Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Tiago88 06/05/2023

Extremamente Técnico?
Um livro que aprofunda nas tentativas de explicação da criação do universo ( e fim do universo) até as teorias fundamentais da física que hoje fazem parte do nosso dia a dia. É bem técnico mas traz de forma simples e as vezes comediante os estudos feitos até aquela época. Recomendo a leitura para quem estiver disposto a mergulhar no mundo da física para conhecer um pouco mais de perto as histórias até a formulação das teorias atuais.

Bruno.Carvalho 01/05/2023

Fisica que talves até consingam entender
Eu sempre fui apaixonado na fisica(teoria, porque os calculos são uma maluquice) quando lançou o filme eu vi e achei super fofo, dai fui atras dos livros dele e me deparei com este. Os capitulos iniciais são bem de boas sabe, mas depois começa umas coisas que podem dificultar quem não gosta de fisica ou quem não entende muito e nem quer. Se você gosta de fisica, Vale muitio a pena ler, MUUUUUUUITO mesmo, porem e;e vai exigir um certro tempo de você, porque vai ter muitas coisas que você tem que pesquisar pra entender, ler reler outras até pegar o sentido, etc. Chegar no final do livro e entender boa parte do que ele quis te passar é uma vitoria e tanto. Sério. Eu fiquei muito feliz de entender boa parte do que esta aqui nesse livro e amei demais.

Aninha306 23/04/2023

Eita
Conheci a obra pelo clube do livro que participo, criei muitas espectativas para ler o livro, já que me interesso por física e pela história do Hawking.
Porém, não diria que superou minhas expectativas, não gostei muito da escrita dele, apesar de ser um assunto interessante e top, a escrita fez tudo ficar meio chato de ler, demorei pra ler por falta de vontade mesmo, contudo gostei.

Gabriel Santos 22/04/2023

Simplesmente Incrível !!!
Livro muito bom, desperta bastante curiosidades e explica de maneiras simples e descontraídas ( com toque de humor do Stephen Hawking ) que me fez compreender muito bem o assunto. O livro é bem Dinâmico, tem diversas imagens ilustrativas que torna a abordagem do conteúdo bem mais simples, o glossário bem completo ( extremamente indicado para quem não conhece muito sobre o assunto ) e possuí muitas dúvidas que Stephen Hawking nos deixou. Livro muito bom e recomendo.

Paula 30/03/2023

Bom para leigos
Interessante leitura pra quem não é do universo das ciência exatas. O livro aborda de forma clara conceitos básicos de física moderna e traz exemplos que facilitam a compreensão. Recomendo a leitura ora quem como eu não é desse universo mas se interessa por ele.

Rita Nascimento 29/03/2023

Comentário de quem não entende de física
#soudehumanas e acredito realmente que "a cabeça pensa onde os pés pisam", dito isso, posso afirmar que o ganho existencial proporcionado por essa leitura é inquestionável. A obra é fluida, didática e bastante aprazível. É de fato um livro de história. E vai te ajudar a superar alguns traumas caso você também tenha se dado muito mal em física no colégio.

rafamassagardi 25/03/2023

Genial
Stephen Hawking explica diversos conceitos físicos complexos de uma maneira leve e envolvente. É simplesmente muito interessante e impressionante ler sobre como a física evoluiu. Gostei bastante da escrita do livro e a história do Hawking é inspiradora.

Lucas 20/03/2023

Pros iniciados que querem ir um pouco além
Para um leigo que se interessa em astronomia, física e sobre os segredos do universo, esse é um prato cheio.

Faz um grande apanhado das teorias que são as principais bases da ciência física atual. Sugiro ler outros livros sobre o tema antes - talvez Cosmos ou Astrofísica para Apressados. Ou leia direto mesmo. É um livro incrível que nos permite conhecer esse gênio que tivemos a sorte de ser contemporâneos.

anacaleandro 18/03/2023

Por que estamos aqui? De onde viemos?
"There was a young lady of Wight
Who travelled much faster than light
She departed one day
In a relative way
And arrived on the previous night."

Uma Breve História do Tempo é um ótimo livro que requer um pouco de conhecimento prévio sobre alguns conceitos físicos que são discutidos.
Stephen Hawking foi um gênio e explica com maestria as questões do nosso universo.
Minhas partes favoritas foram sobre os buracos negros, buracos de minhoca e viagem no tempo.
Recomendo muito a leitura para aquelas pessoas que buscam conhecer um pouco mais sobre o nosso universo e sobre as teorias que o envolvem.

Alex 17/03/2023

Lindo ?
O título diz absolutamente o que se trata no livro, uma breve história no tempo te faz viajar junto com Stephen na procura de entender o universo e como ele funciona, e porque funciona do modo que conhecemos (até hoje).
Apesar de ser um livro curto, ele é pura física, bem simplificada e com exemplos ilustrados em algumas partes; também possui um glossário para ajudar com os termos específicos.
Apesar de ser um livro bem simplificado para que qualquer leitor leia, é interessante ter uma noção geral sobre o universo e física, somente para não ficar perdido.
Terminando de ler esse livro hoje, me questiono como seria se Hawking estivesse vivendo sua era de estudos agora, enquanto estamos coletando dados do James Webb.

gabriel 17/03/2023

A Breve História da Ilusão
Livro definitivamente não entregou aquilo que eu esperava e de certo modo se tornou uma leitura massante, afinal, conforme vamos caminhando pelos capítulos o autor mergulha de cabeça em questões técnicas complexas.
Dessa forma, mesmo me considerando uma pessoa com nível decente em matéria de Física e de Astronomia a obra toma outra proposta que não sei se interessa a um leigo como aparentemente era o desejo de Hawking nessas linhas.

