O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Mila F. @delivroemlivro_ 02/11/2014

Que livro doido!
Quando li Alice no País das Maravilhas, senti como se estivesse lendo a descrição de um sonho (ou pesadelo) em que num momento está acontecendo uma coisa e no seguinte outra, em que podemos nos deparar com as coisas mais bizarras possíveis. Não foi outro o sentimento que me invadiu ao ler O Lado Mais Sombrio, devo reconhecer que a escritora sou explorar muito bem as possibilidades de tornar a história ainda mais bizarra que a de Carrol.
Alyssa Gardner é uma Liddell, ou seja, sua tataravó é Alice do País das Maravilhas e tudo o que sabemos sobre esse país é uma história que a própria Alice contou a Lewis e ele escreveu, mas o pior não é isso, sobre a família dos Liddell recai uma maldição. Todas as mulheres Liddell sofrem de loucura e alucinações, mas, não é de fato, alucinações, já que todas realmente escutam e podem conversar com animais e plantas. Cedo ou tarde as Liddells são internadas diagnosticadas como loucas. Isso é o que aconteceu com a mãe de Alyssa: Alisson.
Quando Alyssa descobre que o que paira sobre todas as mulheres de todas as gerações de sua família é uma maldição ela fica determinada a quebrá-la, no entanto, para quebrá-la, ela terá que embarcar na toca do coelho e ir parar no País das Maravilhas.
É exatamente isso o que acontece, só que no momento de entrar no espelho Jeb, o garoto por quem Alyssa é apaixonada acaba indo junto com ela e ambos vão viver a mais bizarra aventura no País mais Maluco e intraterrano. Nesse momento muita muiiiiiiita coisa bizarra acontece e Alyssa tem que colocar em ordem o País das Maravilhas, oi seja, consertar todos os erros de Alice, nesse ínterim, Alyssa acaba descobrindo muito sobre seu passado, coisas que sua própria mãe havia lhe escondido, a fim de lhe proteger. Realmente muita coisa estranha e surreal acontece, mas tudo é possível neste mundo novo e Alyssa percebe que está muito mais conectada ao mundo intraterrano do que jamais supôs.
Em O Lado Mais Sombrio temos também delineado muitas cenas picantes entre Jeb e Alyssa, e um tradicional triângulo amoroso acontece entre Jeb, Alyssa e Morfeu (que é uma peça fundamental em todo o desenrolar da narrativa). Não sei se gostei desse triângulo amoroso, porque os personagens todos me pareceram muito imaturos e com atitudes tão infantis que me surpreendi bastante, afinal eu ficava me questionando se a escritora não estava decidida sobre o publico que ela queria alcançar com o livro: havia momentos que eu acreditava piamente que ela estava escrevendo para crianças e em outros para adolescentes e em outros para adultos, mas ficou tudo tão misturado que a confusão não me agradou.
Para ser bem sincera, não gostei muito de O Lado Mais Sombrio, não estou desconsiderando o livro, mas achei que a história não foi bem contada e a narrativa se arrastou. Vejam bem: a história não foi bem contada, mas isso não quer dizer que não seja boa, ela tinha potencial, mas se perdeu. Só me resta torcer para que a continuação seja melhor.
Após a leitura conferi várias resenhas nos blogs e percebi que muita gente gostou do livro, fiquei até chocada e até pensei que talvez eu tenha lido esse livro numa época errada, mas não creio, pois eu estava ansiosa pela leitura e só posso afirmar que fiquei frustrada, mas essa é minha opinião. Opiniões mudam, se o segundo volume e o conto forem bons, pode ser que eu mude de ideia, afinal esse foi o primeiro livro da escritora e para um primeiro livro ela teve uma brilhante ideia.
Acredito que o fato de eu não ser mais fã de releituras tenha me influenciado a olhar para o livro com outros olhos, de qualquer forma, ainda prefiro [por mais bizarra que seja] a versão tradicional de Lewis Carrol.

site: www.delivroemlivro.com.br
Tatiana 05/11/2014minha estante
Eu tbm não gostei desse triangulo, a meu ver, Jeb é um personagem desnecessário. E achei esse romance entre os 3 muito chato, não tem nada a ver com a essência do livro.
Achei que ela usou muito do universo criado por Tim Burton, o livro é realmente apelativo e chato.
Até a metade eu gostei, da metade em diante, vai se arrastando... e tudo fica confuso e sem lógica. Ele só se salva pelo Morfeu, que pra mim foi o melhorzinho das personagens.

