Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Laura 30/05/2022

É Bom, mas não tanto quanto esperava
Esse livro me foi muito bem recomendado, por isso peguei pra ler com muita expectativa, o que pode ter contribuído para a minha sensação de que ele entrega menos do que promete.
Minha primeira crítica é que ele cai no mesmo problema de todos os livros de auto-ajuda que já li: passa boa parte do tempo tentando te convencer de como o método é maravilhoso e como já ajudou muita gente e porque você deveria querer usar. O problema aqui é: eu já comprei o livro, logo é óbvio que achei o conceito apresentado interessante e quero colocar em prática, não preciso de mais propaganda, me apresente o método.
Tirando isso, creio que a CNV em si é realmente muito útil, se conseguirmos realmente aplicar os seus princípios a nossa comunicação vai ficar bem mais clara e pode evitar muita mágoa, tanto em nós mesmos quanto nos outros. O problema aqui é que por em prática é algo muito difícil, especialmente se estamos em qualquer situação que mexe emocionalmente conosco (e são essas as situações em que ela seria mais útil), não dá pra usar a CNV sem se conhecer muito bem, sem entender suas próprias necessidades e seus próprios gatilhos e sem se permitir ficar muito vulnerável, o que não é uma posição que a maioria de nós poderia se permitir se colocar.
Ou seja, para aplicar plenamente o que o livro tenta ensinar você precisa de terapia (o que todo mundo precisa mesmo), mas consigo ver muita utilidade prática na aplicação dos seus princípios no dia a dia, na relação com os filhos ou no trabalho, ou em situações de conflito de modo geral, só não espere virar mestre em CNV depois de ler o livro e conseguir aplicar corretamente o tempo todo.
E não recomendo usar os exemplos dele diretamente, a maioria das frases e perguntas que ele sugere que sejam utilizadas soam como a fala de um robô ou de um psicólogo de filme, não acham que devam ser aplicadas de forma literal, mas dá pra pegar o espírito do que ele sugere e traduzir em uma linguagem de seres humanos.

Lyliancb 29/05/2022

Leitura precisa de foco, mas rica
O assunto abordado no livro se faz muito útil nos dias de hj, onde a linguagem é "discurso de ódio" para muitos. Já tô com vontade de ler de novo pra assimilar cada ponto dessa "nova" comunicação.

Mariana 29/05/2022

Aprendizados sobre empatia
Ao ler a obra de Rosenberg, sinto a necessidade de aprender ainda mais sobre a comunicação não violenta, devido aos desafios que a teoria me traz, tendo em vista o quanto fomos ensinados a não olhar para nossas necessidades, a não falar sobre nossas vulnerabilidades e a não fazer pedidos de forma clara. Muito brevemente, é isso que a teoria propõe, e para isso, precisamos nos olhar e olhar o outro profundamente, a fim de captarmos as necessidades envolvidas em cada situação, as escutarmos de forma empática e assim podermos enriquecer a vida do outro e a nossa própria vida. Percebi várias similaridades com a abordagem humanista, inclusive, muitos dos preceitos são baseados em Carl Rogers (Abordagem Centrada na Pessoa), o que conversa bastante com meu modo de pensar. Às vezes me peguei receosa com a forma "milagrosa" que o autor descreve a aplicabilidade da teoria, mostrando que através da experiência dele, ele já pôde comprovar o quanto sua técnica é útil e eficaz. Isso me pareceu um pouco reducionista, já que toda técnica tem suas restrições, exceções e contextualizações. Mas, de forma geral, achei que o livro me acrescentou e trouxe boas contribuições.

MiPaterno 25/05/2022

O trabalho do Marshall é maravilhoso. Um livro necessário e que nos ensina uma nova forma de nos comunicar e relacionar.
Recomendo a todos que querem relações mais saudáveis e amorosas

gustavo244 24/05/2022

Livro chatooo
Livro bastante maçante, com umas histórias inverossímeis, não curto esse tipo de livro nem de escrita, só li pq fui obrigado e lamento quem lê esse tipo de coisa por livre espontânea vontade, deve ser falta de amor próprio
Aluaraujo 24/05/2022minha estante
amei a resenha

Scarlett11 22/05/2022

Ler esse livro durante a correria diária sempre me fez desacelerar um pouco e perceber como as palavras podem transformar tanto o mundo ao meu redor. Com certeza irei reler ele quando necessário pois sei que sempre será um aprendizado para mim. ?

Ricardo.Borges 15/05/2022

Parece ser tão fácil?
O autor é uma espécie de arauto da CNV e, talvez por isso, traz várias situações para serem analisada sobre este prisma. Chega a ser frustrante imaginar como seria tão fácil se o comportamento humano pudesse ser sistematizado da forma como ele propõe.
Um bom resumo do livro, extraído dele mesmo, poderia ser: ?Quando acontece A, sinto B porque preciso de C, então eu gostaria de D.?