Caroline 11/03/2023

Recomendo a todos!
Se você quer uma base para começar a compreender as diversas teorias e linhas da mecânica quântica nada melhor do que esse livro. Tudo muito bem explicado por uma das maiores mentes que tivemos.
É muito satisfatório ouvir mais sobre as teorias que trabalho em sala de aula, principalmente o Princípio da Incerteza que é tão importante em qualquer área da ciência atual.

Lorenzo.Cicoti 11/03/2023

Conteúdo interessante, mas chato de ler
É um livro que apresenta ideias inteligentíssimas, abordando diversos temas que nos ajudam a compreender o universo e o espaço-tempo. No entanto, a leitura é muitas vezes sem graça e cansativa, sendo que o Stephen Hawking retoma ideias já citadas no livro, que podem ser facilmente esquecidas diversas vezes.

É um livro que eu recomendo para quem gosta de fisíca ou o universo no geral (buraco de minhoca, tempo, Biga Bang, buraco negro e antipartículas são temas abordados durante a leitura), porém, mesmo apresentando ideias interessantíssimas, acho que não é um livro para mim, pois eu prefiro muito mais obras de ficção do que obras científicas por serem mais leves de ler.

Maykon18 10/03/2023

Livro acessível a todos.
Por ser um livro escrito pelo grande Stephen Hawking, imaginei que seria uma leitura bastante complexa. Porém, ao decorrer da obra, consegui compreender e entender um pouco mais sobre nosso universo. É claro que inúmeros termos e equações são complexas demais para nós, meros mortais, mas além disso, o livro traz diversos ensinamentos bastante úteis e que levarei comigo.

Cristiane.Brasil 08/03/2023

Uma Breve História do Tempo
A curiosidade é uma das qualidades essenciais do ser humano, e duas questões - de onde viemos e como chegamos aqui? - continuam a instigar a insaciável consciência humana. Hoje, quando consideramos nosso lugar no universo, o cosmos continua sendo a fronteira suprema da humanidade a se maravilhar com suas origens.

Em 1988, Hawking confirmou seu lugar como o mais brilhante cientista britânico de sua geração com a publicação de Uma Breve História do Tempo, um relato sucinto, divertido e brilhantemente lúcido de nossa relação com o universo. Além de revisar todas as grandes teorias do cosmos, de Galileu e Newton a Einstein, Hawking, que já era conhecido por seus trabalhos sobre buracos negros, aproveitou para explorar e divulgar algumas das ideias contemporâneas mais especulativas sobre o espaço e tempo.

Dedicou os capítulos finais a ?buracos de minhoca?, ?galáxias espirais? e, talvez o mais controverso de todos, ?teoria das supercordas?, em uma narrativa complexa que também foi um esboço do objetivo de Hawking de uma teoria da física ?completa, consistente e unificada?.

Era sua ambição, facilitar ?a discussão da questão de por que nós e o universo existimos. Se encontrarmos a resposta para isso, seria o triunfo final da razão humana ? pois então conheceríamos a mente de Deus.?

Ao longo dos séculos, Aristóteles, Copérnico, Galileu, Newton, Einstein e tantos outros, muitas vezes com grande custo pessoal, mudaram nossa compreensão do universo. Os próprios cálculos de Hawking sobre as vendas de seus livros sugerem que Uma Breve História do Tempo terá influenciado as mentes de uma geração como poucos outros títulos contemporâneos terão feito.

Desde a página inicial, em que repete a história apócrifa da velhinha que disse a Bertrand Russell que ?o mundo é realmente um lugar plano apoiado nas costas de uma tartaruga gigante?, a intenção de Hawking é instruir e entreter. Ele conta, com ironia, que quando Russell disse ter respondido, com um sorriso malicioso, ?No que a tartaruga está pisando??, a velha senhora respondeu, ?Você é muito esperto, meu jovem, muito esperto. Mas são tartarugas o tempo todo.? Claramente, Hawking pode apreciar as ironias implícitas no lado especulativo da física quântica.

Na verdade, o que se segue não é fantasioso, mas obstinado, um relato dirigido ao leigo, da compreensão de Hawking sobre o espaço e o tempo, o universo em expansão, o princípio da incerteza, a física de partículas, buracos negros, buracos de minhoca, viagem no tempo, as origens e o destino do universo.

A própria vida de Hawking e sua luta heróica com os efeitos debilitantes da doença neuronal motora (ou esclerose lateral amiotrófica) se entrelaçaram na resposta do mundo a Uma Breve História do Tempo, como se seu sofrimento tivesse de alguma forma aguçado sua percepção do cosmos e seus mistérios. A natureza oracular de suas declarações e a notável coragem com que ele desafiou todas as previsões de sua iminente mortalidade imbuíram algumas de suas teorias com um status quase místico.

A leitura mais superficial de Uma Breve História do Tempo lembrará a seus leitores que não há nada vago ou não testado sobre a inteligência por trás desse clássico contemporâneo.

?O objetivo final da ciência é fornecer uma teoria única que descreva todo o universo.?

?Devemos aceitar que o tempo não é completamente separado nem independente do espaço, mas se combina com ele para formar um objeto chamado espaço-tempo.?

?NOSSO MUNDO É um lugar desconcertante. Queremos extrair um sentido do que vemos à nossa volta e perguntar: qual é a natureza do universo? Qual é nosso lugar nele e de onde ele e nós viemos? Por que ele é do jeito que é??