Uma Razão Para Respirar

Uma Razão Para Respirar Rebecca Donovan

Resenhas - Uma Razão Para Respirar

Priscila 11/09/2015

Uma razão para respirar
Ola, hoje venho falar do livro Uma Razão para Respira que eu recebi da parceria com a Editora Pandorga. \O livro é perfeito, tradução, capa e diagramação muito bem feita.

" Ninguém nunca tentou se envolver comigo e me mantive sozinha. E assim as coisas deveriam se manter: seguras e simples. Como Evan Mathews conseguiu revirar completamente a minha medíocre existência em apenas um dia?"

Neste livro somos levados a uma realidade onde na maioria das vezes fechamos os olhos, aborda temas como descaso e violência domestica, assuntos que não estão longe de nossa realidade.
Com perfeição a escritora Rebecca Donovan nos conta a historia de Emma Thomas, uma adolescente que carrega um segredo, se mantem afastada das pessoas para que não descubram nunca o que se passa com ela, sua unica missão e estudar o máximo que pode para conseguir uma bolsa de estuda em alguma universidade, o que não é dificil pois ela se destaca em tudo que faz, melhores notas, melhor atleta, enfim seu unico objetivo, onde ela conta os dias é ir para universidade e se livrar das garras de Carol.

"Entendo por que você se fecha pra todo mundo. Sei o quanto precisa passar no colegial, como se cada respiração que você da dependesse disso..."

Uma historia de amor, superação, amizade, sofrimento, crueldade...
Emma apesar de se isolar , tem uma amiga inseparável a Sara com quem pode contar em todos os momentos, e pode se refugiar dos problemas quando lhe é permitido passar os finais de smana na casa de Sara.

"Ri com Sara mas do que o costume, agora que nós eramos "irmãs de finais de semana" como ela gostava de nos chamar..."

E um dia em sala de aula conhece Evan, quando ele vai em sua sala apresentar um projeto par o jornal da escola onde Emma é editora, Evan de cara ja se interessou por Emma e com seu jeito maroto e sorriso fácil conquistou o coração de Emma. mostrando a ela que existe um mundo fora das paredes da casa de seus tios, que ela pode viver e se divertir, coisas comus a sua idade. Evam, desconfiando do quer acontece com Emma, passa a se preocupar com ela e tenta persuadi-la a fugir de casa.

"...preciso de mais do que a escola e os esportes para me manter respirando. Não posso mais ser aquela pessoa, não agora que sei a diferença..."

Para que entendam um pouquinho, como não posso contar tudo pra não tirar o mistério da estoria, O pai de Emma morreu quando ela era pequena e sua mãe por vários motivos não teve condições de cuidar e ficar com ela, assim sendo George seu tio, irmão do falecido pai se responsabilizou em cuidar de Emma, só que ele é omisso e deixou Emma nas mãos cruéis de Carol sua esposa.
Gente! vocês analisem comigo. Imaginem essas madrastas de contos de Fadas, ex: a madrasta da Cinderela, imaginaram agora multipliquem por mil... sim,sim, essa que vocês imaginaram e Carol, sabe aquela vontade de entrar no livro e enforcar, pois foi assim comigo se eu pudesse arrancava os olhos da Carol, bom mas voltando ao livro, você vai de surpreender, se apaixonar, odiar, e amar, sentimentos misturados e distintos nos atingem a cada pagina, cada linha lida uma emoção diferente.
Quais serão os motivos de tanta crueldade?
O amor e a amizade podem ser a salvação?
Qual o destino que esta reservado para Emma?
A resposta para essas e otras perguntas você saberá lendo o livro Uma Razão para Respirar, uma leitura, cheia de adrenalina, com altos e baixos, pura emoção a cada minuto de leitura, uma dura realidade, uma amizade verdadeira, um amor, uma razão para respirar, nos prende a cada linha cada detalhe, da primeira a ultima pagina, ja esta na minha lista de favoritos, vale a pena ler mesmo...

site: www.leituraecia.com.br

"Ana Paula" 25/10/2015

"-Ainda estou respirando - garanti a ele baixinho, com um sorriso."

