Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Luan.Almeida 06/03/2024

Magia e povos mágicos
A história tem um bom desenrolar, porém, para quem não gosta muito de magia vai achar um pouco lento a leitura. A momentos altos e baixos e algumas engraçadas, mas a história desenrola no ritmo necessário, agora é continuar a saga com o livro Eldest, ficou o gosto de quero mais!

Graziely 29/02/2024

A jornada de um herói
Finalmente finalizei Eragon! Fiquei um pouco intrigada em relação ao que achei dele, ao mesmo tempo que em algumas partes eu ficava animada com a história, em outros momentos eu só queria dormir quando começava a ler.

Não deixa de ser sensacional o autor ter escrito todo esse universo com apenas 15 anos, apesar disso eu achei que a história te faz esperar por um acontecimento que nunca chega, quando você percebe esta com preguiça de ler o restante.

Por fim, eu achei uma leitura bastante divertida. Saber toda a trajetória de Eragon para se tornar um cavaleiro é emocionante, porém é uma história arrastada. Acredito que seja dedicada especialmente para os amantes de aventura.

Talvez eu leia a sequência, talvez não. O tempo dirá.

Itsmadustar 29/02/2024

Eragon - 4,5
Confesso que eu estava receosa para ler esse livro, pois não via muitas pessoas falando sobre ele, e quando vi as opniões eram bem divididas.

Contudo, eu gostei muito de ler esse livro, no início a leitura foi um pouco mais arrastada, mas isso passou rápido, eu não costumo ler muitos livros de fantasia - na verdade acho que esse foi um dos primeiros - mas eu gostei bastante.

Entrar nesse mundo juntamente com o protagonista foi uma experiência muito boa, eu adorei poder ver o crescimento do Eragon ao longo do livro e principalmente da relação entre ele e Saphira que é maravilhosa.

Toda a aventura que aconteceu ao longo desse livro foi muito bom de acompanhar, também fiquei surpresa com o final desse livro, mais especificamente a forma que aconteceu, que acabou me deixando com vontade de ler o próximo.

Thay 29/02/2024

Um ótimo livro, impressionante a mente do Paolini com 15 anos pensar em tudo isso e escrever um bom livro. Amei a construção da relação do Eragon e da Saphira, o Murtagh um dos meus personagens favoritos (por favor não seja ele a trair o Eragon), Angela e Solembum são incríveis e queria conhecer mais da Arya. Ansiosa pra ler o segundo livro.
Deysiane 29/02/2024minha estante
O segundo é ótimo tbm ?

Thay 29/02/2024minha estante
ansiosa que sou já comecei hoje mesmo ?

Marilia Teodosio 25/02/2024

Um bom livro
É um bom livro, porém se estende bastante sem acontecer nada tão significante, deixando-o por vezes maçante e tedioso.

22/02/2024

Estou obcecada pela Saphira ?
Gente, como assim acabou? Agora preciso dos outros livros ? não vejo a hora de continuar essa jornada,não imaginava que ia ser interligado os livros,pensei que no próximo já ia ser outra história/aventura!! Socorro alguém me dá a continuação ??
Que história boa,envolvente, personagens muito bem desenvolvidos,capítulos pequenos que vão se interligando e você nem percebe quando vê já está no meio do livro, mas o contrário também acontece, faltando 3 capítulos começa bater um desespero ? enfim adorei!
Cresci assistindo o filme e sempre gostei,mas agora vi que o livro é bem mais complexo e recheado de detalhes,pena que o filme não vingou. Ansiosa pra série que a Disney vai fazer! ???

