A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Regis 04/03/2024

Um livro rápido e prazeroso de ler
Socorro Acioli foi aluna de Gabriel Garcia Márquez, escreveu "A Cabeça do Santo" com o incentivo e aprovação do Gabo e dedicou o livro a ele.

Samuel saiu de Juazeiro após a morte de sua mãe em direção a Candeia para cumprir seu último desejo; ir ao encontro da avó (que a mãe dissera ser uma boa pessoa) e do "pai" (que abandonou a mãe grávida e que ele nem chegou a conhecer), mas ao chegar na cidade de Candeia a avó lhe recebeu falando de forma estranha, nem o convidou para entrar e indicou a cabeça decepada de Santo Antônio para ele dormir e se abrigar da chuva.

A história é bem original e possui uma uma identidade própria, mesmo tendo sido escrita segundo a tradição literária do realismo mágico de Márquez.
A escrita da autora transborda a brasilidade nordestina, Acioli conta uma história rápida de ler, com um personagem carismático e fácil de acompanhar até a pequena e devastada cidade que é muito bem caracterizada pela autora; com um povo sofrido, prejudicado pela ganância de um político que soube explorar a fé e a superstição em benefício próprio, tornando Candeia uma cidade decadente (com apenas uns poucos jovens e alguns idosos próximos da morte) que só é revivida com a chegada de Samuel.

Os acontecimentos mágicos da cidade de Candeia se mesclam com a história real da cabeça decepada de um santo na cidade de Caridade no Ceará, acrescentando um ótimo toque ao misticismo da leitura.
O único porém do livro é um pequeno escorregão na resolução final da narrativa. Estava muito envolvida com o desenrolar da história, mas algumas soluções pouco criveis e apressadas nas últimas páginas, me arrancaram da imersão e tornou o final um pouco abrupto e decepcionante para mim.

Mesmo assim recomendo o livro que tem uma ótima narrativa e um personagem que desperta a simpatia do leitor, desde o início, com suas vulnerabilidades e carências tão bem apresentadas pela autora, o que torna a leitura rápida e a história prazerosa de acompanhar.
Elton.Oliveira 04/03/2024minha estante
Muito bom Regis ! ????... Fiquei curioso! Vou adc ! ?

Regis 04/03/2024minha estante
Ouso dizer que vai gostar, Elton. ?

Leandro 04/03/2024minha estante
Add a minha lista de próximas leitura. Ótima resenha regis!

adrwca 04/03/2024minha estante
Esse livro tem um lugar especial no meu coração. ?

Elton.Oliveira 04/03/2024minha estante
Você usou uma palavrinha mágica para meu momento ! Gabo .... Pra quem delirou recentemente com "Cem anos de solidão" ....

Yanne0 04/03/2024minha estante
Ótima resenha, Regis!
Adicionado na minha (extensa) lista de leituras ???

Anne724 04/03/2024minha estante
Onde tem pra ler online ?

Mariana 04/03/2024minha estante
Ameiiii????

Ellen Seokjin 04/03/2024minha estante
Você é muito boazinha nas notas, Regis

Max 04/03/2024minha estante
Adoro ler sua perspectiva sobre livros que li, um deleite, Régis! ?

Obrigada, Leandro! ?

Obrigada, Yanne! ?
Nós e nossas extensas listas literárias. ?

Regis 05/03/2024minha estante
Não sei onde encontra para ler online, Anne, sinto muito. ?

Obrigada, Mariana! ??

Regis 05/03/2024minha estante
Meu querido, Max, li esse livro justamente por causa de sua resenha. Lembro que disse que era uma ótima leitura e o puro suco de Gabriel Garcia Márquez. Rsrsr
Me apeguei principalmente no título que dizia: "Saboroso!". Foi uma ótima dica, mergulhei na história na primeira página e não teria largado, no primeiro dia, se não tivesse sido obrigada. ?

Léo 05/03/2024minha estante
A vontade de ler o livro só aumentou depois de ler sua resenha. Gostei da resenha, está excelente. ??

Regis 05/03/2024minha estante
Obrigada, Léo, espero mesmo que goste da leitura. ?

Flávia Menezes 05/03/2024minha estante
Regis, tive que correr aqui pra ver essa sua resenha! Eu li ?Oração para Desaparecer?, mas lendo sua resenha deste já abaixo as minhas expectativas! Mas quero muito ler, e tenho que dizer que você deu uma descrição sobre a escrita da Socorro, que traduz meu sentimento em relação a ela, de que possuir uma ?identidade única?. Acho que isso favorece ser bom, mesmo com essa escorregadinha no final que você falou.
Que resenha importantíssima pra quem, assim como eu, quer ler mais da Socorro Accioli! ?