Desde a bienal do ano passado que eu estava doida para começar a ler esta trilogia. Foi indicação de uma autora da minha cidade e desde então, ele não saiu mais da minha lista de desejados. Neste ano, conseguimos parceria com a Editora Pandorga e claro, o primeiro livro que me veio a mente na hora de solicitar foi este.
Uma Razão para Respirar é um livro intenso, um drama adolescente bem desenvolvido, cheio de dor, descobertas, sorrisos e lágrimas.

Neste volume vamos conhecer Emily Thomas, mais conhecida como Emma, uma adolescente que se esconde nas sombras das paredes de sua escola. Ela é inteligente e uma ótima amiga. Ao contrário das outras garotas da escola que fazem de tudo para aparecer, Emma se mantém sob os olhares de seus colegas e professores, tentando não chamar a atenção, escondendo as marcas que queimam seu corpo e sua alma.

"Porque estava aqui? Sei a resposta. Não foi uma escolha estar aqui; mas, sim necessidade. Não tinha nenhum outro lugar para ir e eles não podiam virar sua costas para minha situação. Eles eram a única família que eu tinha e, mesmo assim, não conseguia me sentir grata."

Depois da morte de seu pai, a mãe de Emma não aguentou a pressão e se entregou ao alcoolismo, seus tios - Carol e George, ficaram com sua guarda. Ela mora com eles e seus dois filhos, mas não se sente segura dentro de casa. Carol, sua tia, a odeia profundamente e faz o possível e o impossível para agredi-la de todas as formas que possamos imaginar.

Sabe quando você não consegue avaliar um livro pela carga emocional que ele trás? Pois é! Estou passando por isso. Não é preciso dizer que me coloquei no lugar de Emma, porque eu realmente já estive em seu lugar e sei toda a dor que isso trás. Mas Emma está sozinha, conta somente com sua melhor amiga Sara, a qual sabe quase tudo que acontece com ela - quase tudo porque Emma se recusa a contar a verdade sempre que aparece machucada, Sara nunca acredita em suas meias verdades, mas sabe o quanto isso dói em Emma e não tenta descobrir mais, até porque Sara também sofre por tudo que Emma passa.
Sara é totalmente diferente de Emma - ela é popular e cheia de si, uma patricinha mesmo! Mas ao contrário do que esperei, me peguei gostando muito de Sara pela amizade que ela tem com Emma. Sara é aquela amiga para todas as horas sabe? Aquela única amiga que você pode contar e que faz o possível para estar com você e te proteger.

"Precisava me recompor depois de tudo o que aconteceu no espaço de duas horas. Não era assim que meus dias tinham que ser. Ninguém tentava se envolver comigo, e eu continuava na minha. Era dessa forma que tudo ficava seguro e fácil. Como Evan Methews revolveu meu universo em apenas um dia?"

Emma conta os dias para passar pelo ensino médio e ir para a faculdade. Ela acredita que assim que estiver na faculdade as coisas vão melhorar, ela só precisa aguentar mais um pouco.
Mas, as coisas começam a complicar quando conhece Evan. Evan sempre a percebeu, mas Emma estava tão focada em não ser interessante que nunca o notou. Emma tem medo - medo de se apaixonar, medo de ter um amigo e ele descobrir as coisas pelas quais ela passa. Mas Evan está disposto a ser mais que um amigo, e Emma tenta afastá-lo, mas não sabe o que realmente quer até perceber que está perdidamente apaixonada pela primeira vez.
Emma começa a descobrir um mundo que não conhecia, mas tudo às escondidas de sua tia. Ela nunca quebrou as regras impostas, mas agora está disposta a viver esse sentimento, mesmo que isso seja sua ruína.

