Cem Gramas de Centeio

Cem Gramas de Centeio Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

João Dantas 24/03/2020

O livro já começa bem frenético, pois a morte da primeira vítima já acontece bem nas primeiras 10 páginas
A Agatha é impressionante, me fez gostar do personagem que era o assassino sem eu saber...

Fernanda 03/04/2020

Um ótimo mistério, como em todos os livros de Agatha. Um ótimo e rápido passatempo.

Leonardo 25/04/2024

Ao longo da história, a autora habilmente tece uma teia de suspeitos e motivos, mantendo o leitor intrigado e tentando adivinhar a identidade do assassino.

Dany_Ri 20/07/2009

Livro da minha autora preferida, logo: Fantástico. A Agatha consegue te manter presa no livro do começo ao fim.

Paulo Silas 01/02/2020

"Cem Gramas de Centeio" é mais uma boa história de Agatha Christie. Não figura dentre os melhores livros da autora, mas ao mesmo tempo também não decepciona o leitor. Num desenrolar típico dos casos que são contados em seus livros, a obra traz um crime central, do qual se desdobra em outros, e os vários elementos que aparecem como pistas aos personagens investigadores e também ao próprio leitor, tendo-se assim aos poucos as peças necessárias para que o quebra-cabeça que desvenda o mistério seja montado no final da trama. Assim, o livro segue o estilo Agatha Christie de ser: uma boa trama com um bom final que surpreende e satisfaz o leitor interessado.

Rex Fortscue é um rico empresário, responsável por uma grande empresa, que vem a morrer em seu escritório logo após beber o seu costumeiro chá matinal. Com a suspeita de que sua morte se deu por envenenamento, inicia-se a investigação para descobrir a causa da morte, o motivo e responsável pelo homicídio. O inspetor Neele é quem fica responsável por conduzir a investigação, essa que se inicia no escritório e chega até a casa dos Fortscue. Todos os moradores da casa, empregados, filhos, esposa e demais familiares da vítima, geram suspeita na mesma medida que a afastam, de modo que o trabalho do inspetor com os interrogatórios é constante a fim de que, aos poucos, informações relevantes sobre o passado de Rex possibilite algumas conclusões possíveis sobre o crime. Tornando a coisa ainda mais complicada, no curso da investigação outras duas mortes acontecem na casa do Fortscue. A chegada Miss Marple, que conhecia uma das vítimas, torna a investigação mais interessante, pois as deduções da simpática e peculiar senhorinha auxiliam bastante o trabalho do inspetor Neele. É a partir desse cenário que o mistério para descobrir quem foi o responsável pelas mortes se desenrola.

Miss Marple é a icônica personagem de Agatha Christie que aparece nessa obra. Por mais seja a personagem de destaque, justiça necessária deve ser feita ao inspetor Neele, pois é ele que faz a maior parte do trabalho dedutivo. É verdade, porém, que Miss Marple é a responsável tanto por fornecer a resposta sobre uma situação intrigante da história (Rex Fortscue estava com cem gramas de centeio - daí o título do livro - em seu bolso quando morreu) como também por desvendar sozinha o mistério sobre os crimes, revelando ao inspetor quem, como e por qual motivo praticou os homicídios. Mas inobstante aparecer pouco na história (a primeira aparição de Miss Marple se dá tão somente na metade do livro), os fatos que são trazidos ao leitor são descobertos pelo inspetor. De todo modo, a peculiar dupla acaba funcionando muito bem, fornecendo um ótimo final que explica todos os pontos da história. "Cem Gramas de Centeio" é assim então mais um bom livro de Agatha Christie, contando com Miss Marple como uma de suas famosas personagens presentes na obra.

Leticia.Monalisa 25/12/2019

Agatha Christie nunca decepciona!
Simplesmente genial e construído com o máximo de cuidado. Estou surpresa e ao mesmo tempo com a sensação de que eu deveria ter percebido antes, mas nunca chegaria nessa conclusão.

Michele Nunes 19/12/2019

Como sempre Agatha não decepciona. Um caso intrigante, com personagens interessantes e envolventes. Difícil saber quem é o assassino. Miss Marple dando um show de investigação.

Tiago 10/06/2010

Uma brincadeira macabra levou a resoluta Miss Marple á casa dos Fortescue.
Mais uma vez Agatha Christie escreve uma trama como só ela é capaz de planejar. Uma mansão, um homem rico e várias pessoas de olho no dinheiro. Um clima perfeito para um assassinato. Como sempre vários suspeitos. Só miss Marple para desvendar o caso com uma canção. A estória mostra como pessoas mesmo sendo da mesma família podem mudar em relação ao dinheiro. A Família Fortescue por mais nobre que ela fosse tinha vários conflitos e mágoas entres eles. Agatha nos engana quando nos faz acreditar em um suspeito e logo em seguida o mesmo é morto deixando assim a trama mais interessante. Não é uns dos mais famosos dela mas vale a pena conferir porque essa estória foi muito bem pensada pela 'Dama do crime'.

