A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Lele218 22/03/2024

Fluido e divertido. Uma leitura pra cair de cabeça (ha ha)
Baseado em um acontecimento real da cidade de Caridade, no Ceará, onde uma estátua de Santo Antônio segue incompleta há mais de 20 anos, com uma cabeça oca que jaz separada do corpo, a autora usa do realismo mágico para nos encantar com essa narrativa em meio ao nordeste brasileiro. O livro é dividido em quatro partes, igualmente fluidas, com capítulos curtos e uma escrita simples e envolvente. São 168 páginas de muitos personagens, desenvolvimento, diversão e um gostinho de quero mais, mas já adianto que esse livro não é sobre plot twists e sim sobre a jornada do protagonista, bem como a história das pessoas que cruzam o seu caminho.

Fiz a leitura em dois dias e recomendo, principalmente pra quem quer começar a consumir literatura nacional contemporânea e não sabe por onde começar. Se você está procurando por uma leitura leve, cheia de aventura, casamentos, intrigas de cidade pequena e uma boa dose de humor, essa é a escolha certa. O final, ao meu ver, deixa a desejar comparado com o restante da obra, mas nada que estrague a experiência completa.

“Foi o dia mais difícil naquele quase um ano de jornada desde que Samuel desceu, correndo, a ladeira do Horto do Juazeiro. A consciência da solidão doía mais que qualquer outra dor.”

Pedrinmarq 22/03/2024

A autora foi de uma sagacidade quando ela esfregou os diálogos desse livro! Divertido, apaixonante.

Ana 22/03/2024

Uma história fluida e divertida com abordagem marcante da cultura brasileira, abordando temas como fé, devoção, dramas familiares, abandono e amor. Vale muito a leitura!

Jo Stein 22/03/2024

Mariinha, antes de morrer, pede a seu filho que acenda três velas (uma para cada santo mencionado na história) e que procure seu pai e sua avó paterna numa cidadezinha no interior do Ceará. Embora contrariado, pois o progenitor abandona sua mãe grávida, obedece ao pedido de Mariinha. Daí tem-se a agrura trajetória de Samuel até chegar a cidade.... Chegando lá, ele fica hospedado numa gruta, que descobre posteriormente ser a cabeça da estátua de Santo Antônio. E, em horários específicos, o rapaz escuta vozes femininas fazendo preces para o santo. Ele, com a ajuda do mais novo amigo Francisco, muda a cara do local, que até então era triste e abandonado. Samuel, devido a todo o percurso traçado, descobre sua verdadeira história e o que o destino reserva. Discute-se relações familiares e comportamentos humanos permeados de mentira e ambição.

O que falar desse livro? Eu simplesmente amei e fiquei encantada com a escrita da Socorro Acioli. É leve, divertido, cheio de sarcasmos, simples, marcante e com uma ambientação tão fiel! Não vejo a hora de ler outros livros da autora

Thaís 22/03/2024

Incrível!!!! Tudo nesse livro transpira brasilidade. A nossa literatura é muito rica! E com uma pitada de Gabo tudo fica melhor.

Diego 22/03/2024

Como diria Isabela Boscov: que sabor delicioso
Uma escrita envolvente de Socorro Acioli que nos leva a conhecer Samuel, um jovem que acaba de perder sua mãe e recebe um pedido dela antes de sua morte: acender três velas, cada uma em uma estátua de santo em diferentes cidades.
Em sua missão, Samuel acaba se refugiando da chuva e da noite em uma cabeça degolada da estátua de Santo Antônio, e percebe que dentro da cabeça ele consegue ouvir as vozes das mulheres solteiras da cidade que rezam para o santo casamenteiro em busca de um marido.
Socorro Acioli possui uma destreza enorme nas suas palavras, levando a gente como leitor a não querer largar o livro de jeito nenhum, mal posso esperar para ler mais livros da autora.

