Uma vez na vida Marianne Kavanagh

Resenhas - Uma Vez na Vida

Biblioteca Álvaro Guerra 15/03/2022

Eles são almas gêmeas, mas nunca se conheceram. Ambos vivem em Londres e estudaram na mesma universidade. Ambos possuem o mesmo círculo de amigos. Aos vinte e poucos anos, mesmo com os maiores esforços do destino, eles nunca se conheceram pessoalmente. Por causa disso, ambos estão emperrados na roda da vida. Uma vez na vida é uma história de amor que beira o desastre. Sobre duas pessoas que precisam desesperadamente uma da outra e sobre convenções às quais às vezes obedecemos porque "a vida é assim". Entretanto, na verdade só quem sabe sobre a vida é o destino.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788567028194

Carol Pilar 23/08/2020

Uma vez na vida
Esse não é um dos melhores livros que li, nem está classificado como bom também.
Primeiramente, nesta edição pelo menos, os diálogos dos personagens são marcados por aspas, e não por travessão, uma coisa que particularmente eu acho que atrapalha muito a leitura. Segundo, a escrita da autora é bem "crua", por assim dizer, pois ela não se aprofunda nos personagens, não há diálogos interessantes e a história se desenrola de uma maneira estranha.
O final é feliz, a mocinha consegue o que quer juntamente ao mocinho, personagens já adultos, mas da mesma forma, não é um livro que você consiga mergulhar na história.

Antonio Maluco 25/02/2023

Romântico
O livro conta histórias de vários personagens que mora nos Estados Unidos da América e seus dilemas

Isamara Silva 27/08/2022

Mediano e esquecível.
O livro é um romance que não convence, há bastante descrições de situações rotineiras que nada acrescentam no andamento da narrativa e aqui cai no problema de parte dos livros contemporâneos, comparações esdrúxulas ou que não condizem com as situações e emoções que o autor quer expressar e aqui há muitas comparações (que chegam a ser ser desnecessárias) como se a descrição do acontecimento bem escrita não fosse o suficiente.

Os protagonistas não evoluem ao longo da história, não crescem, não amadurecem, não sabem tomar decisões e acabam sendo levados pelos amigos, a história anda medianamente porque algumas ações forçam os personagens e não por iniciativa depois de alguma construção. O George ainda tem um arco um pouco mais dramático e interessante, mas na maioria do livro ele tem menos espaço e individualmente ele não parece mudar de acordo com a necessidade da sua vida.

Por fim, depois de tanta lentidão o encontro dos protagonistas gera situações e emoções que parecem sem sentido, forçadas e a partir de então é tudo corrido e chegando nas partes finais é cada vez mais corrido, mais mal contado, deixando detalhes importantes de fora e inclusive não resolvendo coisas do arco do George, que ganha mais espaço, porém na hora errada.

Mari 02/05/2022

bem no estilo do livro "Um dia"
"Quando você tem a chance de ser feliz, talvez seja seu dever agarrá-la e segurá-la. Caso contrário, você não vive realmente, só conta o tempo." (p. 203)

Tess é apaixonada por roupas vintages e a década de 40, enquanto George é um músico apaixonado por jazz. ambos tem amigos em comum, mas nunca se encontraram. todos os seus amigos dizem que eles são alma gêmeas, feitos um para o outro. mas como colocar isso em prova se o destino vive atrapalhando seus encontros?

o livro narra a vida de duas pessoas desconhecidas entre si, que passam anos tendo encontros mal sucedidos e seguindo, aparentemente, caminhos opostos e distantes.

é simples e bobo, o livro fica circulando nessa ideia de que eles são alma gêmeas para vida toda e tem um desfecho satisfatório.

me lembrou bastante do livro Um dia, pela passagem de tempo e pela forma como a vida deles seguiram por anos até que eles ficassem juntos. o que mais me atraiu foi os desencontros dos dois e a forma como a autora retratou relacionamentos em que a gente se sente preso por comodismo, o que é bem comum e difícil de sair.

