Léxico

Léxico Max Barry

Resenhas - Lexicon

Leila.Alves 10/08/2021

Palavras. Perfeito.
Quem teria medo de Virgínia Wolff, não é mesmo?
Confuso, sim, porém organizado.

Cris Aragão 21/06/2020

Eu já tinha lido outro livro do autor, que apesar da trama interessante, não me agradou muito: O homem máquina. Léxico me agradou bem mais, um livro que fala sobre o poder das palavras e sobre manipulação, achei a história um tanto confusa em suas idas e vindas mas me despertou uma série de questionamentos e por isso valeu a pena.

Raphaela ð @noseosdogs 21/03/2020

Detestei!
Pra mim foi uma decepção imensa. Leitura chata, confusa .. cansativa! Demorei horrores para terminar esse livro, porque estava odiando e não consigo abandonar.
Foi um alívio quando cheguei a última página. Não recomendo!

Fabi 18/03/2020

LEIA
Um daqueles livros que, assim que terminei de ler, tive que resistir o impulso de ler tudo de novo imediatamente. Lembra um pouquinho o "Cabeça Tubarão", porque também faz as palavras serem parte da trama. Adorei! Leia!

Bruna VJS 02/07/2019

O Melhor Livro da História
Simplesmente incrível.

Silvana (@delivroemlivro) 25/09/2018

Quem tem medo de Virginia Woolf?
Você gosta mais de gato ou de cachorro?

Qual é a sua cor favorita?

Escolha um número ao acaso (Circule um): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Você ama sua família?

Por que você fez isso?

T. S. Eliot, Brönte, Sylvia Plath, Yeats, Goethe... Qual é o seu Poeta preferido?

Quem tem medo de Virginia Woolf?

Respostas não mudam o mundo, quem muda o mundo são as perguntas. As respostas só mudam as pessoas.

Daniel Pedrosa 05/12/2017

Quase 100%...
Uma organização secreta recruta pessoas com personalidades específicas, pensamento ágil e alta capacidade de aprendizado para usar palavras como arma em uma luta por poder.
Uma palavrarida poderosa então é descoberta e sua exposição pode mudar o destino da humanidade.
Um livro muito bom , com um argumento interessante e que prende muito o leitor... o problema foi a cronologia da estória. Passado e presente se alternaram muito entre os capítulos, às vezes até mesmo gerando confusão ... tipo ?Onde estou ? É a mesma pessoa de antes ? Ela está aí mesmo ? Não era outro lugar ??
Se não tivesse este suposto ?problema? ganharia 5 estrelas com certeza !
Leituras da Tchella 13/01/2018minha estante
Concordo totalmente.... Estou no final e só agora comecei a gostar ! porque fiquei muito perdida na ordem dos capitulos tbm !

Ana Maria 25/10/2017

Surpresa boa
Excelente livro de ficção científica, utilizando o conhecimento sobre linguística, psicologia, redes sociais, compilação e manipulação do comportamento humano. Um livro que comprei em promoção por R$7,90; e foi uma surpresa e um verdadeiro achado. Lerei mais livros do autor australiano

Karina 15/07/2017

Uma narrativa mais elevada
De início, ao ler a sinopse, imaginei uma história bem diferente da que realmente é, mas exatamente por isso me surpreendi com a narrativa e com o desenvolvimento das cenas e sua cronologia.