Regis 05/03/2024minha estante
Talvez o que me incomodou no final não te incomode, Flávia, mas não deixe de ler por isso; a história e ótima e te prende desde a primeira página e a escrita te cativa imediatamente. Vou esperar para saber sua opinião sobre a leitura e assim que possível vou ler "Oração para Desaparecer". ?

HenryClerval 05/03/2024minha estante
Vou ler essa semana bem contente por já saber sua opinião e tendo todo esse contexto. Ótima resenha, minha querida Régis! ???????

Regis 05/03/2024minha estante
Muito obrigada, Leandro, você que é um querido por sempre estar aqui lendo minhas resenhas. ???

Cleber 06/03/2024minha estante
Gosto muito da escrita da Socorro Acioli e na sua resenha voce descreveu tão bem o livro. Obrigado por fazer resenhas assim.

Regis 06/03/2024minha estante
Eu que agradeço por lê-las, Cleber! Também gostei muito da escrita da Socorro Acioli. ???

Yasmin V. 04/10/2023

História de vó
Isso nem é uma resenha, na verdade

Comentei com minha mãe sobre esse livro e ela lembrou de uma história que minha vó contou uma vez e, coincidência ou não, era sobre Santo Antônio também: uma moça quebrou a cabeça do tal santo em mil pedaços quando descobriu que o homem que ela amava em segredo, se casaria com outra. No caminho pro casamento, o rapaz parou em uma casa pra pedir um copo d'água e, por força do destino (ou do santo), era a casa da moça desolada. Ele a viu chorando e viu o que tinha sobrado do santo. Já sabendo da situação toda, disse que se o santo ficasse inteiro de novo, ali na sua frente, se casaria com a moça desolada. O santo se reintegrou na hora como mágica e o rapaz cumpriu a promessa após tal milagre. Fim.

Quando terminei o livro, juntamente relembrando a história anterior, um pensamento me veio à cabeça: acho que amo realismo mágico porque tem muito de história de vó nisso. E eu, que convivo com uma avó que viveu e criou os filhos na roça no interior de Minas, cresci ouvindo histórias fantasiosas dos mais diversos tipos. E contadas, sempre, na maior naturalidade. E quem sou eu pra discordar? Aconteceu com a bisavó da comadre Zezinha que contou pra vó da minha vó e que chegou até mim. É privilégio ouvir. Entender que a vida é boa assim, com magia. Por que a realidade sozinha, é pouco. É tediosa.

E "A Cabeça do Santo" me fez perceber isso. É história de vó na melhor forma possível. Tem tristeza, mistério, peleja, bom humor, magia e milagre. Aliás, milagre não pode faltar. Avós sempre acreditam em milagres. Agora, se eu acredito, já não sei. Mas sei que acredito nas histórias da minha vó.
Nath 04/10/2023minha estante
Que legal, Yasmin! ? Eu tb amo histórias contadas de geração em geração com esse teor de realismo mágico. No meu caso, a minha vó partiu quando eu era criança, mas até hoje eu levo no coração as varias histórias e ensinamentos q ela me contava na época (lembro nitidamente de frases inteiras q ela me dizia quando eu tinha só 8 anos!) ? A Mãe e a vó são nossos maiores tesouros, aproveite muito as suas ? Caso vc curta histórias em quadrinhos, tem um HQ q fala justamente sobre a relação de uma avó com seu neto contando histórias do folclore japonês. O nome do quadrinho é Nonomba, do Shigueru Mizuki. Se curtes quadrinhos, super indico

Nath 04/10/2023minha estante
** Nonnonba (essa é a escrita correta do título do quadrinho)

Yasmin V. 04/10/2023minha estante
Oii Nath! Histórias assim nos marcam muito né? ?
Obrigada pela indicação da HQ!! Ultimamente tô querendo ler mais desse universo, até peguei indicações suas em um comentário de uma publicação! Hhahaha amei, já coloquei na lista!! ?

Nath 04/10/2023minha estante
Sim, Yasmin! As histórias e os conselhos da minha vó ficarão marcados em mim para sempre ?
Fico feliz q vc curtiu minhas dicas de HQs, é um universo que eu amo demais há tempos desde a minha adolescência (hje tenho 30 e poucos hihih ?) Mas as HQs q eu curto são mais pesadas viu! Como eu não sei o seu gosto, aconselho a ler direitinho a sinopse antes de se aventurar a ler. Qualquer coisa é só me pedir mais dicas ?

Yasmin V. 05/10/2023minha estante
As que vc indicou gostei bastante quando li a sinopse!! Acho que curto HQs com menos fantasias e tal.. Tô com Heimat e Balada para Sophie em casa pra ler logo menos! Hahaah
As que vc indicou vou ficar de olho nos preços pra ler logo tbm! Hahaha
E obrigada novamente ??