Mila F. @delivroemlivro_ 09/10/2014

Tinha tudo para ser muito bom, mas...
For once in my life (2009) é o primeiro romance da escritora e jornalista Marianne Kavanagh e apesar de ter dito boas críticas lá fora, na minha concepção foi um livro frio, não teve clímax e em nenhum momento você fica a suspirar pelo casal.
Tudo começa em 2002 quando Tess cruza com sua alma gêmea, George, na rua, mas como ambos não se conhecem, passam indiferentes um pelo outro. Entretanto, Tess tem uma amiga, Kristy, que conhece George e que sempre afirmou categoricamente que os dois tinham nascido um para o outro, a partir daí ela se esforça ao máximo para fazer com que os dois se conheçam, mas o destino parece não estar disposto a facilitar as coisas para os dois e ambos não têm a oportunidade de se conhecer até terem se passado quase dez anos, embora diversas vezes tenham estado sob o mesmo teto.
É apenas em 2011, quando ambos estão bem maduros e que desistiram de seus sonhos porque avida não lhes foi generosa é que Tess e George tem a oportunidade de se conhecerem. George já está casado e tem uma filha. Tess está morando com seu namorado e já tem uma vida planejada com ele. Nesse ínterim, quando Tess e George se conhecem tudo parece mudar, primeiro ambos se dão conta de que são almas gêmeas, segundo eles percebem que a vida deles seguiram caminhos diversos e terceiro os dois não são felizes com suas escolhas, mas aprenderam a viver com elas.
Tess é uma personagem encantadora ela ama roupas vintage e sonha com sua própria loja de roupas vintage. George é, também, um bom personagem, ele ama música e sonha em ser um cantor famoso. Ele tem talento, Tess também, mas as circunstâncias de suas vidas castraram seus sonhos, até que Tess e George se conheceram e se deram conta de que valia a pena lutar pelos sonhos.
Uma Vez na Vida é um livro que tem tudo para ser bom: um enredo interessante, personagens interessantes e histórias que se passam em vários lugares e países, mas infelizmente a história não se desenvolveu, foi lenta e os sentimentos tão frios quanto gelo. Apesar de ter gostado do casal Tess e George e ter sofrido pelos dois nunca terem se encontrado, esse casal não conseguiu me fazer ficar na torcida deles.
Considerando todos os pontos que este livro tinha para ser maravilhoso e não foi, culpo a forma como ele foi escrita: muito fragmentado, distante e frio, era como se cada palavras do livro fosse um tijolo formando uma parede ao redor dos personagens e nos privando de seu carisma. Uma Vez na Vida é uma leitura fria e sem emoção, não tem clímax, o leitor espera, espera, espera, espera e espera para que algo aconteça e NADA. Nem quando Tess e George enfim se conheceram não houve aquele clima de fogos de artifícios...
Então Uma Vez na Vida é um livro ruim? Não, não é. O livro é regular e é uma leitura agradável, embora seja lenta quase se arrastando por isso, não quero desmotivar ninguém a lê-lo, se você ficou com vontade de ler, vá em frente, mas vá preparado para não ter grandes surpresas.

Camila Márcia

site: www.delivroemlivro.com.br

Barbara.Teodoro 24/06/2020

Mais do mesmo
O mesmo água com açúcar de sempre. Quem gosta de romances, vai gostar do livro, ou não. Me irrita esse tanto de desencontros! "Sem querer", os personagens QUASE se conhecem diversas vezes e vão só se ver pela primeira vez lá pelo meio do livro, aff!

De qualquer forma, tem quem goste e se sinta contemplado.

Renata.Oliveira 22/06/2022

A ideia do livro é até boa, mas o desenrolar nem tanto.
Acho que esse é o exemplo de livro que serviria melhor como um filme porque no filme a gente teria os efeitos visuais do passar do tempo; as coisas mudando, os personagens envelhecendo, etc. No livro, um capítulo acaba abruptamente e na página seguinte passaram-se dois anos e a narrativa retoma abruptamente de outro ponto e isso me incomodou.

Além disso, os personagens são bem chatinhos... em nenhum momento eu consegui torcer para os protagonistas ficarem juntos porque essa "química" toda que eles supostamente teriam não foi desenvolvida. O intuito do livro é mostrar que eles são alma gêmeas destinados a ficar juntos, mas o livro não mostra isso. Os protagonistas, um belo dia, simplesmente se olham e se apaixonam. Fim. Eu, que não sou muito idealista, achei uma baboseira que nem meu lado romântico conseguiu engolir.