É impossível não gostar do livro. Creio que você deva estar se perguntando o porque de Emma não se libertar de seus tios, para descobrir, você terá que ler o livro! Também me senti assim, a todo momento queria entrar no livro e ajudá-la, mas depois de finalizar minha leitura, fiquei pensando em suas razões e consigo até aceitar, mas não consigo entender. Emma é aquela personagem que te agrada facilmente, te faz querer protegê-la e sente suas dores, alegrias e esperanças. Todos os personagens são maravilhosamente construídos e não conseguimos odiá-los por muito tempo - com exceção de Carol, que eu quero ver ardendo no inferno assim que terminar de ler o último livro! (risos)

"... - Emma, você tem que contar para alguém - suas palavras tinham o tom de urgência e desespero. - Se você não contar, eu conto.
- Não, você não vai - gritei. Meu tom transbordava frieza e isso fez Sara estremecer.
- O que você quer dizer? - ela exigiu, ainda mais enlevada. - Viu suas costas? O sangue estava escorrendo por sua camiseta durante o jogo. Emma, tenho medo de algum dia de manhã eu chegue para pegá-la e você não saia. Importo-me com você e não posso ficar parada enquanto ela faz isso.
- Então não conte - disse friamente."

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Emma, e eu adorei essa experiência. Chorei, sorri e fiquei apreensiva, senti tudo o que havia para sentir durante a leitura. A autora soube como me cativar e mesmo o livro tendo 490 páginas, em momento nenhum senti a narrativa desviando-se do foco principal ou ficando enfadonha. As descobertas de Emma são em suma, descobertas que toda adolescente descobre, e foi incrível vê-la se sentindo diferente, querendo ser diferente. Evan também me emocionou muito durante a leitura, um personagem simplório, mas cheio de sentimentos e de amor. Um amor lindo que merece se vivido.
A edição está muito bonita, essa capa é linda e condiz com o enredo apresentado. A diagramação também é linda, com detalhes nos capítulos e na lateral inferior das páginas. Possui folhas brancas e letras em tamanho maior que o normal. Os capítulos possuem títulos que em sua maioria, são os sentimentos de Emma. Encontrei alguns erros de revisão, em sua maioria, frases sem espaço e troca de pronomes. Mesmo assim, é impossível não indicar este livro e dar minha nota máxima.
Para todos que ainda não conhecem essa história, convido-os a conhecer. Tenho certeza que vocês, assim como eu, vão se encantas pela história de Emma!

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Não se cale, denuncie. Liberte uma vida!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/10/resenha-uma-razao-para-respirar.html#.VizTv7erTDc

Ariel Nunes 10/09/2014

Eletrizante
Rebecca Donovan mostra claramente como a vida de Emma é complicada, vivendo com sua tia Carol e tendo apenas Sara como amiga. Em sonha em ir para faculdade e deixar a casa dos tios, quando ao meu ver Evan aparece e apesar do que muitos dizem, acredito que ele salva Emma, porque ele é o motivo dela querer seguir em frente, ele da forças pra ela, junto com Sara claro, mas acredito que ele é o ápice de tudo para ela.

Sandy 29/11/2015

Frustrante, apenas... mas MARAVILHOSO
Oi gente, só dizendo que li esse livro hoje, e comecei a ler ele principalmente por causa do tópico: violência doméstica. Em todo o livro a Emma, nossa personagem principal, é maltrada pelos seus tios, o que realmente me deixou frustrada e com vontade de matar aqueles dois!
É sério gente, juro que nunca fiquei com tanta raiva de uma personagem como quanto ru fiquei da tia da Emma, sempre que aquela mulher aparecia ou era sequer mencionada, eu queria matar ela! Nunca vi mulher mais falsiane na minha vida!
Enfim, tudo está do mesmo jeito na vida de Emma, até que ela conhece o Evan, um garoto que deixa sua cabeça de pernas pro ar. E vou logo dizendo que não dá para não se apaixonar pelo Evan. Ele é carinhoso, gentil, engraçado, e desde o começo fica bem na cara que ele estâ afim da Emma.
Mas como a maioria das mocinhas, a Emma só faz burrice, ou seja ela tenta afastar o Evan, mas ele não se dá por vencido e contuinua atrás dela.
E aí, eu não vou contar o resto porqie é spoiler e ai não vai ter a maior graça, mas vou logo dizendo que não gostei do final e que achei ele meio nada a ver.
Bom, beijos e até a próxima resenha! ?

