Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Vivi 19/02/2023

Interessante
Um livro ótimo para estudantes de astronomia.
Pode ser meio difícil de ler mas é bom
Acho que explica coisas muito legais

Aninha 11/02/2023

Uma breve história do tempo
Decidi ler este livro depois de assistir o filme A teoria de tudo, afinal de contas, o processo de escrita dele é retrato na tela.
apesar da escrita fluir bem, conforme os capítulos vão avançando os conceitos de física aparecem com mais frequência e, por mais que Stephen tente deixar as coisas mais fáceis, ainda é um livro teórico sobre física.
acho que por este motivo demorei tanto para ler, apesar de ser um livro pequeno e o assunto estar me interessando. pretendo reler no futuro e ver se consigo compreender mais sobre o universo e as tentativas de criar uma teoria única.

Amanda 07/02/2023

Stephen Hawking dando um show para leigos como sempre. O livro une física clássica e moderna de uma forma teórica e prática que prende e conecta o leitor. Uma verdadeira imersão à compreensão do Universo com um toque de descontração e recheado de imagens lúdicas que facilitam o aprendizado. Confesso que em algumas partes precisei ler duas ou três vezes para que eu pudesse absorver verdadeiramente. Enfim, um ótimo livro!

Gustavo.Moreira 06/02/2023

Sensacional
O livro é simplesmente sensacional, inspirador, ele explica com facilidade teorias bem complexas de forma que leigos no assunto possam a entender mas não simplifica de forma que aquilo passe a ser errado ou apenas uma forma mais simples, o famoso ?tá certo mas não é bem assim??.
O livro tem uma fluidez excelente, me fez voltar a ter vontade de pesquisar e realmente me inspirou nessa busca pela ?verdade final? do universo.

Vitor547 05/02/2023

Uma série de questões e reflexões, as vezes, sem resposta, mas, esclarecedoras
Para o leigo, é inacreditável e assustador ao mesmo tempo; para o conhecido, é mais uma revisão e aprendeu mais.

Definitivamente este aqui é um livro que vai demorar para eu reler novamente. Não porque é ruim, nunca. e sim porque é muito reflexivo e as vezes confuso de ler. Vale em conta que esse livro foi simplificado para que nós pudéssemos entender. muito bem detalhado e explicado por sinal, porque aquilo ali de fato é só matemática e mais equações.

É um livro que começa sendo simples e direto e acaba de uma forma mais detalhada e complexa. "Teoria das cordas", "Teoria da Incerteza", e algumas outras que provavelmente, as pessoas quando leram do que se tratava, ficaram boiando. Mas, não deixa de ser bom.

Eu leria se fosse você se soubesse os conhecimentos básicos de Astronomia e Física. Somente isso mesmo. Mas não deixa de ser uma porta para o conhecimento das pessoas.

Maria 05/02/2023

Minha resenha
Apesar de uma leitura técnica, Stephen Hawking deixa os mais complexos contextos da física fácil de entender com seus exemplos. Recomendo para quem gosta de universo e coisas do tipo.

Lucas 04/02/2023

O livro é realmente muito bom, não fica preso somente nas teorias científicas, ele tbm puxa pro lado religioso e filosófico referente a existência do universo.
Em certos momentos tive dificuldade com a leitura do livro, mas certamente foi por ignorância minha. De qualquer forma, recomendadíssimo!

Cecília 31/01/2023

não é um livro ruim, é um livro teórico onde você acaba embarcando sobre a teoria física, eventos históricos e etc.

Clemerson Lisboa 31/01/2023

Ótimo ?
De modo geral, o livro é ótimo pra aumentar nosso conhecimento a respeito de várias coisas, principalmente sobre astrofísica, física e astronomia. Teve muitas coisas que eu já sabia e outras que eu não fazia a menor ideia, e até nem me lembro mais sksksksk. Mas foi uma leitura leve e bastante interessante, do tipo que faz vc viajar na maionese por minutos sem parar. Um grande cientista com uma inteligência e sabedoria admiráveis. Vale a pena mergulhar nesse universo desconhecido e cheio de mistérios

JoAo.Padilha 28/01/2023

Aventura teórica
Livro teórico que você acaba embarcando sobre teoria física, eventos históricos e personalidades da ciência. Autor sempre tráz um leve humor e ironia durante a trajetória do livro. Não será adorado por muitos mas os poucos irão viajar em uma jornada diferente. Para quem é engenheiro como eu, certas teorias foram mais fáceis de relembrar/entender, mas tenho dúvidas se todos topariam embarcar nessa odisséia.

Amanda 27/01/2023

Primeiro livro do Stephen Hawking lido
Excelente
Embora não tenha entendido todos os termos técnicos eu consegui entender grande parte consideravelmente devo isso ao Pedro loos do ciência todo dia.
Livro ótimo
Vitor547 29/01/2023minha estante
Pedro Loss é incrível, eu também vejo-o

Vitória Marcone 22/01/2023

Divulgação científica
Traz uma visão geral de vários temas de Cosmologia, como a Teoria do Big Bang e os buracos negros, ao leitor não especialista nos temas.

Joui. 21/01/2023

Meus estudos de química e física nunca serão mais os mesmos.
Desde que comecei a ler, fiquei tão espetacularmente interessado no assunto que pesquisei tanto quanto pude e voltei a estudar muito dos tópicos que não havia entendido na escola. "Life changer" é a expressão que define a minha experiência por leitura por mais que eu ache que só me deu um empurrãozinho no rumo que eu estava inseguro em seguir, começar a repensar minhas falhar e ter coragem a voltar a aprender o que não tinha aprendido. Certamente foi o primeiro, mas não último livro do gênero que lerei.

Davi 19/01/2023

"Qualquer pergunta que possa ser feita, deve ser feita"
Apesar de ser um texto de divulgação científica e ter uma linguagem bem leve eu não recomendaria para alguém que queira apenas uma introdução a tópicos de Física e Astrofísica, não são discutidos aspectos de formalismo matemático, mas existem conceitos que mesmo quando exemplificados estão muito longe do leitor comum, sendo assim se o intuito for um primeiro contato, talvez outros títulos consigam ser mais indicados.

Caso um pouco de "dificuldade" não o incomode creio que quem ler a obra vai gostar muito, a leitura é muito leve e divertida, tendo várias figuras, analogias e exemplificações, onde o Hawking faz uma espécie de narrativa quase biográfica enquanto apresenta os conceitos de interesse.

Marix 19/01/2023

Teoria da Gravitação Quântica
São muitos detalhes e muitos insights.
Breve, porém bastante explicativo. Possui linguagem e conteúdo acessível, apenas em algumas páginas torna-se difícil para o público leitor puramente leigo.
A separação em tópicos deixa tudo mais didático e o livro passa a ser esclarecedor. É como um guia científico astronômico.
Hawking deixa bem claro sem amor pela ciência e por todos aqueles corajosos desbravadores que lutaram para descobrir um mais sobre nosso universo.

A desordem aumenta com o tempo porque medimos o tempo na direção em que a desordem aumenta. Não existe aposta mais garantida!