Por fim, do meio pro final as coisas se resolvem com tanta rapidez e facilidade que faz o começo ficar pior ainda.

Laudo: uma versão da shoppee de "Um Dia"

Dany 03/01/2015

Uma vez na vida
Uma Vez na Vida conta a história de Tess e George. Os dois têm vários amigos em comum mais por ironia do destino nunca se encontrar pessoalmente. Todo mundo diz que eles formam um belo casal, que ambos nasceram um para o outro. A maior incentivadora para que dos dois se encontre e a amiga doidinha de Tess a Kirsty.

Uma Vez na Vida poderia ser aquela típica história que vez em quando se escuta contando por ai, que a vida de ambos não é lá um mar de rosas, que eles deveriam seguir seus sonhos, que estão desperdiçando seus tempos com pessoas que não combina com eles e por ai vai.

Tess e apaixonada por roupas vintage e sonha um dia ter uma loja mais enquanto esse sonho não se torna real ela continua com sua vidinha, além de ter um namorado muito lindo mais que todo mundo diz que não sabe por que eles continuam juntos. George toca em uma banda de jazz é sonha em fazer uma carreira de sucesso. Porém há uma briga constante entre ele e os músicos.

Fiquei com a tensão de quando eles vão enfim se encontrar? Como será o encontro dos dois? Por incrível que pareça eles vez em quando estão no mesmo local mais nunca se encontram. Até chegar o tão aguardado momento – que para mim foi a melhor cena do livro.

Ao terminar fiquei com uma sensação estanha, não sei ainda se gostei muito ou não dá história. Acho que fiquei esperando mais, principalmente do final que não deixou a desejar em certas partes mais também não foi uma grande surpresa assim.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2014/09/resenha-uma-vez-na-vida.html

cris.leal 02/07/2017

Podia ser melhor...
Almas gêmeas... esse é o tema do livro 'Uma Vez Na Vida', de Marianne Kavanagh.

Tess e George não se conhecem, mas têm amigos em comum e esses amigos apostam que eles foram feitos um para o outro, verdadeiras almas gêmeas. No entanto, sempre que aparece a oportunidade de se encontrarem, a vida se encarrega de distanciá-los. E a graça do livro está na expectativa do grande encontro. Ou deveria estar!
Apesar da premissa intrigante, achei que a história se arrastou um pouco e em alguns pontos meio que se diluiu, se perdeu... Outra coisa que me incomodou foi a personalidade passiva demais do George. Em determinado momento, apesar da ideia de que ele era o homem ideal para Tess, eu meio que torcia para que ela não o encontrasse nunca.

Bem, o que aconteceu é que eu me desiludi com a fragilidade do mocinho e aí, a leitura desandou.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/09/eu-li-uma-vez-na-vida.html

Mila 13/07/2014

Título: Uma vez na vida
Autor: Marianne Kavanagh
Editora: Única
Páginas: 285
Classificação: 3,5/5
Achei muito interessante a forma como a história de Tess e George foi contada. O livro é dividido em anos, começando em 2002 e terminando em 2012. Ou seja, dez anos de história divididas, dez anos separados pelo destino e pela falta de aproximação. Ambos moram em Londres, porém distantes.
Conheci Tess, que ama roupas vintage e fiquei imaginando seu estilo, seus gostos e em como ela ficava feliz ao ver uma loja de roupas vintage. Ela trabalha em uma empresa mas não se sente muito feliz com esse emprego, pois seu maior sonho era abrir uma loja de roupas vintage, pois Tess conhecia cada tecido, cada estilo, cada história daquelas roupas. Esse era seu sonho, sua paixão, o que a fazia viver. Junto com ela, conhecemos Kirsty, sua melhor amiga, a qual é muito bonita e chama atenção por onde passa e sempre aconselha Tess a largar o emprego e ir em busca de seus sonhos.
Conheci George, um cara comum mas que tem um sonho de fazer sua banda alcançar o sucesso na música. Sonhador, bonito, alegre, músico, chegado em arte, antiquado. Kirsty sempre dizia á Tess que deveria conhecê-lo pois ele era sua alma gêmea, apesar dela estar namorando Dominic, o qual Kirsty não gosta muito.