Caverna 06/03/2016

Emma Thomas é invisível na escola onde estuda, e notada somente ao estar do lado de sua melhor amiga, Sara, uma das meninas mais populares. E porque exatamente ela é invisível? Bom, certamente não por escolha. Emma mora com os tios há quatro anos, após a morte de seu pai e de sua mãe adoecer (ou se embriagar, na verdade, e não ter como cuidar dela). George é o irmão do pai de Emma, e ela adora os dois priminhos que tem, mas Carol, a esposa de George, faz de tudo pra tornar a vida de Emma um pesadelo. Ela não aceita de bom grado a intrusão da menina na casa deles, e por isso a trata como uma empregada, dando-lhe tarefas ao mesmo tempo em que exigia notas altas na escola e era rígida, mantendo-a presa dentro de casa. Mas o grande terror era produzido pela violência doméstica que Emma sofria. Carol possuía uma raiva tão significante pela menina que só de vê-la era suficiente pra bater sua cabeça contra a parede e agredi-la das piores maneiras imagináveis. E Emma não podia se defender ou retrucar, e nem mesmo contar o que acontecia dentro de casa para alguém, inclusive para Sara. Ela não queria que seus priminhos ficassem sem mãe, já que a raiva de Carol parecia pessoal; ela era uma mãe incrivelmente carinhosa pros filhos. George fingia não ter consciência das agressões, e quando presenciava alguma das cenas, ele ficava do lado de Carol. E dessa forma seguia a vida de Emma, sem poder recorrer a ninguém, sofrendo em silêncio, tentando esconder os hematomas, e contando os dias para a faculdade finalmente chegar e ela se livrar daquele inferno.

Mas nem tudo era ruim. Não quando Evan Matthews entrou em sua vida. Na aula de jornalismo, ele soltou uma ideia pra um projeto que não agradou Emma nem um pouco (e que, aliás, eu imaginava que a autora fosse abordar com maior profundidade, mas infelizmente não), e então ela surtou despejando palavras pra cima dele, algo totalmente não característico seu e que deixou os alunos espantados. Mas aquela reação atraiu a atenção de Evan, e ele passou a se dedicar cada vez mais à Emma, querendo quebrar a barreira que ela tinha construído, e conhecê-la melhor. Emma não entende o porque da insistência, e foge o máximo que pode, até reconhecer o quanto amava Evan, e o valor que ele tinha em sua vida pacata. Mas aquilo não estava certo; E se Carol descobrisse? E se a punisse e não a deixasse vê-lo nunca mais? Pior ainda: E se Evan descobrisse que Emma era violentada? Ela não podia permitir tamanha humilhação.

Eu fiquei tão surpresa quanto Emma em relação à persistência de Evan. Ele era desejado pela maioria das garotas do colégio, mas logicamente resolveu que devia arriscar justamente com Emma. E esse não é o problema, apesar das conversas bem curtas e estranhas deles no início. O problema é que Emma é muito bruta, como se acumulasse todo o rancor que sentia pela tia e descontasse bem naqueles que só queriam o seu bem. De verdade, ela era tão grossa com Evan me deu uma raiva tremenda, por muitas vezes quase desisti de continuar lendo pelo seu jeito ignorante, mas eu entendia que era apenas para afastá-lo. E nem assim Evan desistia! Sério, isso foi a segunda coisa que me deixou com cara de interrogação. Como uma pessoa leva tanta patada e continua firme e forte correndo atrás da outra? Ok, quase todo mundo já fez isso um dia, mas alguém como Evan... Eu não sei se existe. Alguém extremamente disposto a não desistir, de não largar mão de alguém que, aliás, nem conhece direito. Achei bem estranho, mas no final, ainda bem que ele tem essa qualidade/defeito aí.

Sara é aquela personagem que mantêm a leitura estável. Ela é animada, inteligente, não tem mesmo como não simpatizar com ela. Também fiquei na dúvida de como a amizade delas cresceu tão forte, ainda mais ela sendo a típica popular, e basicamente foi a âncora de Emma durante esses quatro anos.

