Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Any 11/01/2024

Me surpreendeu
Só decidi ler pra rir e comentar com amigos, mas eu não esperava que o livro fosse ser realmente bom. Ao contrário do que muitos podem pensar, ele não é só um livro que apoia o incesto, ele romantiza sim, mas sempre deixa claro o quão errado eles próprios se veem fazendo isso. O que me fez gostar do livro foi a escrita, a construção de personagens que foi sim muito bem feita, os plots no final e o choque (eu fiquei minutos pasma em completo silêncio). Apesar de tudo que aconteceu, eu considerei o final parcialmente feliz e acho que é o melhor final que poderia ter. Não leria de novo e continuo não apoiando o que ele trata, mas ler esse livro foi uma experiência completamente contrária a que eu esperava e e eu concordo que ele é sim, muito bom. (Leiam antes de julgar)

Anakcosta 17/03/2024minha estante
Concordo 100%. Fico abismada com quem diz que torceu pelos protagonistas!

Carlin 09/01/2024

Muitos rejeitam esse livro ao ler a sinopse,mas acreditem,essa história vai muito além disso. Poucos livros me destruíram como esse.

Teffy.Almeida 09/01/2024

Aí.. aí.. ai
Não dá pra descrever como doeu, como me envolvi com os personagens e como me machucou, não é uma leitura fácil. Mas são desses que gosto

Celly @livromaniacaporamor 08/01/2024

Intenso, doloroso e pesado...
O livro já começa com uma carga pesada, onde um pai abandona sua família e no mesmo momento mesmo morando na mesma casa a mãe também abandona, quando uma mãe totalmente negligente fica alheia as necessidades dos filhos os dois irmãos mais velhos Lochan e Maya assumem a responsabilidade de manter a família unida cuidando de seus 3 irmãos mais novos. Lochan com 17 anos e Maya com 16, abandonam totalmente suas vontades de adolescentes para suprir necessidades de seus irmãos. É doloroso acompanhar essa história e ver o declínio da família a cada página o quanto uma família disfuncional abala emocionalmente todos os envolvidos, quanto esses dois adolescentes sem uma estrutura familiar acabam perdidos em meio as emoções e sentimentos. Esse livro não deve ser lido, deve ser sentido e refletido. Uma construção impecável de personagens e eventos. Por mais que seja uma história delicada e muito complexa, não consegui ter horror aos personagens, tudo que eu pensava era como eles precisavam de ajuda e auxílio e ninguém via essa situação. Que loucura. Reforço aqui que esse livro deve ser lido e refletido é uma história muito intensa.

@isabellagerminari 05/01/2024

Não sei nem quantas estrelas dar para esse livro, acho que nem vou avaliar, é um misto de sentimentos indescritível

Annaplima 01/01/2024

"Das bilhões de pessoas que habitam o planeta, ele é uma das pouquíssimas que não posso ter. E isso é algo que devo aceitar – mesmo que, como ácido num metal, esteja lentamente me
corroendo por dentro."
Legal!

Sirlei Mendes 30/12/2023

Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Raynara 29/12/2023

Pesado
Desde o primeiro capítulo, o leitor já consegue sentir a carga emocional pesada que será esse livro. Toda a descrição da ansiedade social, das crises de pânico, do completo abandono parental e de todos os problemas extenuantes daquela família, faz com que o plot do incesto pareça o tema mais light da obra.

Terminei de ler há duas semanas, mas até agora não consegui iniciar outro livro de tão deprê que fiquei. Você se apega a todos os 5 cinco irmãos e sente vontade de protegê-los como toda criança deveria ser.

A escrita da autora é incrível e prende bastante, contudo, não é o tipo de livro que recomendaria para qualquer pessoa.

Spoilers a partir daqui >>> Eu meio que desconfiei do final quando o protagonista, refletindo sobre as moscas mortas, soltou: "A que altura você decide que já chega?". E sobre a Maya, sinceramente, não sei por quanto tempo mais após o epílogo ela conseguiu se manter firme suportando o fardo sozinha. Minha percepção diz que não conseguiu.

Camila 24/12/2023

Que loucura
A leitura desse foi muito angustiante... Eles não tinham suporte algum pra cuidar daquela penca de irmão e a mãe uma 🤬 #$%!& que não ajuda em 🤬 #$%!& nenhuma
Se era 🤬 #$%!& assim prós filhos porque não usou uma camisinha sua incompetente??
Sinceramente eu tava torcendo pra no final os irmãos mais novos irem pra um abrigo, a Maya e o Lochan não tinham maturidade nem estrutura pra criar os coitadinhos...
O final é de quebrar o coração apesar de não ser surpreendente... Não via como as coisas podiam dar certo na situação deles

Robertaxs 24/12/2023

Sinceramente, não pensei que esse livro seria tão pesado, mas eu estava totalmente errada!

É um livro muito difícil de digerir, perdi as contas de quantas vezes tive que parar de ler para respirar e entender o que estava acontecendo. É necessário ter a mente aberta para ler isso aqui.

Não recomendo para todas as pessoas, talvez eu nunca supere esse livro...

titi_dd 22/12/2023

Eu comecei a leitura sem ler a sinopse e sem saber do que se tratava, só me indicaram e eu li. Quando eu entendi que existia um sentimento romântico entre os irmão, confesso que fiquei em choque e lembrei de coisas perturbadoras sobre incesto, e me perguntei como essa história "daria certo".

Ao longo das páginas fui ficando cada vez mais envolvida e mais pensativa sobre a relação deles, a forma como a autora expressa cada detalhe é incrível, eu conseguia sentir e imaginar claramente cada coisinha.

No final das contas esse livro me deu muito no que refletir e muitas lágrimas pra secar.

Lelê 21/12/2023

Misto de sentimentos!
Confesso a vocês que comecei a ler esse livro depois de ler a sinopse e fiquei curiosa em como a autora iria falar dessa situação incestuosa e em como eu iria me sentir lendo tudo isso.

Que livro triste! Que livro polêmico! Um livro que é difícil de digerir!
Mesmo se tratando de um assunto polêmico, a autora vai descrevendo a história de um jeito tão leve, que a gente até consegue entender a paixão dos dois. E em todos os momentos você se pega triste com a vida dos personagens e o dia a dia deles é terrível!

Enfim, só o que posso dizer é que é o livro mais triste que já li na vida e sinceramente, não recomendo a todas as pessoas.

Bru 20/12/2023

Estou em frangalhos! Já no início do livro eu chorei como uma condenada e com esse final mais ainda. O livro conta uma história de incesto entre irmãos, e como é narrado em primeira pessoa pode dar certa margem para uma romantização, no entanto sinto que a jogada está em brincar com os sentimentos do próprio leitor, pois ficamos compadecidos do contexto em que ambos vivem ao mesmo tempo que sabemos e sentimos o quão errado é a situação. Apesar disso, o que me deu mais raiva foi a negligência em que esses irmãos viviam, o pai abandonou eles e a mãe se tornou uma alcoólatra que só queria saber de homem, sobrando para eles se tornarem "pais" dos irmãos mais novos. Em relação ao desenvolvimento da história, senti que houve uma decaída drástica no meio do livro, pareceu que foi muito do nada que ela se apaixonou pelo irmão e também ela estava bem mais "tranquila" e aceitando o fato de sentir isso por ele que diferente dela passou por várias crises antes de ceder e ainda continuou tendo certa relutância.