Manson

Manson Jeff Guinn

Resenhas - Manson

Ari 14/04/2021

O livro é muito bom, embora bastante denso. O autor é cuidadoso em dar um panorama histórico e político da época, que achei de extrema importância para entender todos os acontecimentos com clareza. Além disso, temos um pouco do cenário musical, que ajuda a entender a relação de Manson com nomes importantes do meio na época e como essas relações influenciaram Charles e a Família a chegar às vítimas dos assassinatos.

Porém, mesmo sendo rico em detalhes, em alguns momentos precisei de material complementar para entender melhor os acontecimentos e personalidades que surgiam no livro e nesses pontos, a leitura tomou um ritmo mais lento. Outra questão que tornou a leitura mais morosa é que várias pessoas são apresentadas no decorrer dos capítulos, mas muitas vezes essas pessoas só têm um papel bem lá na frente e isso me fez precisar voltar e procurar de quem se tratava várias vezes.

Apesar de lenta, leitura recomendadíssima para quem tem interesse em tentar entender mais sobre Manson, seus seguidores e os crimes envolvendo-os.

Denise Barros 17/05/2021

Qualidade darkside, impecável.
Eu como boa estudante de psicologia gosto muito de livros sobre temas de investigação ou que abordam casos que envolvem problemas psiquiatricos. Ele era tido como mal encarnado e lendo essas páginas temos noção de onde pode chegar a maldade humana. Este é um livro ótimo sobre Manson, pra quem quer entender mais de um dos psicopatas mais conhecidos da história. O livro tem bastante conteúdo e pouca foto, o que é ótimo na minha humilde opinião.

Sassenach 07/07/2021

"Charlie Manson é um produto da década de 1960 - e também das décadas de 1930, 1940 e 1950. Os assassinatos Tate-LaBianca (e os de Gary Hinman e de Shorty Shea, embora estes tenham sido em grande parte esquecidos) foram o ápice de uma horrível coincidência. Invariavelmente, Charlie encontrou a si mesmo em lugares e situações perfeitas para explorar os outros em seu próprio benefício. Quando a década de 1960 chegou, Charles Manson já era um predador da vida social. Quase todo o mundo que tinha alguma relação com ele foi prejudicado de certa maneira e Charlie nunca se importou. Gregg Jakobson compara Charlie a uma célula cancerígena, por danificar tudo que existe de saudável ao seu redor. Não há nada de místico ou heroico em Charlie - ele era um sociopata oportunista. A perturbadora década de 1960 não criou Charlie, mas aquele tempo fez o possível para ele florescer como um todo; uma flor maligna. Em todos os sentidos, um tema atravessa e define sua vida: Charlie Manson sempre foi o homem errado no lugar certo e na hora certa."

Rafa 25/07/2021

Um trabalho que merece ser contemplado
Quando busquei essa biografia, não esperava encontrar um trabalho tão bem executado. O autor, Jeff Guinn, merece elogios pelo livro, não só porque explora uma figura midiática pouco desenvolvida pela imprensa para além dos crimes conhecidos, como também traz a nós leitores um convite para compreender o contexto da época em que tudo se passa.

O livro procura reconhecer a história de Charles Manson desde a infância complicada, até os importantes detalhes de sua personalidade egocêntrica, manipuladora e apática. Além disso, ao mesmo tempo em que a narrativa se desenvolve para o desfecho final dos crimes, acompanhamos como seu grupo de seguidores foi formado, quem são e por quais razões eles se mantinham fiéis às palavras do líder.

É uma leitura interessante não apenas da perspectiva social e psicológica do poder que Charles Manson exercia sobre a Família, mas também porque agrega uma noção muito perspicaz sobre os acontecimentos da época dos fatos, abordando, inclusive, mais sobre a vida de figuras famosas do cenário musical norte-americano que estiveram ligadas a todos eles.

