A menina submersa

A menina submersa Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Gihwest 12/07/2023

Apaixonado
As vezes mesmo que apenas em nossas mentes nos apaixonamos pelo impossível.
E foi isso que aconteceu com Imp.

Priscilla7 07/07/2023

Sinceramente um livro que não é para qualquer um.
A Menina Submersa é um livro que te tira da sua zona de conforto e te faz buscar além do que está acontecendo na história, pois deixa pistas que com certeza não podem ser descartadas.

Imp é uma jovem que sofre de esquizofrenia e decide escrever em um livro suas memórias, o mais intrigante do livro é você se perder tanto quanto a personagem e buscar se encontrar da mesma forma que ela faz ao decorrer das páginas.

Sonho, alucinações, memórias, loucura, paixões ocultas, mistérios, magia, descontrole. Não sei dizer... Talvez um misto de tudo, escritas por uma mente brilhante e aloucada em páginas que se transformam em um livro espetacular.

São diversas as sensações e emoções que o livro, a personagem e a personalidade da Imp te fazem ter.

Eu gostei bastante e até hoje me pergunto se tudo foi apenas um sonho, se realmente eram memórias, loucura ou alucinações da personagem. ???

Aline Maia 05/07/2023

Não sei, mas parece que gostei.
'Menina Submersa' é um livro que está no catálogo da Darkside faz uns bons anos assim como também estava encalhado na minha estante por uns booons anos. Comecei a ler em janeiro desse ano e só consegui finalizar seis meses depois. Não foi para mim.

O livro apresenta as memórias de uma personagem esquizofrênica que está escrevendo uma história de fantasmas. É bem interessante, mas não acredito que vá agradar a todos devido a forma como essas memórias nos são contadas. Veja bem, India é uma narradora nenhum pouco confiável e ela faz questão de dizer isso o tempo todo, o que deixa a história empacada em alguns momentos. Então estamos lendo uma possível história de terror mas que é muito confusa por conta dessa narração.

Acredito que quem gosta de psicologia pode gostar bastante dessa abordagem que a autora propôs. Há um capítulo em que Imp está surtada por não ter tomado os seus remédios e é extremamente desconexo, inacessível e cansativo - admiro a escrita da autora nesse ponto pois isso nos deu um vislumbre de como a mente da personagem funciona.

Dito isso, tive sentimentos mistos e confusos sobre minha experiência de leitura. No começo a leitura me prendeu e fluiu, mas chegou na metade e simplesmente empacou. Precisei de seis meses e uma Maratona Literária para me forçar a terminar, e só nas últimas 100 páginas que meu interesse pela história foi retomado.

'Menina Submersa' foi no geral insosso. Terminei a leitura com um baita respeito pela Caitlín R. Kiernan porque achei a escrita bem incrível, detalhista e imersiva. Porém, é um livro que ganhei nos tempos que a Darkside nem tinha os selos super definidos e era totalmente associada a livros de terror. Minha expectativa foi de ler uma história que me daria uma belo suspense com cenas assustadoras, mas acabei caindo em algo mais para o drama.

Provavelmente essa é uma história que a cada releitura tem algo a ser (re)descoberto. Teria funcionado para mim se a história fosse contada por um narrador confiável e em terceira pessoa. Os personagens não me cativaram o suficiente para querer reviver essa experiência. Não irei reler.

_spoiler_
Quando Abalyn e Imp pesquisam sobre Eva e descobrem que de fato há duas Evas foi muito legal mesmo. Achei uma pena que a história não explorou mais esse mistério todo.

Liryan 23/06/2023

Um livro que não é parar qualquer um
Não costumo fazer resenhas, mas esse livro me pegou muito.
Imp, uma jovem adulta com diagnóstico de esquizofrenia, resolve escrever suas memórias e contar sua história de fantasmas. Acho que é tudo que você precisa saber por hora, pois esse livro é uma experiência e precisa ser lido com a mente aberta.
Particularmente, eu amei. Ponto. Sofri cada momento difícil com a personagem e fiquei tão confusa quanto ela em muitas partes.
Mas é isso né, a vida não é linear as vezes e as memórias podem nos enganar a qualquer momento.
Visceral, sincero, apaixonante. A menina submersa é para quem não tem medo de mergulhar nas profundezas do oceano da alma.

Bruna2499 22/06/2023

Esperava tudo e entregou tudo!
Este com certeza é um favoritado, eu amo este livro, um dos melhores que eu já li, a história te prende de um jeito impossível de largar, não lembro se muita gente falou dele, mas é perfeito! Recomendooo ?

