Comunicação Não-Violenta

Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Paula.Ceccon 07/07/2022

Interessante
O livro é interessante, porém um pouco cansativo de se ler. Apresenta muitos exemplos de como utilizar as técnicas propostas.

Suzana Mendonça 03/07/2022

Técnicas de CNV para o cotidiano
O autor traz sua experiência prática para as páginas de seu livro, revelando situações em que a CNV contribuiu para a resolução pacífica de conflitos entre pessoas. Leitura essencial para quem busca formas de se comunicação mais harmônicas

Alexia201 03/07/2022

A importância de entender as necessidades dos os outros
O livro apresenta uma perspectiva interessante sobre como podemos nos comunicar de uma maneira mais saudável com os nossos pares.

Liv 02/07/2022

A comunicação é o que nos diferencia dos outros animais,graças à essa habilidade podemos evitar conflitos e também criá-los. O problema é que nossa sociedade não nos ensinou a se comunicar de maneira eficiente,onde culpamos o outro por tudo,não sabemos o que estamos sentindo nem nossas necessidades e por isso acamos apelando à violência. A comunicação não violenta é um método eficaz que nos mostra que não precisamos gritar,ofender ou agredir alguém para sermos ouvidos e que além disso podemos aprender também a ouvir. Porque comunicação é feita de duas partes, você e o outro a estabelecem.

Paulinha 02/07/2022

Ótimas dicas de comunicação...
O livro te dá orientações de como ser sensato em sua comunicação verbal. Como ponderar as palavras e também abrir a boca para se expressar, como por exemplo numa relação amorosa o cônjuge saber como demonstrar em palavras seu amor para a parceira, bem como a parceira não ser grossa com o seu parceiro, falar com amor e sensatez. No trabalho, saber destacar as qualidades do funcionário e saber "colocar os pontos nos 'iiiss'" de forma não agressiva, porém firme. O livro é maravilhoso, te instrui como uma ferramenta de abordagem não agressiva e sim diplomática para todas as áreas da vida e todo o tipo de pessoa, bem como todoa os tipos de relacionamentos - familiar, profissional, espiritual, amoroso, amizades e etc.

Abaixo, coloco a resenha da própria editora.

Resenha da Editora

"A Comunicação Não Violenta conecta uma alma a outra, permite a cura e nos ajuda a expressar com toda a sinceridade o que está ou não em harmonia com nossas necessidades. É o elemento que falta em tudo que fazemos." ?  Deepak Chopra , autor de As sete leis espirituais do sucesso

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um dos temas mais transformadores e fundamentais que nós da Sextante já publicamos.

Ela é tão essencial que deveria ser ensinada a todas as pessoas, assim como ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas.

Mais do que uma técnica para resolver conflitos, é um modo de ser, de pensar e de viver que, como diz Marshall Rosenberg, "nos ensina a expressar o que está vivo em nós e a enxergar o que está vivo nos outros. Assim podemos descobrir o que fazer para enriquecer essa vida".

Japa 01/07/2022

Comunicar com mais empatia
O quanto é possível e benéfico aprender com a comunicação não violenta-CNV, não cabe no gibi! Até porquê, comunicação é tudo, e é importantíssimo sabermos nos comunicar da melhor maneira possível se fazer ser entendido e também saber ouvir não é uma tarefa fácil, mas com esforço e presença(atenção), é possivel. Super recomendo a leitura, o livro trás as técnicas e exemplos e história práticos da aplicação da CNV em diversas situações. Pra mim, foi uma excelente leitura, fluída, em 2/3 dias li o livro. Acredito que após a leitura se tenha uma boa noção introdução de CNV e já possa começar a aplicar e sentir os efeitos colaterais positivos.

Samila.Braga 27/06/2022

Para relembrar que a empatia é urgente
Acho que as pessoas compreendem mal o conceito de comunicação não-violenta, partindo somente desse título. Reler esse livro foi muito importante! Pra relembrar que nos processos de comunicação não é sendo passivos/as que resolveremos os conflitos, mas sendo objetivos/as e empáticos/as, percebendo nossas necessidades e as dos/as outros/as legitimamente e buscando soluções que sejam interessantes para ambas as partes. Como Marshall fala: é preciso identificar o que está vivo em nós e nos guiar por isso. ??

21/06/2022

Livro necessário
Aprendi com essa leitura que definitivamente não aprendemos a nos comunicar em tempo hábil de não entrarmos em grandes problemas de relacionamento.

Estante Atípica 16/06/2022

Esse é um daqueles livros que você termina de ler e já sai indicando pra todo mundo. Como eu aprendi com a leitura dos conceitos e com os exemplos que o autor expõe para ilustrar. Com certeza é um livro que lerei novamente.

Victor 16/06/2022

Muito por pouco
O livro entrega muitos aprendizados, muitas lições de vida e ferramentas práticas que enriquecem a vida, sem ficar enrolando indefinidamente.

Com esse livro, aprendi a me conhecer melhor, aprendi a conhecer as outras pessoas melhor e a tratar dos sentimentos e vontades de todos (incluindo as minhas próprias) como sendo válidos e importantes.

Uma das melhores leituras que fiz em muuuito tempo.

Lety Tate 12/06/2022

Prática para sempre
O livro é uma lição de vida não apenas para as pessoas que trabalham diretamente com outras pessoas, mas também para aquelas que desejam melhorar sua comunicação nos relacionamentos.
A empatia é algo essencial para uma comunicação não violenta, mas mesmo assim ela se perdeu ao longo dos tempos nas sociedades modernas. Por que? Devemos recuperá-la. Mas não é tão fácil. O próprio autor fala das dificuldades de aplicar nos relacionamentos íntimos que tem, mas sendo um dos principais nome na CNV. Então, devemos absorver o conhecimento e pratica-lo, tentar utilizar sempre que possível, mas não se culpar por não conseguir sempre. Somos apenas seres humanos tentando melhorar.

Nathália Có 10/06/2022

É uma leitura importante para aprimorarmos nossa comunicação. O livro traz ferramentas que podemos usar para compreender melhor o outro e nos fazermos ser compreendidos.
A ressalva que faço é que é de um olhar de igual para igual. Não há como utilizar em qualquer situação essas ferramentas: há de se pensar nos lugares que ocupamos no que tange nossa raça, classe e gênero.

Hay 06/06/2022

Trás uma visão que é incrível
Esse livro literalmente me fez olhar pra forma que eu venho me comunicando com todo mundo ao meu redor, fazendo com que tentasse não ser agressiva na fala, como muitas vezes a maioria das pessoas são

Rammy 03/06/2022

CNV difícil mas não impossível
Traz o que vem a ser a comunicação não violenta e as aplicações práticas no dia a dia.
A CNV parece difícil de se adotar mas com a prática vai se tornando menos difícil e podemos ver os benefícios adquiridos por essa comunicação ao longo do tempo.

Isa 31/05/2022

Vivendo a CNV
Pra mim* esse livro não foi tão bom quanto eu imaginava que seria. Confesso que pulei várias partes. Mas é um livro que tem bastante diálogo, acho que serve pra consulta, e é um complemento do outro livro da CNV do Marshall.