Nath 06/10/2023minha estante
Boas leituras de HQs, Yasmin! Depois me fale o que achou ??

Ana Sá 06/10/2023minha estante
Que lindeza de resenha!

Yasmin V. 07/10/2023minha estante
Obrigada, Ana!! ?

Fabio 08/10/2023minha estante
Adorei a resenha Yasmim!???

Yasmin V. 08/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio!! ?

lariolivveira 02/12/2023minha estante
Eu senti o mesmo. Lembrei da geração da minha avó e da minha bisavó. Eu achei um livro tão nosso, eh culturalmente brasileiro, nordestino, me remeteu muito ao passado, aquele sentimento bom nostálgico. Eu amei.

Yasmin V. 02/12/2023minha estante
Sim!! Senti exatamente isso!! Foi uma leitura deliciosa! Amei também!

Max 08/12/2023

Saboroso...
Com uma ressaca literária daquelas e, ainda, um TCC para entregar na faculdade (inventei de fazer outra... aff), o que decidi fazer?
Fugir! Hahahaha...
Fui dar uma passadinha na Festa Literária de Paraty!
Lá descobri Socorro Acioli, que tive o prazer de conhecer.
Sua literatura é puro suco de Gabriel Garcia Marques! História bem contada, rica, original, um texto maduro e ao mesmo tempo leve. Um dos mais saborosos que li este ano.
Um livro perfeito para desopilar o cérebro e curar qualquer ressaca literária!
Super recomendo!?
Sira Borges 08/12/2023minha estante
Sério??? Tô lendo cem anos de solidão e cabeça de santo da na minha lista de quero ler!!!!

Max 08/12/2023minha estante
Sira, leia os dois! Rsrs
"Cem anos de Solidão" não é um livro fácil, e quem quer algo fácil?
Preguiçoso! Hahahaha...
Um dos meus livros da vida!
Boa leitura!?

Sira Borges 08/12/2023minha estante
Tô quase no final de cem anos de solidão e é perfeito!!!

Sira Borges 08/12/2023minha estante
Expectativa aumentou pra ler a cabeça do santo.

Débora 08/12/2023minha estante
Como sempre, amei sua resenha, Max, e fiquei muito feliz ao ver que vc favoritou esse livro!?? E também, confesso, tive uma pontinha de inveja por vc conhecer a Socorro Acioli! Deve ter sido incrível!!! ?Boa sorte no TCC!???

Max 08/12/2023minha estante
Obrigado, querida Débora! ?
A Socorro estava disputadíssima em Paraty, uma simpatia só!

Regis 08/12/2023minha estante
Amei a resenha, Max. Vi esse livro sendo comentado em um canal no YouTube ontem. ??

Débora 08/12/2023minha estante
Imagino, Max! Mas que delícia Paraty, hein??

Fabio.Nunes 08/12/2023minha estante
Excelente Max. Tô precisando

Max 09/12/2023minha estante
Obrigado, Regis, Fabio! Cercar-se de gente inteligente, culta e de mente aberta é o máximo!

Jorlaíne 09/12/2023minha estante
Também achei esse livro muito criativo. Gostei muito ??

Bookster Pedro Pacifico 25/05/2022

A cabeça do santo, de Socorro Acioli
Quando o assunto é literatura, tem duas coisas que amo: Gabriel García Márquez e realismo mágico (obras que contêm uma visão realística do mundo, mas com elementos mágicos). A obra da autora brasileira Socorro Acioli reúne os dois, tendo desenvolvido “A cabeça do santo” em uma oficina ministrada por ninguém menos que o incrível Gabo (apelido para os íntimos, hehe).

O cenário é a cidade de Candeia, no sertão cearense. Samuel vai até a pequena e abandonada cidade para cumprir o último desejo de sua mãe: ir em busca do pai, a quem nunca conheceu. A premissa é bem parecida com o livro “Pedro Páramo”, um clássico da literatura mexicana e que inspirou o estilo de García Márquez. Mas apesar das semelhanças iniciais, o desenvolver da narrativa toma um caminho bem diferente - e muito criativo.

Ao chegar na cidade e se deparar com um cenário de abandono, Samuel busca abrigo em um local nada comum e que marcou a história de Candeia. Trata-se da cabeça oca de um santo, que nunca chegou a ser colocada no topo da estátua para a qual foi projetada. Não bastasse a peculiaridade do refúgio, o personagem passa a escutar vozes femininas quando está dentro da cabeça do santo. E a pergunta que fica é: o que essas vozes têm em comum? Estaria Samuel imaginando coisas?