Silvia 23/11/2014minha estante
Achei a Alyssa bem infantil e teve partes que ficou muito evidente a inexperiência da autora, principalmente quando ela e Jeb chegam no País das Maravilhas e se assustam por não ter pôr do sol, e depois quando Alyssa está surfando em cima da areia movediça ela diz que está desesperada, o tempo é contra ela e o sol está se pondo. Não entendi...

Vetorea 02/01/2022

Me sinto na obrigação de...
Descer a ripa! Não foi uma leitura proveitosa, foi arrastada, cansativa demais.

Me forcei a terminar de ler, a protagonista não é diferente das outras que vemos por ai, parece sempre indecisa e temerosa demais para fazer uma escolha, não me conectei com ela e a narração em primeira pessoa só me fez querer acertar a cabeça dela com um tijolo.

Tem muito do mesmo de sempre, um triângulo amoroso, uns personagens mal desenvolvidos, a autora colocou tanto mistério em um deles que no fim eu nem consegui entender o coitado, provavelmente o cidadão é desenvolvido no segundo livro que tem a cara dele na capa.

Mas relaxa, as coisas melhoram no fim, quando tudo aparentemente consegue dar certo, o arco que ficou aberto para o próximo volume não foi lá essas coisas, mas se sustenta razoavelmente (sentiu meu otimismo?).

Tem um plot legalzinho, mas eu tava tão confusa que tive que reler algumas vezes para entender '-'.

Eu comprei os 3 volumes (4), porque eu achei que seria incrível e tô chorando porque sei que vou detestar as continuações, hoje é um dia particularmente triste senhores.
Gabriela 02/01/2022minha estante
Eu também comprei eles sksksksksksk tem mais de um ano que comecei a ler o primeiro e leitura simplesmente não engata, vou me forçar a ler ele mesmo, pq se não eu abandono.

Vetorea 02/01/2022minha estante
Então menina, eu comecei o segundo volume e abandonei. Não rolou, infelizmente. Doeu quando eu percebi que foi um péssimo investimento kkkk

Gabriela 02/01/2022minha estante
Coloca pra vender na Estante Virtual amg pra recuperar o dinheiro, eu vou tentar ler ainda, mas se não engatar mesmo, é isso que eu farei.

Vetorea 02/01/2022minha estante
Valeu pela dica vou tentar fazer isso ??

Amanda.Carolyne 10/06/2021

Apaixonada!!
Nos primeiros capítulos eu achei meio entediante, mas depois... nossa! Me surpreendeu! Uma atmosfera meio sombria, com segredos, planos, mistério, um pouquinho de drama, sensacional!

Lendo de novo essa obra prima porque sim.
meumundinhodoslivr 12/06/2021minha estante
qual a classificação etária?

Amanda.Carolyne 12/06/2021minha estante
Olha acredito que seja 14, mas não tenho certeza.

peregrinaverso 14/06/2021

Chato demais
Vi avaliações muito positivas em relação a esse livro, queria saber de onde tiraram argumentos pra defender.
Eu amo Alice no País das Maravilhas e fiquei muito triste ao me deparar com essa história.
Alyssa é uma péssima protagonista. Não entendi porque colocar uma pessoa com zero personalidade como narradora em primeira pessoa. Talvez a leitura funcionasse mais se fosse em terceira pessoa e os pov fossem alternados. A autora achou que se vestir mal, andar de skate, gostar de arte e ter um animal de estimação diferente fossem traços de personalidade forte e diferenciados, sendo que, no fim, ela não está muito diferente de uma Bella Swan da vida, no qual o único traço de "personalidade" realmente explorada é estar a fim de um cara.
O triângulo amoroso não convence. Na verdade, nada me convenceu nesse livro.
Tudo acontece rápido de mais. E quando digo rápido, é rápido mesmo; do momento em que a história começa até os mistérios aparecerem e ela ir para o País das Maravilhas de fato, se passam horas na história.
Não fiquei convencida em absolutamente nada apresentado nos capítulos inicias. Não senti peso em nenhuma das ações e os personagens sem carisma não ajudam. Vi muita gente falando que só gostou do Morfeu, mas olha, nem ele se salvou pra mim. Ele é colocado como o oposto do Jeb, ou seja, se Jeb é o super protetor, ele é o liberal. Mas, no fim, ele só está ali para soltar frases de efeito. O Jeb é só insuportável em tempo integral mesmo.
Enfim, não gostei nem um pouco, senti que foi um tempo desperdiçado essa leitura.