Agora, o assunto polêmico do livro... As cenas eram pesadas, sim, e chocantes principalmente por serem causadas por uma mulher, algo que acredito que eu nunca tenha visto em livros. Mas devo admitir que não teve o mesmo impacto em mim, que em outros leitores. Eu fiquei com raiva da Carol, logicamente, mas pelo fato de ela não ter motivo algum. De verdade, eu esperei o livro inteiro na esperança de encontrar a razão de tamanha raiva, mas não existia nenhuma! Absolutamente nenhuma! Ela só não gostava de Emma morando na casa dela, e acabou. Mas que marido aceita que a esposa faça isso com sua sobrinha? Que marido deixa que seus próprios filhos vejam aquelas cenas? Gente... Pra mim foi tudo muito sem noção. A única conclusão a que cheguei é que a mulher tem problemas psicológicos. Sem brincadeira, é a única explicação. Todas as suas atitudes evidenciavam claramente isso.

O final é de tirar o ar, mas durante quase 500 páginas você nada, nada pra não chegar a lugar algum. Tenho a impressão que 200 dessas páginas foram só encheção de linguiça, acaba se tornando uma leitura arrastada e sem grandes coisas a acrescentar. Só por curiosidade, fui ler resenhas do segundo volume, e pelo que vi a história só piora, no sentido de não evoluir. Então é um livro que realmente tinha potencial, mas muitos detalhes acabam sendo cansativos e fugindo do foco principal.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2016/03/uma-razao-para-respirar.html

Camila | Book Obsession 24/04/2017

Resenha feita pela Camila de Moraes para o Blog Book Obsession
Essa trilogia já tinha lido há um tempinho, mas sabe aquele livro que merece ser indicado? Sem dúvida algum esse é um deles.

A história de Emilly Thomas (Emma) é triste e emocionante. Abandonada por sua mãe que é viciada em álcool, a responsabilidade de cuidados com a jovem fica com seu tio George (irmão de pai da jovem) e Carol (esposa). Emma perdeu seu pai e há quatro anos vive adaptando-se a essa realidade.

Sempre focada em seus estudos, tenta chamar o mínimo de atenção em casa, já que sua tia Carol faz de um tudo para seus dias na casa em que vivem serem os piores possíveis.
Na escola ela só conta com a amizade de Sara, que ao contrário dela é bem popular, cheia de vida e suas cenas na maioria trazem leveza pra história.

A cada dia que chega da escola o horror ronda Emma. E a responsável por tudo de ruim nos dias atuais fica a cargo das humilhações dessa tia horrenda. Qualquer deslize, quebra de regras, Carol agride, tortura a jovem que não vê a hora de completar a maior idade e assim cair fora dessa rotina de humilhações na qual vem enfrentando.
“Não conseguia respirar. Agarrei meu pescoço, tentando afrouxar a corda, enquanto meus pés eram puxados para fora da cama. (...) Fiquei tonta com a pressão se avolumando em minha cabeça e a dor de meus pulmões exigindo uma lufada de ar que nunca viria.”

Entre os poucos prazeres que Emma tem na vida está o futebol, mas isso pode mudar quando em sua vida aparece Evan Matthews. Seu mundo é balançado com a proximidade do rapaz, e apesar de nas primeiras cenas deles serem de embates, e da menor falta de tato de Emma em lidar com o interesse do rapaz, com a aproximação vamos nos encantando e torcendo por eles.
Mas Emma morre de medo que ele descubra o que acontece com ela e todas as agressões que sofre.

Esse não é um romance clichê, típico de jovens e suas complicações. Rebecca trouxe uma protagonista em sua história que é uma verdadeira sobrevivente. É impossível não se emocionar e ficar aflita com cada cena de violência doméstica que Emma sofre na mão de sua tia Carol e com cada omissão de seu tio, que ficava sempre ao lado da esposa. E mesmo vivendo todo esse horror, Emma só pensava que não podia fazer nada para não afastar seus priminhos da criação dos pais.

O primeiro livro dessa trilogia é de chocar, o final então é praticamente um soco no estômago para muitos. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e até então nunca tinha lido nada com essa carga dramática que foi imposta nessas páginas. Sem dúvidas nos levam a reflexão, principalmente pela abordagem de um tema tão frequente em muitos lares pelo mundo a fora.