A escrita de Socorro é fácil e nos transporta para uma história deliciosa de se ler! Tem romance, bom humor, mistério, drama… Daqueles livros coringas, que é difícil de alguém não gostar. E depois da leitura, não deixe de escutar o episódio do @dariaumlivropodcast com a autora para saber a inspiração - verídica - da história! Super recomendo!

Nota 9/10

site: http://instagram.com/book.ster
Kirsch 25/05/2022minha estante
Esse livro é muito bom. Li em menos de 12 horas

Fla.lendo 03/06/2022minha estante
Já coloquei na minha lista de desejos. ?

Luisa 25/06/2022minha estante
amo amo amo!

Lu Espíndola 09/09/2022minha estante
livro maravilho!!

Collares 20/01/2024minha estante
Amei essa leitura, super recomendo. Diverte e emociona

NatAlia.Estela 23/01/2024minha estante
Minha primeira leitura de 2024, maravilhosa leitura. Prendeu minha atenção, uma escrita que envolve.

Laisilva 04/02/2024minha estante
Um livro diferente e sensível. Eu não esperava gostar tanto.

Luana 20/02/2024minha estante
Esse livro realmente é mágico!!!! Conheci a autora pelo podcast Daria um Livro! Obrigada por tantas coisas boas, Pedro!

Joyce760 11/04/2024minha estante
Muito bom!!!

Ricardo.Silvestre 06/02/2024

Nunca um santo degolado deu tanto?
«Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará.»

Assim como existem pessoas que cruzam oceanos e se descobrem em lugares nunca antes visitados, há livros que viajam entre continentes para chegar a locais onde parece sempre terem pertencido. É o caso deste ?A Cabeça do Santo?, livro ainda não editado em Portugal e que uma querida amiga a residir no Brasil teve a amabilidade de me oferecer. E ainda bem que o fez porque eu adorei lê-lo.

Esta é a história de Samuel, um jovem de origens humildes que descobre possuir o dom de ouvir as preces feitas pelas mulheres. Após perder a mãe, o rapaz parte a caminho da pequena cidade de Candeia e é lá, quando no interior da cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de Santo António, que se dá conta das suas habilidades.

O realismo mágico presente neste livro é misturado ao nordeste brasileiro, com todas as carências e vulnerabilidades que lhe são características, e o resultado torna-se uma aposta ganha. A autora consegue criar uma trama concisa e envolvente onde elementos regionais, religiosos e políticos ganham destaque. Fica difícil parar de ler.
E o mais fascinante é o facto de existir realmente uma cidade brasileira (chamada Caridade e a 97 km de Fortaleza) onde foi erguida uma estátua com 19 metros de altura, inacabada. A cabeça pode ser encontrada a vários quilómetros de distância, junto à porta de uma casa de habitação da localidade. Curioso, não?

Achei só o final, bem no final mesmo, um tanto ou quanto apressado e questiono-me em relação a algumas das escolhas tomadas pela autora para finalizar a história. Contudo, nada que me faça dar menos de 5 estrelas.
Jorlaíne 25/02/2024minha estante
Que ótima resenha, Ricardo. Agora fiquei curiosa sobre a estátua. Tbm gostei muito desta leitura.

@Jorlaíne
É muito louco pensar que algures no Ceará, uma senhora para sair de casa para comprar o pão tem de passar por uma cabeça gigante. Na internet encontrará várias fotografias. ?
Muito curioso agora com a adaptação ao cinema na qual já estão a trabalhar.

@Jorlaíne
E só mais uma coisinha? obrigado pelo seu comentário ???

Jorlaíne 26/02/2024minha estante
Ricardo, essa questão da religião muito forte no nordeste é algo muito presente na obra e interessante de acompanhar.
Quanto maior é a pobreza de uma região, mais forte é seu apego à religião.
A forma que a autora escreve é tão fácil, tão gostosa e tão leve. Quero ler mais coisas dela ?

@Jorlaíne
Eu também quero ler mais dessa autora. ?

AnaD.Brito 27/02/2024minha estante
Ahhhh eu adorei também esse livro, essa história. Foi um deleite, principalmente porque moro na cidade que ela descreveu as ruas tão bem, detalhes tão afetivos de Juazeiro do Norte. Socorro Acioli tem se destacado muito com essa obra, muito famosa.
Olha, penso o mesmo também sobre o final. Senti uma pressa em findar, talvez por eu ansiar um final diferente, talvez? Mas também fiquei contemplada com o final dado, ficou bonito.

AnaD.Brito 27/02/2024minha estante
Deu até vontade de resenhar também rsrsr

Ricardo.Silvestre 28/02/2024minha estante
@Carolina
Talvez pelo facto de estarmos a gostar tanto da história, não queríamos que ela acabasse! A leitura é feita com uma fluidez tão boa que qualquer final, porventura, saberia sempre a término rápido, mesmo que com umas páginas a mais. Talvez?

