Cândido ou O Otimismo

Cândido ou O Otimismo Voltaire

Resenhas - Cândido

Luiz 31/12/2021

O livro é muito bom, divertido e trágico ao mesmo tempo. E se você leu e não sentiu vontade de afundar a cara do Pangloss no soco, você leu errado.

Alexandre.Rangel 30/12/2021

Bom livro!
Bom livro, mas pense numa edição feia! Ilustrações muito feias. Peço desculpas ao profissional, mas foi o que achei.

Lucas.Silva 21/12/2021

Divertido e reflexivo
Esse livro estava presente na minha estante há muito tempo (recebi de presente no início da adolescência) e finalmente deu a chance que merecia. Não me decepcionou nem um pouco. Com uma narrativa muito corrida e cheia de exageros (o que não é nem um pouco negativa tendo em vista o objetivo do autor), podemos perceber críticas feitas a algumas correntes filosóficas, à ambição dos homens (do velho mundo), o desejo por prestígio social, à hipocrisia, assim como o apego a ideias que você mesmo já percebeu serem ultrapassadas. É um livro que nos faz rir e pensar. Além disso: propõe uma ?resposta?, devemos nos preocupar sim com algumas questões filosóficas, mas principalmente trabalhar, trabalhar com seus amigos, familiares e ajudar a sociedade como um todo. Senti-se e ser efetivamente parte do corpo social

juliao.pdf 20/12/2021

o livro tem um ritmo muito corrido o que eu particularmente acho bom pq sinto que a leitura flui mais fácil

porém minha conclusão eh vai se fder pangloss esse nunca vai ser o melhor dos mundos

Deco 10/12/2021

É preciso cultivar nosso jardim.
De maneira divertida e satírica, Voltaire brinca com as varias correntes filosoficas deterministas de sua época. Faz graça com as hipocresias eclesiasticas, com reis falidos, filosofos que pregam o que não acreditam e, principalmente, a enfadonha vida da nobreza.

Essa versão, contendo numerosas notas de rodapé é ótima para se compreender, na plenitude, o cenário e os personagens cidados pelo autor.

Renata Rezende 07/12/2021

Gostei muito!
É aflitivo o tempo todo e muito bom! Os contratempos e a maneira que Cândido vê o mundo vão se equilibrando.

alexandra165 26/11/2021

não consigo avaliar o livro objetivamente.
percebi a presença das metáforas e a crítica forte ao otimismo, mas esse jeito do livro me desanimou.
tudo é contado com muita naturalidade e é extramemente exagerado, além disso o livro falhou se estava tentando me fazer pensar.
porém, se vc gosta de livros de humor um pouco ácido e que nos faz pensar, talvez esse livro te agrade.
não recomendo :)

Léia Viana 25/11/2021

"O que é otimismo?" "É a fúria de sustentar que tudo está bem quando se está mal "
Na crença do mundo como o melhor dos mundos possíveis, já que criado por Deus, a criatura perfeita, em um mundo com o máximo de bem e o mínimo de mal, Voltaire ridiculariza o otimismo, assim como é um crítico voraz a alguns aspectos de sua época.

Este livro está mais para um conto filosófico, narra a história de um jovem - Cândido - vivendo num paraíso e recebendo ensinamentos do otimismo de Leibniz (filósofo) através de seu mentor, Pangloss. A obra retrata a quebra deste estilo de vida quando Cândido se desilude ao experimentar dificuldades no mundo. O que leva o leitor a percepção de que, o fato de ser otimista, acreditar na filosofia desse estilo de vida, mais atrapalha do que ajuda.

Falta um adjetivo que qualifique bem o que senti com essa obra de Voltaire. Livrinho fininho, com menos de 200 páginas, mas, com tanto conteúdo, tantas informações, entendimento e humor, sim, me diverti lendo "Cândido, ou o Otimismo", assim como cheguei a conclusão de tantas coisas, mas tantas!

O impacto que tive no término do livro com essa pequena conclusão:
"...mas é preciso cultivar o nosso jardim." E não há como não concordar com Gustave Flaubert:
"O fim do cândido representa para mim prova incontestável de um gênio de primeira ordem; a marca do mestre está nessa lacônica conclusão, tão estúpida quanto a vida em si."

Meu entendimento nessa história foi a de acharmos um equilíbrio, da necessidade de assumirmos o protagonismo das decisões, dos objetivos da nossa vida. E o que fica de ensinamento para mim é: "... O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade."