Não posso afirmar que é uma leitura fluida, até porque levei mais de um mês para terminá-la. É um livro denso, seja em razão da carga pesada que a história tem, seja em razão do exaustivo trabalho do autor em contemplar várias informações para o melhor desenvolvimento da narrativa. Porém, tem uma escrita direta e envolvente, o que definitivamente contribuiu em determinado momento para que minha leitura fluísse melhor.

Eu não poderia deixar de atribuir 5 estrelas para esse livro e parabenizar o trabalho de Jeff Guinn. É, portanto, um livro que merece a atenção de todos aqueles que se interessam por 'true crime' e desejam saber mais a respeito de Charles Manson e seu grupo de seguidores.

Ps. Aliás, gostei tanto que estou aqui suplicando para que a editora Darkside traga mais livros do autor para o Brasil!

Bru | @serialivros 30/07/2021

Bom mas não tanto
O livro começa bem interessante contando a história dele, mas quando chega em determinado ponto do julgamento, por volta dos 60-70% eu me senti bem cansada com a forma trabalhada pelo autor de: fulano fez isso, ciclano fez aquilo. Os capítulos se tornaram mais arrastados por conta disso e porque não tive muita curiosidade mais em ler por ter se tornado truncado, mas antes disso era um livro que eu até pensaria em recomendar.

Sah 13/08/2021

Interessante
O livro é um pouco maçante em alguns momentos pois o autor é extremamente detalhista, ele descreve toda vida de Manson desde seu nascimento.
É tudo muito interessante, mas um dos fatos que mais me chamou a atenção foi a imensa capacidade de Manson em manipular as pessoas e em seus julgamentos tentar fazer com que todos pensassem que ele era uma pobre vítima da sociedade, quando na verdade desde sua infância foi uma criança rebelde e de coração obstinado mesmo tendo uma boa criação por parte de sua avó. Acredito que o livro nos mostra muitas coisas sobre a natureza humana independe de suas influências externas.

Quartadolivro 01/09/2021

Manson
MANSON (ALERTA GATILHO)
???
CLASSIFICAÇÃO 18 ANOS

S3x0, dr0gas e rock'n rool. Crimes, 3stupr0s e ass4ss1natos. Charles Manson fez de sua história a trilha sonora do fim do mundo. A metáfora favorita da América para o lado negro da década de 1960, manson foi o cabeludo que matou o sonho de Woodstock e o retrato perfeito de como toda aquela filosofia da geração paz e amor não funcionou.
Charles Milles Manson nasceu dia 12 de novembro de 1934, em Cincinnati, foi criado por sua avó materna Nancy Maddox, enquanto sua mãe Kathllen estava presa... Logo depois de sua mãe ser solta charles foi morar com ela e já começou a gerar muitos problemas, era manipulador, roubava e sempre arrumava confusão. Com 13 anos Kethllen colocou charles em uma Instituição chamado Escola Gibaut para Meninos, para Charles era como se sua o tivesse enviado para um campo de concentração... Liderado por Padre que exigiam um exelente comportamento e aplicavam suas regras com porretes de um metro de comprimento (Charle alegou que era regularmente esp4nc4do pelos Padres). No final de dezembro de 1947 Charles deixou Gibaut, logo depois ele retornou mas fugiu 10 meses depois... Esse foi só o começo da vida de um garoto problematico, mas o que ninguem esperáva era que ele seria a mente por trás de uns dos crimes mais horripilante da historia.

Essa biografia do Manson é um verdadeiro calhamaço e preciso confessar que achei muitas partes cansativas, a historia vai revesando contando algumas coisas que aconteciam simultaniamente nessa época, coisas que também marcou a historia, acabei pulando algumas folhas que pra mim não faria diferença nenhuma no final, então tem varias coisas no livro que poderiam ficar de fora, não iria fazer falta nenhuma. Por outro lado o autor consegue relatar com muitos detalhes cada passo de Manson e de seus seguidores, quanto mais vai fluindo mais revoltante fica, como tantas pessoas seguiram ele e fizeram as vontades dele? é algo muito doentio, e ele conseguiu levar a seita dele para um nivél além do esperado.