Renata CCS 07/07/2016

Um livro que fez minha cabeça.
“Ah, mas a fé nem vê a desordem ao redor...” (Guimarães Rosa)

De uma originalidade apaixonante e deliciosa! Este é um termo perfeito para definir o livro A CABEÇA DO SANTO, a estreia para o público adulto da escritora Socorro Acioli, já consagrada em escrever para crianças e vencedora do Jaboti de 2013.

O livro narra a trajetória de Samuel, que sai de Juazeiro do Norte com destino ao vilarejo de Candeia em busca do pai que nunca conheceu, em cumprimento do último pedido feito por sua mãe antes de falecer. Samuel faz todo o trajeto de 16 quilômetros a pé, sofrendo com as intempéries do sertão nordestino.

Ao chegar em Candeia, encontra uma cidade quase morta, cheia de desesperança, abandonada por grande parte da população devido à crendices de mau agouro instauradas pelo povo, por causa de uma estátua de Santo Antônio sem cabeça, inacabada por motivos técnicos. E como não há nada de ruim que não posa piorar, nada ocorreu como Samuel esperava: não conseguiu encontrar seu pai e sua avó, também residente daquela cidade, não lhe recebeu bem, apesar de se deparar com o neto consumido pela viagem. Além disso, uma tremenda chuva despenca do céu e ele é atacado por um bando de cães selvagens. Ferido, cansado e com fome, encontra abrigo em uma gruta que, somente no dia seguinte, descobre ser a cabeça da estátua descomunal do Santo Antônio.

A partir daí já saberemos que não se trata apenas de uma história de um filho à procura de seu pai: a cabeça do santo ecoa vozes de mulheres, com suas preces de ajuda ao santo casamenteiro. Sim! Samuel descobriu ser portador desse talento insólito e misterioso, só não sabia se era por algum lapso do santo ou se era alguma artimanha do capeta, mas o fato é que esse dom inesperado mudou a sua vida e de todos na cidade. Candeia ressuscita: ganha peregrinos vindos de todas as partes, pois o protagonista e seu novo amigo, Francisco – que dá o maior tom de humor ao enredo – decidem comercializar o dom de Samuel. A cidade ressurge no mapa, e por causa dos “milagres” do Santo Antônio, ironicamente o mesmo santo que a havia arruinado.

A narrativa de Socorro Acioli é de uma leveza encantadora, de uma engenhosidade elegante e muito competente. O modo como ela utiliza os costumes e crenças de uma região para nos presentear com uma história com um toque de fantasia, e sem perder o tom nordestino, prova que Acioli é uma escritora primorosa e que tem muito a contribuir para a literatura nacional.

Os personagens são notavelmente bem construídos, o enredo é muito envolvendo, a narrativa é leve, engraçada e, por vezes, poética. Há mistério, humor, drama, aventura e romance. Tem tudo que um bom livro tem que ter. Acioli nos prende a cada capítulo, nos deixando a cada página mais curiosos e fascinados com o linguajar, o palavreado, o cenário... tudo tem um porquê, uma imagem, um sentido, uma graciosidade singular.

Você até vai tentar economizar o livro, ler mais devagar para melhor desfrutar a companhia de Samuel e Francisco, mas a história é tão contagiante que dificilmente você vai conseguir desacelerar a leitura.

A CABEÇA DO SANTO é um livro tão gostoso de ler, tão cheio de imagens da cultura popular brasileira, com humor e leveza que envolvem o leitor a cada página, que é certo o seu poder de cativar um público bem diverso. Teria tudo para ser apenas uma história bem contada, mas tem a alma e a sinceridade que só uma filha do nordeste poderia colocar em uma obra.

Terminei a leitura com vontade de recomeçar. Entrou direto para a minha lista de prediletos e não sairá mais de lá.

Fiquei muito feliz em ler uma representante da nova geração de escritores nos presenteando com uma literatura primorosa, que foi buscar em suas raízes. Socorro Acioli me carregou para dentro da cabeça do santo e me fez ouvir também: literatura brasileiríssima, e de primeira qualidade!
Paty 08/07/2016minha estante
Comprei, né? Fazer o q...

Renata CCS 08/07/2016minha estante
=D

VICKY 19/07/2016minha estante
Depois dessa resenha, como não ler?

Anthony Almeida 26/01/2021minha estante
Resenha gostosa da gota!

Renata CCS 27/01/2021minha estante
Anthony, o livro é também gostoso demais! Recomendo muito.

