Cândido

Cândido Voltaire

Resenhas - Cândido

Claire Scorzi 29/01/2009

Receita contra insônia
Não leia este livro se estiver tentando dormir. Foi o que eu, desavisada, tentei fazer: ler para relaxar e dormir. Quando dei pela coisa eu ria tanto que espantei por completo o sono.
Albino 29/05/2011minha estante
O riso em mim provocado foi um riso nervoso, do elemento supresa da ingenuidade...e da crença na sociedade como um todo.

Foi uma leitura de uma sentanda...pois fiquei curioso em saber como iria terminar, caia a ficha ou não na personagem Candido...

Tudo depende de como cultivamos o jardim.

GIZ 13/12/2011minha estante
É Claire, hj estamos nos esbarrando por aqui... Tô precisando de um livro assim... Assim que passarem as provas, Candido vai entrar na frente de quem estiver... rs

Excluido 22/06/2020minha estante
Realmente, Eu li aons 15 anos... Fiz uma releitura esse ano, foi íncrivel... que livro!!!!

rfalessandra 09/07/2022

Cândido, ou o Otimismo
Demorei um pouco para me acostumar com escrita por ser uma obra do século XVIII, mas depois fluiu bem eu estava era me divertindo.
O Cândido mesmo passando pelos seus infortúnios, seus perrengues, não perdia seu otimismo, sua pureza e a sua simplicidade.
O autor soube desenvolver a história de cada um dos personagens, e reencontro deles com o Cândido no final foi surpreendente.
O Martin e o Cândido filosofando perceberam que o homem não nasceu para o descanso, pois o trabalho afasta três grandes males de nós: o tédio, o vício e a necessidade.
"Precisamos cultivar o nosso jardim."
13marcioricardo 09/07/2022minha estante
Parece muito bom ?

rfalessandra 10/07/2022minha estante
Sim o enredo é atual, mostrando a arrogância dos poderosos da época e ao mesmo tempo dicularizando os pensandores filosóficos o toque de humor.

Michela Wakami 06/01/2023

Um livro que nos faz refletir sobre a vida, e te mostra a realidade do mundo que vivemos, e o quanto é verdadeiro o fato que todos nós temos nossas próprias lutas e dificuldades.
Será que ser otimista nos ajuda a vencer as nossas batalhas?

Lista de Livros 24/12/2013

Lista de Livros: Cândido, de Voltaire
“Nada era tão belo, tão lento, tão brilhante, tão bem ordenado como os dois exércitos. As trombetas, os pífaros, os oboés, os tambores, os canhões formavam uma harmonia tal como nunca houve no inferno.”
“– O que é o otimismo?
– Bem, é a ânsia de sustentar que tudo vai bem quando se está mal.”
“– Mas com que finalidade este mundo foi então formado?
– Para nos enfurecer.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/08/candido-voltaire.html

William LGZ 26/08/2023

A resposta para os meus sofrimentos
Li este livro logo após um que me deixou realmente mal da cabeça e, apesar deste aqui não ter resolvido os meus problemas internos logo de cara, ele me mostrou um belo caminho para superá-los através de uma muito divertida e excêntrica sátira.

Aqui temos Cândido (que por sinal foi inspiração para o Candinho de "Êta Mundo Bom!") expulso de um luxuoso castelo após ter beijado a filha do barão, sua prima Cunegundes, e obrigado a desbravar um mundo caótico e cruel porém sempre seguindo os preceitos ensinados pelo seu mestre Pangloss, que afirma que embora as atribulações eles viviam no melhor dos mundos e sempre há algo de bom para se tirar em qualquer situação.

A graça do livro está no fato dessa filosofia ser realmente colocada à prova ao longo da narrativa das mais variadas e absurdas formas possíveis, o que faria até o mais positivo dos homens ficar completamente doido, entretanto o protagonista se mantêm convicto nos seus ideais e alcança uma conclusão e resolução espiritual que vale muito a pena acompanhar.

É uma leitura essencialmente cômica, e que vai divertir pela maior parte do tempo, mas que traz mensagens realmente muito boas e que engrandecem ainda mais a experiência. Para mim, uma obra-prima do gênero e definitivamente sugiro que todos a incluam em suas listas pois compensará demais!

Joyce429 04/04/2022

Muito bom!
É um conto filosófico satírico, que crítica a ideia otimista e conformista do filósofo alemão Leibnitz de que "vivemos no melhor dos mundos possíveis".