Alexandre 18/06/2023

Imp escreveu sua história de fantasma...
Mas não uma história comum de fantasma. Imp escreveu sobre os fantasmas que carregamos ao longo da vida, e sobre ser assombrada por obsessões. A história é muito interessante, mas acho que funcionaria melhor (pra mim) se fosse em terceira pessoa, com um narrador confiável. As viagens que a Imp entrava me deixaram confuso várias vezes. Ainda assim, uma boa história de fantasma.

alice.knupp 01/06/2023

SEM PALAVRAS
Esse livro é tão diferente que eu acho que nunca vou achar um livro parecido, e é uma pena pq foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida ?. Eu não sou mto de gostar de fantasia, mas os elementos fantásticos que foram misturados na história encaixaram mto bem. Além disso, a autora trata de assuntos bem delicados com mta sensibilidade, fiquei feliz com isso pq eu morro de medo de ler livros que tratam de transtornos pq existem mtos que acabam romantizando a situação. Não achei um livro difícil de ler, talvez as pessoas que tiveram dificuldade na leitura tenham estranhado um pouco a estrutura/escrita pq realmente é bem diferente, mas com relação ao vocabulário é bem tranquilo, tanto que eu li em uns 3 dias (e olha que eu leio bem devagar). Chorei demais, o livro literalmente me destruiu, mas como gosto de livros que me deixam deprimida por uma semana ????? + ?
Wendy 01/06/2023minha estante
Fiquei curiosa agora rs

Rique_cwb 29/05/2023

É uma narrativa densa?
?com uma linguagem acessível, mas não é para todo mundo.

Mergulhar na consciência de Imp e estar perante uma narradora não confiável é sempre desafiador. O livro é o que é, como diz a própria autora.

A obra aborda muitos temas sensíveis e, provavelmente, falará mais com alguns leitores do que com outros.

Há algumas partes da história que são cansativas, mas isso se deve mais pela forma como a história é narrada do que pela história propriamente dita.

Como eu disse, é um texto para poucos. C. Kiernan desafia o leitor em uma escrita, parafraseando uma amiga, psicodélica o suficiente para percebermos que Imp é louca mesmo antes de ela nos confessar isso e, ao mesmo tempo, manter o leitor em um estado de ?ok, agora não sei mais em que acreditar?.

Gabi1424 28/05/2023

É um livro bom, um tanto cansativo e confuso, recomendo ler em um ambiente com um silêncio considerável, porque até o menor barulho pode te tirar a concentração e você pode se perder, leva um tempo para se acostumar com a escrita, pegar o jeito de pensar como a personagem, mas mesmo com tudo isso, é bom.

Gizelly.Marques 26/05/2023

Era uma vez um livro muito difícil
Confesso que demorei bastante para acabar, mas acho que se deve ao fato de eu não estar acostumada com livros como esse. Ele é profundo e complexo, não foi feito para ser lido de uma vez.

Fe 24/05/2023

Esperava mais suspense e uns sustinhos marotos. Porém não foi assim. Achei mediano com algumas partes bem intrigantes outra nem tanto.

Irena Wieliczka 21/05/2023

A Menina Submersa
Que pavor relembrar essa leitura...

Esse foi um dos primeiros livros da Darkside que comprei, quando "tudo ainda era mato" e as capas eram brochura...bons tempos hahaha.

Não sinto saudade alguma dessa história. É tudo muito confuso, mas muito mesmo. Não dá pra entender o significado dessa loucura toda. Vai ver essa era a intenção do livro e eu que não entendi.
Dri 05/07/2023minha estante
parece que é só um emaranhado de letras kkkkkk mas pela temática acho que foi bem intenção da autora mesmo. eu não gostei.

kemynha 27/04/2023

Fiquei lele
é uma confusão de letras miudas, apesar de ser dificil de ler a historia é ok ate eu acho que é uma boa leitura se voce ta com sanidade em dia

Khalesi 20/04/2023

A menina submersa
Não erraram quando disseram que esse livro era pra poucos...
pqp não tenho nem o que dizer do quão maravilhosa foi essa leitura. Eu me emocionei no final e me emocionei durante o livro tbm. Me deu muita vontade de pegar a Imp e guardar ela num potinho, que personagem encantadora, me apaixonei por cada coisinha e me sinto realizada. Sem sombra de dúvidas esse livro é um dos meus fav do ano. Não sei nem como vou ficar agora sem ter ele pra ler kkkk. Esse livro virou parte da minha rotina. Muito obrigada Imp e Caitlín R. kiernan.

Milla 20/04/2023

5 meses de leitura
Após cinco meses que iniciei a leitura, finalmente terminei. Confesso, que esse livro tocou em vários pontos muito sensíveis, mas com muita habilidade da autora a leitura fluiu. Recomendo muito!!!