É um livro excelente e muito inteligente, que nos deixa totalmente curiosos a respeito dos personagens e ansiosos para presenciar a ligação das histórias. Na minha cabeça Wil Parke tinha uma ligação totalmente diferente com Emily Ruff e o fato é que foi melhor do que eu esperava!
O final e algumas cenas do livro deixaram muito a desejar. Senti falta de um desenvolvimento mais apurado da finalização do enredo. Parece ter havido uma urgência e esse final ficou bem aquém do que o livro ofereceu ao longo de toda a exposição da história.
Apesar disso, toda a amarração do livro compensa esses furos e cenas desnecessárias e a escrita do autor flui muito bem apesar de eu achar o uso de muitos palavrões totalmente desnecessário.
Mas é uma leitura que recomendo fortemente pelos conhecimentos que oferece a respeito de neurolinguistica e ciência no geral (até conhecimentos que parecem banais como o fato de Harry colocar o dente avulsionado de Emily, perdido numa briga, em sua boca até a reposição dele no alvéolo). Isso mostra o vasto conhecimento do autor em várias áreas de conhecimento e em linguística, sem dúvida, ele deu um show. A maneira como descreveu técnicas de persuasão, as segmentações ou personalidades distintas e a "palavrarida" foi brilhante! E, inclusive, ressaltando no enredo a importância de grandes nomes da literatura ao nomear os alunos formados na Academia (Virginia Woolf, Tom Eliot, Charlotte Brönte, etc), fazendo link com a formação dos chamados Poetas.

Esse livro também se trata a respeito das informações que são divulgadas pela mídia e o quanto somos manipulados com mentiras quando a verdade é uma outra bem mais complexa e profunda. Uma crítica que é construída em paralelo com o enredo...super brilhante e que nos faz refletir a respeito!

Helder 16/12/2016

Uma grata surpresa
Sem palavras para descrever o quanto achei este livro sensacional. Esqueça todos os clichês atuais de distopias e filmes de super-heróis com mega poderes.
Max Barry criou uma estória completamente original, onde o poder está nas palavras, que se bem conduzidas por pessoas especializadas, podem ser usadas como armas.
Ganhei este livro de um amigo aqui do skoob, que desistiu de lê-lo. Pelo jeito a estória não o convenceu. A sinopse era bem legal, mas devido a este histórico, comecei a leitura sem esperar muito, e fui bem surpreendido, pois achei o livro muito inteligente.
É muito interessante como o autor consegue prender a atenção do leitor sem lhe dar todos os detalhes. Vamos lendo o livro sem ter a mínima ideia do que está acontecendo, mas cada vez queremos saber mais, e o autor vai nos dando estas informações em conta gota.
No início o livro me assustou um pouco, pois começa com duas estórias em paralelo e já no meio do caos e sem nenhuma explicação. O autor nos deixa a deriva. Will, um cara normal, é sequestrado no aeroporto sem saber porque. De repente todos querem lhe matar. Seus algozes lhe dizem que o estão salvando, mas do que? Aos poucos ele e o leitor entendem que Will possui alguma característica muito especifica pela qual um grupo de homens de preto chamado de Poetas, lhe deseja morto.
Na outra estória, um pouco mais calma, temos Emily, uma garota de 16 anos que vive dando golpes nas ruas e acabou desenvolvendo um talento em manipular pessoas para ganhar dinheiro jogando cartas. Ela é descoberta por um cara que lhe oferece usar seu dom de persuasão em um curso especifico para pessoas com este talento. Ela aceita e acaba indo parar em uma escola meio no estilo dos X-Men, onde os alunos aprendem a controlar pessoas somente usando palavras, e ao fim tornam-se Poetas, participantes de uma organização secreta, onde deixam de ter suas identidades e passam a ser conhecidos com o nome de escritores famosos.
Leva um tempo para sabermos o que amarra estas duas estórias, mas isso só vai aguçando nossa curiosidade e empurrando a leitura para a frente. Quando começamos a entender, o universo criado pelo autor já estamos viciados no livro, já que este inventou uma ficção completamente inédita. O ser humano pode ser catalogado dentro de aparentemente 200 segmentos de acordo com suas características particulares e para cada característica existem palavras associadas. Existem diversos tipos de palavras, mas as mais importantes são aquelas que nos permitem manipular uma pessoa. Se conhecemos a palavra associada ao segmento da pessoa, conseguimos convence-la a fazer coisas sem nem perceber. É a amplificação do termo persuasão. O autor é extremamente inteligente, pois com palavras simples e bem escritas ele consegue dar forma a esta sua “teoria” em um ritmo de thriller insano.
Emily é iniciada nesta teoria, mas ela é instável demais para este novo mundo, já que ele cobra um preço: Um Poeta não pode deixar que outros percebam qual seu segmento na escala de valores, pois isso permite que ele seja controlado. Portanto, preza-se por pessoas frias e qualquer envolvimento emocional deve ser podado. Deixar-se conhecer pode ser um suicídio.
Falar mais do que isso é estragar a leitura. Vá descobrindo aos poucos quem são estas pessoas e sentindo o impacto da existência de tal tipo de poder. Para que armas, se com palavras podemos mudar governos?? O autor consegue criar diversas cenas de impacto e facilmente imaginamos este livro virando um filme. Como ninguém comprou os direitos até agora?
Quando estava na página 278 de 360, me atentei que ainda não sabia realmente tudo o que estava acontecendo ali. Quem era o vilão? Contra o que os mocinhos lutavam? Mas confesso que isso só deixou a leitura melhor. E tem ainda as quebras de tempos da narrativa que são incríveis. Podia ser usado em aula de redação sobre como se apropriar do tempo para contar uma estória. A maneira como ele vai e volta no tempo é sensacional. Cheio de sutileza, mas se o leitor não estiver atento e for perspicaz, pode facilmente se perder na leitura.
Infelizmente o final peca um pouco, pois não tem todo o impacto que o resto da narrativa apresenta. Digamos que as coisas se resolvem fácil demais. Merecia um final melhor, mas o caminho para chegar até ali é tão divertido, inteligente e impactante que recomendo a leitura deste livro urgentemente.
Renato 16/12/2016minha estante
Curti a resenha, me convenceu, acho que vou gostar muito!

