O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Stefani36 13/01/2022

Com certeza um livro muito mais difícil que Uma Breve História do Tempo, principalmente para pessoas como eu, que não tem conhecimento nenhum sobre física. É preciso ter dedicação e paciência, foi difícil pra mim, mas ao final da aquela vontade de ler tudo novamente e ficar imaginando e teorizando sobre o universo numa casca de noz!

Luiza.Bertonha 12/01/2022

Incrível! ?
Esse livro é uma mistura de filosofia, matemática, física e química. Senti que o primeiro livro, Uma Breve História do Tempo foi contruído de forma mais didática para o leitor se habituar com alguns termos. Em O Universo Numa Casca de Nós, temos vários termos técnicos e, honestamente, alguns de difícil compreensão. Muitas vezes, não entendi algumas partes da leitura e tive que me concentrar melhor para continuar. É um livro muito bom pra quem pensa sobre a nossa origem e a do universo.

Larissa1313 06/01/2022

Oh, admirável mundo brana
Viagem no tempo, buracos negros, teoria da relatividade, teoria-M, p-branas, a teoria de tudo, engenharia genética, evolução da humanidade e muito mais... Se você pensa sobre alguns desses temas esse é o livro certo! Hawking consegue ser extremamente didático e transforma um assunto complexo em algo simples e direito. No livro, ele faz uma descrição completa do universo e nos mostra diversas questões sobre a sua existência, será que somos seres dentro de uma casca de noz pensando que estamos no espaço infinito?

"I could be bounded in a nutshell
and count myself a king of infinite space..."

- Shakespeare,
Hamlet, ato 2, cena 2.

Bê! 05/12/2021

Incrível, mas bem mais complexo que o primeiro
Cara, o livro é incrível, ele basicamente explica, com um olhar físico, as maiores dúvidas da humanidade. Aquelas perguntas clássicas como ?o que é o tempo??, ?como surgimos??, ?pra onde vamos??, ?o que é aqui?? São discutidas no livro. É bem completo nesse sentido. Mas é completo até demais.

No primeiro livro, Uma Breve História do Tempo, o Hawking pega na mãozinha do leitor leigo, coloca ele no colo, afaga e faz carinho. Nesse livro, ele te da um soco no queixo, esfrega sua cara numa lousa cheia de cálculos e te chama de burro.

Mas isso não significa que eu não tenha AMADO o livro.

Que eu sou burra não foi nenhuma surpresa, mas que prazer que foi fazer esse passeio por diversas questões humanas, entender os limites do nosso conhecimento atualmente e o quão perto estamos das respostas.

Sempre um prazer ler um livro do Grande??.

Aldemir2 16/11/2021

Uma sequência a altura do seu anterior
O Universo Numa Casca de Noz foi lançado anos depois do primeiro livro de Hawking, Uma Breve História do Tempo, em 2001, e de acordo com o próprio autor ele não queria uma continuação com a mesma temática apresentada em sua obra anterior, então ele escreve esse pequeno compêndio sobre a astro-física e quântica.
Começando pelas ideias apresentadas por Albert Einstein, Stephen irá construir sua obra por meio das ramificações das ideias do grande físico, com vários comentários, explicações e ilustrações entre os capítulos para melhor compreensão do leitor. Sendo esse o meu terceiro livro do autor, acabei por não encontrar muita coisa que eu já não soubesse, além disso, os comentários meio que acabavam por interromper a explicação o tempo todo pois são muitos para explicar coisas que eu já sabia. Assim como o seu antecessor, esse também usará alguns termos técnicos, no entanto menos que Uma Breve História do Tempo e quando usados serão explicados por meio dos comentários.
É um bom livro, como os outros do autor, mas que dependendo do que o leitor já sabe sobre o assunto ele pode não agregar muito. Também não recomendaria para ser a primeira leitura do autor já que ele se mostra bem diferente das outras obras do autor, mas tudo isso não significa que ele é um livro ruim ou inferior aos outros, mas sim que ele possui uma abordagem diferente que dependendo de quem leia pode funcionar ou não.

Josué.LAL 12/11/2021

Ótimo livro para compreensão científica
Nesse livro encontrei a origem de muito conteúdo de divulgação científica que eu consumi, e é ótimo receber esse conteúdo direto da fonte, exatamente por isso respondeu muitas das minhas dúvidas e mais importante, me fez surgir novas perguntas, cumprindo o objetivo principal de qualquer obra de divulgação científica.
Abro um parêntese aqui, que por mais simples e fácil de entender, existiu alguns conceitos que me foram difíceis para minha compreensão, não sei se pela complexidade do assunto ou se o defeito foi na minha leitura, mas me deixou curioso para buscar mais sobre a área ler outroa livros e com certeza ler esse novamente.

Arabe Sol 25/10/2021

Fascinante
O livro com certeza ja tem teorias refutadas pois está ultrapassado mas pqp que livro.... eu amaria tomar um café com ele e ouvir atentamente cada detalhe.... aguçou absurdamente minha curiosidade e interesse no assunto.

yagoalmeida 25/10/2021

Física Pop
O livro é bom, mas não traz bagagem relativística e quântica em um nível aprofundado. Ótimo para instigar a procurar aprofundar conceitos e história da física de ensino médio, mas volto a dizer, "instigar" a "procurar" pois o livro não traz tanto esse conhecimento

Sidney 16/10/2021

Gênio também da didática
O melhor livro que li de Stephen Hawking. Teorias complexas explicadas de forma muito didática, com ótimos exemplos e senso de humor. Várias vezes me peguei gargalhando durante a leitura. Ainda não conhecia essa capacidade didática. Juntamente com sua genialidade fazem de Hawking talvez a figura contemporânea mais marcante.

gab 08/10/2021

perfeito
Não é um livro de tão simples intendimento quanto Breves respostas para grandes questões, mas é mais fluido e fácil de ler se comparado com Uma breve História no tempo. Leitura rápida e impressionante.

Amanda.Carolyne 12/09/2021

Muito bom!
O livro é super interessante, mas por mais que o Stephen Hawking tenha se esforçado muito em sua escrita para pessoas comuns pudessem entender, em muitas partes fiquei extremamente confusa.
No entanto à várias teorias super incríveis e de fácil compreensão.

Victor Daniel 12/08/2021

Só Hawking explica
Só ele tem essa capacidade de ser tão explicativo em questões tão complexas, mas pra nós meros mortais fica dificílimo acompanhar? mas uma delícia de ler

Ale 04/08/2021

Hawking, por meio de uma linguagem clara, apresenta as principais teorias da física e os princípios que controlam o universo.

Colombini 02/08/2021

Livro muito legal. Trás várias informações interessantes para quem ainda não tem domínio de física do ensino superior. Para este segundo, que já teve contato com análise real e álgebra linear, talvez seja mais interessante buscar um Moysés para completar a leitura XD

Bia 01/08/2021

Comecei a ler por pura curiosidade mesmo, mas é preciso certo conhecimento do assunto ou você acaba se perdendo. Apesar disso, a escrita é simples e o autor reúne as teorias mais importantes da física.