Manson

Manson Jeff Guinn

Resenhas - Manson

Caio.Telloli 27/09/2020

Que leitura fantástica.
Uma biografia que te coloca na época dos crimes, contextualizando com perfeição os anos 60 e 70.
Muito detalhada graças ao cuidado do autor de entrevistar muitos envolvidos na história.

Ruan.Oliveira 27/09/2020

Uma biografia completa
Entrar na mente de Charlie não é uma tarefa fácil, principalmente o conseguir desconstruir a visão clichê do psicopatas serem pessoas inteiramente cheias de ódio e de atitudes previsíveis. Manson era muito inteligente, manipulador e incrivelmente egoísta, é muito difícil encontrar palavras certeiras que consigam definir as afirmações e atos que ele liderou em seu grupo com tanta precisão. É muito doido pensar que foram fatos reais, ainda tô digerindo tudo.

Lara 15/12/2020

10/10 <3
Uma biografia incrível,foca nos fatos e não em achismos,apenas nos extras que temos a opinião do autor, infelizmente isso não acontece em várias biografias onde tem sempre a intromissão do autor com o seu ponto de vista.Ele tbm traz um ótimo contexto histórico com relatos de pessoas que viveram na época e só te a geografia dos locais por quais a família passou

Ale Giannini 21/02/2021

O homem errado no lugar certo e na hora certa
Numa época em que os Estados Unidos fervilhava com conflitos raciais, Guerra do Vietnã, manifestações estudantis, movimento Hippie, Woodstock, Beatles, e o rompimento com os valores sociais, muitos jovens questionavam a existência e buscavam resignificar suas escolhas.

Espaço propício para que pessoas inescrupulosas aproveitassem da "inocência", medos e dúvidas desses jovens e aparecessem como líderes espirituais. Manson era um vigarista, psicopata, cafetão e racista.

Ele aprendeu a manipular as pessoas à sua volta com tanta habilidade que muitos de seus seguidores permaneceram fieis à ele e suas ideias, permanentemente. Mesmo quem se afastava de sua família, como eles se denominavam, demorava muito tempo para se libertar da influência de Charles.

Jeff Guinn, jornalista, escritor e biógrafo, fez um trabalho incrível, ele constrói a personalidade de Manson da infância à fase adulta, explica as influências que levaram Charles a se tornar um líder equivalente à Jesus Cristo. Explica como ele misturou Dale Carnegie, Beatles, a Bíblia, a Cientologia e muito LSD para criar uma religião racista.

Guinn ainda nos brinda com uma revisão da história na década de 1960, mostrando como a Guerra, a economia, os conflitos raciais, as artes, a política e economia movimentaram os Estados Unidos e criaram o contexto para as gerações que vieram depois.

Gostei!

Luizarthur8 22/02/2021

O homem errado no lugar certo na hora certa.
O mito é desconstruído e a verdade revelada. Livro incrível!
Surpreendente o que Charlie fazia e pregava e mais surpreendente ainda que as pessoas da Família eram fanáticas por ele, a ponto de cometer assassinato e achar que estavam certos, que era por uma causa maior.
Ellen.Lima 22/02/2021minha estante
Descrição maravilhosa do livro. Adorei ??

Joana30 27/02/2021

Sensacional!
Sempre tive interesse na história de Manson, e acho que o autor a trouxe de uma forma clara e limpa! Adorei que todo o contexto do que estava acontecendo nos EUA naquela época é explicado, assim fica bem mais fácil compreender como os fatos foram se desenrolando na história.

lelivro 06/03/2021

Demorei quase 2 meses pra terminar e nem me arrependo porque ia ficar triste se terminasse muito rápido, esse livro é muito bom!!!! Muito bem escrito, a leitura dele é super fácil de entender e conta com muitos detalhes a vida do Manson.

Quero deixar aqui registrado o quanto odeio esse homem e a seita que ele criou, que todos paguem por seus crimes na cadeia e que todos as vítimas do caso tate-labianca estejam descansando em paz.

Rafa 25/07/2021

Um trabalho que merece ser contemplado
Quando busquei essa biografia, não esperava encontrar um trabalho tão bem executado. O autor, Jeff Guinn, merece elogios pelo livro, não só porque explora uma figura midiática pouco desenvolvida pela imprensa para além dos crimes conhecidos, como também traz a nós leitores um convite para compreender o contexto da época em que tudo se passa.

O livro procura reconhecer a história de Charles Manson desde a infância complicada, até os importantes detalhes de sua personalidade egocêntrica, manipuladora e apática. Além disso, ao mesmo tempo em que a narrativa se desenvolve para o desfecho final dos crimes, acompanhamos como seu grupo de seguidores foi formado, quem são e por quais razões eles se mantinham fiéis às palavras do líder.

É uma leitura interessante não apenas da perspectiva social e psicológica do poder que Charles Manson exercia sobre a Família, mas também porque agrega uma noção muito perspicaz sobre os acontecimentos da época dos fatos, abordando, inclusive, mais sobre a vida de figuras famosas do cenário musical norte-americano que estiveram ligadas a todos eles.

Não posso afirmar que é uma leitura fluida, até porque levei mais de um mês para terminá-la. É um livro denso, seja em razão da carga pesada que a história tem, seja em razão do exaustivo trabalho do autor em contemplar várias informações para o melhor desenvolvimento da narrativa. Porém, tem uma escrita direta e envolvente, o que definitivamente contribuiu em determinado momento para que minha leitura fluísse melhor.

Eu não poderia deixar de atribuir 5 estrelas para esse livro e parabenizar o trabalho de Jeff Guinn. É, portanto, um livro que merece a atenção de todos aqueles que se interessam por 'true crime' e desejam saber mais a respeito de Charles Manson e seu grupo de seguidores.