Zumi 13/12/2016

Inteligentíssimo (menos o final)
Léxico é um livro muito inteligente. Desde o início joga com o seu raciocínio, expondo fatos desconexos e te desafiando a entendê-los. Duas histórias, duas pessoas diferentes, e não se sabe ao certo se e em que momento se cruzam.
Pouco a pouco, pessoas se conectam, momentos se interligam, lembranças são mostradas e o mistério vai se revelando. Quando tudo se encontra as claras, é possível entender quem é Virgínia Woolf (não é difícil chegar a tal conclusão) e o que levou às suas atitudes, e, ainda, que ligação tem Wil Parke com tudo isso.

O único ponto no qual a história peca, particularmente falando, é o final. Os últimos momentos são vagos e sem emoção e, quando o penúltimo capítulo termina e o leitor chega a pensar "UAU", o último vem e desanima novamente, concluindo toda essa história brilhante com um final feliz supérfluo que nada condiz com ela.

Em suma, o livro é espetacular e merece a melhor classificação possível. Ao término da leitura, sabe-se que a trama, além de interessante e cheia de suspense, fornece conhecimento. Recomendado com prazer!!
Helder 15/12/2016minha estante
Resenha perfeita. Acabei a leitura agora é senti o mesmo que vc. Livro quase perfeito, mas perto de muitos outros existentes, é um enorme prazer encontrar algo tão inteligente.

Bruno Leitor 08/12/2016

Merece ser lido
Livro: Léxico
Autor: Max Berry
Ed: Intrínseca
Nota: 4.0

Gostei bastante do livro. Acredito que o tema seja uma espécie de romance policial, um clima de perseguição e tal, ambientando no mundo atual (em algum lugar eu li que se trata em 2019 - na atualidade praticamente), mas em torno de uma sociedade secreta, onde os agentes são chamados de Poetas. Ao serem identificados e testados passam por treinamento em uma Academia e depois são recolocados em uma função a critério da instituição. Esses poetas são chamados assim pela facilidade de controlar pessoas com palavras. Existe toda uma tese embasando essa arte que se mostra natural em alguns indivíduos ou pode ser ensinável. Se estuda pra isso a linguística, estrutura de neurônios, conexões cerebrais, percepção de não sei das quantas e tal. Os protagonistas da história são Will, Emily, Eliot, Harry e Yeats em que cada um luta por um objetivo que defende até o fim.

