Cem Gramas de Centeio

Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Rose 12/03/2020

Agatha não desaponta!
Um ótimo livro que te instiga a acreditar em diversas possibilidades do assassino, mas no fim te surpreende com as ligações e como tudo se encaixa. Super recomendo!

Flor 26/02/2020

Miss Marple
Quando leio que a história terá Miss Marple, já sei que vai ser uma delícia de ler e como a própria, nisso eu nunca erro!

Tayla Cristina 26/02/2020

Miss Marple entra em ação novamente. A leitura te prende do início ao fim. Segue o padrão da autora, ou seja, o final sempre vai ser surpreendente. Adorei a menção ao poema.

Ivania 21/02/2020

Virei fã
O segundo livro da Agatha Cristhie que li foi sem dúvidas tão surpreendente quanto o segundo. Me envolvi com ainda mais profundidade nessa história tentando entender cada passo que a autora descrevia, e aimda assim fui surpreendida com a resolução do caso. A rainha do crime, depois dessa história, ganhou mais uma fã.
Recomendo muito o livro!

Camis 09/02/2020

Impressionante
Agatha Christie realmente é a rainha do crime e mistério. A narrativa da autora é envolvente e te leva a acreditar em fatos que acabam por não ser exatamente o que foi apresentado num primeiro momento.
Ainda que deixe pistas no decorrer da história, o desfecho não deixa de nos surpreender.
O livro conta a história que uma família que se vê envolvida em três assassinatos e todos são suspeitos. Assim, Miss Marple entra em cena para ajudar nas investigações e descobrir o assassino.

Paulo Silas 01/02/2020

"Cem Gramas de Centeio" é mais uma boa história de Agatha Christie. Não figura dentre os melhores livros da autora, mas ao mesmo tempo também não decepciona o leitor. Num desenrolar típico dos casos que são contados em seus livros, a obra traz um crime central, do qual se desdobra em outros, e os vários elementos que aparecem como pistas aos personagens investigadores e também ao próprio leitor, tendo-se assim aos poucos as peças necessárias para que o quebra-cabeça que desvenda o mistério seja montado no final da trama. Assim, o livro segue o estilo Agatha Christie de ser: uma boa trama com um bom final que surpreende e satisfaz o leitor interessado.

Rex Fortscue é um rico empresário, responsável por uma grande empresa, que vem a morrer em seu escritório logo após beber o seu costumeiro chá matinal. Com a suspeita de que sua morte se deu por envenenamento, inicia-se a investigação para descobrir a causa da morte, o motivo e responsável pelo homicídio. O inspetor Neele é quem fica responsável por conduzir a investigação, essa que se inicia no escritório e chega até a casa dos Fortscue. Todos os moradores da casa, empregados, filhos, esposa e demais familiares da vítima, geram suspeita na mesma medida que a afastam, de modo que o trabalho do inspetor com os interrogatórios é constante a fim de que, aos poucos, informações relevantes sobre o passado de Rex possibilite algumas conclusões possíveis sobre o crime. Tornando a coisa ainda mais complicada, no curso da investigação outras duas mortes acontecem na casa do Fortscue. A chegada Miss Marple, que conhecia uma das vítimas, torna a investigação mais interessante, pois as deduções da simpática e peculiar senhorinha auxiliam bastante o trabalho do inspetor Neele. É a partir desse cenário que o mistério para descobrir quem foi o responsável pelas mortes se desenrola.

Miss Marple é a icônica personagem de Agatha Christie que aparece nessa obra. Por mais seja a personagem de destaque, justiça necessária deve ser feita ao inspetor Neele, pois é ele que faz a maior parte do trabalho dedutivo. É verdade, porém, que Miss Marple é a responsável tanto por fornecer a resposta sobre uma situação intrigante da história (Rex Fortscue estava com cem gramas de centeio - daí o título do livro - em seu bolso quando morreu) como também por desvendar sozinha o mistério sobre os crimes, revelando ao inspetor quem, como e por qual motivo praticou os homicídios. Mas inobstante aparecer pouco na história (a primeira aparição de Miss Marple se dá tão somente na metade do livro), os fatos que são trazidos ao leitor são descobertos pelo inspetor. De todo modo, a peculiar dupla acaba funcionando muito bem, fornecendo um ótimo final que explica todos os pontos da história. "Cem Gramas de Centeio" é assim então mais um bom livro de Agatha Christie, contando com Miss Marple como uma de suas famosas personagens presentes na obra.

Leticia.Monalisa 25/12/2019

Agatha Christie nunca decepciona!
Simplesmente genial e construído com o máximo de cuidado. Estou surpresa e ao mesmo tempo com a sensação de que eu deveria ter percebido antes, mas nunca chegaria nessa conclusão.

Michele Nunes 19/12/2019

Como sempre Agatha não decepciona. Um caso intrigante, com personagens interessantes e envolventes. Difícil saber quem é o assassino. Miss Marple dando um show de investigação.

ithalo 21/03/2020

Impressionante
Cada livro da Agatha consegue me deixar mais apaixonado pela sua escrita.. ??