" Sabe de uma coisa? É bem bom não poder ver as expressões das pessoas. Você reage ao que elas dizem, e não ao que você acha que elas poderiam estar pensando, o que facilita muito as coisas." pág 39

A ideia de Tess sobre alma gêmea sempre fora clara e acreditava que nesse mundo, existia um homem que seria perfeito para ela. Particularmente, não acredito nessas coisas, pois não existe um cara ideal e sim um homem que vai te levar cada dia mais para perto de Deus e tudo o que sonharem e almejarem, irão conquistar. Sem amor não há como dar certo. É isso que acredito. Tess tem um namoro um tanto medíocre com Dominic, o qual é frio, não gosta de conversar com ela, vive trabalhando e quase não tem momentos românticos juntos. Enquanto isso, bem distante, George viaja para tentar alavancar o sucesso de sua banda, mas não houve sucesso nenhum. Ambos ainda não se conhecem. Apesar das tentativas de Kirsty de tentar com que se conhecessem, nada coopera a favor. Nem mesmo um jantar de amigos na casa de Tess em que George fora convidado. Ele ficara doente. Mas Tess, sempre batia a tecla e dizia que sua amiga estava louca, pois nem ao menos conhecia o homem.

"Dá certo quando todos se comportam como um manequim de loja, mas os seres humanos de verdade reagem de maneira imprevisível." pág 45
"Não dá para surfar pela vida numa onda de emoções. Os sentimentos extremados não levam a lugar nenhum." pág 119

Dos amigos de George, alguns conheciam Tess e diziam também que ela era sua alma gêmea. Mas aí começa uma parte da história que não gostei muito, pois as coisas pareciam impossíveis para eles. George fora morar em Nova York após sua banda ter tido um fim trágico. Então ele se viu perdido e foi aí que conheceu Stephanie, uma mulher muito linda, atraente, que vive para os negócios e ganha muito bem para sustentar os dois. George, desanimado de tudo na vida, resolve dar aulas de piano para algumas crianças filhas dos clientes de sua esposa. Isso, esposa... Eles começam a morar juntos, e aí o problema começa. Stephanie sempre fora fria e muito prática, insensível, e George acreditava que ela não teria um coração. As coisas pioram quando ela engravida, e deixa sua filha nas mãos de George, que vive integralmente para cuidar da menina, Mia, a qual Stephanie não dá a mínima pois sempre saía cedo para trabalhar e voltava tarde da noite. A relação dos dois parecia um negócio, e não existia amor. George já não querendo mais dar aulas, e totalmente deprimido pelas atitudes de Stephanie, começa a entrar em questionamentos sobre sua paixão, que é ser músico, e percebe que não toca há anos, e que ela está roubando sua vitalidade.
Enquanto isso, Tess vai vivendo sua vidinha mais ou menos, ao lado de Dominic, que resolve comprar um apartamento para morar com ela. A história dos dois casais é parecida, triste, fria, relações com pessoas medíocres.

"George inclinou-se na janela da frente e pagou, e ela pensou, sentindo-se cansada e zonza com as lágrimas e s tristeza: É assim que é? É assim que é ficar apaixonada?" pág 183
"Não havia razão para se reduzir, agachando-se, tentando se proteger de um chute. Porque os golpes não vinham de fora; vinham de dentro da sua cabeça." pág 189

A história começa a ficar interessante quando finalmente George resolve ir á Londres para visitar seu pai, pois está com sérios problemas de saúde. Nessa mesma semana, é convidado por um de seus amigos para ir ao aniversário de Kirsty, e finalmente Tess e George se encontram. A reação de Tess foi a melhor: ficou pálida, e mesmo sem nunca tê-lo visto, teve certeza que ele era o amor da sua vida, e George sentiu o mesmo. Esse encontro ocorreu de uma forma inusitada, sem hora marcada. Estavam no aniversário, se cumprimentaram e logo foram se isolar do pessoal para poderem se conhecer melhor. George sentiu em Tess uma paixão de vida, que o fez despertar e voltar a tocar, e viver apaixonado pela vida como sempre fora. Alguns dias depois, George fora embora para Nova York, mas sempre pensando em Tess e como ela havia mexido fundo em seu coração. Mas ele precisava voltar á realidade pois era casado e tinha uma filha de dois anos que precisava de um pai presente.
As coisas ficaram tão ruins para eles que pensei que não iriam ficar juntos jamais, mas como já previa, uma hora eles iriam ser felizes para sempre, como em um conto de fadas. Até eles ficarem realmente juntos, muitas coisas boas e ruins se passaram e estava muito agoniada pois o livro estava terminando e nada de me deliciar com um romance. Senti que a autora deixou muito a desejar em relação ao toque de amor e romance, e com certeza esperava muito mais desse livro, muito mais amor, muito mais suspiros, o que não ocorreu.

