Revivente

Revivente Ken Grimwood

Resenhas - Revivente

Robson 10/06/2014

Impossível de largar!
A partir do momento em que vi “Revivente” – de Ken Grimwood – no skoob, eu sabia que não poderia deixar de ler. Fã nato dos filmes da franquia “Efeito Borboleta”, a sinopse do livro chamou minha atenção instantaneamente.

A narrativa em terceira pessoa se encaixa perfeitamente na proposta de “Revivente”, proporcionando uma visão extremamente ampla do mundo ao redor de Jeff (nosso personagem principal). Ken Grimwood narra sua história de maneira satisfatória, com descrições completas e com uma boa dose de mistério, o que me prendeu até que a última palavra escrita por ele fosse lida.

A história de Grimwood não parar em momento algum, o autora dá nós em sua mente com as teorias malucas sobre o motivo de Jeff retornar para a sua adolescência todas as vezes que ele morre. Eu sou muito fã de literatura sci-fi que envolva viagens no tempo, principalmente se elas forem baseadas nas teorias do efeito borboleta. O livro me presenteou com tudo que eu esperava dele, com drama, mistério e complexidade nas medidas certas.

O legal mesmo é que você fica preso à história até o final do livro. Você simplesmente não consegue dar atenção à outra coisa, além das teorias que você formou sobre o motivo das “ressurreições” de Jeff.

Grimwood cria diversas situações durante as demasiadas vezes que Jeff retorna aos seus dezoito anos, situações estas que são extremamente reflexivas e acabam por me colocar no cantinho do pensamento (sim, eu tenho um cantinho onde eu gosto de pensar sobre a vida).

Eu nem quero ficar falando muito do livro para vocês, pois senão acabarei soltando algum spoiler. Mas posso dizer que este é o livro ideal para quem está querendo fugir daquelas séries YA intermináveis, pois “Revivente” é um livro bem adulto e o melhor, é um livro único, com começo, meio e fim!

Ken Grimwood finaliza “Revivente” com chave de ouro, respondendo às inúmeras questões levantadas por Jeff e me satisfazendo imensamente. É um livro que eu indico para todas as idades, sem restrição.

A editora Gutenberg está de parabéns pela edição linda e pela capa extremamente significativa para o enredo. Eu espero ver mais pessoas comentando sobre esse livro, que levou cinco estrelas facilmente e entrou para os meus favoritos!

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-revivente-ken-grimwood/

Resenhoteca 08/06/2014

Um livro atual, mesmo escrito em 1988!
Antes de tudo o livro foi vencedor do World Fantasy Award (um conjunto de prêmios anuais, internacionais, concedido a escritores e artistas que tenham apresentado proeminentes realizações no campo da fantasia) dentre outros muitos prêmios no campo de ficção científica. Não é qualquer livro que ganha tantos prêmios assim. Isso tudo na década de 80.

Só a sinopse e as premiações acima me deixaram com vontade de comprar o livro. Não estou acostumado a ler ficções desse gênero e achei a história bem interessante. O livro conta a história de Jeff Winston. Ele é um jornalista sem um grande futuro no ramo e com um casamento fracassado. O livro começa em 18 de Outubro de 1988. Ele está conversando com a esposa e sente uma forte dor no peito. Ele percebe que está morrendo e quando aquilo tudo passa ele acorda sem saber onde está. Acaba descobrindo que está em 1963 e tem 18 anos novamente. Ele se lembra de toda sua outra vida, mas se recusa a acreditar que aquilo está acontecendo e tenta ir atrás da sua antiga vida. Depois de um tempo ele aceita o fato se pergunta o que vai fazer. Ele tem a maturidade da outra vida e todos os acontecimentos futuros, mas o que ele vai fazer? Reviver sua vida ou criar uma nova? Ele não sabe se essa é a ultima vida ou se esse replay irá acontecer pra sempre. No primeiro momento é meio obvio o que ele faz. Acho que todos pensariam dessa maneira e é ai que o livro me ganhou. Com uma leitura bem agradável o autor faz você pensar o que você faria se tivesse essa oportunidade. Ele acaba te surpreendendo em certos momentos e você acaba se envolvendo na história de Jeff e sentindo um pouco do que ele passa em cada momento.

Em uma parte da história aparece outra pessoa que também está vivendo o “replay”, Pamela. Você acaba se envolvendo na trama dos dois personagens e criando várias expectativas. O final do livro não era nada do que eu imaginava. Um final simplesmente muito bom. Porém o que eu mais gostei no livro é que você consegue sentir o amadurecimento dos personagens. Os pensamentos e as atitudes deles mudam ao longe do livro. Isso faz você entrar na história e refletir sobre sua própria vida e suas decisões.

Em 1993 foi feito um filme baseado nessa história. Feitiços do Tempo (Groundhog Day). Nessa história um repórter que cobre o clima é enviado para um cidade e nessa cidade ele acorda sempre no mesmo dia.
O livro foi escrito e publicado em 1988. Mesmo para uma publicação dessa época o livro é bem atual. Ken Grimwood estava escrevendo o segundo livro quando infelizmente morreu em 2003, aos 59 anos, de ataque cardíaco. Será um pena nunca saber a continuação desse livro.

site: http://www.resenhoteca.com/2014/06/resenha-revivente.html

Thaisa 19/04/2014

Um livro deveras interessante...
O tema desse livro me chamou atenção logo de cara. Gosto de ficção e quando envolve assuntos sobrenaturais ou sem explicação plausível, aí que me deixa mesmo curiosa. Algumas coisas me despertam a atenção e a vontade de ler um livro. Primeiro eu me envolvo com a capa e depois disso vou ler a sinopse. Confesso que acabo lendo muitos livros por indicação de amigos também, enfim… Fui atraída pela capa desse livro (não me pergunte o motivo, pois não sei) e a sinopse me conquistou. Li o livro e estou aqui fazendo a resenha do mesmo pra vocês.

A leitura desse livro foi bem interessante e despertou várias emoções e mim. No início achei o livro monótono e um pouco clichê demais, porém no decorrer da leitura me surpreendi.

Veja a resenha completa no link abaixo:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/04/resenha-revivente-de-ken-grimwood/
Thaisa 09/05/2014minha estante