Dalila 21/03/2024

"Coragem" "Perdão" "Amor" uma palavra para cada vela...
Vontade resenhar só com "que livro bom aaaaaaaaa amei amei amei" mas vou escrever uma singela resenha pq sinceramente esse aqui merece muito ser comentado. O começo da história é bem simples: um jovem totalmente perdido e derrotado pelo luto que acaba tendo que atender as ultimas recomendações da mãe moribunda, que obriga ele a fazer uma peregrinação pra uma cidade minúscula esquecida por Deus e a cumprir alguns desejos muito específicos sobre velas e santos. Parece besteira, mas ai é que as coisas começam a ficar fantásticas.
Primeiro que o livro se passa no Ceará e que coisa maravilhosa ler um livro que te faz sentir absolutamente imerso no próprio cotidiano, mas de uma forma extraordinária. Segundo que a escrita é absurda de boa, simples, direta, envolvente, bem feita. O desenvolvimento é todo conduzido pela força da fé da mãe dele, e pela pouquíssima fé que ele carrega. O que é irônico pq ele se vê obrigado a morar dentro da cabeça oca de um Santo Antonio, e como se não bastasse o santo resolve transformar a cabeça em um repetidor de sinal, e o pobre do Samuel (que é o protagonista) acaba sendo obrigado (por consequência dos próprios atos) a se tornar o porta voz de um santo que ele nem gosta e quase nem acredita. E pior ainda, acaba imerso num alvoroço de mulheres desesperadas pra casar, querendo que ele repasse os recados do santo.
No meio disso tudo, ele enfrenta problemas familiares, constrói laços de amizade e respeito, renova a vida da cidade, junta casais, entrega finais felizes, mistérios e romance, tudo de uma forma espontânea e profunda, mas sem deixar de ser divertido. Se eu tivesse que resumir em uma frase seria nessa: QUE LIVRO BOM! E é bom do começo ao fim, não tem um momento que vc não esteja totalmente fascinada pela história. Gratidão Bea por essa indicação perfeita. Só me resta dizer que por favor, leiam! Não to nem indicando, to pedindo, se deem a chance de ter essa experiencia! Se tivesse como dar 10 estrelas eu daria. Recomendadíssimo!
goiabea 22/03/2024minha estante
???

Jeane Lys 21/03/2024

Li por causa do Livraria em casa
Maravilhoso, que livro, que história e que escrita. Nossa tava precisando de um livro que me tirasse da ressaca e me fizesse amar ler de novo e esse foi a melhor escolha. Só tenho que agradecer ao Paulo Ratz pela indicação.

Edna.Baldaia 21/03/2024

"Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."
Socorro Acioli escreveu A cabeça do santo quando participou da Oficina de Gabriel Garcia Marques, essa informação contida nos agradecimentos do livro deixa claro de qual fonte a escritora bebeu para criar algo tão rico e bem escrito.
O livro conta a saga de Samuel, que após a morte da mãe sai em busca dos seus únicos parentes vivos, um pai e uma avó que ele nunca conheceu.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, e a história é muito agradável, muitas vezes até emocionante. Realismo mágico em sua melhor forma.
p.s a história me lembrou Pedro Paramo, só que este é muito mais agradável.

Matheus656 20/03/2024

Da tragédia ao cômico e ao romântico
O livro retrata o renascimento, seja da esperança, de laços familiares, de credos e até de uma cidade inteira. Uma leitura rápida e muito envolvente. Pitadas de humor no início que desenvolvem para um drama romântico.

Gracimara0 20/03/2024

Melhor livro do mundo!!!!!
Samuel um menino humilde q perdeu a mãe e não chegou a conhecer o pai , antes da mãe morrer , ela pediu q ele pagasse uma promessa, ele vai então a cidade Candeia, uma cidade falida e decadente q alguns anos tentou construir uma enorme estátua de santo Antônio , só q eles não conseguiram colocar a cabeça no corpo da estátua. Samuel quando chega nessa cidade , sem ter onde ficar , ele se abriga dentro da cabeça , lá dentro ele consegui ouvir as orações e vozes das mulheres fazendo pedidos p santo Antônio , ele tem uma ideia de ganhar dinheiro , usando esse dom q ele tem , masssss acontece várias coisas extraordinárias .!!!!!

Livro perfeito, pequenos parágrafos ?

eveesss 20/03/2024

Acho fantastico como autores brasileiros conseguem ter tanta originalidade para escrever historias, principalmente quando se tratam de narrativas em cidades pequenas e do interior

Kah Paula 20/03/2024

Quantas reviravoltas
Uau ?!!

Primeiro livro que leio da Socorro Acioli e estou completamente apaixonada pela escrita.
Uma bela história que vai se construindo ao longo da leitura, com umas pequenas paradas estratégicas para adicionar informação e espantos muito valiosos, onde tudo vai se encaixando e a cabeça vai explodindo com as ideias.

Ihago0 20/03/2024

Tem romance, humor, suspense e muitas histórias que se completam. Acho muito difícil ler e não gostar desse livro da Socorro Acioli.

em muitos momentos lembrei do ?Auto da Compadecida? e esse humor nordestino é um dos melhores que existe.

Yeska0 19/03/2024

Tudo que Socorro escreve vira ouro
Que livro surpreendente: a premissa é ótima e Socorro não errou nem um pouquinho em como trabalhá-la. A melhor leitura do ano até o momento - já virei fã da autora. Socorro, por favor, nos presenteie com mais livros!