Isa 15/05/2022

CNV
Esse livro é aquele tipo que você tem que sempre voltar pra consultar, tem muita informação. O que é muito bom, já que minha intenção é mudar a forma de tratar os outros, principalmente filhos.

No decorrer da leitura têm vários exemplos de diálogos, e isso fez com que eu refletisse sobre minhas ações, sobre a empatia com o próximo, o que não é tão simples de se enxergar? já que o que me foi passado não era exatamente assim.

Quero ler mais livros sobre o assunto, com certeza!

Alfradique 11/05/2022

Um bom começo.
Sobre a prática da Comunicação não violenta CNV.
No meu entender, tal prática requer um preparo mental pessoal bem evoluído.
O livro é uma boas referências, te dá umas boas dicas, mas é introdutório.
Mesmo assim, eu consegui perceber que, com um ser humano, tenho que melhorar em alguns aspectos.

Recomendo ler. A intenção do autor é boa. Acho que no fim você vai gostar.

Eu gastei

Tamis 10/05/2022

Esperava um pouco mais
Aparentemente esse livro é mais indicado para quem já tem uma noção sobre a CNV, que não era o meu caso, então fiquei um pouco perdida. Tem tbm algumas falas bem problemática e machistas, é preciso saber filtrar.
A parte final do livro é mais interessante e agregadora, quando fala sobre educação de filhos .

@adriana_ lerlivros 02/05/2022

Esse livro nos alerta com amorosidade que, em minhas palavras, descrevo:
-A forma como vc aprendeu a se comunicar é arcaica e violenta, vem que eu te ensino a ser um ser humano melhor.

O título desse livro também poderia ser chamado de E M P A T I A. Isto é exatamente o que ensina, Marshall Rosenberg; a sermos empáticos com os outros e conosco, através da linguagem objetiva e assertiva, com observação, sem o julgamento.

A cnv é mais que um livro é uma ferramenta a ser usada para transgredir a comunicação humana, é uma ação para transformar a relações humanas, sejam elas entre pais e filhos, médico e paciente, professor e aluno, relações amorosas, de amizades...

? ??? » ????????çã? ?ã?-???????? « ??é?????? ???? ????????? ??????????????? ???????? ? ??????????????
Aborda uma forma terapêutica e revolucionária no modo como nos comunicamos. Argumenta que nosso modo atual de comunicação é arcaico e violento.
Neste livro, Rosenberg, trás técnicas, exemplos, depoimentos, exercícios, para nós nos adaptarmos a um novo modo de comunicação, incluindo acima de tudo, a compaixão e a empatia genuínas, não para conseguirmos o que queremos, mas para nos conectarmos ao outro e compreendermos suas necessidades e esta mesma comunicação deve ser realizada dentro de nós.

???? ? ??????? ?ã?:
?????????? ??? ??????
???????? ???? ???????????
????????????? ? ????????? ???? ???????????? ??????? ?? ???é? ?? ??????

É necessário compreender que para agirmos como a CNV descreve, precisaremos de persistência, repetição, esforço e exercitar a CNV, todas as horas dos dias de nossas vidas, por que infelizmente estamos condicionados a nos comunicar de forma violenta e só reconheceremos isso quando aprendermos o que é a CNV.

Em muitos momentos essa leitura me fez ir às lágrimas, suas palavras me tocaram e calaram fundo em mim, me fazendo refletir minhas atitudes verbais que muitas vezes são violentas.

CarolBapt 24/04/2022

Demorei bastante para concluir essa leitura, mas reconheço que foi necessário. O autor realmente dá uma aula sobre a CNV e, como nunca tive contato com o tema, tive que ter mais paciência para entender. Ainda não estou confiante sobre como colocar isso em prática, mas é uma ferramenta de linguagem incrível que espero um dia conseguir usar.

Joy Alvim 17/04/2022

Interessante
Aborda alguns pontos interessantes para reflexão sobre como tratamos o outro e como expressamos nossos sentimentos, vontades e experiências.

Daiana Rosa 14/04/2022

Aplicação da empatia
O autor trata da questão da empatia, de ao invés we julgarmos o outro , falarmos sobre nossas necessidades não atendidas, ter compaixão. Muitas vezes julgamos o outro pelas suas atitudes, mas não dialogamos e não expressamos o real motivo do nosso descontentamento.

Não vou mentir que esperava mais do livro, foi uma leitura demorada e extremamente cansativa .

Mi 14/04/2022

Teoria ok. Agora a aplicabilidade?
Um livro sobre como a gente utilizar a comunicação não violenta no nosso dia a dia. Algumas pontos achei bem interessante como o exemplo dos sentimentos. Ele até cita o exemplo da raiva . Não Deco associar o que estou sentindo com a pessoa. Enfim?
Porém, alguns pontos achei meio fantasioso.
De modo geral, faz necessário a reflexão sobre o assunto é tentar mudar algumas práticas, principalmente no meu ambiente de trabalho.