Aline 26/10/2022

Um mergulho na loucura
Sinceramente, quando li o livro não esperava nada. A capa foi o que mais me chamou atenção para ler o livro. Há tantas releituras sobre o país das maravilhas, que eu achei que esse livro fosse ser só mais um. Mas, não, não mesmo. O universo criado por AG Howard é único, é diferente e traz uma interpretação diferente sobre esse país das maravilhas. Alyssa Gardner é nos apresentada com uma descendente de Alice Liddel e logo percebemos que ela é diferente das pessoas ao seu redor. Ela escuta os insetos, as plantas, mas ela finge que eles não estão ali. Ela acredita veemente que herdou a loucura da sua mãe. Mas, tudo muda quando ela precisa entrar no país das maravilhas, para salvar sua mãe e desfazer os erros de Alice.
O livro do começo ao fim é muito bem descrito, nos faz imaginar cada cenário e situação. E a cada página, eu fiquei surpreendida pela escrita dessa autora. Ela é poética e envolvente. Nos mais, se eu pudesse chutar Morpheus daqui a Lua, seria perfeito ahushaushau apesar disso, gosto dele demais. O que me fez ler toda a série completa. Recomendo demais *-*
E sobre o título na resenha, quem leu sabe que cada descrição do país das maravilhas parece coisa de louco que usou LSD, sorry ahhahaha mas o estilo fantasia pede isso né?

Rk 16/06/2020

279 páginas lidas em um dia
Comecei a minha vida de leitura muito cedo, mas foram poucos os livros que me prenderam por um dia completo enlouquecidamente. Imagine uma pessoa responsável que sabe que quando não dorme cedo passa o dia com dor de cabeça, agora imagine que essa pessoa preferiu ir dormir de 2 da manhã para não largar o livro e que agora ela está com dor de cabeça mas nenhum pouco arrependida.
O Lado Mais Sombrio me prendeu na trama igual uma armadilha de inseto. Um plot twist (que eu adivinhei) fantástico que libera uma tristeza do passado dos personagens que te deixa sem ar quase como um afogamento em lágrimas. Mas não pense que tudo são rosas vermelhas, há momentos românticos que você pensa "foi escrito por uma garota de 13 anos?" Todo o resto compensa, juro pela magia que vive em mim.

Dada 23/09/2020

Melhor do que o esperado
Conheci esse livro nas feiras de 10 reais e logo ao perceber que se tratava de um tributo a Lewis Carroll me interessei, porém, depois de comprado, perdi o interesse e ele ficou na estante por mais de um ano. Foi uma leitura interessante, mas não sei por qual motivo devagar, apesar de várias revelações incríveis, totalmente inesperadas, pelo menos por mim. Gostei do final e realmente poderia terminar assim. Mas percebo que ainda tem mais e fiquei curiosa para ler os outros. Apesar de ter um triângulo amoroso teen, eu gostei dessa parte. E ainda não sei dizer se gosto ou não do Morfeu. Chorei com o Jeb e gostei das descrições macabras.

Julia4812 03/12/2023

PERFEITO
É a primeira vez que estou escrevendo um comentário no app. Confesso que quando comprei esse livro uma semana atrás não imaginava o quão interessada iria estar ao decorrer das páginas. Por ser uma obra não muito reconhecida nas plataformas que utilizo, acabei não conseguindo ler antes, porém quando o vi em uma livraria, me interessei de primeira. Em poucas palavras já me encontrei fascinada pela ideia que o livro propõe. Ao decorrer da minha leitura durante a semana, me senti cada vez mais ansiosa pelas próximos capítulos. Antes mesmo de finalizar a obra, já estava comentando sobre ele com meus amigos e familiares em busca de falar sobre quão bom é e tentar convencê-los de lerem.

Camilla 07/09/2021

De lagarta à homem mariposa?
Vou tentar resumir brevemente o que achei dessa fantástica releitura de Alice no País das Maravilhas.

Partindo do princípio de que desde o início fiquei enfeitiçada pelos personagens e pela escrita da autora, foi uma leitura leve e incrivelmente rápida. Bem relevemos a parte que eu meio que chorei, é uma leitura leve e incrível.

Adorei a protagonista. A Alyssa é maravilhosa e tem um estilo bem excêntrico, mas não tão excêntrico como o nosso princeso Morfeu.

Gostei do plot, não é o mais chocante que já li, mas combina absurdamente com o contexto da história.

Agora sério, onde compra um Morfeu?

