Cem Gramas de Centeio

Cem Gramas de Centeio Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

elzamariabr 18/10/2023

Não tem como não gostar dos livros da Ágatha ela prende você até o final envolvida nos mistérios , faz você criar várias teorias e duvidar de todos os personagens. Me sinto uma verdadeira detetive quando leio os livros dela, mas novamente errei o assassino. ?

Ique 06/04/2021

História viciante, com reviravoltas e um final triste
Em CEM GRAMAS DE CENTEIO temos a presença de Miss Marple, uma das famosas detetives criadas por Agatha Christie. Nesta história, a adorável e fofoqueira velhinha precisará ajudar o inspetor Neele a descobrir quem está por trás de três mortes ocorridas por envenenamento.

As três mortes estão ligadas a um mesmo núcleo familiar: um magnata (vários integrantes da família possuem motivos para odiá-lo), sua recente esposa (casou-se por dinheiro ?) e mais uma vítima que trabalhava para a família.

De início, não temos a presença de Miss Marple já que a autora nos apresenta inúmeros personagens, integrantes da família de Mr. Fortescue, o primeiro morto, para consolidar a trama.

A medida que a história avança a trama se ajeita e toma forma, várias pistas surgem para causar um alvoroço nos personagens e deixar o leitor viciado na leitura a ponto de terminar um capítulo no anseio de ler o próximo.

Miss Marple aparece aproximadamente nos 40% do livro tendo uma participação pequena, mas muito importante. Simultaneamente, vamos conhecendo vários personagens, seus segredos, ambições e o que teriam coragem de fazer pelo dinheiro, vingança e poder.

O inspetor Neele entrevista praticamente todo mundo ao mesmo tempo que Miss Marple faz amizade com eles, onde várias pistas importantes são reveladas. Afinal, ela é "apenas uma velhinha inofensiva" (o que eles pensam…).

O inspetor Neele entrevista praticamente todo ao mesmo tempo que Miss Marple faz amizades e observa seu redor, onde várias pistas importantes são reveladas.

O final do livro é recheado de reviravoltas, fatos que são revelados e postos à tona para justificar cada uma das mortes. Ou seja, tudo tem uma motivação bem plausível e justificável. Além disso, outras subtramas também são encerradas completando o arco de revelações.

Ainda sobre o final, infelizmente nem tudo são flores para os personagens. Terminei com uma sensação de tristeza devido ao desfecho, primeira vez que quase choro em um livro da Agatha.

Vale a pena ler Cem gramas de centeio. O início é legal uma vez que a primeira morte ocorre no primeiro capítulo. A história passa a ser confusa até engrenar novamente e se tornar viciante e surpreendente.

Nicolas 08/09/2023

Levei três tapas na cara
Mais uma vez a Agatha entregando tramas bem elaboradas e com várias possibilidades. Criei 30 teorias e não acertei nenhuma. COMO EU IA IMAGINAR AQUILO!?!?! Juro que benção. O livro é curto e a escrita é uma delícia, enfim, leiam!!

Will 06/05/2020

Uauuuuu
Agatha Christie é Ágatha Christie

Ela não decepciona né? Caminha a história para uma pessoa, você pega ranço dela, e quando vai ver NADA.
Faz você se apaixonar pelo vilão, tira ele da reta! Com certeza me dedicarei a outros livros dela, porque ela arrebenta!
Leia, você vai gostar!
liliana 06/05/2020minha estante
já leu Cinco Porquinhos? é surpreendente, Poirot é magnífico

Will 06/05/2020minha estante
Ele ainda não, com certeza colocarei na minha lista
Obrigado ?

Elizabeth 13/04/2023

Melros
Um mistério com muitos suspeitos porém Miss Marple sempre desvenda os detalhes, uma conversa fiada aqui, umas fofocas ali e pronto. Mais um assassinato desvendado, ou melhor 3.

alexandra165 11/02/2022

mais um livro de agatha christe (acho q é o terceiro que leio dela) lido com sucesso.
foi um livro fácil, agradável que me prendeu na trama (como quase todos os livros de mistério. não vou dar mts detalhes, apenas dizer q o final foi super emocionante (até pq tava lendo na rua com o solzinho batendo e os pássaros cantando). não para conhecer mt miss marple, apesar de no final de tudo ela ter resolvido o crime. foi uma trama q não deixou nenhumas pontas soltas aparentes.
recomendo

Sarah Gomes 30/03/2021

Impecável e surpreendente!
Foi uma leitura bem rapidinha e fluída do início ao fim. Eu achei simplesmente incrível! A forma como você é levada a suspeitar de tudo e todos menos da pessoa que realmente é culpa sempre me deixa estupefata. A Miss Marple, como sempre uma gênia e nem tenta esconder.

taifmiranda 23/04/2023

Não tenho certeza se a culpa foi minha ou do livro, mas não me surpreendeu tanto quanto eu esperava.

