O Retrato

O Retrato Charlie Lovett

Resenhas - O Retrato

Nat 25/12/2014

Ainda em luto pela morte da esposa Amanda, Peter, um vendedor de livros antigos, acha uma aquarela de mais de 100 anos que é igual a ela. Os capítulos se alternam entre o passado distante (séculos atrás), o passado nem tão distante (quando o casal se conhece até a morte de Amanda) e os dias atuais (1995, quando Peter encontra o retrato). Na busca para descobrir a origem e o pintor do retrato, Peter se envolve em um mistério que envolve Shakespeare, briga de famílias rivais, dinheiro, filho bastardo e mortes. Livro envolvente, do meio para o fim os capítulos são pequenos, não dando vontade de parar até todo o mistério ser revelado. Gostei muito, recomendo!

Adri 12/07/2014

O Retrato - Charlie Lovett
O Retrato narra a história de Peter Byerly, um homem que, desde criança, nunca soube se relacionar com as pessoas. Passou a vida escondido, evitando o contato humano. Na faculdade encontrou uma ótima maneira: os livros. Ele amava estar entre os livros, e não somente porque eles lhes proporcionavam uma ótima desculpa para se afastar dos outros, mas também por conta dos livros mesmo, ele se interessava. E foi graças ao seu trabalho na biblioteca da faculdade que ele conheceu Amanda, o amor de sua vida.

Amanda foi a primeira pessoa por quem ele sentiu realmente vontade de estar perto, de conviver com ela. E foi a primeira pessoa com quem ele conseguiu ser “normal”. Com ela, ele conseguia tudo. Ele até conversava com outras pessoas. Amanda era tudo para ele. Mas ela não era sua única paixão. Na mesma época em que conheceu Amanda, ele conheceu a sessão de livros raros da biblioteca. E lá descobriu sua outra paixão. Seu sonho era encontrar uma edição desconhecida de algum livro ou autor importante, e trazer uma grande descoberta para o mundo.

Então ele se dedicou a sua vida à Amanda, sua esposa, e aos livros raros. E estava feliz assim. Até que Amanda morre subitamente, e ele perde o rumo de sua vida. Não encontra mais sentido em fazer nada do que fazia antes, nada tem graça sem ela. Com isso, ele se muda dos Estados Unidos para a Inglaterra, longe de seus amigos e conhecidos. Ele se isola completamente no chalé que ele e Amanda estavam terminando de reformar para morar lá.

Mas ele sabe que não deve ficar assim para sempre, ele tem que encontrar algum objetivo em sua vida. Então ele se volta à sua segunda paixão: a busca de livros raros. E é dentro de um desses livros que ele encontra uma pintura de uma mulher extremamente parecida com sua falecida esposa, e fica curioso, pois a pintura é muito antiga. Ele então resolve investigar e descobrir quem é essa mulher. Só que não há assinatura do artista, somente iniciais, que não o levam a nada.

Mas ele não vai desistir, e essa busca vai acabar o levando em direção a uma obra perdida de William Shakespeare. Uma obra que, se for original, pode revolucionar o mundo. É tudo o que ele sempre quis: fazer uma descoberta importante, e deixar sua marca no mundo. Mas as coisas não são tão simples assim, e ele logo vai se ver em meio a uma corrida contra o tempo para descobrir a verdade. Tanto quanto à obra de Shakespeare, quanto à pintura. E a verdade pode ser perigosa.

Apesar de ter adorado o livro e tudo mais, tenho que dizer que no começo fiquei bem perdida com a quantidade de informações que o autor traz. Temos a história de Peter na Inglaterra tentando seguir sua vida, temos também meio que um flashback mostrando a época em que ele conheceu Amanda, e temos também uma parte que narra histórias de dramaturgos e vendedores de livros raros em 1800, e que origina o mistério do livro e da aquarela. Sim, tudo se encaixa, mas não de início. Fiquei bem perdida nessa última parte, temos tantos personagens diferentes, com nomes parecidos, que terminei o livro ainda sem conseguir distinguir bem todos eles. Foi um ponto negativo que encontrei, mas acho que não atrapalhou muito a história, porque aos poucos a história vai se encaixando com a do presente e acabamos entendendo mais a história do passado.

O livro tem um pouco do estilo policial, acredito, pois vamos entrando nessa investigação junto com Peter, e vamos fazendo descobertas, ficando angustiados, preocupados, desconfiados, torcendo pelos personagens, tudo ao mesmo tempo. Apesar de não estarmos procurando o assassino típico de livros policiais, uma pessoa, estamos meio que tentando desvendar um crime, um mistério histórico, e que pode ter repercussões até nos dias atuais.

Achei a história ótima, fiquei bastante interessada a respeito do assunto abordado, tanto os livros raros, quanto a história desses autores, pintores e tudo mais. O livro tem que ser lido com calma, prestando atenção, senão você realmente se perde no meio do monte de personagens, mas vale a pena. A edição da Novo Conceito está ótima, a capa é simples, mas bonita, e acredito que representa bem a história. A diagramação também é simples, mas é boa de ler, e não notei erros. Recomendo bastante esse livro.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-retrato-charlie-lovett.html

Rafaela B 06/06/2014

O Retrato
Adoro livros que falem sobre livros, escritores, bibliófilos e uma trama envolvente. Esse livro tem todos os itens e mais. Peter é um homem muito retraído, com problemas emocionais e dificuldades de se relacionar. Na universidade ele conhece os dois grandes amores de sua vida: Amanda e livros. Ambos começam a fazer parte de sua vida, mas ele acaba perdendo Amanda e sua vida para de fazer sentido.
Quando ele está na pior encontra dentro de um livro sobre falsificações de Shakespeare uma aquarela de mais de cem anos com uma mulher que é Amanda. Agora a motivação de sua vida é descobrir quem é aquela mulher misteriosa e quem sabe recuperar sua vida. Essa busca vai levá-lo para um dos maiores mistérios da literatura de todos os tempos: Shakespeare escreveu realmente suas peças?
Junto com esse mistério também virá aventura, perigo, intrigas do passado e presente e quem sabe até um novo amor.
É um livro para fãs de Shakespeare (e que como eu acreditam em Shakespeare) e para fãs de um bom suspense.

Fernanda 28/05/2014

Resenha: O Retrato
Resenha: “O retrato”, de Charlie Lovett, explora os interesses da trama de maneira interessante e descritiva. Não tinha muitas ideias ou considerações sobre o desenvolvimento da história, mas acabei me envolvendo bastante com os acontecimentos e descobertas. É como se fosse uma mistura de recordações com surpresas memoráveis, ainda mais que é cercado num estilo literário e cheio de referências.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/05/resenha-o-retrato-charlie-lovett.html