A história é muito dinâmica, Cândido e seus amigos passam por uma sequência de reviravoltas surreais, em uma sucessão de desgraças que parece não ter fim. Alguns momentos são muito engraçados, e é impossível não querer saber como tudo acaba.

Juju 01/12/2022

Sem dúvidas, Voltarei a ler Voltaire
Como posso não ter lido Voltaire antes???

Cândido ou o Otimismo deveria ser uma leitura obrigatória! Obra magnífica, cheia de reflexões e temas pertinentes.
Incrível como Voltaire nos leva a viajar com seus personagens em cada uma de suas poucas páginas!
Literalmente uma volta ao mundo em oitenta páginas ( como afirma Ítalo Calvino, em Como ler os Clássicos).

Uma indicação de um amigo, que vale a leitura e a releitura!

DIRCE 12/10/2014

Enriquecedor e tragicamente hilário.
Existem escritores que me assustam ( meu receio é que sejam muito Cult para minha pessoinha) e, dentre eles, estava Voltaire, porém as resenhas, daqui do Skoob, especialmente a da Glaucia, fizeram com que eu deixasse o meu receio de lado e me incentivaram a ler Cândido.
Esperava fazer uma leitura descontraída e divertida, mas ...espera aí: para, para, para tudo. Eu me senti do mesmo modo que me sinto diante dos tais vídeos cassetadas,vídeos divertidos e assemelhados, mudo de canal, pois não acho a menor graça -seria o mesmo que rir de uma pessoa que cai próximo de mim. Ara, ara...não faz o menor sentido. Parei. Busquei afastar da minha mente a névoa que ofuscava a lembrança de Calvino e, essa busca, me permitiu voltar à leitura com um novo olhar.
Cândido era um agregado de certo barão e, segundo seu professor ( Pangloss), vivia em um reino que era o melhor lugar do mundo. Todavia, Cândido se apaixonou pela diva Cunegundes, mas como ele não possuía sangue azul, foi expulso do reino.
Lançado à vida, vai parar em meio à guerras, terremoto, é açoitado e por pouco perde a vida.Continua sua jornada, encontra o Eldorado, enriquece, conhece seus semelhantes, pouco a pouco vê sua fortuna se esvair, mas, ainda assim, continua vendo a vida com os óculos de lentes cor- de- rosa que seu professor lhe impusera.
O viver é feito de voltas e reviravoltas e, foi graças a essas reviravoltas que Cândido teve seu quinhão de felicidades, porém, dessa feita, com os pés no chão. Simples assim? Claro que não. Cândido ou O Otimismo é um livro filosófico onde Voltaire critica a religião ( a católica face o desmando da Inquisição) o exercito , o governo e a filosofia do Otimismo. E agora, é simples assim? Claro que não. Eu, uma leitora adepta das leituras tortas, comparei Pangloss a nós - mães. Nós queremos proteger nossos filhos das frustrações, os criamos sob uma redoma, fazemos uso dos óculos de lentes cor-de-rosa, nos recusamos a deixá-los a aprenderem empiricamente, a valorizarem aquilo que obtiverem com seu trabalho, a aprenderem, como muito bem disse Cândido, a cultivarem os seus jardins .
Essa obra é enriquecedora e, tenho que confessar: tragicamente hilária.
Gláucia 21/10/2014minha estante
Uma das melhores surpresas literárias, simplesmente delicioso.
Acredito que uma pessoa que entenda de filosofia fará uma leitura diferente e mais profunda pois enxergará aspectos não vistos por um leitor não habituado ao tema (como eu). mesmo assim é um livro que pode ser lido por qualquer um. Bom que tenha gostado também.

DIRCE 21/10/2014minha estante
Concordo, Gláucia.
Um livro que agrada a gregos e troianos.
Obrigada.
bjs

Marta Skoober 24/10/2014minha estante
Meu problema com Cândido foi o excesso de expectativas.
E coitado, morria de pena enquanto lia.

DIRCE 24/10/2014minha estante
Marta, a expectativa, na maioria das vezes, é nociva e compromete sobremaneira a leitura. Ah! mas o importante é que o Cândido "acordou" para a realidade.
bjs

laxxal 03/03/2022

Adorei começar a ler Voltaire por esse livro, que escrita sensacional. Estou com muita vontade de ler outras obras do autor.

A história de Cândido é cheia de altos e baixos e te surpreende a cada capítulo, logo no início ele é expulso de casa e começa a viajar explorando o mundo. Os personagens que cruzam seu caminho são muito marcantes e de forma irônica fazem diversas críticas à sociedade, gerando ótimas discussões entre os personagens.