A história é bem fluida e o mistério é até envolvente, mas no final fiquei com uma sensação de "era só isso?"

É o segundo livro que leio da autora. O primeiro foi uma experiência incrível, mas esse nem tanto. Espero me surpreender com outras histórias dela.
Miriamarela 23/04/2023minha estante
Se quiser uma sugestão, lê Assassinato no Expresso do Oriente. É um dos melhores dela

anilopws 09/04/2023

Uma porção de centeio
Nossa eu fui completamente enganada ? desconfiei de todo mundo menos de quem realmente era
adorei a leitura foi bem rápido não sei pq enrolei tanto pra começar esse livro
Gabriel 09/04/2023minha estante
Sempre é assim é sempre será com Agatha Christie kkkk

anilopws 11/04/2023minha estante
incrível kkkk

duck 16/06/2021

muito esquisito
não curti o final porque não foi uma grande surpresa, mas as pistas foram bem criativas e interessantes

Mi Rubin 03/06/2022

Uma narrativa muito intrigante e fácil de ler, daquelas que prendem e você do quer logo ler o final.

Miss sempre uma velhota tricoteira e fofoqueirinha maravilhosa haha
Trazendo aquela fluidez para a trama de caos e confusão.

Vale muito à pena!

Antonio.Alvaro 27/05/2020

Rex Fortescue, um homem de negócios, morre após um envenenamento em seu chá matinal e a única pista é um punhado de centeio encontrado no seu bolso. Quando uma conhecida de Miss Marple entra na mira do assassino, ela decide intervir e nos mostra um desfecho inacreditável e impressionante. Uma história complexa e cheia de pistas e assassinos em potencial.

@conversas_literarias 26/06/2020

Um livro com uma detetive peculiar
Em um dia normal, Mr. Fontescue e? encontrado morto em seu escrito?rio. A peri?cia afirma que a morte foi causada por envenenamento. Mas quem teria interesse em mata?-lo? Chamado para investigar o caso, o inspetor Neele esta? prestes a descobrir que, na verdade, a fami?lia inteira do magnata e? suspeita. E quando mais duas vi?timas sa?o encontradas na propriedade dos Fortescue, seguindo um curioso padra?o, Miss Marple na?o ve? outra alternativa sena?o entrar em cena para desmascarar o culpado.

Apesar de Miss Marple ser a principal personagem a solucionar o caso, o inspetor Neele predomina em grande parte do livro. O que na?o e? algo ruim, ja? que os livros com Miss Marple na?o sa?o meus favoritos, a personagem idosa divaga demais e isso acaba tirando um pouco o interesse do leitor. Situac?a?o que na?o ocorreu aqui, pois ela resolve o miste?rio de forma maravilhosa, mas sem o excesso de divagac?a?o.

Inicialmente, o enredo se pareceu muito com outro livro que li da autora recentemente, entretanto, ao longo do desenvolvimento, percebemos que Agatha Christie usou da sua genialidade mais uma vez. Os crimes se relacionam com uma cantiga e parecem intrigantes. O desenvolvimento e? bem fluido, os capi?tulos na?o sa?o longos e a trama me prendeu do ini?cio ao fim.

Senti falta daquele momento em que todos esta?o reunidos e o suspeito e? desmascarado, momento cla?ssico nas obras de Agatha Christie. Mas ainda assim, temos um final incri?vel solucionado pela peculiar Miss Marple.
E? claro que amei! Voce?s bem sabem como eu amo os livros de Agatha Christie, e isso vai muito ale?m de tramas mirabolantes e finais surpreendentes. Gosto do estilo de escrita da autora, das tramas criadas com marcas bem carateri?sticas dela, com fami?lias, segredos e bom desenvolvimento psicolo?gico dos persongens. E? mais um livro da autora que amei e recomendo!

Camilly230 19/05/2021

Cem Gramas de Centeio
O primeiro livro que eu leio da Agatha Christie e eu me surpreendi. É um livro muito rápido de ler que me prendeu do início ao fim. As pistas deixadas ao longo do livro é sensacional e a solução do caso mais ainda. Com certeza irei ler mais livros da Agatha.