Anthony Almeida 27/01/2021minha estante
Deu vontade

Carlos 08/07/2021minha estante
Essa resenha é perfeita, gostaria de tê-la escrito! Diz muito bem o que senti ao ler essa obra.

Carolina.Gomes 22/12/2021

O milagre de Samuel
Essa leitura foi uma grata surpresa. Tudo que eu precisava depois de duas experiências densas.

A narrativa de Socorro Acioly é leve, fluida, bem humorada e me lembrou um pouco os textos de Ariano Suassuana e Gabriel Garcia Marquez.

Por sinal, autora foi a única brasileira escolhida para participar da oficina de contos do festejado autor. Gabo vislumbrou ai o prenúncio de uma grande escritora. Ele estava certo!

Recomendadíssimo!
Joao 22/12/2021minha estante
Nossa, além dos seus comentários, se Gabo aprovou, eu tô curioso hahaha

Carolina.Gomes 22/12/2021minha estante
Pois é, John! N foi à toa.

Thales 23/12/2021minha estante

Carolina.Gomes 23/12/2021minha estante
Thales, obrigada pela dica. Adorei!

Thales 23/12/2021minha estante
Por essa eu podia colocar a mão no fogo, sabia que você ia curtir tanto quanto eu ????

Victor 24/12/2021minha estante
Já coloquei na meta de 2022

Lele 02/01/2022

A cabeça do santo
Que livro maravilhoso!
Decidi sair da minha zona de conforto, quando um amigo me emprestou, porque não é o tipo de livro que estou habituada a ler.
Não esperava que fosse gostar tanto.
Leitura bastante fluida, linguagem simples, personagens cativantes e trama bem desenvolvida.
Até agora estou impressionada com a habilidade de Socorro Acioli, a autora, de ligar as histórias de todos os personagens principais sem deixar brechas no enredo.
Recomendo de olhos fechados, até para quem normalmente não se interessa por esse tipo de livro.
Além de ser nacional, a Socorro é do meu ?país? Fortaleza, ou seja, uma obra nordestina, que deveria ter muito mais reconhecimento!
isamrsx 02/01/2022minha estante
arrasouuuu

Kyra21 02/01/2022minha estante
??

Natê 23/06/2022minha estante
Jeito de corre sofro na estrada

Lindo é o caminho

Natê 23/06/2022minha estante
Fé q vai chegar um santoooo q mostre q eu já sou um anjo e viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii a minha liberdade

Debora 09/07/2021

Um dos melhores da literatura brasileira contemporânea
Eu tinha lido este livro em 2018 e reli agora, em 2021. No meio do caminho, aumentou meu contato e conhecimento da literatura latinoamericana em geral e, com isso, este livro cresceu muito no meu conceito.
Não fosse a leitura fácil e história que te prende, além disso Socorro Acioli se apropria da corrente do realismo mágico, não deixando a desejar perto dos seus melhores livros.
A história toda é interessante e amarrada. Acompanhar Samuel é conhecer melhor o sertão nordestino, seus romeiros e as relações sociais que se desenvolvem entre os moradores, romeiros, santeiros, os comerciantes da fé e, de outro lado, os coronéis que se acham donos de tudo, e só querem tirar lucros, sem se importar com nada e ninguém mais.
Recomendo muito a leitura!
Michelly 10/07/2021minha estante
Uma das melhores leituras que fiz ano passado. Talvez, tenha sido até ele que me animou a adentrar um pouco mais nos contemporâneos. De surpreender, de fato.

Debora 10/07/2021minha estante
Verdade, Michelly

°°° 13/07/2021minha estante
Também gostei bastante do livro, só que achei curto, a idéia da história em si é muito boa, mas a Socorro Acioli poderia te explorado mais a história, fiquei com aquele gostinho de quero mais, mas no geral o livro é muito bom e como você mesmo disse recomendadíssimo.

Thais645 25/07/2021minha estante
Estou muito curiosa sobre este livro. Já está na minha lista de futuras leituras.

Marcelo 03/10/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
"A Cabeça do Santo" é um romance escrito por Socorro Acioli que retrata uma história ambientada no nordeste do Brasil. Conta a história de Samuel, um jovem que vive em Fortaleza e enfrenta desafios difíceis em sua vida. Após a morte de sua mãe, ele decide embarcar em uma jornada em busca de uma vida melhor e parte para a cidade de Candeia, onde sua mãe lhe disse que seu pai havia nascido.

Ao chegar a Candeia, Samuel se depara com uma cidade estranha e misteriosa, onde as pessoas acreditam em lendas e onde a figura de "São Francisco da Lagoa" é venerada de forma peculiar. Nesse lugar, Samuel decide se passar por um santo e começa a realizar "milagres" para ganhar dinheiro e conquistar o coração dos moradores locais.