Ps. Aliás, gostei tanto que estou aqui suplicando para que a editora Darkside traga mais livros do autor para o Brasil!

Sah 13/08/2021

Interessante
O livro é um pouco maçante em alguns momentos pois o autor é extremamente detalhista, ele descreve toda vida de Manson desde seu nascimento.
É tudo muito interessante, mas um dos fatos que mais me chamou a atenção foi a imensa capacidade de Manson em manipular as pessoas e em seus julgamentos tentar fazer com que todos pensassem que ele era uma pobre vítima da sociedade, quando na verdade desde sua infância foi uma criança rebelde e de coração obstinado mesmo tendo uma boa criação por parte de sua avó. Acredito que o livro nos mostra muitas coisas sobre a natureza humana independe de suas influências externas.

Quartadolivro 01/09/2021

Manson
MANSON (ALERTA GATILHO)
???
CLASSIFICAÇÃO 18 ANOS

S3x0, dr0gas e rock'n rool. Crimes, 3stupr0s e ass4ss1natos. Charles Manson fez de sua história a trilha sonora do fim do mundo. A metáfora favorita da América para o lado negro da década de 1960, manson foi o cabeludo que matou o sonho de Woodstock e o retrato perfeito de como toda aquela filosofia da geração paz e amor não funcionou.
Charles Milles Manson nasceu dia 12 de novembro de 1934, em Cincinnati, foi criado por sua avó materna Nancy Maddox, enquanto sua mãe Kathllen estava presa... Logo depois de sua mãe ser solta charles foi morar com ela e já começou a gerar muitos problemas, era manipulador, roubava e sempre arrumava confusão. Com 13 anos Kethllen colocou charles em uma Instituição chamado Escola Gibaut para Meninos, para Charles era como se sua o tivesse enviado para um campo de concentração... Liderado por Padre que exigiam um exelente comportamento e aplicavam suas regras com porretes de um metro de comprimento (Charle alegou que era regularmente esp4nc4do pelos Padres). No final de dezembro de 1947 Charles deixou Gibaut, logo depois ele retornou mas fugiu 10 meses depois... Esse foi só o começo da vida de um garoto problematico, mas o que ninguem esperáva era que ele seria a mente por trás de uns dos crimes mais horripilante da historia.

Essa biografia do Manson é um verdadeiro calhamaço e preciso confessar que achei muitas partes cansativas, a historia vai revesando contando algumas coisas que aconteciam simultaniamente nessa época, coisas que também marcou a historia, acabei pulando algumas folhas que pra mim não faria diferença nenhuma no final, então tem varias coisas no livro que poderiam ficar de fora, não iria fazer falta nenhuma. Por outro lado o autor consegue relatar com muitos detalhes cada passo de Manson e de seus seguidores, quanto mais vai fluindo mais revoltante fica, como tantas pessoas seguiram ele e fizeram as vontades dele? é algo muito doentio, e ele conseguiu levar a seita dele para um nivél além do esperado.

Editora: DarkSide l 511páginas True Crime l Jeff Guinnl Classificação: 3.5/5

lendocombruna 02/09/2021

?? MAIS UM TRUE CRIME ??
?Lido em: 31/01/2021
?nota: ????½(4,5)

? Um dos melhores livros de true crime que ja li (fácil pois não li muitos).
O livro é muito detalhado, muitas vezes, isso é dito de uma forma ruim, mas não aqui, este detalhamento enche o livro de - fazendo com que o leitor não queira parar de ler.

??A escrita do autor é muito boa, pois como se trata de um livro com muitos detalhes, conseguir não deixa-lo desinteressantes é uma tarefa difícil.

? Como disse, gostei do livro ser bastante detalhado, porém, o início é bem difícil, chegando a ser chato.

?? Dá pra aprender alguma coisa com livros sobre um serial killer que não seja sobre a maldade do mundo?
? Aprendi bastante sobre como a mente de manson funciona, se é que é possível algum dia alguem entender por completo a mente dele.

Leti 22/09/2021

Muito bem escrito
O autor fez um trabalho impecável. O livro é extremamente bem escrito e para quem já gosta da temática de crimes reais será uma experiência maravilhosa. Apesar de grande e muito forte, em alguns trechos de revirar o estômago, li o livro rapidinho pois não conseguia largar. Recomendo muito.

Nathalia Polito 21/12/2021

Completa
A biografia é fantástica, completíssima, narra a vida de charles antes mesmo de sua existência, quem eram seus pais, avós?TUDO ! Quem gosta de serial killers vai se apaixonar, uma vez q narra devaneios e suas filosofias com detalhes, daí você entende o nascimento do monstro Manson. O ponto alto(pra mim) foram os assassinatos, os detalhes são tão mórbidos que da medo ? Primeira biografia q consegui ler na vida, essa aqui simplesmente te prende

claudio 24/10/2022

Difícil Saber o que aconteceu naquela noite.
Uma ótima biografia, porém ainda continuo com dúvidas a respeito do que aconteceu naquela noite. Seria Manson um manipulador ou um exibicionista oportunista? O livro faz um resgate interessante sobre a vida de Manson, desde a infância passando pela adolescência até os crimes que o tornaram famoso. Mas deixa uma dúvida de quem realmente foi a ideia de matar os moradores das duas residências invadidas . Ou melhor se todos os condenados estavam lá de fato, ou se todos estava presente e somente um cometeu os crimes. Ou se foi um ato isolado de um dos membros da família Manson e só depois todos ficaram sabendo. Um ótimo livro, porém um subtítulo que diz um inverdade: "Uma biografia fascinante e definitiva" Não exite biografia definitiva, numa biografia sempre falta informação, que irá aparecer no futuro.