A notícia boa é que se você quiser adquirir a trilogia, a mesma está completa nas livrarias e foi lançada pela editora Pandorga.
Com uma diagramação simples, a fonte tem tamanho agradável pra leitura, assim como as folhas brancas, como li essa trilogia já há uns dois anos não me recordo se tem erros de ortografia, só sei que me surpreendi a cada página lida ao longo dessas quase quinhentas folhas que compõe essa obra.

Sem dúvidas você vai se emocionar e querer descobrir que fim levou a história de Emma e Evan. Mas o restante dessa história vou lhe contando ao longo das próximas resenhas.

site: http://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/2017/04/resenha-uma-razao-para-respirar-rebecca.html

Larissa 30/10/2023

Viciante e estressante
Li esse livro muito rápido, a escrita da Rebecca Donovan é realmente muito gostosa e eu nunca li um livro que ficou tanto na corda bamba de Amor e Ódio em relação ao que achei. A protagonista parece que é burra, eu passava pano por ela ser traumatizada, mas kk, é burra mesmo.
Vale a pena a leitura mas não sei se vou continuar os outros dois livros para finalizar, romance não é pra mim mesmo, mas gostei de tudo que esse livro aborda.
Evan Mathews amo você, larga ela e vem pra mim??

Amanda 07/08/2014

De tirar o fôlego ...
Uma razão para respirar é mais que um new adult, é um livro forte, envolvente e apaixonante. Emma Thomas perdeu seu pai quando tinha 10 anos e sua mãe não pode cuidar dela, pois não tem condições de cuidar nem de si mesma. Sendo assim sua guarda foi dada ao irmão de seu pai George, o problema é que sua esposa Carol não ficou nada feliz com a chegada de Emma.

Hoje aos 16 anos Emma é uma aluna exemplar, uma esportista sem igual e uma adolescente sem vida social. Mesmo tendo como melhor amiga Sara, a garota mais popular da escola, Emma só quer viver nas sombras e conta todos os dias quanto tempo falta para se livrar do inferno que é obrigada a chamar de casa.

"A culpa abriu a porta naquela noite e eu nunca seria o suficiente para merecer seu perdão pelo que eles nunca desejaram. Então, aprendi a arte da evasão e da superocupação. Não tão habilmente como eu gostaria, já que Carol estava sempre à espreita para me lembrar da minha falta de valor a toda oportunidade."

Na busca de se manter invisível Emma, se dedica a todas as atividades que puder na escola: joga futebol, basquete, faz aulas de arte e cuida do jornal. Mas o que Emma não podia prever era a chegada de um novo aluno, Evan Mathews, que logo no primeiro encontro vira seu mundo de cabeça para baixo. Já logo no primeiro dialogo dos dois é possível abrir um largo sorriso, eu amei esses dois.

“Ninguém nunca tentou se envolver comigo e me mantive sozinha. E assim as coisas deveriam se manter: seguras e simples. Como Evan Mathews conseguiu revirar completamente minha plana existência em apenas um dia?”

Os momentos mais difíceis desse livro são as partes em que a Emma, volta para casa. É tanta crueldade, tanta monstruosidade que me deu vontade de entrar no livro e resolver aquela situação. Rebecca Donovan, com toda certeza soube mexer com o leitor, quando estamos lendo ficamos imaginando se por acaso não conhecemos alguma Emma, alguém que esteja vivendo este inferno, mas é forte e determinada o suficiente para se manter invisível.

"Percebi que torcia minhas mãos trêmulas e as soltei,mas não consegui desatar o nó de minha garganta ou acalmar meu coração.Inspirei algumas vezes tentando me livrar do sentimento.Apoie-me em minhas pernas trêmulas e respirei novamente antes de sair do quarto,fechando a porta às minhas costas.”

Mesmo com as partes cruéis, a autora soube trabalhar muito bem o romance, a amizade e as descobertas de Emma. Conforme ela vai cedendo as investidas de Evan, ela começa a entender que sobreviver não basta, é preciso viver e viver plenamente cada segundo, porque nos nunca sabemos se o amanhã virá e se ainda teremos a oportunidade de fazer o que não fizemos.

“No equilíbrio entre o amor e a perda, seria o amor que me faria lutar para... Respirar.”