Júlyy 17/11/2022

Ah o Morfeu gentee (suspiros)
Esse livro me deixou bem confusa no final, aconteceu tanta, mais tanta coisa em tão pouco tempo que não deu pra digerir tudo ainda e eu não sei o que botar aqui, a única coisa q sei é que não esperava pelo final q teve. Foi bem surpreendente o final de verdade
Aconselho muito a leitura mesmo q a escrita dela seja um pouco complicada, pelo menos para mim né. Já estou ansiosa pelo próximo!!

@PattySantos11 07/09/2022

Cadê o hype desse livro gente????
Gente, esse livro não tem a atenção que merece, sério de verdade ele entra em umas das fantasias jovens mais legais que já li.
Acontece muita coisa louca e o País das Maravilhas está um pouco diferente rs? mas tudo vale muito a pena. Demorei pra terminar porque por algum motivo entrei em uma ressaca literária só de fantasia kkkk, porque romance estava conseguindo ler. Mas a partir do momento que li a última página, bateu uma vontade enorme de já pegar o próximo livro e devorar.
Temos aqui a construção de um país das maravilhas beeem diferente e cheio de coisas meio macabras, dois mocinhos maravilhosos, o bonzinho e o bad boy que deixa a gente super indecisa e uma mocinha muito corajosa que vai crescendo ao longo da história.
É tanta reviravolta do meio por final que se você não estiver prestando atenção, vai ficar perdidinha, e acho que por esse motivo tirei uma estrela, porque o final é bem louco e corrido e tudo é muuito detalhado.
Mas a história em si tem muita coisa boa, esse livro não tem a atenção que ele merece e fico muito feliz de ter comprado a série em uma ótima promoção.
Super recomendo a leitura, não irá se arrepender de ler essa belezura!

vic. 31/01/2021

Seria perfeito
Se não tivesse o Jeb. O homem bosta, os capítulos que não tinha ele, eu louvava!
@AiloveGibsie 10/02/2021minha estante
Vc não gostou do Jeb?( não sei se entendi certo) Nossa ele me irritou ao extremo!!!

vic. 10/02/2021minha estante
Sim, eu não gostei dele kkkk ele é insuportável mds, odiei ele e acho que se ele n estivesse no livro, seria mto melhor

@AiloveGibsie 10/02/2021minha estante
Exatamente! No segundo livro piora kkkkkkk que ódio que estou dele?

vic. 15/02/2021minha estante
Aí haja paciência p ler esse livro com ele. A alyssa é mto influenciada por ele, isso piora tudo

@AiloveGibsie 15/02/2021minha estante
Simmm, ela faz tudo pensando no que ele vai achar e isso estragou totalmente a personagem??

vic. 16/02/2021minha estante
Sim, nossa. Eu só quero que ela quebre logo esse encanto e fique com o Morfeu hehehehe

@AiloveGibsie 18/02/2021minha estante
Acabei o terceiro livro agr e spoiler: Dá pra piorar.

book eater 01/07/2021

Como é difícil fzr resenha mas vamos la
Bom vou começar falando sobre a história em em si (ps a maioria dos fatos estao na propria sinopse entao nao vai ter spoilers)

Alyssa Victoria Gardner, é uma garota que tem o dom (na verdade maldição) de ouvir os pensamentos de plantas e insetos, ela se """"beneficia"""" disso fazendo mosaicos com os insetos, no intuito de silencia-los.

Seu medo é acabar da mesma maneira que sua mãe, num sanatorio, pois esse dom/maldição assola as mulheres da familia Liddel de geração em geração desde a Alice Liddel, sim, a mesma do conto do Lewis Carrol.

Supostamente a Alice cometeu erros em sua estadia no Pais das maravilhas e dona Alyssa tem que concertar.

O livro meio que se baseia nisso, porém dentro dessa aventura da Alyssa também podemos encontrar

-Plot twist
-Friends to lovers
-""Enemies""" to lovers
e o classico triângulo amoroso

Não dei 5 estrelas por alguns motivos:
-O livro é MUITO detalhado o que deixa a leitura complexa.
-Capitulos Enormes (o que complica minha vida por que creio que a maioria dos leitores querem pausar a leitura no fim/início de um capitulo.
-Fora que a lombada veio lascada, a pigmentação da capa é bem frágil, em uma semana de uso ja ta bem lascadinho e eu cuido mto dos livros

depois de meses de ter lido percebi o quanto esse livro tem falhas, erros, problematicas, então venho por meio dessa retirar uma estrela, as outras duas é do Morfeu