"A gente diz essas coisas, não é? Mas nunca é realmente verdade. A vida lhe pertence, não é de mais ninguém. Na maioria das vezes, a única coisa que nos impede somos nós mesmos." pág 243"
Algumas pessoas conseguem as coisas sozinhas, mas são raras. São aquelas feitas de aço. O restante de nós precisa encontrar alguém que nos ame, nos encoraje, e nos mantenha em segurança." pág 284

Esse livro é muito água com açúcar e por vezes, ficava inquieta pois nada de interessante acontecia. E o final? Foi quase um balde de água fria pois fiquei me perguntando: Cade o resto da história? Cade todo um amor que queria suspirar por dias nesse livro? A leitura vale a pena pois a autora te envolve. Mas para quem ama romances como eu, senti muito essa falta.

Psychobooks 21/07/2014

- Premissa e Alba, é um chick-lit?

Conheçam Tess e George. Os dois não se conhecem, mas são perfeitos um para o outro.
Ela está num emprego chato, tem uma vida chata, numa casa chata, com um namorado... Adivinhem? Chato (para caramba!). Se veste de forma chata, se acha chata, tem parentes chatos...

George trabalha em uma loja de instrumentos. George até que não é tão chato... No começo; depois ele chega lá.

Os dois passarão anos contando ao leitor porque são perfeitos um para o outro e quanto tempo leva para que enxerguem isso. É isso.

Aí vem a questão: Alba, é um chick-lit?
Olha, eu considero chick-lit quando o livro é bem engraçado e superbem-humorado e me tira altas risadas. Tess e George são muito chatos para que eu os enquadre no gênero, mas vamos à narrativa.

- Narrativa / Vai pra onde, moça?

Então temos visão de Tesse e visão de George, mas em terceira pessoa, que é pra gente não se aprofundar demais - obrigada, Marianne Kavanagh - nos pensamentos dos dois protagonistas.

10 anos serão contados entre encontros e desencontros entre Tess e George e a ideia da autora é fazer com que a gente perceba o amadurecimento dos dois dentro de seus relacionamentos e de sua caminhada na vida para que, a cada novo acontecimento, o leitor enxergue como tudo está errado e como eles têm que ficar juntos.
Mas não é assim que as coisas funcionam.
Durante a leitura, me senti entendiada em diversos momentos. A magia que a autora tenta imprimir à escrita simplesmente não aconteceu. O amadurecimento dos personagens também não é agradável de se observar. Diria que é, inclusive, penoso.

- Nem tudo está perdido

Apesar de a leitura ter me desagradado bastante, a habilidade da autora salta as páginas em alguns momentos. Há um momento em especial que achei superbem-escrito. Esse é o momento de ruptura do livro, o momento da virada.
A partir dele as coisas começam a ficar mais interessantes e a leitura dá uma pequena - bem pequenina - acelerada.

- Vale a pena, Alba?

Sinceramente? Não. Eu não gostei. Me senti lendo "Um dia", do David Nichols, mas com tudo errado. As pessoas com falas erradas, os acontecimentos errados, os personagens sem saber como se portar... Enfim.
Para mim não funcionou. Faltou sincronia.

site: www.psychobooks.com.br

Blog Imaginação 25/01/2016

Uma vez na vida
"Uma vez na vida" é um livro que estava bastante ansiosa para ler, desde que soube de seu lançamento, mas ao mesmo tempo hesitante por já ter lido muitas resenhas que não falavam tão bem do livro assim e isso me deixou sem saber o que esperar.

