Cem Gramas de Centeio

Cem Gramas de Centeio Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Matheus1025 13/08/2023

Embora "arrastado", gostei muito do desfecho
Mais uma vez a Agatha Christie não decepciona, uma história muito bem construída e com um desfecho sensacional, que em hipótese alguma passou pela minha cabeça, e olha que nesse livro em específico eu fiz muitas teorias.

Dei 3 estrelas porque, no geral, achei um pouco "arrastado", o drama familiar não me prendeu muito, mas a necessidade de entender tudo o que estava acontecendo fez eu ir além.

Por fim, embora genial como sempre, senti falta da Miss Marple nessa história, porque ela aparecia apenas em momentos específicos, diferente das histórias do Poirot.

promiseygh0 12/08/2023

UMA PORÇÃO DE CENTEIO
Esse é o quarto livro que eu leio da Agatha Christie e posso dizer que esse livro me surpreendeu horrores. Agatha Christie desde sempre teve uma escrita impecável e chamativa, tendo em vista vários personagens diferentes com personalidades diferentes.

Uma porção de centeio desde o início jurei que eu daria 5 estrelas, mas algumas coisas me deixaram muito confusa e que para mim não foram esclarecidas.

Foi um começo bem direto, já tendo a morte de Rex Fortescue; um homem milionário. Fiquei super confusa pois eram mais de 12 personagens diferentes, sendo suspeitos de homicídio pela morte de Rex Fortescue. Isso foi algo que me deixou super confusa pois eram muitos nomes para memorizar.

Já outro ponto foi a nossa querida Miss Marple; Uma idosa muito fofa. Por ser um caso dela, imaginei que desde o início o foco seria ela, mas estivesse enganada. Miss Marple foi realmente focada nos capítulos finais do livro, fazendo que elas fosse apenas um fantasma nos capítulos anteriores.

Mas tirando esses fatos, eu realmente gostei muito do livro. Espero ansiosamente, para ler mais livros dela e poder completar a coleção arco íris.

João 06/08/2023

Quando a torta for cortada eles vão sair e cantar
Quando comecei a ler o livro seguia regando na minha cabeça a imagem de uma Agatha Christie genial, que conseguia enganar o leitor durante todo o livro e surpreendê-lo no final. Claro que o livro não foi de todo o ruim, mas também não acredito que essa leitura de destaque como algo bom, na verdade não acho que ela se destaque de forma alguma.
A escrita é pomposa e cheia de ironia que por vezes se passa despercebida, os personagem variam de muito interessantes a odiosos e desinteressantes, alguns pareces que tinham muito potencial e só foram esquecidos.
No fim o mistério foi todo muito bem pensado, mas a conclusão deixou a desejar, com um final previsível e decepcionante.

Hellen Dandara 05/08/2023

E a bixa é boa mesmo
Agatha christie nunca decepciona, a história é muito envolvente e você fica em dúvida de suspeita o livro inteiro. Muito bom!

VulgoMartins 04/08/2023

Cem gramas de centeio
"E, por fim, superando ambas as emoções, veio um ímpeto de triunfo - o triunfo que um especialista sentiria ao recompor o corpo de um animal extinto só com um fragmento de queixada e algumas presas."

Camila 31/07/2023

Mais um livro incrível da Agatha
Não tem muito dizer que Agatha honra o nome de rainha do crime que recebe. A trama foi bem envolvente do início ao fim, me peguei várias vezes tentando formular hipóteses para os acontecimentos que acarretava a morte dos personagens.
Porém achei o final um pouco fraco, esperava o confronto final com quem assassinou as vítimas.
Ainda assim não perde o encanto que o livro tem. Muito bom, recomendo!!