Samuel vai parar dentro da cabeça da estátua de Santo Antonio, uma estátua que não pode ser finalizada e ficou decapitada, restando seu corpo na montanha e sua cabeça no chão. O que ele não contava era que passaria a ouvir os pedidos das mulheres em suas orações para Santo Antonio.

A trama do livro é repleta de reviravoltas e elementos mágicos, à medida que Samuel se envolve cada vez mais com os habitantes de Candeia e suas crenças. E toda a vida da cidade se transforma a partir desse fato, assim como de seus moradores e sua própria vida também muda radicalmente.

Confesso que senti inveja da escritora por nunca ter pensado numa premissa tão maravilhosa como essa. Uma escrita fantástica, uma premissa deliciosa e um desenrolar envolvente. Super recomendo a leitura.
Vinicius 03/10/2023minha estante
Engraçado como esse romance já tem quase 10 anos e sempre vejo alguém lendo ele, meio que não sai do hype rsrs
Assim que tiver uma chance quero ler também, sua resenha me animou

Marcelo 03/10/2023minha estante
Verdade, Vini. Quase 10 anos, mas acho que não teve o espaço que merecia. Que bom que sempre aparece alguém que o redescobre e o reapresenta ao mundo. achei muito bom ?

edu basílio 03/10/2023minha estante
compartilho dos sentimentos e impressões do vini, tanto sobre a obra quanto do fato de sua resenha reforçar a vontade de descobri-la =)

Marcelo 04/10/2023minha estante
Ahhhh fico feliz por vcs 2 gostarem da minha avaliação ?????

Gigio 28/09/2023

Magnífico
Que trabalho primoroso Socorro Acioli nos entrega. Impossível de largar antes de ler a última linha. Um retrato do interior do Brasil, com suas mazelas e sua resiliência, crenças e crendices, sua maldade e, principalmente, sua humanidade. Julian é um herói torto, justiceiro inventado, destruído pela perda da sua mãe e pelo suposto abandono de seu pai. Impossível não se afeiçor e não torcer por ele, mesmo quando suas atitudes não são as mais corretas.
Fabricy 11/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler!

Gigio 12/11/2023minha estante
Curti demais! Recomendo.

Fabricy 14/11/2023minha estante
Vou procurar! Obrigada!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 16/01/2019

Prepara o prato de baião de dois com queijo coalho, acompanhado de um suco de caju bem docinho que lá vem história das boas.

Samuel é um jovem nascido no Juazeiro que, a pedido de sua mãe em seu leito de morte, promete ascender três velas: uma aos pés do Padre Cícero, outra aos pés de São Francisco e a última aos pés de Santo Antônio (esse situado na terra de seu pai). Ele então parte numa saga tortuosa, sozinho e sem dinheiro, para Candeia, lá pelas bandas do Canindé, para cumprir os desejos de sua mãe, que também incluía conhecer seu pai e sua avó a quem nunca antes teve contato.

A premissa do livro lembrou-me muito Pedro Páramo, e é possível observar outras semelhanças durante a leitura. Mas não poderia ser diferente: esse livro nasceu de uma oficina de escrita criativa ministrada por Gabriel García Marquez, que bebeu muito da fonte de Ruan Rulfo, o famigerado precursor do realismo mágico.

A narrativa é, portanto, permeada do sobrenatural, mas com doses exageradamente magníficas do regionalismo brasileiro, mais precisamente do meu Ceará. A descrição dos cenários e dos costumes locais são sensacionais, uma belezura à parte. Causos fantásticos são retratados por meio de uma linguagem simples, fluida, e claro, divertida, pois aqui, até de desgraça se ri.

Além de tudo isso, o livro ainda nos brinda com uma pincelada de política e de corrupção, e alfineta aqueles que querem tirar proveito da fé e da ignorância de um povo. Uma narrativa que se entrelaça entre denúncias da vida real, amores, amizades, solidariedade, fé e milagres, tramas extraordinárias, aparições do outro mundo, superstições e humor satírico.

Eu, claro, me senti em casa, armei a minha rede e devorei o livro de uma lapada só.
Coisa linda de viver!!!
Flávia 16/01/2019minha estante
uia! mal perguntei e já achei a resposta (sobre p. páramo).

Aline Teodosio @leituras.da.aline 16/01/2019minha estante
Hahaha.. Eita, que agora foi em sintonia. Li ano passado (ainda bem) rsrsrs.. Aliás, grande obra que eu preciso um dia reler.

Flávia 16/01/2019minha estante
eu tb =)

Thami 07/06/2023

Eu tô apaixonada ?
Pra quem gosta de Gabo, com pegada Pedro Páramo, esse livro me tirou da ressaca de meses, me fez rir, me fez falar sozinha? deu orgulho de ser uma história nossa, brasileira! Feliz por ter conhecido Socorro Acioli ?
tguedes2 07/06/2023minha estante
Preciso ler esse livro pra ontem!