Luciano 21/11/2021

me surpreendeu MUITO
Eu tava vagando pela lojinha do kindle unlimited (aproveitando os meses de graça que tinha após ter ganho o aparelho) e me deparei com? VOLTAIRE
Fiquei até confuso na hora, não é um escritor q n costumamos falar sobre apesar de ser conhecido pra um crl? enfim fui dar uma chance ao livro gratuito dele, não tinha nada melhor pra ler afinal

lembro que no primeiro dia de leitura li uns 40% do livro (sou extremamente lento com leituras então isso foi realmente memorável), o livro fluiu SUPER bem, uma história EXTREMAMENTE boa, MUITO divertida (sim, voltaire é divertido) e não da vontade de parar de ler

lembro que no final fiquei meio cansado, não pq o livro perde o ritmo, mas pq infelizmente tinha feito intervalos muito longos entre os dias que li o livro e acabei perdendo um pouco o fio da meada. Porém não estragou nem um pouco a experiência, o final é maravilhoso assim como toda a história que eu lembrava

definitivamente vale a pena todos lerem
é uma história muito fácil e gostosinha de ler, recomendo a todos que já leem livros mais clássicos, os que querem começar a ler e aqueles que nem se imaginam lendo!!

Laercio.Luiz 12/11/2021

O melhor e mais divertido deboche da história sobre a metafísica do otimismo leibniziano!!!
Esse livro é uma obra absurdamente engraçada que faz qualquer otimista que o lê repensar suas conclusões desonestas sobre o mundo, uma sátira genial e matadora da filosofia alemã leibniziana, um livro hilário que até mesmo com todas as atrocidades e horrores que apresenta é gostoso de se ler pela comicidade.

Franco 11/11/2021

Ou, das histórias velhas mas atuais.
enredo:

Cândido é um sujeito que vive a vida (ou tenta viver, né) sob a máxima filosófica de que tudo está do melhor modo possível pois vivemos no melhor dos mundos possíveis. O problema é que a vida só faz lhe mostrar desgostos, desventuras, sofrimento e todo tipo de corrupção. Até que ponto aquele otimismo filosófico pode resistir?

(possíveis) pontos positivos:

- narrativa baseada em episódios bem demarcados, curtos e encadeados;
- uma pegada de aventura passando por diferentes locais do mundo;
- humor sutil, mas com pitadas de absurdo e deboche;
- lotado de referências (históricas, religiosas, políticas, etc).

(possíveis) pontos negativos:

- a estrutura do enredo logo é compreendida e fica um pouco repetitiva (azar após azar caindo sobre o protagonista e demais personagens);
- o humor e as referências dependem do conhecimento da época de escrita do livro e da vida do próprio autor (um desafio particular num livro tão antigo);
- a narrativa tem um ritmo um pouco atropelado.

o que mais impressionou:

o quão atual é crítica do livro. Numa época em que tanto se fala de 'praticar a gratidão', de 'pensamento de abundância', e de outras ideias fincadas no pensamento positivo ingênuo (menção honrosa aqui aos coachs quânticos), nada mais necessário do que doses de ceticismo e de pé no chão. Talvez todos precisemos, assim como Cândido, chegar à conclusão de que o que vale mesmo é cultivar o nosso jardim.

Elisangela0 03/11/2021

Tudo está bem quando tudo está mal?
A história é uma sucessão desgraças ocorridas na vida dos personagens: guerra, desastres, prisões, exploração dos mais fracos, estupros, crueldades e outros horrores. Tudo levado ao extremo com o objetivo de satirizar o pensamento do otimismo da época . Cândido passando por tudo isso ainda matinha sua esperança, afinal para ele o otimismo era "a fúria de sustentar que está bem quando está mal".

A frase de Panglos que dizia "as coisas não podem ser de outro jeito: pois tudo sendo feito para um fim, tudo é necessariamente para o melhor fim" é ser complacente com a ideia de que as atrocidades além de inevitáveis , são necessárias. Após a leitura do livro considero o pensamento de Panglos não otimista, mas de certa forma conformista.

Teco3 01/11/2021

Se trata de uma sátira a respeito daqueles que acreditam que tudo está otimizado por um ente superior para que se concretize o melhor dos mundos possíveis. Algo como que uma série de tragédias fossem necessárias para se chegar a um bom fim. O argumento acima descrito e o enredo de dom quixote de wesfalia podem parecer simplorios, mas garanto para vocês, se trata de um dos melhores livros que já li.

rafinha 18/10/2021

O livro se torna extremamente importante quando é feita a avaliação dos elementos caracterizados por voltaire. A leitura é fluída e por vezes engraçada, uma peça incrível para o entendimento das críticas feitas pelo iluminismo de voltaire