? Temos um probleminha,agora eu preciso de uma saphira na minha vida! Ela é maravilhosa,amo ? sempre que ela falava eu imagina a voz dela do filme ?

lau 19/02/2024

Sem palavras
Sinceramente é um livro que te prende do começo ao fim. Mesmo nas horas sem ação, vc se prende na história dos personagens, na agonia do que eles podem viver nas próximas páginas. Para alguns, a história pode ser maçante e cansativa, mas para uma fantasia eu achei uma das mais bem escritas, tem um glossário para vc acompanhar e um mapa também, que ajuda muito nos primeiros livros da saga. E até mesmo a viagem do personagem é importante, é marcada por histórias, aventuras pequenas, aprendizados etc.
Mas o que mais me prendeu foi na história foi a grandiosidade do universo, ele é muito detalhado e muito bem explicado, além de se conectar (todos os personagens de alguma forma são relevantes) e ser complexo. É um universo muito bem escrito. Ansiosa para o próximo.

raquelassunção 15/02/2024

Leitura densa que quase pensei em abandonar
Essa foi uma leitura difícil, pesada e cansativa para mim, por diversas vezes parava de ler com a cabeça doendo e pesada por tentar entender todo esse universo.

Não considero uma leitura muito fluída, pois levei praticamente metade de 1 mês para terminar. São muitos nomes de personagens e cidades, descrições de cenários/paisagens/objetos, e que, misturados à língua antiga, dificultam a compreensão desse universo.

Não gostei muito desse primeiro livro, sem falar que não gostei do protagonista, PORÉM acredito que Eragon me preparou, de certa forma, para a leitura de outros livros de alta fantasia (embora eu não curta Senhor dos Anéis, umas das obras que inspirou o autor a escrever Eragon).

Embora eu tenha tido uma leitura muito arrastada nesse primeiro livro, não descarto ler os outros livros da saga (dizem que os outros livros são melhores que o primeiro mas quase desisti dessa saga nesse primeiro livro e ainda não tenho certeza se vou ler os outros livros por conta da leitura ser cansativa e os livros serem enormes). Mas não vou dar continuidade tão logo porque, por agora, quero ler um outro gênero mais leve pra descansar um pouco a mente kk

Tive que assistir até vídeos para compreender o que eu estava lendo e o que esperar dessa saga, não é mole não kkk

Meus personagens favoritos e salvadores da história foram: Saphira, Brom, Solembum, Murtagh e Arya.

Os animais mágicos foram o auge desse livro para mim. Saphira ganhou meu coração com sua nobreza de dragão ? me derreti na cena em que ela vestiu armadura e fiquei com medo que ela morresse o livro todo kk e amei a esperteza e o humor ácido de Solembum.

A batalha final foi uma das cenas que mais gostei, fechou bem o livro e deu brecha pra continuação. Não sei como serão os próximos livros, mas acredito que o 2 e 3 vão trazer a história dos 2 ovos de dragões restantes, bem como acredito que eles vão eclodir pra algum cavaleiro que encontrarem (acho o Murtagh um forte candidato para cavaleiro).

No mais, recomendo a leitura se você já é acostumado a ler livros de alta fantasia e com uma enxurrada de detalhes, Eragon será um prato cheio para você (mas haja paciência para ler até o final).

Fernando Caiado 13/02/2024

Eragon
Eragon é um livro de fantasia que conta as aventuras de um cavaleiro de um dragão num império dominado por um cavaleiro a séculos. Ele participa de uma rebelião contra o imperador mas passa por vários perrengues. E como toda história fantasiosa, tem anões, elfos, dragões, ogros e etc. Sobre a leitura é bem mais leve e fluida que outros livros da mesma categoria. Gostei da leitura.

Alan 13/02/2024

Um retorno após mais de dez anos
Não consigo falar dessa leitura sem localizá-la na minha própria história. Comecei a ler a coleção (achando que era uma simples trilogia) há muitos anos.
Conhecer Eragon, Saphira, Brom e os demais habitantes de Carvahall e do Vale Palancar foi, da primeira vez, um refúgio. Era um lugar em que eu podia relaxar minha mente e descansar de um mundo caótico e complicado, que exigia demais de mim e eu não entendia o porquê (anos mais tarde eu entenderia).