Editora: DarkSide l 511páginas True Crime l Jeff Guinnl Classificação: 3.5/5

lendocombruna 02/09/2021

?? MAIS UM TRUE CRIME ??
?Lido em: 31/01/2021
?nota: ????½(4,5)

? Um dos melhores livros de true crime que ja li (fácil pois não li muitos).
O livro é muito detalhado, muitas vezes, isso é dito de uma forma ruim, mas não aqui, este detalhamento enche o livro de - fazendo com que o leitor não queira parar de ler.

??A escrita do autor é muito boa, pois como se trata de um livro com muitos detalhes, conseguir não deixa-lo desinteressantes é uma tarefa difícil.

? Como disse, gostei do livro ser bastante detalhado, porém, o início é bem difícil, chegando a ser chato.

?? Dá pra aprender alguma coisa com livros sobre um serial killer que não seja sobre a maldade do mundo?
? Aprendi bastante sobre como a mente de manson funciona, se é que é possível algum dia alguem entender por completo a mente dele.

Leti 22/09/2021

Muito bem escrito
O autor fez um trabalho impecável. O livro é extremamente bem escrito e para quem já gosta da temática de crimes reais será uma experiência maravilhosa. Apesar de grande e muito forte, em alguns trechos de revirar o estômago, li o livro rapidinho pois não conseguia largar. Recomendo muito.

Babi 03/03/2023

"No fim das contas, Charlie parecia se divertir em ver as pessoas perplexas olhando para ele. Eles estavam certos. Por 35 anos Charlie Manson desejou ser o centro das atenções, culminando em sua ambição de ser maior do que os Beatles. Enquanto marchava arrastando correntes para dentro das celas, com câmeras fotográficas e espectadores observando-o fascinados, Charlie sentiu que finalmente estava chegando perto. Ele quis essa atenção durante toda a vida e estava preparado para aproveitá-la ao máximo."

Que livro incrível, escrita fluída e detalhes impressionantes sobre o caso que chocou os Estados Unidos.

Nathalia Polito 21/12/2021

Completa
A biografia é fantástica, completíssima, narra a vida de charles antes mesmo de sua existência, quem eram seus pais, avós?TUDO ! Quem gosta de serial killers vai se apaixonar, uma vez q narra devaneios e suas filosofias com detalhes, daí você entende o nascimento do monstro Manson. O ponto alto(pra mim) foram os assassinatos, os detalhes são tão mórbidos que da medo ? Primeira biografia q consegui ler na vida, essa aqui simplesmente te prende

Clari 16/03/2022

Me decepcionou um pouco, estava cheia de expextativas para o livro pq amo o genero e amo os outros livros da darkside. Mas achei esse muito arrastado

Lika 15/05/2022

Eu entendo totalmente que falar sobre os acontecimentos anteriores aos crimes, sobre a sociedade da época, é uma coisa importante para conhecermos os seguidores de Manson, mas em alguns momentos me senti obrigada a ler, me forçando mesmo.

O livro é incrível, depois que terminei fiquei abismada, pois conhecia muito pouco sobre o Manson e família.

Mas não vá ler esperando saber só sobre os crimes, pois demora muito pra chegar lá.

E mano, Manson era escroto pra caramba.

Lou 26/02/2023

Explicando a nota
O livro é excelente,quem gosta de crime e tem interesse no Charlie Manson é valido a leitura. Dei nota baixa apenas por não gostar do gênero da leitura,mas a edição, pesquisa, história etc não tem nenhuma falha.

AIRTONFDCJ 29/07/2022

instigante e de fácil compreensão
sempre quis ler o livro ''manson'' no entanto, nunca o encontrava nas livrarias até que um dia o encontrei e comecei a le-lo.

livro instigante, com diversas historias de manson, passando pela sua infancia, juventude, primeiros delitos, prisão, criação da seita até chegar em sharon tate

livro grande, com muitas paginas porém se torna tão viciante e contagiante a historia, que você termina em semanas, se bobear

excelente trabalho do autor jeff guin e da editora darkside