O que me conquistou na história foi a idéia das palavras e seus efeitos em cada um. A forma que a história é narrada também dá uma prendida, porque inicialmente voce cai de paraquedas na história e não entende nada; negócio de agulha no olho, perseguição no aeroporto, perguntas doidas, etc...mas depois de algumas páginas você mergulha na história com a curiosidade de saber o destino de cada um dos personagens. (Ja imaginei até um filme com esse enredo). Como falei no áudio, me senti lendo algum livro do autor de A Caixa de Pássaros, foi quando fui confirmar se era mesmo e me surpreendi de não ser, e ver que o livro era de Max Berry de quem li "O Homem Máquina", que achei uma escrita fraca (ou foi escrito assim propositalmente, por ser uma critica social). Mas me incomodei com alguns pares românticos, acho que alguns autores (homens) não convencem na construção do amor entre personagens e esse foi (na minha opnião) um deles. E outro foi na confusão de histórias em alguns momentos do livro. Foi previsível alguns momentos mas outros não. Eu podia falar mais, porém acho que comprometeria a leitura.
Tinha dado 3 estrelas de cinco mas acho que merece um 4, pois merecebi ser lido.

Erikinha 22/11/2016

Adorei
O livro com o melhor vocabulário de palavras do mundo.
Tem de tudo, ação, linguística, romance e reviravoltas.
Adorei

Marcela @ler_sim_ler_sempre 19/09/2016

(...) as palavras nao ferem. Matam (...)

Um livro que você começa sem entender PORRA nenhuma.
Alias, antes de continuar, uma critica - Oh... livro que tem palavrão. Nao sou puritana mas em algumas partes achei super desnecessário o uso dessas expressões.
Voltando a história.
Ela é narrada em dois ambientes. Um por Wil, um rapaz que é sequestrado no banheiro do aeroporto, por uma organização que acha que ele tem algo importante a esconder. Porem ele nao se lembra de nada e se vê arrastado pelo país, entre balas,socos e mortes.
No outro ambiente encontramos com Emily, que a principio é uma menina de rua de apenas 16 anos e que recebe uma proposta a se alistar em uma escola especial . Onde oque se aprende é a usar as palavras da forma correta, da forma que se possa persuadir outra pessoa a fazer as suas vontades.
Anos se passam e após ser punida por algo errado que faz ainda nos primeiros anos de escola. Emily rouba uma palavra, uma palavra poderosa e tem sua vida devastada em uma perseguição sem fim.
Como narrei anteriormente, foi um livro que não entendi nada até mais ou menos chegar a pagina 50, mas que depois me prendeu de uma forma surpreendente. E você se vê louco para descobrir qual o vinculo dessas duas historias e de como tudo isso vai terminar.
Nao foi a melhor leitura da minha vida. Mas super indico a leitura e espero que um dia eu possa vê essa historia nas telas do cinema. Porque dá um enredo sensacional.

site: https://www.instagram.com/marcellakast_/

rebeca 03/09/2016

Livro surpreendente!
Livro surpreendente!
Léxico te prende do começo ao fim, é ação durante o livro todo.
Imagine uma escola que treina jovens talentosos para controlar a mente das pessoas usando PALAVRAS. Agora imagine uma jovem prodígio extremamente talentosa e um homem aparentemente imune a tais palavras. Pois bem este é Léxico.
Quando comecei a ler o livro não entendi qual a ligação dos personagens, pois os capítulos vão se intercalando entre um protagonista e outro e você não consegue entender o que um tem a ver com o outro, mas conforme o desenrolar da história, antes mesmo da grande revelação, você consegue desvendar esse mistério e é impressionante! . Super recomendo!