Cândido

Cândido Voltaire

Resenhas - Cândido

Raphael 20/06/2021

O otimismo exagerado
Acompanhamos as desventuras de Cândido, que mesmo com tudo de ruim, continua seguindo a filosofia de seu mestre Pangloss, de que tudo está bem, o que com o tempo percebe que não é verdade. Leitura muito rápida e fluida, recomendo.

Khaolinha 22/06/2021

Gatilhos
É um livraço, mas muito desagradável de ler. Tem muita violência, violência contra a mulher e contra o ser humano de um modo geral, zoofilia, canibalismo e outras coisas de pior que o homem pode praticar contadas como se falasse sobre os formatos que as nuvens adquirem.

mila 30/06/2021

foi um livro q eu demorei de início a gostar, mas me acostumei com a escrita e achei incrível as tantas histórias q cândido viveu

Ana Rubia 03/07/2021

Pra quem gosta de filosofia, sociologia, desventuras da vida e pensamento positivo.
Até ontem o otimismo de uma pessoa pode levá-la?
Nesta obra você conhece Cândido e acompanha os desafios que ele passa desde o seu nascimento e o pensamento positivista que o seu professor incute nele desde a juventude.
Vale a pena ler e desenvolver um pensamento crítico sobre o ser humano, nunca deixando de observar o período histórico de quando a obra foi escrita.

Victória 18/07/2021

Cândido, ou o acaso
"Pangloss lhe explicou como tudo era e como não poderia ser melhor."

Por quantas provações pode uma pessoa passar?! É o que Cândido experimenta nesse livro.
Após ser expulso do castelo de onde vivia por se envolver com a filha do barão, Cândido passa por diversas desgraças, e sofre constantemente a ação do acaso, sempre com o pensamento de que tudo acontece por uma razão.

Voltaire conta tais situações de forma muito engraçada, enquanto confronta diversos conceitos vigentes na sua contemporaneidade, como a política e a ação da religião.
Chega a citar também várias figuras com as quais conviveu, o que torna a leitura uma viagem ao passado.

É um livro leve e bem interessante, e que traz constantemente reflexões a respeito da relação do homem com o seu entorno, seus propósitos e a busca pela felicidade.

Lara 24/07/2021

Cândido, ou o Otimismo
Não sei o que aconteceu com esse livro, pq vi VÁRIAS pessoas dizendo que não conseguiam parar de rir lendo esse livro e eu não consegui dar nem uma risada. Não sei se foi pq minha edição é diferente da das pessoas, mas não consegui rir pq só acontecia desgraça no livro, literalmente.

É uma escrita um pouco difícil de entender, mas nada MUITO difícil, a ponto de não conseguir entender o que está escrito.

???/5

Alexandre Melo @livroegeek 03/08/2021

Foi uma leitura relativamente rápida, (eu que demorei pra me dedicar) de linguagem acessível. A edição da Penguim conta com ótimas notas de rodapé que auxiliam na observação do panorama histórico.

Voltaire critica a visão fundamentalista das coisas, mostrando que a trajetória humana está suscetível tanto a sucessos quanto a desgraças, e que as pessoas, por vezes, escolhem o pior caminho, mostrando a imprevisibilidade da vida.

astrphysics2 07/08/2021

o melhor dos mundos possíveis?
?Talvez haja nisso algo de bom? replicava Cândido.
?Pode ser?, dizia Martinho, ?mas não o conheço.?

nesse livro voltaire nos traz uma versão satirizada do otimismo em que tantos filósofos usavam como modo de ver o mundo.

a leitura não me deixou animada e inclusive demorei bastante para ler considerando que não chega a 200 páginas... mas no geral é bem interessante.

Mia 17/08/2021

Filosofia que faz rir
Nunca pensei rir tanto com um livro escrito por um filósofo. Talvez é apenas preconceito, mas é um romance cheio de intriga e verdadeiramente bom. Lê-se muito bem, é pequeno, e a história vale por si

Daniel1841 21/08/2021

Absurdamente incrível
Esta é uma leitura deliciosa, com capítulos curtos, em que cada um representa um episódio vivido por Cândido, Pangloss, Cunegundes e outros. Claramente uma crítica ao otimismo, mas cheio de crítica social e religiosa!
Impossível parar de ler! E cuide do seu jardim (leia pra entender)!

Felipe 28/08/2021

Candido ou o Otimismo
Fiz uma releitura por outra editora desse exemplar de Voltaire, havia lido a primeira vez em 2002, ainda no ensino médio. O tempo passou e algumas lacunas filosóficas que ele despertou em mim foram preenchidas parcialmente pelo tempo, outras permanecem como algo a ser respondido, no entanto essa obra apresenta o meu despertar mais consciente pelo gosto da leitura, digo que foi primordial para meu entendimento do mundo, ainda dou risadas ao ler trechos como se fosse a primeira vez. Essa obra apresenta um sarcasmo, ironia, um estilo de tirar sarro do mundo que fez com que o autor sofresse alguns revezes na vida, e em toda a sua obra. Muito comum acontecer no mundo onde os homens preferem ver e ouvir tudo menos a verdade.

Jezzy 30/08/2021

Nada como um iluminista para reavivar a mente
Em tempos tão conturbados, os clássicos sempre provam o seu valor e mostram porquê são, afinal, livros essenciais para a cultura e a sociedade ocidentais.
Em Cândido, ou O Otimismo, Voltaire apresenta uma narrativa simples e repleta de críticas sociais e filosóficas que são importantíssimas para o momento atual.

Enquanto acompanhamos as aventuras e desventuras do jovem Cândido, fidalgo criado em uma bolha de prosperidade e ideias românticas, que se vê expulso desse pretenso paraíso na Terra e é obrigado a sobreviver em uma Europa caótica, temos a oportunidade de nos deliciar com as observações e críticas de um dos maiores pensadores da nossa História.
Voltaire discorre sobre a infame relação entre religião e política, sobre ganância e guerra, sobre orgulho e honra, sobre discurso e prática, sobre ingenuidade e burrice, sobre a inquietude do espírito humano, e sobre quem não observa a realidade para além do próprio (já definido e arraigado) ponto de vista.
É uma narrativa divertida, surpreendente, e com um final que nos inspira e conscientiza a mudar aquilo que se pode mudar, e não perder tempo correndo atrás de filosofias absolutas.

Obs.: Achei um tremendo bônus o fato de o Brasil ser citado mais de uma vez na obra!

Soso 30/08/2021

Não sei bem o que dizer
É um livro que satiriza o Otimismo, então sem dúvida acaba por ser divertido para pessoas que, como eu, tendem a ser um pouco mais pessimistas
Quanfo eu peguei pra ler, não dei nada, mas até que consegui me entreter com a leitura
Não colocaria em uma lista de prioridades de leitura