pessoa, intercalando entre 4 personagens:Clarke, Bellamy Wells e Glass. Glass é a única dentre esses q está na nave, os outros três foram mandados para a terra, oq nos da a oportunidade de saber oq se passa na terra e na nave. Tmb temos intercalação entre o presente e o passado, oq é muito importante para esclarecer o pq de muitas coisas.

Ao chegarem na terra eles vão ter q aprender a se virarem sozinhos para arruma comida, água, e não acabarem matando uns aos outros, pois, ao longo do livro acontecem vários conflitos entre eles. Todo esse tempo achavam q eram os únicos habitantes humano na terra, mas acabam descobrindo q não são os únicos ali.

Já na nave a situação só piora ao longo do tempo, o oxigênio fica em situação crítica, principalmente para os moradores de Walden. Na nave também vemos o romance de Glass e Lock se desenrola, um romance proibido, cheio de obstáculos e sacrifícios, e q me tocou muito.

Adorei a leitura, me prendeu bastante e estou bem curiosa pra saber oq vai acontecer no próximo livro. E tenho q dizer q na minha opnião, sinceramente, acho q eu não seria capaz de perdoar Wells pelo q ele fez com a Clarke, msm a suas intenções sendo as melhores.
Robson.Nogueira 24/01/2021minha estante
Vou assistir a série só por causa do seu comentário

Thainara.Beatriz 24/01/2021minha estante
Fico feliz, espero q gostei assim como eu gostei

Raquel Silva 29/06/2021minha estante
Ao menos os livros não tem nada haver com a série.

Gustavo Inútil 29/06/2021minha estante
Os livros vieram depois da série amg

Eve 29/06/2021minha estante
Vieram não haha a série foi baseada nos livros ??

Ju 29/06/2021minha estante
Siiim, verdade. Eu amei este livro. Gostei da série, com certeza por ter assistido primeiro, mas o livro é incrível mesmo a autora falhando em algumas partes

Ju 29/06/2021minha estante
Kkkk oxe, os livros não vieram depois da serie não Gustavo kkk a série foi adaptação dos livros, mas tem tantas coisas diferentes...

Gustavo Inútil 29/06/2021minha estante
A série começou ser gravada antes do lançamento kkk mas é msm inspirado nos livros acho q é isso

Ju 29/06/2021minha estante
Siiim, ele se interessou pelo livro para adaptar antes de lançar e acho que a autora se decepcionou porque foi apenas até o quarto livro e pronto parou ali

Lena 09/07/2021

Como não amar um pós apocalíptico bem feito?
Ah o quanto eu estava com saudade de ler um livro pós apocalíptico🥰! E sim eu fui influenciada a comprar os livros pela série!

Esse é o primeiro livro que inspirou a saga The 100, e sinceramente eu amei💕. Eu já sabia que teria muitas coisas diferentes, contudo a ideia geral é a mesma.

📖100 adolescentes condenados, foram en[*****]s à terra para saber se é possível viver nela depois de ela ter sido destruída por radiação há quase 300 anos! Essa seria a chance deles serem livres e não mortos! Esse livro conta como isso é feito e como é o primeiro contato deles com a terra!

É um livro de ficção científica, mas o que mais amei no livro é sem dúvida o fato de que há várias explicações do passado em formas de flashback. Onde é mais fácil entender e perceber como Clarke, Wells, Bellamy e Glass chegaram até ali.

O livro acabou com aquele maravilhoso gostinho de quero mais!

site: https://www.instagram.com/p/CPozpfwjMvE/

fer 17/03/2021

O livro é bem mais do que eu esperava, como uma fã da série the 100 precisei entender que para ler o livro deveria separar ele da série, alguns personagens se mantém os mesmos, mas outros nem mesmo existem (nem os dos livros na série, nem os da série nos livros), de qualquer forma, ele é muito bem escrito e é muito interessante ver tudo de uma maneira diferente, afinal cada uma das escolhas que eles podiam ter tomado levaria a história a um rumo diferente (novamente, me refiro a série e ao livro)
De qualquer forma, adorei o livro, me surpreendi com ele e pretendo ler os próximos

Ana Ramos 29/03/2021

Ótima leitura
Vamos lá

É difícil não ficar comparando um livro com uma série de tv, se vc já vi a série quase toda rs mas existe bastante diferente.
Pra começar uma das 100 jovens que iria para terra, consegue fugir e ficar na nave e aí temos relato de coisas que acontece lá, enquanto na série temos mais a visão deles na terra.
Na série os acontecimentos e a loucura dos terráqueos contra eles são bem rápidas, e já no livro, temos um livro inteiro de introdução deles na terra, deles entendendo como as coisas acontecem, como sobreviver, as brigas porque desda arca temos divisão de classes,algo q não me recordo se tem na série. Mas enfim é muuuuito bom, vale a pena e não vejo a hora de ler o segundo livro!!