Laine 08/06/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso mesmo. A Socorro fez curso com Gabo. Ela tem uma pegada parecida com eles mesmo! =)

Thami 09/06/2023minha estante
Eu vi! Da pra perceber a influência mas tb achei que ela mostra o estilo dela; original ?

Helena Guerra Vicente 16/08/2020

Um santo sem cabeça
O santo sem cabeça que inspira o romance da premiada Socorro Acioli (Fortaleza, 1975) é real e é a principal atração de Caridade, a 100 km de Fortaleza. A trama de A Cabeça do Santo (Companhia das Letras, 2014), entretanto, é fruto da imaginação admirável da autora, e de um curso que ela fez com Gabriel García Márquez (!) (a quem, aliás, é dedicado o livro). A história, que trata de amor, religião e crítica social, prende do começo ao fim!
kma 23/02/2022minha estante
A história do Santo Antônio sem cabeça é real, na cidade de Caridade, no Ceará!

kma 23/02/2022minha estante
A história do Santo Antônio sem cabeça é real, na cidade de Caridade, no Ceará!

Helena Guerra Vicente 26/02/2022minha estante
Oi, Katia, sim, tá na minha resenha. Muito legal, lembro que fiquei obcecada por isso durante a leitura. Beijo grande!

malucpinheiro 22/04/2023

Baião de dois com suco de caju ?
O livro me trouxe uma experiência sensorial completa e muito viva! Visão, audição, tato, olfato, paladar: Visualizei cenários com enorme nitidez. Lia as falas ouvindo o nosso sotaque, o nosso jeito de falar. Senti o calor do sertão, ?os pés cansados e feridos de andar a légua tirana? (Belchior em Fotografia 3x4). Senti cheiros como o da chuva repentina desaguando na terra quente. Senti o gosto de baião de dois e do suco de caju. Uma delícia!

É a história de um rapaz que foi criado só pela mãe, no sertão cearense, em Juazeiro, e no leito de morte dela, ela faz 4 pedidos ao filho: acender três velas aos pés de três Santos - Padim Cícero, Antônio e Francisco - e procurar o pai dele na cidade de Candeias, no sertão do Ceará, e ele vai cumprir esses pedidos.
É um livro aconchegante, especialmente pra gente que é nordestino e se encontra ali naquele sertão. Leitura fluída, vai rápida naquela vontade de não largar!
Dá um acalento sobre os caminhos tortos e sofridos que passamos. Nossas romarias. E lança luz sobre a sua beleza e as risadas possíveis no percurso. Reafirma a fé de que tudo tem um porquê, como se tudo tivesse que ser do jeito que foi, como se tudo se conectasse. Como se tivéssemos que percorrer determinados caminhos para alcançar nosso destino. Como se os santos, como se a fé tivesse mesmo alguma razão de ser.

(Spoiler a seguir - não exatamente spoilers contando a história, mas minhas interpretações e reflexões sobre.)

É um livro sobre fé: um homem que conhece o sofrimento e, por isso, tem autoridade para duvidar de deuses e santos, se torna um ateu em romaria, conhece os santos e seus milagres, e se ilumina pela fé que observa nos outros.
A solidão de sua mãe a impõe a coragem e a força, e lhe permite a fé íntima, o perdão e o amor, apesar de tudo. A solidão de Samuel é o privilégio que nos proporciona a travessia do encontro consigo que possibilita o encontro com o outro. Os símbolos humanos universais em metáforas da travessia (romaria), do deserto (sertão) tão bem colocados no enredo.
Coragem, perdão e amor: são o milagre da vida e da nossa humanidade. Coragem, perdão e amor: são as três paradas, os três santos. O primeiro, a coragem de iniciar o caminho. O segundo, o perdão - de redenção da cidade de Candeias, de encontro com a avó e o pai. O terceiro, de encontro do amor.
A música Força Estranha colocada ali me pareceu uma pista, uma chave de interpretação para nos alertar sobre a profundidade do texto, muito além da história divertida e gostosa de ler.
Estou encantada e muito orgulhosa dessa mulher nordestina: a Socorro Acioly!
Luana1208 04/05/2023minha estante
Que resenha boa de ler! Gostei muito da sua interpretação do livro :)

lariolivveira 05/12/2023minha estante
Ameeeeei!!!!!! Não tinha pensando sobre essa questão dos símbolos. Realmente, esse livro só melhora

lariolivveira 05/12/2023minha estante
E a música tbm.. ?? animada para o próximo livro dela e a próxima resenha.