PS: Fiquei um pouco chateada com a quantidade de erros na tradução, espero que a editora se saia melhor com o segundo volume "Quase sem respirar" que esta previsto para Agosto, lançamento na Bienal.

Eu recomendo muito esse livro, e estou muito ansiosa para ler a continuação por que aquele final é realmente de tirar o fôlego.

site: http://blog-emcomum.blogspot.com.br/2014/08/resenha-uma-razao-para-respirar.html

Annie 10/06/2016

Respire fundo! Mares calmos nunca fizeram bons marinheiros!
Orfã por parte de pai e abandonada por uma mãe alcoólatra nas mãos de seus tios, já que a mesma não é capaz de se responsabilizar pela filha, Emilly Thomas (Emma) é uma garota muito gentil, focada e estudiosa, porém introspectiva, reservada e de poucos amigos... Na verdade, apenas uma amiga: Sara. E é assim, mantendo-se camuflada e despercebida, que Emma esconde um de seus mais profundos segredos: ela sofre violência doméstica.

Sua tia, Carol, não suporta a ideia de ter que abrigar Emma e assim, passa a agredir e torturar a garota, permitindo que ela saia de casa apenas por motivos acadêmicos. Caso ela quebre alguma regra, a punição é dolorosamente física..
Mesmo em meio à toda a agressão e em um ambiente familar completamente desestruturado, ela suporta todo horror diário com apenas uma coisa em mente: em um ano, ela se formará no Ensino Médio e poderá, finalmente, sair de casa. Mas, em meio ao mergulho nos estudos e em seus campeonatos de futebol, aparece Evan Matthews e uma possível promessa de amor, trazendo romance à estória.

Como nem tudo é o como queremos, comecei o livro esperando que sua única amiga, Sara, não soubesse de todo terror que Emma sofre, mas fui surpreendida ao descobrir que ela sabe e isso foi o que mais me perturbou durante o livro todo! Porque diabos a garota não denuncia à polícia ou ao conselho tutelar que sua melhor amiga está sendo agredida????
A falta de atitude foi o que me fez não dar 5 estrelas ao livro.

Bom, frustrações à parte, a estória é maravilhosa! A leitura fluiu perfeitamente e há descrições na medida certa (o que me faz falta em certos livros)...

Emma é uma personagem extremamente bem construída, forte e responsável, cujo caráter não é volúvel, como a maioria das personagens principais recentes, e se mantém fiel ao que realmente acredita e quer. Isso foi a chave para que o livro não desmoronasse na trajetória até o final.
A mistura entre os ambientes bem descritos e a ótima construção de personagens torna tudo melhor!

Se você pensa que lerá um adorável romance, muita calma e respire! Você está prestes a mergulhar fundo no mundo da opressão e violência doméstica e será inundado por sentimentos diversos: raiva, angústia, amor e principalmente frustração. Nada aconteceu como eu esperava, tanto em relação à violência quanto ao romance, as coisas vão em direções opostas, e isso foi sensacional!!!

Nota: 4,5

site: instragram.com/estantevazada

Isabela.Martins 02/09/2016

Incrível e forte
Quando vi esse livro julguei pela capa, disse que não era muito bom, mas me surpreendi. Conforme fui lendo, fui me apaixonando por essa história cheia de emoções, medos, beijos e tudo mais. Emma é uma garota que perdeu o pai quando era pequena, a mãe abandonou-lhe, e mandaram a menina para morar com os tios. Sofreu de agressão verbal e física, chegou a beira da morte, mas não deixou nada te abalar, ela tinha uma vida a seguir, um sonho a conquistar e nada te deixaria parar.
Uma história cativante, que te prende desde o começo ao fim. Eu amei.

Viviane 09/11/2016

Não julgue pela capa!
Serei honesta, julguei o livro pela capa! Não sou fã de romances hot, pensei que esse fosse mais um!
Cataplot! Quebrei a cara!
É a história de uma adolescente que perdeu o Pai e foi abandonada pela mãe (será?) e vive com os tios e dois primos pequenos.
Vítima de todo tipo de violência por parte da esposa do tio, Emily tem como refúgio a amiga Sara e o apaixonante namorado Dan.
É sobretudo uma história de coragem, amor, amizade, superação, sofrimento, medo e o quanto fechamos os olhos para a violência que acomete lares.
Indo ler a sequência que fiquei ansiosa.
Recomendo!