Fernanda 13/05/2014

Resenha: Os Escolhidos (The 100)
Resenha: Comecei a assistir a série “The 100”, exibida pela emissora CW, e me surpreendi por ter gostado tanto dos episódios. Confesso que ainda estou com certos receios e que também gostaria de ter lido o livro antes para não ter tantas expectativas. Ainda assim é fato que há muitas diferenças visíveis entre a série e o livro. “Os escolhidos”, publicado pela Galera Record, inspirou a série homônima e apresenta uma distopia muito empolgante, repleta de momentos de tensão e medo.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/05/resenha-100-kass-morgan-galerarecord.html

Kaila 20/05/2020

Amei!
Já tinha assistido a série, e sou simplesmente apaixonada pela história. Tem muitas coisas que acontecem de forma diferente, mas mesmo assim, não deixa de ser um bom livro.

Joy - @criativoocio 25/01/2023

Bem diferente, mas ainda bom
Comecei a ler por causa da série e apesar de ser nem diferente ainda assim achei bom e gostei bastante do livro.

Achei que seria cheio de conflitos e com vários momentos cruciais, mas é bem uma ambientação para o leitor, como uma introdução ao que está por vir.

clara maria 15/10/2021

O gosto da alegria era melhor na Terra
Quis ler o livro por conta da série (uma das minhas favoritas), mas percebi que há muitas coisas diferentes, sendo semelhantes em poucos pontos. Porém, não deixa de ser uma leitura que eu gostei bastante. Achei interessante o uso de flashbacks como um mecanismo da narrativa, fazendo assim um paralelo com passado e presente. Outro ponto a destacar é que há o ponto de vista dos personagens principais que explicam o que levou determinados acontecimentos ocorrerem. Não sei se eu que percebi ou a autora quis deixar explícito como os tabus e desigualdades presentes sociedade continuaram mesmo depois de os humanos deixarem o planeta. Um dos pontos negativos é que os acontecimentos "chocantes" são muito previsíveis e não há muito suspense que pegue o leitor de surpresa. É uma leitura fácil e "leve" sendo uma experiência muito prazerosa e que recomendo pra quem já está envolvido com o universo do seriado The 100.

"Pessoas boas podem cometer erros. Isso não quer dizer que você deixa de se importar com elas."

Nyleve.al 20/11/2020

É interessante.
É um pouco difícil de realmente dizer, há pouco tempo eu nem sabia da existência desse livro. Terminei recentemente a série ?The Hundred? a qual eu realmente AMEI, e sai em disparada atrás de ler o livro, e aqui estou. O livro é...Legal, ok? Eu gostei. É realmente interessante, a gente consegue entender bastante como funcionam as coisas no espaço, a hierarquia que querendo ou não existe lá, o fato de claramente existirem os "privilegiados" que a série tanto citava. Mas acho que eu esperava muito mais. Minhas expectativas estavam altíssimas por conta da série, e nem sei se deveria estar comparando as duas obras, provavelmente não, mas estou escrevendo com base na minha experiência. Esse livro deve ser lido com a ciência de que trata-se de uma história extremamente diferente da série. Personagens diferentes, cenários diferentes e etc. Quero muito terminar os outros três. E espero que as coisas melhorem nos próximos livros.

Goulart 17/10/2022

vamos lá...
gostei bastante da história, eu lembro de alguns personagens da série mas não lembrava exatamente o que acontecia, o que pra mim foi bom porque falam que é bem diferente o livro da série. Eu amo livros distópicos, amo fim do mundo e história que envolve tudo isso, o que eu não gostei foi de alguns personagens, achei extremamente chatos e sem sal. Acho que o maior problema com eles foi não comprar as atitudes totalmente sem noção que alguns tem sendo que eles poderiam fazer outras coisas bem mais simples. No todo o livro é bom, a história é rápida e o drama todo te prende, é isso.