Tess vive uma vida tranquila, sem pensar muito no futuro, vai levando da forma que quer e faz o que bem entende. Ela namora Dominic, um dos seus relacionamentos mais longos. Os dois tem uma relação meio morna nada muito romântico, mas ambos se dão bem. A não ser por sua melhor amiga que odeia seu namorado e acha que ele não serve para ela.

George é músico, ama tocar com sua banda e espera ansiosamente pelo dia em que farão algum sucesso, afim de que eles possam viver apenas daquilo que amam fazer. Porém enquanto isso não acontece ele se sustenta apenas com seus trabalhos temporários, os famosos bicos.

George e Tess são almas gêmeas e desde o inicio isso nos é apresentado no livro. Eles tem muito amigos em comum, no entanto, não se conhecem. Sempre tem algo que os afasta quando eles estão próximos de serem apresentados. E mesmo o destino trabalhando para juntar esses dois, está bem complicado.

O livro possui uma narrativa bastante fluida e toda a história é contada em terceira pessoa mudando os pontos de vista para podermos entender melhor tudo o que se passa, mas diferente das narrativas comuns, a história é contada com o passar dos anos (a trama me lembrou muito a do livro "Um dia" de David Nichols). Contudo com os protagonistas nunca se encontrando, confesso que por vezes isso foi frustante para mim, dando a impressão de que a autora estava enrolando para as coisas finalmente acontecerem. E quando acontece... É coisa mais linda.

A capa é bastante diferente da original e eu particularmente gostei mais desta, acho que combina com a história e o contraste das cores chama bastante atenção, com certeza seria um livro que ficaria curiosa para ler se visse em uma livraria.

Eu adorei os protagonistas, tiveram a personalidade bem construída e as cenas de quase encontro são as melhores, apesar de muito prolongadas. Uma coisa que posso falar que me incomodou um pouco, foi a forma com que os diálogos foram construídos na diagramação, estando eles sempre entre aspas (" ").

No mais "Uma vez na vida" é um livro ótimo, um romance sensível e delicado, perfeito para ser lido em um fim de tarde, capaz de encantar qualquer leitor.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2015/11/resenha-uma-vez-na-vida-unicaeditora.html

Estela | @euviestrelas 07/09/2014

Tess mora em Londres com sua amiga Kirsty e trabalha na parte de atendimento ao cliente da Golden Garden, uma espécie de papelaria virtual. Ela namora o Dominic, um cara que nunca fala nada e controla as finanças como ninguém. Amadora de roupas vintage, seu maior sonho é abrir uma loja para esse tipo de roupa, mas está sendo bem difícil já que ela não ganha muito. George também vive em Londres, divide um lugar com seu amigo Rhys e seu sonho é ser um músico famoso/reconhecido. Ele tem uma banda de Jazz que aposta que tem futuro.

Kirsty também é amiga de George e jura de pés juntos que ele e Tess foram feitos um para o outro, são almas gêmeas, e Rhys que também conhece Tess, concorda com ela. Mas tem um problema, eles não se conhecem e parece que toda vez que isso está prestes a acontecer, vem o destino e muda tudo.

Tess e George são almas gêmeas e isso o leitor percebe perfeitamente ao desenrrolar da história. Percebe-se também que os dois estão sempre prestes a se encontrar, George com sua jaqueta de couro está sempre por perto, só que isso nunca acontece, você fica ali "Ops é o George, espero que agora eles se conheçam" mas nada dá certo, sempre tem algo que impede o encontro, alguma doença ou uma escolha errada.

Gostei bastante do George, da Tess, da Kirty e do Rhys, são personagens super bem contruídos. Kirty é aquela amiga louca que ama uma festa e troca mais de emprego do que de roupa. Além deles, conhecemos alguns outros personagens que são bem importantes para o desenrolar de tudo. Dominic é bem chato, pra mim ele só estava ali para atrapalhar. A história me surpreendeu por ser um pouco diferente, vemos que as escolhas refletem muito no destino e eles fazem muitas escolhas erradas e isso irrita um pouco porque por mais que você saiba que os dois vão ficar juntos no final, às vezes você perde um pouco a esperança e dá vontade de ir lá e juntar eles de vez. Super recomendo o livro e se prepare para torcer por um casal que combina mais que pizza e refrigerante. Beijos

site: http://estantedecristal.blogspot.com.br/2014/05/resenha-uma-vez-na-vida-marianne.html