Cândido

Cândido Voltaire

Resenhas - Cândido

Carolina.Gomes 19/03/2021

As desventuras de Cândido
Cândido é um jovem rapaz que vive em um castelo em Westfália, cujo barão é o pai da bela Cunegundes.
Dentre os moradores do castelo está Pangloss, filósofo otimista e preceptor de Cândido, que sustenta a ideia de ser aquele o ?melhor dos mundos possíveis?.
Cândido, se apaixona pela filha do barão e é expulso do castelo porque são flagrados juntos.
A partir daí, tem início uma sucessão de desventuras bizarras e cômicas que me fizeram dar boas risadas.
As situações vividas por Cândido muito se assemelham àquelas vividas por D.Quixote.
Um clássico curtinho e imperdível! Recomendo!

Layla.Ribeiro 26/03/2021

Gostei de conhecer a escrita de Voltaire
Uma obra riquíssima sobre o maior filósofo iluminista, nunca pensei que ler Voltaire fosse tão fácil e bom, linguagem e enredo fluído, queria ter conhecido antes. Voltaire traz na história de Cândido cheio de desgraças por cima de desgraças, crítica à nobreza e ao clero algo bem marcante no Iluminismo, além da crítica ao próprio Otimismo. Apesar das várias desgraças achei este livro divertidíssimo por conta das ironias que o autor traz.

Júlia Tinti 04/04/2021

A escrita de Voltaire me envolveu mais do que o esperado, acompanhará a trajetória de Candido foi interessante e surpreendente.
Impressionante como esse livro escrito a muitos anos tem tanta relação com os dias de hoje, recheado de críticas atuais, justamente por isso que se tornou um clássico!!

Que possamos cultivar o nosso jardim!

Marcelo 04/04/2021

Surpreendente
Adorei o livro, não esperava uma história tão divertida, bem humorada, mas também carregada de sarcasmo e crítica social. Considero que as observações colocadas por Voltaire através dos personagens são em grande parte válidas ainda hoje. Percebi também alguns pontos que denotam os preconceitos raciais e sociais da sociedade da época. Num todo considero a obra maravilhosa e entendo agora a importância que possui na literatura mundial.

Fabio Di Pietro 07/04/2021

Fluido e tragicomico
Não se enganem achando que o livro será mega cabeça, filosófico ou cheio das divagações. Pelo contrário.
A história é extremamente fluida, mostrando o trágico da vida e um otimismo cego do nosso protagonista.
A história poderia soar até rasa, mas é cheia de ironia e passa, de forma prática e exemplificativa, alguma das ideias do filósofo.
A edição da editora 34 é impecável. Traz ilustrações interessantíssimas, bem como um breve prefácio que já nos contextualiza e um posfacio de Ítalo Calvino, que destrincha e traz luz à essa obra prima.

Daniella.Santos 12/04/2021

Edição incrível
O livro em si é muito bom, foi o primeiro livro de filosofia que li então não tenho parâmetros de comparação, mas achei Voltaire extremamente sarcástico e com uma escrita mais leve do que imaginava. Meus pontos extras vão para essa edição da penguin que como sempre é tão rica em textos de apoio que faria até o pior dos livros fazer sentido.

Lucas.Batista 28/04/2021

Absolutamente engraçado e satírico.
Saber que esse livro foi publicado em 1759 faz com que, ao término da leitura, fiquemos refletindo sobre o quão geniais foram algumas personalidades.
Livro absolutamente genial. A maneira mordaz com a qual Voltaire satiriza as filosofias de Leibniz e Russoe são fantásticas.
Não há muito o que falar, pois a história é curta.
Basta dizer que o protagonista, senhor Cândido, que crê viver no melhor dos mundos (filosofia de Leibniz) tem sua "fé" testada ao longo do livro inteiro.
Destaco aqui a parte na qual Voltaire satiriza a ideia do "bom selvagem" roussoeneano, utilizando canibais sul-americanos.
A edição da penguin, como já é padrão, possuí ótimo prefácio e notas.

Beth 06/05/2021

Uma leitura rápida, de capítulos curtos. Uma sucessão de desgraças que está no melhor dos mundos.

Bruna.Lourenco 08/05/2021

Gênio
Obra prima que demorei pra ler e que levanta muitas reflexões. Somos mais Pangloss ou Voltaire? Ambas as reflexões e visões tem sua razão, afinal, são faces da mesma moeda.

Buscar o melhor dos mundos sem deixar de cultivar o próprio jardim talvez seja a solução.

Maria 19/05/2021

Isso. É. Muito. Bom
O livro é simplesmente um cara se fudendo todo pra procurar uma garota com nome estranho, e o melhor, no final ele ainda descobre que ela ficou feia e chata e casou com ela de má vontade.
O Cândido tem sorte e azar ao mesmo tempo KKKKKKKKK
O livro é bem curtinho, o que significa "hummm vou ler de noite" "eita eu já terminei e são três horas da manhã, nem vi a hora passar KKK"
Leiam, muito bom mesmo
Tem partes engraçados tem outras tristes
E TEM UM POVO QUE PARECE IMORTAL MEU DEUS???????

Tô fazendo essa resenha indo pro colégio Bom dia e me dêem forças pra não me matar na aula de física.
Boa leitura.

Ferreira Linhares 06/06/2021

Cândido, ou o Otimismo
Não esperava nada de especial nesse livro, mas com certeza não esperava que fosse tão engraçado e tão louco como é rs
Vários nomes estranhos que aparecem e acontecimentos ainda mais estranhos que fizeram a leitura que já é curta ser ainda mais fluida. Vale a pena dar uma chance para rir um pouco com essa galera muito doida kkk

Valen 14/06/2021

Cândido, sorte no azar?
Li esse livro por indicação do meu namorado e estava com medo de não conseguir acompanhar a leitura e não entender o livro, já que nunca li algo do gênero, mas para minha surpresa é uma leitura super fluída e gostosa, acho que é um ótimo ponto de partida para quem quer se aventurar por livros mais filosóficos.
Para mim, um dos pontos altos da história é se o Cândido é um tremendo azarado, porque só acontece desgraça na vida dele, ou se é um sortudo já que os outros sempre se ferram mais do que ele, por fim chego a conclusão que tudo vai da melhor maneira possível