Fernanda631 31/07/2023

Cem Gramas de Centeio
Cem Gramas de Centeio foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 9 de novembro de 1953.
Também chamado de Um Punhado de Centeio ou Cem Gramas de Centeio aqui no Brasil, este livro de 1953 nos traz uma uma atuação diferente de Miss Marple em uma investigação, isso residindo no fato de que ela não é a detetive principal da aventura, apenas uma conselheira falsamente humilde para o preocupado e charmoso Inspetor Neele, metido em um mecanismo extremamente engenhoso de um assassino que sabe muito bem se esconder à vista de todos.
A história começa de modo mais forte do que termina, tendo inclusive uma abordagem consideravelmente distinta daquela a que Agatha Christie normalmente escolhia para apresentar seus ambientes de crime. As observações iniciais para o local de trabalho do estranho Sr. Rex Fortescue recebem aqui um toque crítico e bastante irônico, com a autora fazendo observações sobre a escolha para diferentes secretárias e aludindo a um certo tratamento abusivo ou objetificado para a mulher nesses ambientes.
Pra falar a verdade, Agatha Christie sempre procurou ironizar a percepção do papel da mulher nos mais diversos espaços, mas em narrativas como esta a alfinetada é menos sutil e bem mais interessante.
Numa manhã normal de trabalho, o inescrupuloso Sr. Fortescue, que aparentemente estava saudável, bebe o seu chá no escritório e sofre um ataque, sendo logo socorrido e morrendo no hospital. A validação do título do romance e parte do mistério que sustentará a narrativa vem com a seguinte estranheza: no bolso do homem é encontrado um punhado de grãos de centeio.
Cem Gramas de Centeio não perde tempo e logo no primeiro capítulo nos deparamos com o primeiro assassinato, Rex Fortscue é presidente de uma grande empresa e como de costume bebe seu chá matinal, porém ele é vítima de um envenenamento. No bolso do terno do empresário são encontrados cem gramas de centeio e é a primeira pista do caso.
Ninguém sabe como esses grãos foram parar lá. Mais adiante na narrativa, quando Miss Marple começa a fazer suas pequenas observações, uma canção infantil que ela lembra ao Inspetor Neele traz novamente o centeio à tona, e elenca mais uma série de outros ingredientes curiosos que surgem no meio do mistério, que ganha mais mortos e novos métodos.
Tem sixpence nessa rima, com uma porção de centeio,
Vinte e quatro passarinhos, vão para torta virar recheio
Quando a torta for cortada, eles vão sair e cantar
Não é uma ideia bem gostosa para o rei almoçar?
O rei foi para o tesouro, contar o seu dinheiro
A rainha ficou na sala, comendo pão e mel o dia inteiro
E a empregada no jardim, as roupas foi pendurar,
Quando veio um passarinho o seu nariz beliscar.
Rapidamente a história passa de um drama do ambiente de trabalhado para um mistério familiar. Essa transição de foco é organizada pela autora mantendo as muitas surpresas possíveis em torno da morte, momento onde construímos as nossas primeiras suspeitas.
O inspetor Neele é o responsável pela investigação e a medida em que conhece a família da vítima percebe que qualquer um pode ser o autor do crime. Poucos dias após a morte do Sr. Fortscue, dois novos assassinatos acontecem e então Miss Marple aparece para investigar o caso.
Miss Marple atua em segundo plano nas investigações, aparece em poucos capítulos, mas como sempre sua percepção para realizar a justiça não falha, ela mantém o faro aguçado em tais situações. Ela é a responsável por perceber detalhes que para os olhos do inspetor passariam despercebidos, além disso Miss Marple ainda identifica o padrão que guiaram os assassinatos. Como sempre a abordagem da velhinha “mexeriqueira” é bem suave, transmite uma imagem confiável e ao mesmo tempo perspicaz, sempre enxergando nas entrelinhas.
Como o Inspetor Neele é um personagem muito bom, nos afeiçoamos a ele e por isso mesmo tenho minhas dúvidas se a presença de Miss Marple aqui era realmente necessária. Em termos de intenção, é perfeitamente compreensível que a autora quisesse colocar a personagem numa história onde ela não teria que fazer todo o trabalho, estando assumidamente como coadjuvante do caso.
No entanto, essa chegada tardia da simpática velhinha e o que a história exige em termos de investigação plantam essa dúvida de necessidade de sua presença, até porque algumas cenas com Miss Marple conversando com os moradores da casa não parecem assim tão interessantes, especialmente no final.
Uma Porção de Centeio apresenta um ambiente familiar bem fácil de chamar a nossa atenção e de nos entreter, com cada personagem sendo uma criação exagerada típica de um suspense policial sobre diferentes forças e suspeitas agindo sob o mesmo teto, embora o foco da autora aqui seja bem preciso.
O livro deixa de funcionar melhor nas ligações com Miss Marple no último ato, mas nada assim tão grave. Um suspense que chama a atenção para a peculiaridade do sentimento de vingança e para a capacidade que alguns indivíduos têm de se esconder em suas boas qualidades, enquanto praticam crimes e pensam em formas de beneficiarem a si mesmos. A cena final do livro é solene e até capaz de nos fazer lacrimejar um pouco. Uma gota de humanidade e sentimento no meio de tanta miséria.