Acompanhar a descoberta de Eragon, não mais como um jovem adolescente e fazendeiro, mas como um cavaleiro de dragão que carregava em si uma grande promessa foi uma experiência instigante, como toda aventura fantástica. Da primeira vez, foi inevitável não se envolver na história, com foco nos elementos fantásticos da narrativa. Da segunda vez, algo mais profundo que a fantasia me envolveu.

Talvez a nostalgia e as lembranças de uma época que já não existe mais, de uma vida que foi deixada inevitável e definitivamente para trás, trouxe à leitura novos sentimentos e uma aproximação maior com o personagem principal da trama.

Da saída apressada de Carvahall, passando por um treinamento às pressas pelo caminho, descobertas e novas amizades, medos, erros e amores até novas dores e responsabilidades, vê-se um crescimento e amadurecimento de Eragon que, de outro modo, dificilmente ocorreriam ou levariam muito mais tempo.

A vida apenas acontece. Acho que é essa a principal mensagem que hoje retiro deste livro. A vida apenas acontece. Implacável. Irresistível. Incompreensível, talvez. Mas quem disse que a vida segue uma trama bem definida?

Talvez seja aqui que reside a grande diferença da história do livro e da vida dos leitores. Uma foi construída, desenhada e redesenhada. Modificada, adaptada. A outra, não. Ela apenas aconteceu. Mas também deu a possibilidade de lhe ser atribuído um sentido, de se tecer um fio através dela que desse algum sentido àquele que o costurou ao longo de vários momentos.

É inevitável imbuir na leitura sua própria história. Buscar-se e encontrar-se nos eventos e nos personagens é talvez o principal motor da leitura. Buscar na fantasia o que a realidade duramente nega; encontrar em mitologias e contos fictícios o que o cotidiano rejeita e nega.

Que bom que pude encontrar tudo isso novamente. Não só isso, mas também as lembranças de uma vida marcada sobretudo por sonhos e por uma certa pureza e inocência. Uma lembrança feliz e aconchegante de um momento que não mais existe.

Leo 08/02/2024

Foi melhor do que eu esperava!
Comecei a ler com o pé a trás, lendo somente por curiosidade,mas tive uma bela surpresa, leitura extremamente fluida e divertida, foi muito bom acompanhar as aventuras e o desenvolvimento de Eragon e a relação dele com Saphira. Agora vamos começar a leitura do 2 livro!

Lexiana 08/02/2024

Breve resumo de Eragon
O livro contém um universo único, cheio de criaturas, algumas com poderes e outras com força bruta. É uma leitura demorada, pois o livro conta muitos detalhes de tudo, então é preciso ter paciência pois esse livro não é para qualquer um. A história em resumo é sobre um garoto fazendeiro que foi caçar na Espinha e encontrou um objeto azul que parecia uma pedra, que mais tarde ele descobriria ser um ovo de dragão, o qual ele chamaria de Saphira. Os dois juntos de outros personagens importantes (que não vou citar para não perder a graça), passaram por muitos desafios e conheceram lugares incríveis, mas nem sempre amigáveis. E no final deste livro houve uma grande batalha a qual deixou uma marca que não será esquecida.

Lôlô 05/02/2024

Eragon
A história começa quando Eragon encontra uma pedra azul dentro da floresta, sem saber que se tratava, na verdade, de um ovo de dragão. Quando Saphira ? um dos últimos da sua espécie ? nasce, os dois criam um laço único.

Um laço que só existe entre um dragão e seu cavaleiro.

Apesar do livro gerar opiniões divergentes, o que posso dizer é que, para quem curte uma narrativa detalhada e com um ritmo equilibrado, Eragon com certeza é um ótimo livro para adicionar na estante. Ainda mais se você ama o universo de fantasia medieval daquelas bem clássicas.

Mari Mirandinha 03/02/2024

Amei estar de volta à Alagaesia com suas tramas políticas, personagens cativantes, ótimos cenários, com uma jornada de herói clássica, mas com um herói bem desenvolvido e com a melhor relação que pode existir: Eragon e Safira. Amo.