Lina DC 25/07/2014

A trilogia Breathing aborda um tema muito complexo e difícil de expor: a violência doméstica. Diariamente somos testemunhas de inúmeros casos denunciados, mas na maior parte das vezes esquecemos que para cada pessoa que denuncia, existem centenas que permanecem anônimas, sofrendo em silêncio. E é exatamente isso o que acontece com a protagonista de "Uma razão para respirar". Emma é uma adolescente que vive com os tios. Seu pai faleceu e a sua mãe a abandonou e a jovem não tem escolha a não ser morar com o irmão de seu pai, sua esposa e seus dois filhos pequenos.
O que na superfície parece ser uma vida normal e até mesmo alegre, não passa de um pesadelo sem fim. Carol, a esposa de seu tio, é uma mulher extremamente desequilibrada que a agride constantemente, tanto fisicamente quanto verbalmente.
O livro não é uma leitura fácil. Existem inúmeras descrições da violência, como também do medo em que Emma vive. Ela está sempre alerta dentro de casa, com medo de fazer algum barulho, falar algo ou simplesmente respirar. Qualquer coisa pode desencadear um ataque horrível.
A única saída de Emma é a escola. Ela não faz amizades e nem ao menos conversa com os outros. Tirar boas notas e conseguir uma bolsa de estudos para a Universidade é sua única saída. Ela tem apenas uma amiga, Sara, que realmente é um amor e tenta ajudá-la, mesmo diante de suas recusas.
A vida de Emma começa a mudar quando um novo aluno, Evan, insiste em conversar com ela e a protagonista deixa as suas muralhas emocionais enfraquecidas.
Emma é uma personagem forte mas ao mesmo tempo frágil. Sua preocupação não é com a sua própria segurança, mas sim com o futuro de seus dois priminhos e no impacto que uma denúncia teria na vida deles.
Evan é fofo. Não existe uma palavra melhor para descrevê-lo. A sua preocupação com Emma, a maneira como ele vai conquistando não apenas a confiança dela, mas também da Sara (que é extremamente protetora), o jeito como ele consegue arrancar sorrisos. Um personagem maravilhoso.
A escrita da Rebecca Donovan é arrebatadora. As descrições são muito bem elaboradas e existem momentos em que a carga emocional da cena é tão forte que é necessário realizar uma pausa.
A história é triste e emocionante, principalmente se formos refletir sobre quantas pessoas não passam pela mesma situação. O final do livro é simplesmente chocante e desesperador.

"A culpa abriu a porta naquela noite e eu nunca seria o suficiente para merecer seu perdão pelo que eles nunca desejaram. Então, aprendi a arte da evasão e da superocupação. Não tão habilmente como eu gostaria, já que Carol estava sempre à espreita para me lembrar da minha falta de valor a toda oportunidade". (pág.47)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Jacicleide 17/11/2016

até onde vc suportaria?
Emma é uma jovem linda e que mora com os tios, só que a vida dela não é o que aparenta. Na escola é a melhor em tudo no que faz, forcada,boa aluna, é com uma unica amiga. Mas depois dos portões da escola, coisas terríveis acontece.
Até onde vc suportaria ?

Gy de Paula 28/12/2016

Uma história bem comum, mas gostosinha
Emma é apenas mais uma vítima. Vítima de tantos, inclusive da vida. E ainda assim, encontra nos seus objetivos razões para não desistir.
Essa história poderia ser real. Na verdade, ela existe em vários lugares, infelizmente.
Leitura fácil, tranquila. A autora escreve de forma bem fluida. A narração em primeira pessoa dá um toque de personificação na história, me senti dentro do livro.
Quando comecei a ler senti que fosse apenas mais uma história cheia de clichês. E pode até ser (quem disse que clichês têm que ser ruins?), mas me prendeu.
O único porém desse livro pra mim foram os erros grotescos de português. Meo deooooossss!!!!!! Parece que o livro nem foi revisado. Precisei me superar para abstrair e conseguir manter o foco na história.