Marques 23/02/2019

Surpreendente, mas "ok"
Primeiro livro que li da Agatha Christie, nunca leio mistérios por isso acredito que não eu não tenho uma base pra dizer se um mistério é bom ou ruim. Mesmo não tendo o costume de ler esse tipo de gênero acredito que um mistério é bom se você não adivinha o que acontece no final ou quem é o assassino, e nesse aspecto eu fui totalmente surpreendida. Porém, não me conectei tanto assim com os personagens e a história. Foi uma daquelas histórias "ok" que provavelmente irei esquecer e não lembrarei mais!

Fimbrethil Call 29/11/2018

Gostei!
Bom livro, com personagens muito bem montados e uma estória muito interessante.

Andy 23/09/2018

Cem gramas de interesse, um quilo de surpresas
?Existe uma tendência a acreditar que aqueles que se classificam como bons também são burros.? (p. 145)

Agatha Christie já começou a obra apresentando a cena do crime, enquanto a vítima ainda estava viva. Em seguida, apresentou o simpático inspetor Neele ? um dos vários detetives da Scotland Yard, que está sozinho para investigar um assassinato curioso, mas um tanto comum para ele, que já investigou crimes com finais tão parecidos: o patrão morre e sua fortuna beneficia alguém.

Já é de praxe que a gente observe as capas dos livros impressos pelas editoras Nova Fronteira e HarperCollins, pelo simples fato de serem maravilhosas e revelarem alguns segredos presentes na trama. Aconselho observar atentamente a capa antes da leitura, pois é interessante se surpreender com os detalhes presentes nela, quando chegamos ao final do livro.

Em relação às escrita da autora nada mais me surpreende, pois é uma forma de escrita que induz o leitor a continuar lendo, permitindo uma sensação de vazio ao parar de ler.

Uma coisa que me chamou bastante a atenção foi a aparição de Miss Marple, que, embora tenha aparecido bastante tarde, já se mostrou uma senhora bisbilhoteira (literalmente), dizendo ao inspetor Neele uma pista super importante sobre as "cem gramas de centeio" citadas no título da obra. A pista envolve uma música infantil sobre um rei, uma rainha e uma empregada, o que faz o inspetor pensar na possibilidade de crianças terem cometido o crime. Mas será que isso seria possível? Como diz Miss Marple:
?[...] não acredito que se possam criar e educar crianças com o propósito de esperar que cresçam para executarem uma vingança. As crianças, afinal de contas, têm muita *sensatez*.? (p. 209)

O que eu pensava que poderia ser uma história um tanto chata, levando em consideração as duas obras de Christie que eu li anteriormente (e de fato os inícios davam um pouco de sono), se tornou interessante do início ao fim. Estou impressionado como essa mulher consegue juntar as informações com maestria, e dessa vez me cativando por completo. Sem mais.

?Os pecados antigos sempre deixam marcas.? (p. 145)

Nota: 5/5

Elisabete Bastos @betebooks 24/07/2018

Chá, Venenos e muita emoções.
Outro romance policial de tirar o fogo, o empresário Fortecue em sua empresa está calmo e apreciando normalmente o seu chá. Mas, começa a passar muito mal.. No hospital veio a óbito. Foi morto por envenenamento. O inspetor só enxerga suspeitos na família/empregados do empregado. Que maçada! Além disso, mais duas vitimas assassinadas são encontradas na mansão de Fortescue. Que desânimo inspetor! Mas, aparece alguém Miss Marple para ajudá-lo a desvendar tais crimes.
Show!!!

Mr. Jonas 12/02/2018

Um punhado de centeio
Este é o melhor livro protagonizado por Miss Marple
The New York Times

Era para ser um típico chá matinal... mas a rotina da empresa de Rex Fortescue foi abalada quando sua esposa morreu por envenenamento enquanto comia pão com mel. Para completar, outro crime ocorre logo em seguida.
Ao investigar o local do crime, a polícia se depara com um achado curioso: um punhado de centeio dentro do bolso da vítima. Quando uma conhecida de Miss Marple entra na mira do mesmo criminoso, ela decide que é hora de intervir.
Em Um punhado de centeio, publicado originalmente em 1953, Agatha Christie vale-se de toda a sua sutileza de raciocínio para criar um enredo complexo – cheio de pistas duvidosas e de assassinos em potencial – que desafiará até mesmo o leitor mais sagaz.

Thais 07/02/2018

Um livro que tem seus aspectos interesantes, mas que possui alguns pontos negativos .
É uma história rápida , com linguagem fácil e tem reviravoltas . Contudo, dentre os livros criados pela Ágatha Christie , este deixa muito a desejar se tratando do detetive principal !
A trama se passa numa casa e o inspetor Neele tenta desvendar o mistério dos assassinatos ocorridos no local , porém se mostra mais perdido que cego em tiroteio o que dá uma deixa para Miss Marple aparecer e em poucos capítulos desvendar todos os mistérios.
Não há identificação com o detetive principal (Miss Marple ) com os seus métodos de trabalho, os raciocínios lógicos, a forma como se comporta e dialoga com outras personagens.
Um livro bom , mas está muito aquém do famoso detetive Hércules Poirot , e das grandes obras da Agatha .