hellenesquarcio 30/07/2023

Achei a história boa, não gosto muito quando é da Miss Marple mas ela quase não aparece nesse livro e foi exatamente por isso que consegui ler tão rápido.

Bastante história paralela e no final não tem como tudo ficou, só o que descobriram, o que deixa muito aberto. Mas enfim, um livro da Miss Marple.

Rodrigo.Silva 28/07/2023

Cem gramas de centeio
Acredito que depois de tantos anos lendo Agatha Christie, finalmente estou pegando o jeito kkkkkk. Primeira vez que consegui acompanhar suas intenções no livro e deduzir quem era o(a) assassino(a). Gostei bastante, mas os imbatíveis pra mim ainda são Convite para um homicídio e Assassinato de Roger Ackroyd.

Luana 28/07/2023

A fórmula Ágatha Christie sempre funciona. Nessa história mais uma vez Ágatha deixa várias pistas para desconfiarmos de outras pessoas e tirar o foco do assassino. E ela conseguiu o objetivo comigo, eu nem pensei que o assassino era o assassino. ? Desconfiei de vários personagens mas não passou pela minha cabeça o que de fato havia acontecido. Gostei bastante, porém não foi minha história preferida, mesmo assim recomendo.

Alexsander.Rosa 16/07/2023

São todos antipáticos
Esse monte de personagem, e ainda vários com G no nome me confundiram muito...
Aqui acompanhamos o assassinato de Rex Fortescue, e de mais umas pessoas, e a narrativa segue maravilhosamente bem no desenvolvimento do caso, em criar várias pistas falsas, em criar pistas certas mas direcionadas às pessoas erradas, e um pouco mais. É minha primeira história com a Miss Marple, e como é fofoqueira heim, mas adorei ela e esse final... me quebrou. A resolução do caso achei bem coerente, acertei umas coisinhas, desconfiei certo e a motivação achei bem óbvia (no final sempre é kkkk, por isso eu erro sempre).

Lari 14/07/2023

Livro com história bem interessante, porém em algum momento a leitura fica um pouco arrastada, perdendo sua fluidez.
Algumas coisas que surgem no meio te pegam de surpresa e parecem estar preparando para algo ainda maior mas o desfecho não é tão grandioso.

Quinta 11/07/2023

Mil teorias e nenhuma é a certa
Após esse livro cheguei a conclusão de que os melhores da agatha são os que envolvem dramas familiares, sem mocinhos, apenas personagens reais e muito bem construídos.
o plot é praticamente impossível de se descobrir de tão bem bolado, só dá pra pensar numa ideia vaga sobre a pessoa, como eu pensei mas logo deixei pra lá e nem dei importância? Acho que esse deve ser um ótimo livro pra quem tá começando a ler os livros dela agora pq ele é curtinho e muito fluído, a história foi super cativante e foi impressionante como eu suspeitei com quase certeza de tanta gente diferente nesse livro pra no final não ser nenhum dos que eu pensei