Cândido viaja o mundo no caos em busca de seu objetivo de vida e quando as coisas finalmente se estabilizam na história, as discussões dos personagens voltam a causar inquietações que trazem ainda mais reflexões atemporais sobre a vida.

Recomendo! ainda mais nessa edição maravilhosa.
Anhume 04/03/2022minha estante
Uau!!! Me deu vontade de ler o livro depois da sua resenha.

laxxal 04/03/2022minha estante
aah fico muito feliz! leia mesmo que vale a pena, tomara que vc gostee

Felipe 28/08/2021

Candido ou o Otimismo
Fiz uma releitura por outra editora desse exemplar de Voltaire, havia lido a primeira vez em 2002, ainda no ensino médio. O tempo passou e algumas lacunas filosóficas que ele despertou em mim foram preenchidas parcialmente pelo tempo, outras permanecem como algo a ser respondido, no entanto essa obra apresenta o meu despertar mais consciente pelo gosto da leitura, digo que foi primordial para meu entendimento do mundo, ainda dou risadas ao ler trechos como se fosse a primeira vez. Essa obra apresenta um sarcasmo, ironia, um estilo de tirar sarro do mundo que fez com que o autor sofresse alguns revezes na vida, e em toda a sua obra. Muito comum acontecer no mundo onde os homens preferem ver e ouvir tudo menos a verdade.

Livro que livra 13/03/2023

Sarcasmo, ironia e verdades!
Conto publicado em 1759, o qual narra as andanças e desventuras de Cândido pelo mundo, após ser expulso do castelo de um barão na Prússia do século 18.

Humor inteligente e pontual, recheado de sarcasmo contra os jesuítas e sátira anti militarista.
A narrativa de Voltaire denuncia a crueldade da escravidão e colonização - crítica, ao tráfico de escravos: ?É por esse preço que vocês comem açúcar na Europa ?. -capítulo 19
A saga de Cândido revela como o mal se conecta entre a Europa e suas colônias.

A miséria e a dor estão em toda parte. Denuncia também a submissão das mulheres ao capricho masculino (estupro, escravidão e prostituição).

A narrativa nos conduz a pensar sobre nossas relações, anseios e preconceitos. Obra provocativa, engenhosa e instigante, traz uma forte reflexão sobre a vaidade humana, problema do mal, a tolerância, a guerra e o fanatismo religioso.

Duas passagens reflexivas: ?É preciso cultivar o nosso jardim?. Expressão para demonstrar a necessidade da ação.

O velho turco diz: ?o trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade?.

arthurzito 14/03/2021

Um favorito
Acredito que a ideia central do livro seja uma sátira ao "ao melhor de todos os mundos" defendida pelos Otimistas e caso a ideia seja essa, o livro é perfeito. No momento que comecei a leitura me senti obrigado a acabar o mais rápido possível, cada capítulo tem seu clímax e você não quer perder nada; mas oq me deixou ainda mais entusiasmado foi o número do capítulo vir com uma resumo do que aconteceria, gostei muito disso. Recomendo a todos!
Layla.Ribeiro 14/03/2021minha estante
Minha próxima leitura do mês

arthurzito 14/03/2021minha estante
Acho que vc vai gostar, muito divertido. Tem o humor de Oscar Wilde.

Layla.Ribeiro 26/03/2021

Gostei de conhecer a escrita de Voltaire
Uma obra riquíssima sobre o maior filósofo iluminista, nunca pensei que ler Voltaire fosse tão fácil e bom, linguagem e enredo fluído, queria ter conhecido antes. Voltaire traz na história de Cândido cheio de desgraças por cima de desgraças, crítica à nobreza e ao clero algo bem marcante no Iluminismo, além da crítica ao próprio Otimismo. Apesar das várias desgraças achei este livro divertidíssimo por conta das ironias que o autor traz.

Edu 01/01/2010

Não sejamos pessimistas, mas...
Cândio, ou O Otimismo, é minha obra literária favorita. Trata-se de uma ode a ironia. É tão atual quando toca em assuntos como violência, intolerância e abuso de poder. É um soco no estômago da irracionalidade. Ninguém foi tão sarcástico como Voltaire o foi em Cândido, atacando a ingenuidade cega de uma Humanidade inexistente, através da personagem principal. Cândido serve de contraponto para aqueles que enxergam o mundo por um viés unicamente colorido no "melhor dos mundos possíveis". Cultivemos nosso jardim. Não que eu seja um pessimista.