Viviane 27/02/2015

Poderia ser melhor.
De todos os livros da Agatha esse foi um que matei a charada um pouco antes. Os elementos e a escrita não tiram o brilho da leitura. O que me fascina ao ler Agatha são os sinais que vão sendo deixado para que possamos tentar adivinhar. Envolvente, assim defino esse livro.

Ana Ponce 11/04/2015

Cem Gramas de Centeio
Logo no primeiro capítulo, Rex Fortescue, um homem de negócios nada escrupuloso, mas esperto suficiente para manter-se dentro da lei, mesmo que precariamente, morre envenenado enquanto tomava chá no escritório. As primeiras suspeitas são voltadas ao pessoal do escritório, depois algum inimigo dos negócios e até a própria esposa. Porém ocorrem mais duas mortes (isso não é spoiler – ou é, não sei – está na contracapa da minha edição), e dessa forma aparece Miss Marple, que ajuda o Inspetor Neele na investigação. Tudo leva a uma antiga e inocente canção de ninar, Sing a Song of Sixpence, só que agora as consequências são fatais.
Bom, digamos que de todos os livros que li da autora (bem uns 30), esse foi o que a historia menos colou para mim. Seja o envolvimento de Miss Marple, algumas pistas (tantos as verdadeiras, quanto às falsas), o motivo... não que a historia tenha sido ruim, ou mal construída, de forma alguma, mas simplesmente não me convenceu. Embora tenha dado 4 estrelas, pois tenho o coração muito bom, e a Agatha continua sendo minha autora preferida, além de amar a escrita dela.

Espero que vocês tenham gostado, não tem como falar muito de um romance policial sem dar spoiler. Beijos e até a próxima.

site: http://viajandocompapeletinta.blogspot.com/

Nat 09/01/2017

Sou fã de Agatha Chiristie, e a cada romance que leio dela, quero mas e mas lê. Cem gramas de centeio nos prende do inicio ao fim.

Bell 19/01/2017

Esqueça tudo!
Esqueça tudo o que sabe sobre suspense, pois Agatha Christie com certeza te enlouquecerá.
A história basicamente gira em torno de três assassinatos envolvendo a família Fortescue: Rex, chefe da família, Adele, sua esposa e Gladys a nova empregada da casa. A história é de fácil leitura e muito envolvente, desde o início o leitor é levado a suspeitar de apenas uma pessoa, afinal todas as provas apontam para ele(a)(?!). Porém, Agatha na sua sagacidade faz uma reviravolta e o verdadeiro assassino é então revelado o que me deixou boquiaberta.
Fato delicioso do livro é a presença de Miss Marple, uma velhinha simpática e que põe no chinelo muitos agentes do FBI.
Super recomendo, óbvio.

Dai Angelina 29/04/2017

É sério, mais do que nunca, esqueça totalmente o óbvio
O que posso dizer? Mais uma vez a rainha do crime demonstrou sua genialidade com um desfecho surpreendente e sensacional.
Durante a leitura, surgiram vários palpites, todos se tornaram suspeitos e mesmo os inocentes, de alguma forma resultaram culpados. Ideias mirabolantes surgiram, mas em nenhum, repito, NENHUM segundo cheguei perto da verdade e olha que em vários momentos tive certeza de que isso havia acontecido. E é por esse motivo que admiro tanto essa autora. Ela consegue te fazer acreditar que o crime foi solucionado, quando na verdade você não chegou nem perto. Ela brinca com a nossa mente de uma forma admirável e no final não ficamos decepcionados por estarmos equivocados, mas sim exultantes por termos sidos enganados mais uma vez. Ela faz o impossível se tornar possível e o inacreditável se tornar coerente. Por mais que eu tente, nunca consigo achar um fio solto, então só posso chegar a conclusão de Agatha Christie não é uma autora que deixe fios soltos, ela pensa em tudo e isso é uma característica apenas de mentes geniais.
Devo confessar que não esperava muito desse livro, pois verdade seja dita, o escolhi por falta de opção. Geralmente escolho os casos de Poirot, mas como não tinha nenhum no meu estoque, tive que me contentar com Miss Marple, que embora seja boa, a meu ver não se compara com meu amado detetive belga. Porém, tive uma grata surpresa, pois Poirot não fez nenhuma falta. Miss Marple e o inspetor Neele conduziram a investigação de forma primorosa e conseguiram manter minha atenção até a última página.
Enfim, uma leitura sensacional. Por isso e por muito mais, sinto uma profunda admiração por essa autora e penso que sua inteligência e genialidade (quando se trata de Agatha, impossível não repetir essa palavra) devem sempre ser enaltecidas, pois sem dúvida nenhuma, ela merece.

