A menina submersa

A menina submersa Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

juciele.dutra 21/12/2023

Achei muito interessante que a história explorou as alucinações de uma pessoa esquizofrênica
A relação das duas protagonistas também foi legal de acompanhar, a forma que elas se cuidam também
O mistério da sereia também achei bacana
Escondendo a leitura

Jwen 12/12/2023

Esse livro foi um maravilhoso remédio pra minha insônia. Era só começar a ler que eu dormia. Entediante.

Onesko 06/12/2023

A menina submersa
Essa conheceu o que só os loucos sabem!!!! A experiência só fica boa de vdd quando vc desiste de tentar entender e segue o fluxo. Acho q entendi algumas coisas no final, ao msm tempo que pode não ser e eu que endoidei junto. Adorei conhecer a Imp mas tomara que ela nunca mais largue os remédios.

Keila 30/11/2023

Sonho ou pesadelo?
Se alguém conseguisse transcrever o que se passa no subconsciente durante as misturas de memórias e imaginações que não combinam e se combinam ao mesmo tempo na formação dos sonhos e pesadelos, seria a explicação da visão deste livro.

Se não fosse tão maluco todo o conteúdo eu não teria lido até o fim, só pela curiosidade de saber se iria permanecer desta forma até o fim.

Mas, se tratando de algo tão fora da realidade e linearidade, se eu pudesse prever toda a experiência da leitura e o resultado dela, como algo construtivo ou prazeroso, eu não leria, o que é terrível porque criei ótimas expectativas.

BangoBook 29/11/2023

Entrando na mente de alguém
A leitura é confusa desde o primeiro momento, até que você entende que o autor quis dar ao leitor uma submersão na mente de uma personagem esquizofrênica.
Provavelmente a leitura oscilante entre realidade e irrealidade te mostra o comportamente e sentimentos da pessoa com esse transtorno.
Sendo que, a própria personagem deixa claro e expresssamente que, talves oque ela te diga seja verdade ou mentira, ela nao sabe dizer oque é real ou coisas da cabeça dela.
É interessante a leitura, mas as vezes eu mesma me pegava lendo no automático. Não me prendeu muito.
miss 01/12/2023minha estante
Tu definiu exatamente como eu me senti ??

Trabach0 20/11/2023

5 motivos para ler A MENINA SUBMERSA
1. O livro aborda assuntos bem complexos como esquizofrenia, e a princípio tudo indica que você vai por um caminho quando na verdade a autora decidiu traçar o oposto, dessa forma ela realmente consegue transmitir em palavras todos os sentimentos da personagem e mesmo que a princípio pareçam desconexos com o avançar da leitura você percebe o quanto são ricas todas as memórias da protagonista.

2. Durante toda a leitura você vai se sentir na pele da protagonista (IMP), sua confusão mental, seus medos e sua incerteza diante de tudo, a forma que a autora escolhe contar essa história realmente faz toda a diferença para a imersão do leitor.

3. Se você curte uma referência você vai pirar com todas que aparecem ao decorrer da história, há referências a lugares, crimes, obras de arte...

4. Outro tema que é muito importante e que tem sido muito discutido nos últimos tempos também é abordado: temos Abalin ex-namorada de India, ela traz muita bagagem para história, dentre várias coisas ela vai trazer para a narrativa assuntos como ideologia de gênero e empoderamento feminino.

5. Com uma escrita complexa esse livro vai te exigir atenção, vai te tirar da sua zona de conforto, mas acima de tudo vai te proporcionar uma experiência única.

E o motivo extra para você ter esse livro é a edição feita pela editora @darksidebooks que está linda, com capa com detalhes em alto e baixo relevo, um corte com um tom maravilhoso rosa, a edição também conta com várias ilustrações, folha amarela e também vem com marcador.

Esse se tornou um dos meus livros favoritos, seja por sua forma diferente de narrativa, por sua complexidade ou pela riqueza de personagens, espero que tenham se sentido um pouco mais motivados a conhecer essa incrível história

Carolina1093 10/11/2023

A mente
Esse livro é uma experiência nova, diferente de tudo que já li. Entrar na mente de uma pessoa esquisofrênica é, com certeza, intrigante e confuso. Me prendeu bastante no começo mas depois me cansei um pouco da leitura.

Karol205 09/11/2023

Uma experiência incrível, porém não é para todos.
Sem dúvidas umas das melhores surpresas desse ano. O livro é incrível, a escrita é uma delícia e Imp é uma protagonista como poucas. Estar na sua mente realmente é algo incrivelmente delicioso e perturbador.
Porém, como eu disse, não é para todos.

Ju793 25/10/2023

É incrível na construção de narrativa, apenas
Uma coisa que os leitores muito provavelmente se esquecem é que livros narrados em primeira pessoa tem um narrador que NÃO é confiável ? vai ser parcial, pode omitir detalhes e tecer a narrativa como achar melhor, por ser quem comanda a história. No caso de Menina Submersa, a narradora é uma personagem que se auto-entitula louca logo nas primeiras páginas, e não louca em um sentido superficial e vazio: Imp mistura ficção e realidade, mente e desmente, tem sua própria visão sobre o mundo e é a partir dessa visão que enxergamos sua história. O fato dela, por muito, não ser coerente e apresentar lapsos e divagações é o que faz do livro perfeito.

É uma leitura profunda. Se você interpretar ela do ponto de vista raso, se buscar uma resposta coerente, vai achar confuso. Pra ler, é preciso entender a Imp ? as paranóias, os desejos, a herança da mãe e da avó, a importância de cada personagem que configura a história ao redor dela. E, principalmente: reconhecer que Imp NÃO é uma narradora confiável.
Mesmo juntando as peças, eu ainda tenho dúvidas do que pode ou não ter acontecido de fato. E, pela primeira vez, isso não me frustra dentro de uma leitura, porque a narrativa foi muito bem construída, com cada referência artística se amarrando a história mais profundamente.

Entre contos de fadas macabros, fantasmas, sereias e lobos, a verdade factual nos escapa ? nós temos a verdade pela ótica parcial da Imp.

É uma leitura pouco convencional, admito, mas é excelente no que se propõe.

Nosfegoth 28/09/2023

Defenderei esse livro com unhas e dentes!
Li na sétima série, e desde então acredito ter encarado o mundo de uma maneira diferente. Não tenho o que falar sobre esse livro além de que ele me tocou muito, que eu o amo, e que quem não gostou, está convidado para uma luta no soco coomigo

Aninha 18/09/2023

Confuso
Achei tudo muito confuso; não gostei da disposição da história; devido ao fato da Índia contar a história pela perspectiva dela.
Tanto ela quanto todo mundo na história não era muito normal.
O final não foi algo que impactou e a história não me cativou .

Leeon 13/09/2023

Não me prendeu
Em minha opinião, esse livro é confuso. Me deu tanta preguiça de terminar ele, eram coisas que eu não conseguia entender se já tinha acontecido, estava acontecendo ou iria acontecer. A narrativa arrastada e cansada. Não foi pra mim

Aline Mnz 10/09/2023

Confuso mas interessante, além de estimular teorias,
proporciona inúmeras sensações e atiça a curiosidade