01/11/2017

Cá estamos com o que, sem dúvida, deve ser o melhor livro da Miss Marple que eu li até agora. E gosto bastante de seguir a ordem de publicação, pois temos a oportunidade de acompanhar o crescimento e envelhecimento da Miss Marple, já que ela é a personagem central de todas as histórias. Mas nada poderia ter me preparado para o que vi em Um Punhado de Centeio.
A começar, foi um livro bem chato de encontrar. Aguardei por meses o seu relançamento pela L&PM Pocket, pois todas as outras edições já estavam esgotadas. Mas a espera valeu a pena, muito! Tudo começa com o envenenamento de Rex Fortescue após tomar seu chá e as circunstâncias do ocorrido tornam-se ainda mais bizarras quando é encontrado centeio em um de seus bolsos. O envenenamento é confirmado como de uma substância encontrada em uma árvore que permeia a propriedade do homem, levantando suspeitas sobre os familiares, especialmente, a esposa Adele.
Um dos filhos, Lancelot, com quem há muito Rex rompera ligações, chega a Londres e, posteriormente, à propriedade da família vindo do Quênia, com a esposa pouco tempo depois do assassinato. O inspetor Neele tem bastante trabalho para entender o relacionamento dos filhos com o pai, já que o outro, Percival parece acreditar que Rex não andava bem das ideias.
Quase em seguida, mais duas pessoas são mortas na mansão da família e a lista de suspeitos não parece, em momento algum, estar próxima de estreitar-se. Miss Marple, então, entra em cena quando uma conhecida sua é uma das vítimas e coloca-se a investigar do seu jeitinho peculiar, mas sempre muito elucidativo.
O que mais gostei em Um Punhado de Centeio é que Agatha Christie, mais uma vez, me fez cair feito um patinho em todas as suas insinuações de quem poderia ser o provável culpado. Ela desvendou a culpa de forma a me pegar completamente desprevenida e justamente com o último personagem que eu teria capacidade de considerar suspeito! Inclusive, já o excluíra da culpa há bastante tempo!
Como já disse várias vezes, as histórias da Agatha são permeadas por muitos personagens e, dessa vez, não poderia ter sido diferente. Muita gente morando na mesma casa só poderia resultar em uma lista considerável de suspeitos que, a cada ato, fato ou frase por ele dita só ia trocando de posição na minha lista de possíveis culpados da situação.
Fato é que, como nos casos mais sombrios, a resolução desta situação estava em uma antiga rivalidade entre famílias que resultou em tragédia e em parentes ressentidos que tiveram muitos anos para remoer o luto e o sentimento de injustiça para planejar exatamente o que aconteceria aos envolvidos, custe o que custasse.
E no meio disso tudo estava Miss Marple, pronta para resolver três assassinatos!
Se você, por qualquer motivo do mundo, ainda não tenha se aventurado nos livros sobre a Miss Marple, talvez devesse começar por Um Punhado de Centeio. Ou talvez não, já que este é, de muito, muito longe, o melhor livro que li até agora dela. Talvez os outros não o superem e você se sinta desmotivado. Mas não desista!
Miss Marple é aquele personagem pelo qual ansiamos qualquer aparição, gesto ou fala que possa nos ajudar a entender um pouco melhor da história e, quem sabe, achar o verdadeiro culpado. Nunca acontece comigo, mas nada me impede de continuar sonhando, não é mesmo? Sem contar que as resoluções são as mais surpreendentes e inesperadas possíveis, pegando a última pessoa que você esperaria estar envolvida na tramoia e a coroa culpada de tudo.
A edição pocket da L&PM é uma graça e a capa eu adorei! Alguns errinhos de português aqui e ali, mas nada muito grave. Diagramação como todos os outros livros pockets da editora que é confortável de ler, mas não muito no caso de livros um pouco mais grandinhos.
De toda forma, seja essa edição ou outra, leia Agatha Christie! Leia Miss Marple! Um ótimo exercício para a mente investigativa e um ótimo estudo da natureza humana, que a nossa velhinha detetive sempre adora ressaltar!

site: http://www.onlythestrong-survive.com.br/2017/01/resenha-um-punhado-de-centeio-agatha.html